Passei por um problema esses dias, está tudo ok e resolvi ler um de meus livros favoritos chamado ‘decifrar pessoas – como entender e prever o comportamento humano’. Vou colocar o relato pra vocês, mas quero explicar rapidamente a razão de ser tão importante. Olha que interessante e excitante esse relato:
Paciência é uma palavra que utilizamos com frequência, e em muitos casos utilizamos de forma equivocada. Observar pessoas adequadamente, assim como tomar boas decisões, leva tempo. A maioria simplesmente não espera para reunir informações e refletir sobre elas. Em vez disso, tira apressadamente conclusões cruciais sobre as pessoas, como se a vida fosse m jogo de televisão no qual as respostas rápidas contassem mais pontos. Na vida real costuma acontecer o contrário: as respostas rápidas quase sempre estão erradas – e pontos são perdidos. Como consequência por falta de informação, as decisões tomadas são precipitadas – na maioria dos casos. Uma vez que tomamos uma decisão, as consequências podem ser devastadoras.
De qualquer maneira as respostas rápidas não são necessárias na maioria das vezes, principalmente se temos que tomar uma decisão extremamente importante e que influência diretamente a vida das pessoas. Você descobrira que em geral, tem mais tempo para decidir sobre as pessoas do que pensa. Perguntaram uma vez a Abraham Lincoln que comprimento deveriam ter as pernas de um homem. Ele respondeu: “longas o suficiente para alcançar o chão”. Do mesmo modo, a pergunta “quanto tempo se leva para tomar decisões importantes?” pode ser respondida “o tempo que for necessário”. É raro que exista algum prêmio pela velocidade ao tomar alguma decisão importante. Se você usar todo tempo que realmente tem disponível, normalmente terá aquilo que precisa para tomar uma excelente decisão por mais difícil que seja. Se alguém lhe oferecer um emprego, provavelmente a oferta não irá desaparecer se você pedir alguns dias para pensar sobre ela.
0 comentários:
Postar um comentário
As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.