Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Mar calmo não faz bom marinheiro? Vamos colocar isso a prova.



Você já deve ter ouvido está frase diversas vezes. E até que ela faz sentido se e somente se levarmos em consideração adquirir conhecimento através da experiência e da vida.

Nenhum estagiário espera que uma tragédia aconteça para ver se ele será um bom médico, o fato é que o saber cria bons marinheiros, assim como criará o suficiente para alguém ser um bom médico.

Vamos falar sobre a Marinha então, já que a frase fala sobre mar e marinheiro. Quando se entra para a marinha, ninguém é levado ao mar para ser testado. De fato, é necessário conhecimento, estudo, testes e mais testes até o momento em que o Marinheiro possua o suficiente para enfrentar praticamente qualquer mar, seja calmo ou seja enfurecido.

Isso quer dizer que mesmo quando o mar não está calmo, o marinheiro continuará sendo um bom marinheiro. Se você quer ficar bom por exemplo na conquista, sair todos os dias e enfrentar um mar agitado, ira fazer você se mexer até conquistar o conhecimento provido das experiências vividas. O problema é que algumas pessoas por causa de suas experiências vividas acreditam que possuem a melhor resposta, de fato em alguns casos elas vão estar certas, em outras vão estar parcialmente certas e no restante, bem estarão erradas.

De fato, a parte estarão erradas é a que acontece com maior frequência, sendo que a segunda opção, ou seja, estar parcialmente certo é maior do que estar correto. Bem, isso quer dizer apenas uma coisa: quem aprende através da vida, tende a sofrer mais do que qualquer pessoa que busque conhecimento e tente adaptar a vida que deseja com o conhecimento oferecido.

Marinheiro bom pode ser feito em mar calmo, de fato para se fazer um bom marinheiro hoje em dia, nem mesmo é necessário mar. Isso mesmo, tudo primeiramente acontece em terra firme e no mar é posto a prova o que se foi aprendido. Não importa se o mar estiver muito agitado, um bom marinheiro já foi feito, e como ele já está preparado, enfrentar um mar agitado ou calmo, para este marinheiro não fará muita diferença.

A teoria é muito importante. Depois de inicia-la é necessário mesclar a teoria com a prática, para que um dia a prática possa estar em um nível altíssimo de competência, e assim temos excelentes profissionais dos quais não precisaram enfrentar o mar agitado para serem bons no que fazem.

Essa frase existe por dois motivos:

1. É mantida pela sociedade e geralmente o que a sociedade diz está errado pois foi a forma como a sociedade se adaptou a seu meio. Como consequência as pessoas em seu meio são programadas a utilizar frases deste nível. Se elas fossem programadas em outro ambiente, talvez seriam capazes de ver o erro da frase.

2. É uma forma de negar o conhecimento e aceitar algo como uma verdade, mesmo que não seja assim.

Até a próxima.




  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

1 comentários:

  1. Quanta ingenuidade de sua parte.

    Se fosse verdade, se realmente NÃO faz diferença (afinal de contas, vc mesmo disse que "para se fazer um bom marinheiro hoje em dia, nem mesmo é necessário mar"), então bastaria ficar sentado em um simulador.

    Ótimo. Parabéns. Você mesmo, confiaria mais em quem tem PRÁTICA (mesmo que com pouca teoria) ou em alguém que tem muita TEORIA e, cuja prática, seja toda sustentada em simuladores (mesmo os mais modernoso)?

    Óbvio que mais segurança em quem tem PRÁTICA NO MUNDO REAL, por um motivo básico: os simuladores NÃO TEM A SUA VIDA COMO VARIÁVEL, A SUA VIDA NEM FAZ PARTE DA PONTUAÇÃO.

    E VOCÊ vai querer se arriscar?

    ResponderExcluir

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Mar calmo não faz bom marinheiro? Vamos colocar isso a prova. Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli