Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Os tipos de amor:

Não existe amor: Não há Intimidade, nem Paixão, nem Decisão/Compromisso. Isto acontece com muitas das pessoas com quem falamos no dia-a-dia.

Amizade: Há Intimidade, mas não há Paixão, nem Decisão/Compromisso. Esta é uma relação de proximidade, compreensão, afetividade, bondade e apoio emocional.
Amor à primeira vista: Há Paixão, mas não há Intimidade, nem Decisão/Compromisso. Há uma grande atração física. Esta relação pode desaparecer tão rápido como apareceu, podendo em alguns casos durar mais tempo.
Amor vazio: Há Decisão/Compromisso, mas não há Intimidade, nem Paixão. Este é o caso de relações que duram há muito tempo e dos casamentos sem amor.
Amor romântico: Há Intimidade e Paixão, mas não há Decisão/Compromisso. Existe atração física e apoio emocional, mas os amantes não decidiram que ficariam juntos por muito tempo.
Amor conjugal: Há Intimidade e Decisão/Compromisso, mas não há Paixão. Muitas vezes ocorre nas amizades de longa data, em que a atração física já não existe, mas existe a decisão de continuar juntos.
Amor irrefletido ou tonto: Há Paixão e Decisão/Compromisso, mas não há Intimidade. São os casos em que é tomada a decisão de continuar juntos com base na paixão, mas em que não houve tempo de criar uma intimidade. Normalmente, não duram muito.
Amor consumado: Há Intimidade, Paixão e Decisão/Compromisso. É mais fácil de chegar aqui do que continuar assim. Normalmente, se há uma mudança num dos parceiros, e o outro não muda, a relação amorosa pode acabar. Se há uma mudança no outro, continua mas já não é na forma de amor consumado.
No fundo, o amor é uma história que cada um constrói com a ajuda do seu companheiro, pode ser desde um conto de fadas a uma história de terror. Vai mudando ao longo do tempo e às vezes até podemos adivinhar o futuro da relação que se está a construir, mas nunca podemos ter a certeza dele. É aqui que reside o mistério do amor, num mundo onde o amor varia tanto e onde existem tantos tipos de amor, que podem ir desde o amor como o conhecemos até a variantes pouco conhecidas como o poliamor.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Os tipos de amor: Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli