Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Como podemos tomar boas Decisões sempre?

         Observação: Minha intenção com este texto é ajudar as pessoas a compreenderem como podem tomar melhores decisões em suas vidas e assim terem uma qualidade de vida melhor.

          Estava Assistindo uma Palestra Online no Youtube chamada 'Porque tomamos Decisões erradas', o vídeo está logo abaixo:



      O Vídeo é muito interessante e nos mostra como nossa padrão de programação nos afeta para o restante de nossas Vidas. Um exemplo foi quando ele utilizou um exemplo bem interessante:

    Quais são as palavras que você lembra mais: as que começam com R ou as que tem o R na terceira Letra?

   _ _ R _  
   R _ _ _

    Como nossa aprendizagem e nosso padrão é baseado em palavras que começam com a Letra R, acabamos escolhendo a opção óbvia, já que fomos programados a escolhê-la. Se nosso padrão fosse corrigido para a primeira opção, ou seja, aprendêssemos o padrão com R na terceira Letra, seria mais fácil lembrar de palavras com o R na terceira Letra do que no começo.

    Está palestra é muito importante pois ela é a base para compreendermos melhor o porque tomamos Decisões no Dia a dia e com essas decisões nos afetam positivamente e negativamente. Vamos começar:

   

    Em nossa Vida somos acostumados a pensar que nós (o 'eu consciente') é o principal responsável por tomar Decisões, porém para o desespero de muitas pessoas, saber que elas em nenhum momento tomam decisões conscientes pode ser um grande choque. Porém irei deixar um exemplo para que vocês possam compreender melhor do porque digo que não somos nó (eu consciente) que toma as decisões.

 
     Toda Decisão que tomamos no dia a dia são altamente complexas e precisa. Nossos cérebros avaliam uma porcentagem altíssima de informação e dados e nos oferece uma resposta tão rápida que nem mesmo percebemos. Em alguns casos de tão acostumados que estamos em fazer algo como andar, nem mesmo nos preocupamos nos cálculos e na complexidade desses cálculos que nossos cérebros tem que levar em consideração. Simplesmente andamos e não avaliamos esses cálculos complexos conscientemente.

    Em nosso Cotidiano estamos cercados de ações das quais nem mesmo paramos para imaginar sua complexidade, por exemplo, nossa visão. Nossos olhos nos permite tomar uma enorme quantidade de decisões que nem mesmo percebemos. Quando estamos andando, todo o ambiente ao nosso redor é avaliado, rotas são feitas, desejos e o controle dos desejos, imagens que se tornam como sonhos como por exemplo, passar em frente a uma Lanchonete e se ver comendo e quando voltar para a realidade nem mesmo se questionará nos quase 15 metros em que andou. Isso porque nosso cérebro está avaliando todas as possibilidades, e também quando e como as decisões devem ser tomadas. Isso quer dizer que seu cérebro avaliou que não existia perigo, então não existiu problema de te fazer perder a realidade por alguns metros.

    É claro que não trouxe perigo para nós neste exato momento, porém em uma situação ainda mais complexa como estar com sono e ao mesmo tempo estar dirigindo, essas idas para o mundo dos sonhos pode se tornar uma questão de vida ou morte.

    Tomamos decisões a todo momento e nem nos tocamos das influências e padrões que nos levam a tomar uma certa decisão e ignorar outras. Então vamos começar e quero que analise a imagem abaixo pra mim:



     O que seria uma Decisão baseada na conexão com um objeto ou baseada no que sentimos?

     Está é uma escolha que não se baseia exclusivamente na razão. Em muitos casos onde temos alguém com um nível de depressão muito elevado e que em muitos casos a pessoa começa a pensar em suicídio, percebe-se que a pessoa não ignora o que o lado Racional diz, em outras palavras, o lado racional  parece funcionar corretamente, porém a influência que o lado racional tem é muito baixa.

    Baseado no Sofrimento e na dor, somente uma resposta é adequada e está, neste caso, seria o suicídio, que é justamente uma forma de acabar com a dor e com o sofrimento. Porém por algum motivo, talvez por questões de necessidade de Sobrevivência, o individuo em muitos casos ainda tem algo a se agarrar ou seja, uma busca incrível por um motivo para que continue a viver. Essa busca pode ser baseada em uma busca para encontrar a si mesmo, por saber quem ele é,  ou para encontrar um motivo ao menos ao qual a pessoa possa se prender e continuar a viver.

          Eis um exemplo pra vocês terem uma ideia melhor:




        Agora, acredito que vocês possuem uma ideia de que nem sempre a razão poderá vencer as influências inconscientes. De fato, em poucos casos temos  a razão sobressaindo sobre decisões emocionais. Por exemplo, o amor é um ótimo exemplo, porém se envolver com alguém por conveniência é uma estratégia bem elaborada que não envolve tanto o sentimento, ou seja, nem todos os relacionamentos as pessoas se envolvem por amor. Existe o interesse, necessidade, conveniência, vontade, curiosidade, entre outras.

        Isso quer dizer que em grande parte de nosso tempo de vida, nossas decisões tem o intuito de satisfazer nossas necessidades emocionais, desejos, satisfazer as imposições inconscientes.

      O que é uma Decisão Racional ou uma decisão tomada pela Razão?

       Um exemplo bem simples de como tomamos decisões racionais com muita frequência, é quando vamos pagar alguma conta. Imagine que você tenha o dinheiro suficiente no mês para somente pagar suas contas, como a de água, a de luz  e a de comida. Essas são consideradas questões básicas hoje em dia, ou seja, o individuo evitará ao máximo que puder viver sem elas.

       Para um decisão racional ter efeito sobre questões emocionais sempre existirá as consequências. Ou seja, se você não pagar a luz ficará sem energia, sem energia não poderá satisfazer seu desejo de jogar Vídeo GAme, assistir suas séries favoritas, não poderá convidar os amigos para se divertirem em sua casa a noite, entre diversos outros motivos como não poder tomar um banho quente.

      Baseado que as consequências serão bem negativas pra você, então logicamente toma a decisão que seja a mais racional possível, ou seja, pagar a conta de luz, independente das coisas que poderia fazer com o dinheiro.

      Decisões racionais são tomadas com números, e principalmente na ciência. De fato uma decisão racional é bem simples, sabemos que 1 +1 = 2, e qualquer outro resultado estará errado. Porém se colocarmos as questões inconscientes assim como nossas emoções e influências inconscientes como as Biológicas ou a partir de nosso ambiente, nem sempre o resultado da conta acima será correto, por não satisfazer o que se deseja.

     Por exemplo, se eu sair do trabalho e for direito para casa sem pegar nenhum atalho é a decisão correta (como 1+1=2), na maior parte do tempo pegar o atalho será visto como uma má decisão, porém em algumas ocasiões está decisão correta será vista como errada. Por exemplo, em um dia  segue um caminho que seja diferente e que demore para chegar em casa. Racionalmente está decisão não faz sentido se é claro não pensar em comprar um refrigerante em um local que você adora, porém tal decisão não foi tomada baseada na vontade de tomar um refrigerante, mas sim de uma satisfação pessoal que ignora a decisão mais racional, que seria ir direto para casa.

    Então nós temos o que sentimos, influenciando nas decisões que deveriam ser tomadas e aceitas como corretas na maior parte tempo.

     O que isso quer dizer e o quanto influência em minha vida?

      Bem, basicamente toda sua vida depende exclusivamente deste fator, o que naturalmente estamos predispostos a tomar decisões e somos obrigados a toma-las.

      Como podemos tomar as melhores decisões?

       Infelizmente quando estamos sobre a influência de alguma crença, ou sobre influência elevada de nossas emoções, infelizmente não estaremos aptos a tomar a melhor decisão. Isso quer dizer que de forma natural estamos predispostos a aceitar nossas crenças como verdades pessoais, e naturalmente tomamos decisões que diremos ser 'racionais' mas que estejam de acordo com nossa crença pessoal ou com as influências inconscientes.

       Porém, nem toda crença (no sentido de acreditar ou confiar em algo, como acreditar que você existe) nos leva a tomar decisões erradas, como por exemplo, acreditar que a ciência possuí as melhores respostas.

        Como uma pessoa pode no curto, médio e longo prazo tomar melhores decisões que outra pessoa com a mesma idade e passando pela mesma fase que ela?

        Essa pergunta sem dúvida é uma das mais espetaculares perguntas que podem existir e respondê-la nos leva diretamente a um padrão de qualidade de vida superior, isso porque começaremos a tomar melhores decisões.

        Um fato que é óbvio é que, quanto mais conhecimento uma pessoa tiver, melhor será as decisões que a pessoa irá tomar. Porém não qualquer conhecimento, mas conhecimento específico, por exemplo, na criação de um filho. Aquele que possuí o conhecimento de como criar seus filhos e tem a mentalidade de como pode estar melhorando e evoluindo como pai ou mãe nas diferentes  idades e desenvolvimento de seus filhos, estes são os pais mais preparados e equipados para tomar melhores decisões na Criação de seus filhos.

     Uma observação muito importante a ser feita aqui é que os Pais que ensinam seus filhos através da maturidade, da realidade e do conhecimento, são os pais com maior taxa de sucesso na criação de seus filhos, pois:

      > Seus filhos naturalmente cresceram com exemplos de como tomas as melhores decisões com maior frequência
      > Seus filhos, rapidamente se adaptam a realidade da qual fazem parte
      > Terão com frequência uma Qualidade de vida melhor
      > Aprenderam a lidar melhor com as pessoas logo cedo

      Entre outros . Porém muitos pais preferem ensinar seus filhos como bem entendem e naturalmente não se importam tanto com as opções acima, desde que, as decisões tomadas por seus filhos estejam dentro do plano de criação de seus pais. Naturalmente negam o melhor para os filhos para educa-los segundo o que eles acreditam ser melhor e é justamente neste ponto que muitos pais falham na criação de seus filhos:



      A necessidade de muitas pessoas de colocarem filhos no mundo, raramente é equivalente a boa qualidade de vida que os filhos vão ter. É natural ignorar o lado racional para saciar as influências inconscientes, como influências Biológicas ou Psicológicas.

      Temos um ótimo exemplo de que na Criação dos filhos alguns pais falham e outros adquirem sucesso. Como todos os pais podem obter sucesso na criação dos filhos? 

      Criação dos Filhos é apenas uma características e existem centenas se não milhares delas, eis algumas outras característica como a características da criação dos filhos:

     > Área Profissional
     > Área Familiar
     > Financeira
     > Sexual
     > Lidando com problemas
     > Liderança
     > Linguagem corporal
     > Desenvolvimento Social
     > Lidar com criticas e opiniões diferentes
     > Área de Argumentação e debates
     > Na Conquista
     > Nos relacionamentos
     > Na maturidade emocional

      Entre diversas outras áreas e necessidades em nossas vidas.

      Pense da seguinte forma, se o seu nível de conhecimento em todas essas áreas for baixo, então naturalmente a qualidade de suas tomadas de decisões será baixa e ruim, ou quem sabe em alguns casos estará na média. Isso porque no ambiente ao qual cresceu, se este ambiente naturalmente possuí falhas, naturalmente serão essas falhas que estarão implantadas em você até o momento que consiga supera-las, isso é se conseguir supera-las. Além de diversos acontecimentos que pode te influenciar positivamente e negativamente.

     Quanto melhor o ambiente ao qual está inserido, melhor serão as qualidades em suas características e naturalmente tomará as melhores decisões na maior parte do tempo. Este é o tipo de educação que nosso sistema deveria ter.

     Neste ponto temos basicamente dois tipos de pessoas:

    1. As que pensam que estão certas e agem como se estivessem certas, mesmo quando não estão e sem dúvidas demonstram falhas em aceitar quando estão erradas e equivocadas.
    2. As pessoas que estão certas porém não agem como as pessoas do grupo 1.

    O que isso quer dizer exatamente?

    Quer dizer que baseado no padrão que o individuo aprendeu em sua vida, como por exemplo através de suas experiências chegou a uma determinada conclusão sobre a vida e imagina que é assim que a vida deve ser, naturalmente este individuo se coloca em uma posição de que ele possuí algo que alguém não possuí, e naturalmente em muitos casos passa a acreditar fielmente nisso que não está apto a ver onde está errando e não está apto a aceitar qualquer realidade que esteja acima da própria realidade.

     Essas pessoas são extremamente difíceis de convencer e  se elas possuem uma posição de liderança, será ainda mais complicado de convencê-las.

     Neste nível encontramos diversos erros nas principais características que demonstramos acima. Se o individuo teve uma vida da qual não foi voltada para a existência de um falsificador (um falsificador neste caso, é um nível de maturidade que faria o individuo questionar aquilo que acredita ao invés de aceitar aquilo que acredita sem questionar. A diferença é notável já que pessoas que possuem e foram instruídas a utilizar o falsificador, passam a tomar melhores decisões do que aqueles que não foram instruídos e programados a questionar aquilo que seguem) e naturalmente será muito difícil compreender algo que está além de seu conhecimento.

   Isto basicamente afeta toda nossa vida, ou seja, todas as decisões que tomamos tem como base nosso nível de conhecimento e maturidade, isso quer dizer que pessoas com um nível excelente de conhecimento especifico em alguma área ou característica e com uma maturidade elevada, tende a tomar as melhores decisões. O nível elevado de maturidade torna essas pessoas conscientes, tolerantes e com um respeito ao próximo adequado.

    Porém, quando avaliamos o oposto, ou seja, um baixo nível de conhecimento específico em alguma área ou característica e um nível de maturidade baixo, as decisões tomadas tende a ser as piores, ainda mais com esses indivíduos em muitos casos, pensando que estão tomando a melhor decisão possível. O intrigante é que mesmo que seja óbvio que a decisão tomada não é a melhor, pelo fato do individuo não possuir um conhecimento superior, a decisão que está sendo tomada será a do mais alto nível que o individuo possa tomar baseado no nível de conhecimento que possuí. em outras palavras, não poderá tomar uma decisão melhor pois não possuí o conhecimento para isso. 
   
    Vamos a um exemplo bem simples. Criticamos duas pessoas e uma delas diz assim:

     - Critica porque tem inveja, porque queria ser igual a quem eu sou.

     Porém quando utilizar a mesma critica contra uma pessoa que está em um nível elevado, verá um pensamento bem diferente:

     - Está critica está de acordo com os fatos?

     No segundo caso temos uma decisão muito melhor por parte da segunda pessoa ou seja, pelo fato dela ter um maio conhecimento e entendimento sobre criticas ela pode lidar da melhor maneira contra as criticas e ainda conseguir melhorar em algo ao qual de fato precise de melhoras. O que além de demonstrar um ótimo controle sobre suas emoções ao lidar com as criticas, demonstra uma pessoa que está apta a lidar melhor com as pessoas e naturalmente a possuírem posições de liderança. Não que todo líder tenha um nível elevado de maturidade, de fato muitos deles conquistaram a posição de liderança não baseando em sua maturidade ou conhecimento.

     No primeiro caso a pessoa tende a tomar uma decisão muito negativa que:

      > A impede de melhorar no que é preciso
     > Obriga as pessoas  a aceitarem  ela como ela é quando na verdade ninguém é obrigado a aceitar ninguém.
      > Está se colocando em uma posição aonde suas oportunidades são diminuídas por causa de sua personalidade e baixa maturidade. 

      Um nível baixo de maturidade leva com frequências as pessoas a tomarem decisões baseadas no prazer que vão receber ao invés de negarem muitos desses prazeres por causa das consequências negativas do mesmo.

      Um exemplo de pessoas que preferem saciar suas emoções e ignorar a razão e boas decisões:

      - Entre o certo ou errado prefiro aquilo que me faz feliz
      - Nada é tão errado se te faz feliz (Bob Marley)
      - O Impossível é uma questão de Opinião (Charlie Brow Junior)

     Milhares de pessoas que utilizamos como exemplo, de fato não são tanto assim um bom exemplo a ser seguido quando falamos de maturidade e níveis de conhecimento.

     Como podemos tomar boas decisões?

    Infelizmente para se tomar ótimas decisões é necessário ter uma enorme quantidade de informação e também que as influências inconscientes estejam dentro de um limite ao qual não afete nossas decisões. Em outras palavras, se estivermos com ódio de alguém nossas ações e tomadas de decisões tendem a satisfazerem o que sentimos mesmo que saibamos que seja errado fazer o que estamos querendo fazer. Por isso que muita gente te diz para esfriar a cabeça e depois tomar alguma decisão.

     As Influências inconscientes fora de um controle pode trazer muitos problemas, como por exemplo quando amamos alguém tendemos a tomar decisões que satisfaçam este amor, mesmo que seja um amor doentio. O ciúmes também é um ótimo exemplo e quando estás influências alcançam níveis acima de um controle (ultrapassam um limite controlável), as decisões tendem a ser as piores e aceitas como 'necessárias' para quem está sobre o efeito delas:


    Quanto menor o nível de maturidade e conhecimento, com frequência encontraremos problemas como o mencionado acima. Então como podemos tomar melhores decisões mesmo com as influências inconscientes nos atingindo de forma negativa?

    Primeiro devemos nos auto avaliar para tentar de alguma forma descobrir o nível de qualidade que temos nas características necessárias na vida. Não é necessário ter uma nível de maturidade e conhecimento elevado, basta estar no nível de ideal ou essencial e já terá uma qualidade de vida em um ótimo nível.

    Em segundo lugar devemos avaliar o que está levando a tomar uma determinada decisão, ou seja, avaliar nosso estado emocional e como nossas emoções nos levam a uma determinada decisão. Avaliar como nossas decisões afetam outras pessoas e o principal, ter a mente aberta a opinião do próximo.

    Basicamente para melhorar suas decisões deve aumentar seu conhecimento e seu nível de maturidade, desta forma suas decisões se encontraram em níveis ideais ou nos níveis mais elevados, e naturalmente terá uma qualidade de vida muito melhor.

     Também perceba se suas decisões estão tendo efeito de alguma crença em particular, por exemplo, o aborto é uma questão de saúde de nível mundial, a negação ao direito ao aborto, tem mais consequências negativas do que menos negativas, ou seja, não liberando o aborto não diminuí o nível de mortes tanto do feto quanto da mãe, e muito menos diminui a quantidade de aborto. Porem liberando o aborto temos uma boa taxa de diminuição da quantidade de aborto feito, diminuição na quantidade de mulheres e fetos que perdem suas vidas.

     Em outras palavras aceitar o aborto é melhor que negar o aborto. Porém está decisão pode estar enraizada em crenças que continuam a matar mais pessoas do que se liberassem o aborto. Eu mesmo conheço pessoas que mesmo sendo racional liberar o aborto e que trará melhores benefícios o liberando, nem mesmo com evidencias diversas pessoas não se posicionam a favor do aborto. Elas insistem em dizer não atrás de não.

    Este é um enorme problema pois, a crença que temos pode afetar negativamente a vida de outras pessoas quando pensamos que estamos afetando-as positivamente.

    Somos influenciados a todo momento por influências inconscientes e tomar boas decisões se torna algo necessário. A vida é bem diferente do que de fato acreditamos. Simples decisões que tomamos pode afetar a vida de diversas pessoas e nossos desejos e vontades as vezes falam mais alto do que a razão e mesmo sabendo das consequências ainda assim buscamos em muitos casos satisfazer o que estamos sentindo sem utilizar um controle.

    Ser feliz é importante porém ser feliz sem maturidade é o mesmo que passar por cima da felicidade de outra pessoa desde que nossa felicidade seja satisfeita.  Através da Busca por felicidade muitas vezes ignoramos outras pessoas e principalmente ignoramos como nossa busca por felicidade irá afetar a vida dela. Geralmente quem tem um discurso de felicidade própria não visa na maioria dos casos como suas ações vão afetar negativamente as pessoas próximas a si.

    Um exemplo simples são as pessoas que aumentam o som no último volume e não se importam com os vizinhos. Eles podem justificar suas ações com 'que pessoa chata por pedir para abaixar o som', 'ou é apenas uma vez por ano', ou 'nossa a pessoa chamou a polícia para resolver', ou então 'o que estou sentindo ignora e não prioriza como afetarei meu vizinho'. O horário em que tudo isto aconteceu as 01:00 da manhã.

    Baseado neste exemplo encerro este texto. Espero que tenha ajudado em como pode melhorar sua tomada de decisões e como aumentar sua qualidade de vida ao mesmo tempo que lida da melhor maneira possível com as dificuldades que aparecem em sua frente. Quanto melhor for a qualidade em suas características, melhor será a qualidade de vida que terá.





  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Como podemos tomar boas Decisões sempre? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli