Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O inferno Existe? 001

Debate sobre o inferno


É verdade que o conceito de inferno não existe na Bíblia?

Amigos, eu aprendi que a idéia de inferno não existe na Bíblia. Vou explicar abaixo o que eu aprendi. Se eu estiver errado, gostaria que alguém me esclarecesse o erro e apresentasse-me a verdade. Estou sendo sincero e agindo de boa fé, procurando a verdade, e gostaria de respostas sérias. Eis o que aprendi:

Os Judeus nunca acreditaram em inferno. Nenhum Judeu vivo no mundo acredita em inferno, porque esse conceito não faz parte da religião Judia. No tempo de Jesus Cristo, os Judeus que com ele conviveram, também não acreditavam em inferno. Mas então, como a palavra inferno foi aparecer na Bíblia?

Jesus pregou em aramaico. O Velho Testamento foi escrito em hebraico e o Novo Testamento foi escrito em grego. O aramaico é uma língua muito pobre e a palavra inferno não existe nesse idioma. Para se referir a vida futura, Jesus usava a expressão geena e Sheol. Geena era o lixão de Jerusalém, que vivia queimando. Sheol era um lugar para onde iam os mortos, segundo a cultura Judaica. O Sheol não é um lugar bom ou ruim, mas apenas a casa daqueles que morriam.

Os evangelistas escreveram os evangelhos em Grego. A cultura grega é completamente diferente da cultura Judaica. Não existia nenhuma palavra no grego antigo que representasse o conceito Judeu de Sheol. Por causa disso, os evangelistas tiveram que usar a palavra Hades no texto grego, para se referir ao lugar onde os mortos ficavam após a vida terrena. O problema é que Hades é um conceito completamente diferente de Sheol! Hades é um lugar ruim, para onde ia à energia das almas que morriam, guardado por um cão que ficava na entrada, etc... Quando o cristão Grego lia os evangelho e via Jesus falando de Hades, ele entendia qualquer coisa, menos aquilo que Jesus realmente falou.

Em 384 Jerônimo traduz o termo Hades por infernus, na famosa Vulgata Latina. Infernus quer dizer apenas “lugar inferior”. Muitos séculos se passaram, até que a Bíblia foi traduzida pela primeira vez para o Português, e a expressão “inferno” apareceu nela também pela primeira vez. E junto com isso, veio a idéia de inferno como nós a entendemos hoje. Mas a verdade é que essa idéia de inferno não existia na cultura Judaica de 2.000 anos atrás, de modo que essa palavra nunca foi pronunciada por Jesus com esse significado.

Isso explica porque nenhum Judeu no mundo acredita em inferno. Ora, foram os Judeus que escreveram a Bíblia! Como os Judeus poderiam escrever sobre uma idéia que não existia no seu tempo? Como poderiam escrever sobre algo que eles não acreditavam? Assim, toda vez que a palavra “inferno” aparece na Bíblia, ela não pode ser lida como nós a compreendemos hoje, pois não foi com esse significado que os autores da Bíblia a escreveram.

Pois bem, sendo tudo isso verdade, posso afirmar que o conceito de inferno não existe na Bíblia, apesar da palavra existir. Correto? Se isso for um erro, gostaria que a verdade me fosse apresentada. Obviamente, citar versículos Bíblicos não irá adiantar muito... Exceto se o versículo estiver em hebraico ou grego antigo.

Detalhes Adicionais
John, agradeço enormemente a sua contribuição, tanto quanto a do Cristiano e de outros amigos, que postaram respostas interessantes. Mas John, acho que o que eu e Cristiano estávamos tentando falar, é que o fato da palavra "inferno" aparecer na Bíblia, ou em documentos da Igreja Católica Primitiva, não significa que seus autores entendiam e/ou acreditavam no inferno como nós o compreendemos hoje. Ainda que Orígenes e outros Pais da Igreja usassem a palavra inferno para se referir a um "lugar espiritual para onde iam alguns mortos", talvez a idéia de inferno como nós a entendemos hoje só tenha surgido um tempo depois. É um palpite, não estudo o assunto, mas eu acho que é isso que o Cristiano está tentando dizer. Obrigado por todas as colocações de vocês dois, sempre ricas!

Resposta1:
A crença no inferno é uma INVENÇAO da ICAR.

A palavra hebraica 'Seo'hl' e grega 'há-i-des' q é traduzida como INFERNO, equivale a 'cova, sepultura, tumulo ou o q esta abaixo da terra."

Não faz NENHUMA menção a um local literal d fogo e tormento e bla bl bla.

Alias, só surgiu essa crença por volta do IVsec. D.C. Por uma simples razão: A igreja começava a perder membros e para os manterem na religião inventaram esse conceito d inferno literal para dominarem através do MEDO. Até pq antes de qualquer coisa, a igreja almejava poder junto ao Estado e perder membros era uma péssima ideia. O mesmo ocorreu com o natal, como estratégia d uma politica 'pao e circo'.


O Vale do Hinom, era um lugar além dos portões de Israel, ond se queimavam cadáveres d indigentes e animais mortos. Isso pq, se estes ficassem expostos, o risco de proliferação de doenças era grande. Entao esses corpos eram literalmente queimados nesse lugar. Só q como o odor de carne queimada era mt desagradável, eles passaram a aplicar enxofre q é uma substancia q exala um odor mt forte qndo queimada e então o cheiro fort do enxofre, anulava parcialmente o odor da carne queimada. Dai surgiu a expressão de um lugar onde "queima com fogo e enxofre".


Se vc conhecer o fundo histórico de cada passagem bíblica, vc realmente entende pq a bíblia é um livro diferente. Agora se vc o conhece como a maioria dos ditos 'religiosos', esteja certo q dificilmente vc crera nela de verdade.
_______________________________________…

JHON ADAMS

Respeito tua colocação mas vamos aos fatos:

A ICAR surgiu pelo menos 300 anos depois da morte de Jesus. Desconheço documentos q garantam essa crença até então. Se tiver, eu apreciarei.

Mas ainda q hajam esses documentos, alguns fatos não mudam... As palavras escritas no idioma original da bíblia as palavras 'seo'hl' (hebraico) e 'há-í-des' (grego) NÃO representam em nenhuma circunstancia um 'mundo espiritual', senão simples sepulturas. E isso independe de interpretação.

Deu trabalho para encontrar aki, mas vamos lá, uma transcrição da enciclopédia americana (1942) Vol XIX, pagi.81- “Muita confusão e compreensão errônea foram causadas p. 193pelo fato de os primitivos tradutores da Bíblia terem traduzido persistentemente o termo hebraico Seol e os termos gregos Hades e Geena pela palavra inferno. A simples transliteração destas palavras por parte dos tradutores das edições revisadas da Bíblia não bastou para eliminar apreciavelmente esta confusão e equívoco.” — Transcrito da The Encyclopedia Americana.

Não podemos deixar q vontade de crer em algo supere a razão. Esta é minha singela opinião.

________________________---

E completando, não podemos negar q a teologia do medo impera ainda hj. Isso não é prerrogativa d uma igreja ou outra, são milhars delas q fazem uso do medo para manterem fieis. Isso vai desde a venda de indulgencias no passado até as religiões protestantes d hj, q se utilizam mais amplamente dessa 'tatica' q tem se demonstrado mt eficiente. Esteja seguro q se não fosse pelo medo do inferno,mts aki não creriam em deus ou simplesmente nem ligariam para sua existência ou não. Entao negar q essa 'ameaça' existe é ingenuidade. Eu e vc sabemos disso. Não creio em deus pq tenho medo d punição. Creio nele pq tenho bons motivos pra isso.
O budismo e o hinduísmo tbm pregam a crença no inferno. Mas o inferno, especialmente para os budistas pod ser um local frio e purificador, e não necessariamente ruim. Talvez pq o budismo nunca esteve ligado ao estado tibetano, indiano ou japonês.
Resposta 2:
Realmente, inferno não existe. Não digo que foi a igreja católica que inventou essa doutrina, até porque não tenho como comprovar, não estudo muito esses assuntos. Mas essa doutrina tem raízes em crenças pagãs.

Qual é a origem do ensinamento do inferno de fogo?

Nas crenças da antiga Babilônia e Assíria “o mundo inferior... é retratado como um lugar cheio de horrores, e é presidido por deuses e demônios de grande força e ferocidade”. (The Religion of Babylonia and Assyria, Boston, EUA, 1898, de Morris Jastrow, Jr., p. 581)

Uma evidência antiga do aspecto ardente do inferno da cristandade encontra-se na religião do antigo Egito. (The Book of the Dead, New Hyde Park, N. I., EUA, 1960, com introdução por E. A. Wallis Budge, pp. 144, 149, 151, 153, 161)

O budismo, que data do 6.° século AEC, com o tempo apresentou infernos tanto quentes como frios. (The Encyclopedia Americana, 1977, Vol. 14, p. 68) Descobriu-se que gravuras do inferno, representadas nas igrejas católicas na Itália, remontam a raízes etruscas. — La civiltà etrusca (Milão, Itália, 1979), de Werner Keller, p. 389.

Seol e Hades não podem ser um lugar de sofrimento, visto que Jó orou para que fosse pra lá e Jesus ficou no Hades por 3 dias:

 "Quem dera que me escondesses no Seol [“sepultura”, Al], que me mantivesses secreto até que a tua ira recuasse, que me fixasses um limite de tempo e te lembrasses de mim!" - Jó 14:13

 "Que ele [Cristo] nem foi abandonado no Hades [“inferno”, Fi; PIB]." - Atos 2:31
Fonte(s):
Resposta 3:

Cris, não estou entrando no mérito ou demérito das palavras Sheol ou Geena ou Tártaro e se os significados delas têm aproximação sinonímica com a ideia de inferno cristã que temos. A questão é que você afirmou que a crença no inferno é uma invenção da Igreja no século IV d.C., e eu provei que não.

Citei apenas Orígenes, mas poderia citar outros, como Clemente de Alexandria, São Justino Mártir, São Policarpo, que foi discípulo direto de São João Evangelista. Enfim, muitos são os Patriarcas antes e depois do século IV que já afirmam a existência na crença do inferno.

E digo mais, a Igreja nasceu católica, independente de os primeiros Padres utilizarem esse nome ou não. Os cristãos não começaram a ser assim chamados após o Pentecostes. Eles já o eram.

Se igrejas fazem mal uso do inferno para impor medo em seus fiéis, lamentável. Mas não é justo dizer o que você disse, que a Igreja utilizou o inferno por motivos de ordem política. Isso é inadmissível de ser dito por um cara lúcido como você.

Só para fechar minha fala, no A.T. Deus fala claramente com Satanás no livro de Job. Oras, e onde é que está confinado? No inferno. No livro de Tobias, o deuterocanônico, fala-se de Asmodeu, um demônio que vive a frustrar casamentos santos. Logo, se há demônios, há inferno. AT.

Você citou uma enciclopdeia americana, leia a catolica:
http://www.catholic.org/encyclopedia/view.php?id=5634

Nunca é demais ver os dois lados da moeda.

A bíblia e alguns versículos bíblicos:


Pois um fogo foi aceso pela minha ira,
fogo que queimará
até as profundezas do Sheol.
Ele devorará a terra e as suas colheitas
e consumirá os alicerces dos montes. 
Voltem os ímpios ao pó,
todas as nações que se esquecem de Deus! 
Mas eu digo a vocês que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: 'Racá', será levado ao tribunal. E qualquer que disser: 'Louco!', corre o risco de ir para o fogo do inferno. 
"Se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, seria melhor que fosse lançado no mar com uma grande pedra amarrada no pescoço. Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga, onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. E, se o seu pé o fizer tropeçar, corte-o. É melhor entrar na vida aleijado do que, tendo os dois pés, ser lançado no inferno, onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. E, se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, onde
" 'o seu verme não morre,
e o fogo não se apaga'. 
No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado. 
Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo.
Insolentes e arrogantes, tais homens não têm medo de difamar os seres celestiais; 
O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito. Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo. 


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: O inferno Existe? 001 Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli