Você fala bastante sobre a frase de Jesus que diz ‘ame ao próximo como a si mesmo’. Qual ou quais os problemas com essa frase, se tiver algum?
Essa frase é uma das mais belas que Jesus diz em toda história contada na bíblia. O problema desta frase é que ela é uma frase individualista. Como alguém pode amar o próximo como a si mesmo e não se preocupar em como o próximo se sente em relação a si mesmo ou em relação a nós? Outro ponto dessa frase é que se eu não me respeito ou não me amo tanto assim, irei fazer o mesmo com o próximo, rapidamente as pessoas se afastariam de mim.
Outro ponto é imagine que eu coma um determinado tipo de comida, eu gosto tanto dessa refeição em particular que ofereço essa refeição para você. Bem, como eu não sabia você sofreu um ataque por minha causa. Em outras palavras, aquilo que eu gosto pode ser um veneno pra você e vice versa. É uma frase simples que de fato leva a preocupação para o próximo, mas não leva em consideração o fator de como o próximo irá se sentir com todo esse nosso ‘amor’ e nem se preocupa na maneira como o próximo retribui esse ‘amor’.
Muitas vezes encontro pessoas que dizem que deram o melhor que podiam para alguém, mas esse alguém não quis receber o melhor oferecido ou até mesmo ignorou. Essas pessoas acreditam que o problema está na outra pessoa, mas o problema está nela que não percebeu o que estava fazendo (pessoas alfas e conscientes raramente ou nunca fazem isso). Este tipo de acontecimento representa muito bem a frase de Jesus, em outras palavras o melhor que você daria para si mesmo não é o melhor para a outra pessoa.
São diversos problemas que o pensamento neste nível utilizando essa frase de Jesus pode trazer. Um relacionamento baseado neste tipo de frase tende a fazer o relacionamento ir por água abaixo, pois ambos estariam amando o outro como a si mesmo e não como a outra pessoa gostaria de ser amada. Raramente eu vejo um religioso usar esse pensamento em seus relacionamentos. Observo e observei o contrário, eles raramente fazem ou seguem essa frase em seus relacionamentos. O que vejo é uma maneira bem interessante, é que os casais tendem a fazer aquilo ou a amar a pessoa da maneira como seu companheiro (a) gostaria. Quando este limite é ultrapassado ou diminuído, o relacionamento começa a decair.
Reformulei a frase de Jesus. Deixei a frase de uma maneira que pudesse ser aplicada a realidade de forma mais objetiva. Aqui vai ela:
‘Ame o próximo da maneira que o próximo gostaria de ser amado.’
É uma frase muito simples. Se ambas as pessoas possuírem este raciocino, veja que os relacionamentos tendem a serem melhores conduzidos. A caridade passa a ter um maior significado, já que estaria fazendo justamente o que o próximo precisa. Eu mesmo não ultrapasso o limite de minhas companheiras, amigas, pois sei como essas pessoas gostariam de serem tratadas. Se ambas estiverem no mesmo nível de pensamento que eu, essas pessoas retornaram o favor da mesma maneira. Ou seja, ambos estamos falando na mesma língua. Agora quando temos uma pessoa que conhece esse principio e outra que não conhece, podemos perceber que a pessoa que não conhece este principio tende a querer agradar, a fazer tudo certo, a fazer as coisas para outro como se fosse feito para si mesmo. Uma hora ou outra, quem agrada demais (ou de menos) acaba se dando mal e ficando em uma posição que não entende o porquê de as coisas correram assim, pensam ‘como a pessoa fez isso comigo, não consigo entender’, geralmente essas pessoas possuem amizades com pessoas que também não entendem esse principio em outras palavras essa pessoa vai continuar cometendo o mesmo erro e repetir o ciclo, já que as pessoas em que mais confia dizem e fazem sempre a mesma coisa, raramente mudam. Com quem você anda determina ou ajuda a determinar quem você é.
Agora uma pessoa que entende esse principio, raramente caem nesse problema. Essas pessoas sabem impor suas vontades, não possuem medo das consequências de dizerem o que sentem e o que acham ser verdade. Talvez seja por isso que essas pessoas tendem a serem consideradas verdadeiras e confiáveis. Uma pessoa que realmente entende a frase ‘ame o próximo da maneira que o próximo gostaria de ser amado’ sabe que amar alguém dessa maneira preenche verdadeiramente essa pessoa. E por causa da pessoa se sentir ‘preenchida’ , essa pessoa tenderá a retribuir na mesma moeda. Já reparou em suas amizades, quem são as pessoas que sempre estão por perto? Já perguntou o porquê delas ficarem sempre por perto? Tenho certeza que é porque você oferece o que elas querem da maneira que querem, e isso faz bem para elas.
Essa frase de Jesus tem diversos erros que uma mente comum e simples não pode compreender. Por isso sempre discordam de mim quando falo sobre isso ou até mesmo zombam. Quem me dera se eles entendessem o mesmo que eu entendo, principalmente sobre essa frase de Jesus que é bem individualista, tratar o próximo como trataria a si mesmo não faz sentido algum, já que aquilo que gosto ou faço pode ser um veneno para o próximo. Pra que eu ofereceria a palavra de Jesus para uma pessoa que não tem interesse? Irei fazer porque eu me sinto bem fazendo isso? E o próximo, como realmente fica nessa história.
Quando falo sobre a frase de Jesus é sobre isso que me refiro, é uma frase individualista, que se preocupa com o próximo com uma perspectiva do individuo e não na perspectiva do próximo. Se seguir essa lógica, raramente entenderá o que o próximo realmente quer ou precisa, você verá apenas o que quer ver no próximo, como enxerga em si mesmo.
Essa frase de Jesus é uma frase individualista, não focada no próximo, mas em quem ama o próximo da maneira que acredita que o próximo deveria ser amado. Pra época e para muita gente atualmente, essa frase é incrível e pode ser utilizada. Mas pessoas que tendem a usarem frases assim, podemos saber muito sobre elas sem ao menos essas abrirem a boca para falar alguma coisa. Por isso quando uma pessoa diz ser religioso na hora consigo colocar ela em cenários e em algum nível de crença, principalmente quando fala da boca pra fora, sem o conhecimento necessário.
Acho muito bacana conseguir desvendar essas coisas apenas observando as atitudes e palavras das pessoas.
É isso, obrigado por Ler
Atenciosamente Gabriel Melo
0 comentários:
Postar um comentário
As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.