Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sábado, 31 de agosto de 2013

001 Inteligência emocional e o poder da emoções negativas com quebras de expectativas

O poder das emoções negativas

Olá a todos aqui é o Gabriel Melo, trazendo um tópico quente.

Todos possuímos emoções, e de fato é muito importante tem um certo ‘controle’ sobre elas, caso isso não fosse possível, estaríamos matando uns aos outros, ou até mesmo morrendo de amor.

Por isso é muito importante (veja que disse MUITO importante) que o ser humano tenha consciência e trabalhe em cima de suas emoções através da inteligência emocional para assim conquistar maturidade emocional. Neste caminho é muito importante também estudar sobre Negócios voltados para resolução de conflitos e problemas, o que mais pra frente no blog irei abordar, mas agora falaremos sobre o poder das emoções negativas.

É muito importante compreender que tudo que somos hoje é a soma de tudo que vivemos. Nosso lado emocional desde cedo vem sendo trabalhado e evoluído. Talvez você se lembre do tempo em que fazia birra por causa de um determinado chocolate ou brinquedo. Este é nosso lado emocional trabalhando para conquistarmos aquilo que queríamos no momento. Mesmo hoje existe pessoas de 50 anos que não sabem lidar com criticas e opiniões diferentes, o que acaba prejudicando não apenas a pessoa, mas também as pessoas que estão ao redor dela. Por isso gerenciar ou tentar gerenciar nossas emoções é muito importante. 

A má gerencia das emoções pode acarretar diversos males e problemas, em alguns casos podendo levar a morte.

A dor é algo que sempre vai existir. Isto você deve aceitar como uma verdade absoluta, querendo ou não. A dor existe mas não precisamos sofrer de forma desnecessária, que justamente viria por uma lado emocional mal trabalhado. É claro que a morte de alguém próximo a nós, irá nos atingir querendo ou não, por isso é bom ir trabalhando o lado emocional desde cedo, para não sofrer além do necessário.

Muitos aqui, já devem ter passado pela experiência de um termino de namoro, casamento ou perdas de pessoas queridas e próximas. Talvez, alguém por aqui já tenha pensado em suicídio ou até mesmo tentado. Quando nossas expectativas são quebradas, sofremos, este sofrimento já levou e pode levar pessoas a morte ou pensar nela. Agora você começa a entender o quão importante é conhecer a si mesmo e seus limites.

Quando não possuímos amadurecimento emocional, de forma natural tendemos a construir barreiras para evitar frustrações e dores, mas como na maioria dos casos essa ‘barreira’ é sempre fácil penetra-la. Geralmente esses tipos de pessoas são pessoas difíceis ou imaturas que raramente ou quase nunca admitem que o seja. Para você ter uma ideia, algumas pessoas evitam tomar decisões por diversos motivos, outras preferem evitar qualquer tipo de confronto desta forma evitando dar uma opinião, enquanto outras pessoas para evitar ou tentar evitar as frustrações tendem a ignorar, fazer silêncio, se fazer de vítima, culpar outra pessoa e no pior dos casos partir para a agressão.



Veja que nenhuma dessas respostas resolvem o problema, apenas o fazem desaparecer por um tempo, depois eles voltam em uma bola de neve muito maior. Se você por acaso pratica uma das características apontadas acima, então meu querido você precisa de ajuda para melhorar seu amadurecimento emocional.

A melhor maneira para evitar ou tentar evitar que o lado emocional nos domine, é melhorando e evoluindo quem somos, buscar conhecimento, sair desta casca de conforto e comodidade que nos impede de sermos realmente livres. Busque conhecimento de diferentes fontes e lugares, não tenha medo de ver suas fraquezas e as use a seu favor. Jamais nos tornaremos perfeitos, mas sempre podemos ser melhores, sempre. Perde aquele que não quer melhorar a si mesmo, pois este tende a ter uma vida monótona e sem muitas novidades, isso sem contar que acabam se tornando pessoas difíceis de lidar.

Não tenha vergonha, busque ajuda. Pior do que não buscar ajuda é ficar sofrendo atoa, sem necessidade, como em muitos casos, levando pessoas a morte.

Então você me pergunta: o que essas emoções ‘negativas’ fazem com o ser humano?

Os motivos são diversos, desde fazer a pessoa querer se suicidar, até mesmo fazê-la sofrer por meses ou anos, ou mesmo ter grandes dificuldades para superar uma situação que aconteceu no passado. O pensar positivo não é suficiente, na verdade o pensar positivo (vendo o melhor da vida) não te ajuda quando se trata de quebra de expectativas. Um mal controle das emoções pode fazer alguém matar outra pessoa por muitos motivos (traição, porque desonrou o nome de alguém, porque disse que iria matar alguém, vingança, ciúmes doentio, perda da razão de viver, sentindo um vazio insuportável, sentindo um peso em suas costas, isso sem contar nos casos em que acabamos envolvendo um número enorme de pessoas em problemas que mal deveria ser contado para uma pessoa). É claro conversar com alguém é sempre bom, mas nem todos podem oferecer aquilo que a pessoa precisa no momento.

É muito importante entender que a maneira que o lado emocional toma decisões é muito diferente do lado racional. Veja que no lado emocional, o que é certo ou errado pela lógica, não faz sentido algum, já que o que conta para o lado emocional é justamente aquilo que traz emoções positivas (nos faz sentir bem), e este estar ‘feliz’ independe se o que foi feito é errado ou não pelo lado racional (o lado racional não tem poder sobre o lado emocional, logo argumentos não vencem o lado emocional, é muito importante tentar primeiro trabalhar o que a pessoa sente, para depois usar a lógica ou argumentos). Veja que para o lado emocional trair pode ser algo totalmente positivo, já que traria felicidade. Da mesma forma que um Seriall Killer acaba com a vida de diversas pessoas e se sente bem, mesmo sabendo que aquilo é considerado errado. Veja que ambas as pessoas estão satisfeitas com seu lado emocional, mesmo que o racional diga que o que foi feito era totalmente errado e não deveria ser feito. O lado emocional tende a trocar felicidade a longo prazo, por felicidade a curto prazo. O que poderia justificar nossa procura por felicidade e preenchimento emocional a curto prazo.




Pessoas emocionais tendem a dizer: ‘entre o certo ou errado prefiro aquilo que me faça feliz.
Agora que foi explicado como o lado emocional tende a agir ou tomar decisões, quando estamos em uma situação de envolvimento emocional, tendemos a tomar decisões baseadas em nossas emoções e é aqui que justamente mora o perigo ou a benção. O equilíbrio é essencial para o amadurecimento emocional.

Já ouvi diversas pessoas dizendo que nada faz mais sentido, que não possuem razão para viver, e etc. Bem raramente vejo uma pessoa madura emocionalmente falando assim, sério até hoje eu não tive a oportunidade de presenciar uma pessoa com maturidade emocional passando ou dizendo coisas assim. Fica a dica.
Quando encontro pessoas nestas situações de aperto emocional, tendo a usar uma tática poderosa que eu carinhosamente chamo de Concordar, Ampliar e apontar uma solução (CA&S).

Algumas pessoas cometem o erro (ou não) de ouvir pessoas que mal possuem conhecimento sobre o lado emocional, essas pessoas tendem a passar a mão na cabeça, dizendo que tudo vai ficar bem, que é assim que as coisas são, que é melhor levar como experiência e essas baboseiras de sempre (em minha opinião).
Já ouvi mulheres depois de um termino dizendo que homem é tudo igual, que não prestam e etc. Isso acontece por algumas razões, que podem ser:

Ø  Essa pessoa teve uma péssima conselheira e ouvinte, que muitas vezes será as ‘melhores’ amigas, que também não possuem um conhecimento razoável sobre inteligência emocional;
> Está com muita raiva com o que aconteceu;
Ø  A pessoa resolveu a situação emocional sozinha e decidiu que todos os homens são iguais;
Ø  Encontra ‘amigas’ que passaram pela mesma situação, mas que geralmente só reclamam, raramente estão satisfeitas com o que tem. Essas amigas passam a mão na cabeça, e no final te dizem que a melhor maneira de superar um termino é começando outro namoro. E assim o ciclo da dor emocional se repete.
Ø  São convidadas para sair, se divertir, encher a cara para tentar esquecer o problema ou situação emocional;

Existem outras razões. Nenhuma dessas respostas são eficientes a médio ou longo prazo. Como eu disse anteriormente, essas respostas resolvem o problema de forma momentânea. O maior problema aqui, se parar para analisar, é que quando acontecer situações parecidas, a resposta da pessoa sempre vai ser a mesma. Raramente está pessoa vai tentar algo diferente, já que todos ao redor, sempre fizeram a mesma coisa. Logo fica difícil resolver  a situação problema de outra maneira. E o pior, quando alguém aparece com uma solução diferente, essas pessoas tendem a ignorar e assim continuar a fazer o que seu ‘ambiente’ com o qual está acostumada. Aqui iremos abordar todos os tipos de homens existente, e mostrarei porque um homem alfa é melhor do que qualquer outro. Da mesma forma que falarei de mulheres alfas! Mulher alfa não resolve seus problemas emocionais com as características acima. 



Para usar a ferramenta que menciono acima, é muito importante ter ótimas habilidades comunicativas, afinal não e todos que sabem o melhor momento de calar e o melhor para falar. Nestas situações de termino ou com pessoas que dizem que a vida não faz sentido, é vital saber se comunicar bem.

Essa técnica pode ser utilizada no geral em situações de choro, birra, silêncio, entre outros. O que iremos fazer é colocar a pessoa em seu devido lugar através da técnica CA&S.

Para convencer alguém que ‘parece’ que vai dar um ponto final em sua vida:

‘Olha, sua situação é mesmo ruim (concordando), vamos falar a verdade. Existem pessoas (ou situações) ruins que ferram com nossa vida e nos colocam para baixo. Já aconteceu comigo, e sempre vai acontecer, a gente querendo ou não. O que você precisa entender é que em relação a como nos sentimos em relação a algo ou alguém, a responsabilidade é toda nossa. A pessoa ou a situação fez uma sacanagem contigo. Mas O sofrimento é nosso e de mais ninguém. Diversas pessoas já passaram pela mesma situação que você está passando agora. E honestamente se você fizer o que estou pensando que irá fazer, tudo bem, irei ficar muito chateado contigo, irei sofrer, não irei gostar, mas com o tempo irei superar a dor, pois a dor é somente minha (amplificado).
Minha dica para você é a seguinte (solução), mudar de postura, isso mesmo, a melhor maneira de não sofrer tanto como você vem sofrendo é através do estudo sobre inteligência e maturidade emocional. Você deve aceitar que tem certas coisas que não podemos mudar, sempre existirá pessoas que quebraram nossas expectativas. Algumas pessoas são difíceis de lidar, mas você tem que ter certeza que você não é uma delas. Então levante essa bunda daí, e pare de ficar se martirizando atoa, evolua e melhore como pessoa, utilize essa dor que está sentido a seu favor e não contra você ou qualquer outra pessoa.
Sim você já me disse seu problema, agora é levantar daí, tomar um banho, e encarar o próximo problema, que sem dúvida se você passou por esse, o próximo nem vai ter tanto efeito. Você tem ‘x’ minutos.’

Essa é a linha que uso. Esses dias usei uma linha parecida com uma pessoa próxima, após ela terminar com o namorado. Usei diversos argumentos poderosos para convencê-la de que o rapaz não valia tanto a pena quanto ela pensava. Tenho que admitir que é verdade, eu o chamo de homem beta, que raramente sabe lidar com uma mulher, na maioria dos casos o homem beta ou mulher beta, vão terminar o relacionamento da pior maneira possível. Então para mim o rapaz não era homem alfa (veja que disse homem alfa e não macho alfa, depois explico as diferenças entre os dois) e sinceramente muito feio. Sério. Ele tem quase 40 anos, mora com os pais, é careca, não sabe se impor, tem dificuldades com criticas e opiniões diferentes, é tímido pra caralho, e se não fosse por mim ajudando, ou seja, ensinando essa pessoa a dar mole pra ele, ensinando ela a tomar iniciativa com caras tímidos, ele jamais teria namorado com ela, jamais. Esse homem beta, que um dia eu também já fui, tem a tendência de tomar decisões pelo lado emocional. E geralmente tomam decisões horríveis. Por outro lado, quando temos expectativas a tendência é estarmos emocionalmente envolvidos, quando acontece de nossas expectativas serem quebradas, nossas 'boas' emoções são tiradas, dessa forma sobra o vazio, que vai sendo preenchido com as 'más' emoções. O que na verdade não são tão ruins, desde que saibamos gerencia-las de forma a não nos machucar tanto. Uma das estratégias é não dar tantas bolas para as expectativas, não que você vá a não se importar mais com elas, apenas não dará tantas bolas até acontecer.


Após conversar com a pessoa é muito importante que a pessoa ‘levante’ ou ‘saia’ contigo. Não passe a mão na cabeça, fazendo isso você está prejudicando mais a pessoa ao invés de realmente ajuda-la.
Se nos acostumarmos a resolver um problema que não seja de forma proativa, tenderemos a cair nas ciladas emocionais que nós mesmo nos impomos por não possuir conhecimento sobre inteligência emocional, assim levando-nos a conseguir maturidade emocional. Acabamos sendo os responsáveis em como nos sentiremos no futuro através de nossas decisões no presente e do passado. O passado é importante, o presente é importante, e o futuro é uma soma de tudo que vivemos até hoje, o que torna nosso futuro muito importante. As decisões que parecem mais demoradas tendem a trazer melhores resultados. Como os mestres da sedução e do poker dizer, não troque um jogo sólido por um jogo qualquer. Os resultados viram com a disciplina.


Pessoas que se acostumaram a passar por vítima, a culpar outra pessoa por seu estado emocional, ignoram, fazem silêncio, esse é um dos típicos casos de falta de conhecimento sobre inteligência emocional e sobre resolução de problemas e conflitos. Essas pessoas tem tendências a serem imaturas emocionais, a praticarem diversos jogos emocionais (que depois explicarei melhor o que são estes jogos emocionai), possuem um má comunicação, raramente sabem ouvir e possuem a tendência de ficarem te cortando quando você está falando. Todas essas são características de pessoas betas, que será explicado em outros posts.

São costumes simples que podem serem observados no dia a dia, mas que raramente aparecem quando a pessoa está bem ou sorrindo. Quando os problemas aparecem, descobrimos quem realmente essas pessoas são.
Quando o CA&S for bem aplicado, os benefícios que provem são:
Ø  Sair da situação emocionalmente ruim mais depressa que a comum;
Ø  Buscar conhecimento;
Ø  Tentar evoluir e ser uma pessoa melhor, em outras palavras, tentar alcançar um novo patamar em maturidade emocional.
Ø  No geral, essas pessoas param de se fazer de vítimas, param de culpar os outros pela maneira como se sentem (ou ao menos tentam). Perdem as características betas ou características fracas.

O problema é nos casos em que as pessoas não falam nada. É aqui onde encontramos os suicidas. Raramente esses são descobertos a tempo. O bom é que existem maneiras de identifica-los e assim podemos ao menos tentar agir a tempo. Eles dão diversos sinais antes de cometerem o ato de suicídio, que são:
- Abandono de amigos e/ou atividades sociais.
- Perda de interesse em atividades que antes traziam prazer.
- Não conseguir assumir as responsabilidades diárias.
- Apresentar estado emocional alterado ou instável (agitação, irritabilidade, descontrole ou agressividade).
- Ter um plano de suicídio estruturado.
- Adotar comportamentos de risco, como consumo de álcool e outras drogas.
- Falar sobre morte ou sobre morrer.
Confira também algumas frases classificadas pelo Samu como de alerta:
- Eu preferia estar morto.
- Eu não posso fazer nada.
- Eu não aguento mais.
- Eu sou um perdedor e um peso para os outros.
- Os outros vão ser mais felizes sem mim.
O Samu listou ainda dicas para ajudar pessoas em risco de cometer suicídio:
- Criar proximidade com a pessoa sem se colocar em risco.
- Tentar estabelecer uma relação de confiança.
- Procurar escutar sem fazer juízo de valor.
- Demonstrar interesse em ajudar.
- Permitir que a pessoa expresse seus sentimentos.
- Tentar perceber se existe um plano de suicídio.
- Nunca deixar a pessoa sozinha e procurar envolver outras pessoas (familiares e amigos).
- Encorajar a pessoa a procurar ajuda profissional.
- Caso avaliar risco de suicídio, ligar para o 192.

Ø  Se afastam e se isolam do mundo;
Ø  Auto estima baixa;
Ø  Perda de energia, peso, vontade;
Ø  Diminuem as saídas com os amigos;
Ø  Buscam saída nas drogas e álcool;
Ø  Não sentem vontade de fazer qualquer coisa;
Ø  Cancelam responsabilidade que antes não cancelariam;
Ø  Falam em um tonalidade depressiva, como se fosse o fim do mundo;
Ø  Sinais de depressão e forte estresse entre outros;

Agora você possui uma ferramenta poderosíssima em suas mãos, que se usada corretamente, muda o modo de ver a situação.
Quando deve ser aplicada¿

Ø  Quando a pessoa perdeu o brilho (não é a mesma pessoa alegre e sorridente de antes)
Ø  Após discussões ou conflitos é interessante usar para ‘fazer’ as pazes, é bom dar um tempo e não querer resolver a situação na hora. As vezes algumas horas para aliviar a pressão emocional é uma ótima escolha.
Ø  Depressão;
Ø  Em pessoas que se fazem de vítima de seus problemas, que culpam outros pela maneira que se sentem ou até mesmo contra erros do passado.

Fica a dica. Espero ter ajudado.

Atenciosamente Gabriel Melo


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli