Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Ateísmo Consciente 002 : Acreditar em Deus (religião e bíblia) é algo emocional e não Racional

Ateísmo consciente 002 : Continuando a conversa

Receita infalível para ser um a mais na multidão: pense como a maioria, comporte-se como a maioria e conforme-se como a maioria.

Tudo que for postado aqui, pode e deve ser questionado e criticado. Não tome como uma verdade absoluta, aceite como um argumento que espera para ser refutado.


Primeiro : Existe dois tipos de respeito que ainda não é bem espalhado pelo brasil, e é justamente aí que vocês religiosos já começaram perdendo a conversa. Tem o respeito a pessoa de forma individual e o respeito aos direitos de cada pessoa. O respeito de forma individual deve ser conquistado, e esse você não conquistaram e nem esperem receber de forma gratuita. O respeito aos direitos da pessoa (que é justamente o respeito que vocês pedem) é algo que devemos doar de forma gratuita, já que os seus direitos de ir, vir, falar, ouvir, criticar, dar uma opinião diferente, são os mesmos que os meus, logo este respeito você o tem gratuitamente. Veja que ao respeitar seus direitos você tem a impressão que te respeito de maneira individual, o que jamais será verdade, já que não te conheço e nem faço ideia de quem você é, e honestamente isso não fará diferença já que argumentos não são derrubados com o que acreditamos ou conhecemos de uma pessoa.
Segunda: Eu não tenho dúvidas referente ao cristianismo. Eu provo que o cristianismo é uma farsa. A principal diferença entre eu e vocês do cristianismo, é que eu tenho que derrubar cerca de 3000 mil deuses, sem contar o deus do deísmo, que diga-se de passagem não tem como ser derrubado por nenhum argumento, é praticamente irrefutável, eu disse 'praticamente' pois este deus pode existir ou não. Entenda que vocês do teísmo construíram uma ponte para lincar o deus do cristianismo com o deus do deísmo assim tendo apenas um deus verdadeiro.
Terceiro: derrubem meus argumentos e não minha pessoa. Ao pensar que tenho dúvidas ou que pensam que tenho algo contra a religião ou não, não faz diferença, já que o argumento continuaria válido independente de minha opinião ou sua opinião.

     Bem você está definindo religião como algo emocional em sua maior parte. Pode nos explicar um pouco mais sobre o que você quer dizer quando diz religião é algo emocional.

Resposta: tenho certeza que o lado emocional pesa muito mais para os religiosos do que para nós não religiosos. Diversas vezes podemos ouvir o argumento pessoal. O argumento pessoal não passa de emoções referentes aquilo que determinado individuo acredita e sente ser verdadeiro (o que não torna o que se acredita verdadeiro). 
Muitas vezes nas igrejas ouvimos falar sobre o espirito santo, só que a maioria das pessoas dentro destas instituições principalmente pastores não entende sobre emoções o suficiente para fazerem declarações que fazem. Religioso geralmente fala assim para as pessoas ‘lá no fundo você sabe e sente o toque de deus te chamando’, veja que primeiramente está frase está cheia de induções do tipo ‘agora você sente’ (quem sabe sobre hipnose e indução entende bem o que digo) isso induz a pessoa a sentir algo (é um clássico das religiões e da hipnose). Os religiosos na maioria das vezes confundem sentir emoções com o espirito santo (se isso existir). Posso deixar um exemplo de fácil entendimento que é imagine que tenha alguém que você ama em sua vida, agora imagine que essa pessoa morreu. Mesmo que você saiba de forma racional que a pessoa não está mais em nosso ‘mundo’, você ainda sente e vai sentir emoções referentes àquela pessoa. Então se eu disser que ‘lá no fundo você sente que essa pessoa está viva’ você sabe que é verdade no sentido emocional (ainda está conectado com a pessoa pelo motivo da pessoa ter feito parte de sua vida , o que serve até mesmo para ex-religiosos), tudo que tem conexões com alguém ou algo deixa marcas, mas isso não faz o que você sente ser real e muito menos verdadeiro. Querendo ou não para um ateu que deixou a religião no fundo ele ainda sente alguma coisa, que essas emoções é explicada facilmente já que essa pessoa em particular teve conexões com aquilo que acreditava. Querendo ou não a pessoa não esquece, já que aquilo foi uma parte de sua vida. O que se sente jamais deve ser aceito como ‘lá no fundo você sabe que a religião é verdadeira’. Isso é propaganda ruim de quem não entende sobre emoções e como elas realmente funcionam.

Quando conversamos com algum religioso podemos observar que na maioria do tempo ele fala em relação a como ele se sente em relação aquilo que ele acredita. Logo provar e mostrar evidências de que eles estão errados não faz sentido para eles e para o lado emocional principalmente, já que o lado emocional não separa o que é certo ou errado da maneira que o lado intelectual e racional faz. Em outras palavras você poderia estar indo para o matadouro, mas mesmo assim ainda acreditar que o matadouro é um lugar bom para se estar. Veja que de maneira racional isso é totalmente ilógico, sem sentido, mas pelo lado emocional é totalmente aceito, já que o lado emocional se baseia em emoções e não na lógica. Mesmo que a pessoa caminhe para a morte certa, o lado emocional diria que é o caminho certo. Logo o argumento pessoal é uma brincadeira de mal gosto que nem deveria ser chamado de argumento.



 Em outras palavras, mesmo que a pessoa faça a pior coisa do mundo, como por exemplo, matar outra pessoa, para a pessoa que está matando alguém, as emoções que são providas para a pessoa faz aquilo ser ‘correto’. Um exemplo mais claro que posso te oferecer é o de um estuprador. Porque um cara assim não para de fazer o que ele faz? Porque sente prazer. Veja que alguém pode fazer algo ruim ou que consideramos errado, só que para o lado emocional da pessoa não faz diferença se aquilo é algo moral ou imoral, certo ou errado, para o lado emocional o que é certo é aquilo que traz prazer  e felicidade(nem sempre para os dois lados), em outras palavras aquilo que traz emoções e sensações ruins é ruim. Logo os religiosos tendem a não darem ouvidos para a oposição (ateus), pois é ruim para o que sentem em relação ao que acreditam. 

Pessoas confundem demais o criticas, duvidas ou uma  opinião diferente como algo negativo. Por isso boa parte das pessoas no mundo, não gostam de serem contestadas(pessoas que conhecem e vivem no mundo alfa, não tem problemas com criticas ou opiniões diferentes). Geralmente tendem a entenderem errado, acabando amizades e relacionamentos, por não serem capazes de lidarem com opiniões contrarias as delas. Coloco a culpa por esse comportamento das pessoas na educação, não na educação de casa, mas na educação escolar. Hoje encontramos adultos de 50 anos com um lado emocional e atitudes emocionais de um adolescente.

Sabemos que trair alguém é ruim e considerado ruim pela sociedade, mas porque continuamos fazendo? O motivo é as sensações que isso proporciona. É errado é, mas te faz sentir bem e da vontade de fazer novamente, em outras palavras, o ser humano geralmente troca o certo pelo errado baseado naquilo que ele sente, e não se é racional ou moralmente correto. As emoções ditam o jogo para aqueles que não fazem ideia disso, principalmente a crença e para os religiosos.

Quantas vezes eu vejo por aí, homens e mulheres sendo bons para as pessoas que amam e essas pessoas só colocam chifres. O motivo aqui é dois, o primeiro é que a pessoa que toma ou tomou chifre (a linguagem de hoje) tendem a serem betas, é muito importante enfatizar isso (se você não sabe o que é homem alfa e mulher alfa, está na hora de saber), raramente um alfa coloca chifre ou toma chifres de alguém. Em segundo lugar é a rotina (poderia adicionar desejo ou vontade). Quando entramos na rotina não sentimos mais da maneira que nos sentíamos antes de entrar na rotina ou de estar no começo da rotina, as emoções e sensações que temos agora são totalmente diferentes de antes. 

A descoberta de algo tem maior valor que o tempo prestado para esse algo. É por isso que temos a necessidade de sempre estarmos buscando algo que nos complete, algo que nos traga aquelas mesmas sensações e emoções de antes no começo de tudo ( o 'eu' interior não passa de um 'vazio emocional' que explicarei mais tarde e é muito fácil entender ao ter o conhecimento emocional). É como um vicio, sempre estamos atrás de prazer e felicidade. Uma ótima maneira de fazer um relacionamento dar certo e ser melhor são estudar sobre o mundo alfa e fazer o melhor que pode para sair da rotina, ou seja, trazer novamente aquela felicidade de antes. Chegou cansado do trabalho, ao invés de reclamar ou ir descansar, faça algo com seus filhos, faça algo com sua esposa (o), estude e aprenda sobre positividade, sobre inteligência emocional. O ser humano jamais deve parar de aprender e estudar. Não estou dizendo isso como uma verdade absoluta, pois sei que não é, mas para pessoas que estão passando dificuldades em seus relacionamentos, saber desses dois detalhes acima, fará muita diferença para o relacionamento e para ambas as pessoas. A melhor resposta para um relacionamento ruim é o termino (se nada der certo).

Nossas emoções são direcionadas para aquilo que acreditamos de forma consciente e de forma inconsciente. Por exemplo, mystery (Erik von Markovik ) este cara descobriu os botões da atração feminina, e assim começou a desvendar técnicas para se aproximar e conquistar mulheres.  Em outras palavras é possível alguém acionar os botões de atração de qualquer mulher ou homem. O motivo de comentar sobre isso é que, todos têm esses botões, não apenas os citados acima podem ser ativados. O importante a notar aqui é que esses botões são ativados de forma inconsciente, ou seja, sem percebermos nossas emoções e sensações são direcionadas para aquilo que nos atrai.

No caso religioso é interessante, pois a decisão que a pessoa toma em seguir a deus, primeiramente é algo que parece consciente (a pessoa toma a decisão), mas com o tempo podemos observar que foi uma decisão inconsciente. Veja que a pessoa não teve escolha, as emoções e sensações que buscam prazer, alegria e felicidade, estão voltadas a fazer a pessoa a buscar coisas que traga essas sensações e emoções que as completava (ou repô-las). Como exemplo, deixarei algo bem simples de entendimento, imagine que você não saiba nada sobre religião, digamos ainda que você se cansou da maneira que está vivendo (desgaste emocional na maioria das vezes)é como se o brilho que aquilo que se tinha não existisse mais (entrar na rotina e não mudar o jogo interno emocional). O interessante é que estamos lidando com o sentir emoções que nos oferecem a sensação de vazio. Isso quer dizer que nossas emoções estão dizendo que querem as sensações de prazer e alegria novamente, que não são mais como antes era, que foi onde a pessoa tinha os índices de alegria e satisfação elevados. Neste ponto a pessoa passa a sentir um vazio, uma falta de estar completa, é como se o mundo perde-se a razão para viver, entre outras frases suicidas, mas observe que interessante, tudo isso não passa de como a pessoa se sente, e sentir é algo emocional, ou necessidade de preenchimento emocional voltados para oferecer felicidade. Vejo no Facebook diversas pessoas postando como é bom ter energia positiva ou positividade, o que é justamente que venho falando.

Isso quer dizer que a pessoa vai buscar algo que preencha este ‘vazio’, em muitos casos buscam a religião, sendo que na verdade, se a pessoa entendesse sobre emoções e sensações, ela não buscaria a religião para suprir este vazio. Por isso ateus tendem a ter uma vida completa sem religião, mesmo que estes não entendam nada sobre o lado emocional e como o lado emoção interage e decide.

Dito isto, posso afirmar que quando encontramos algo que comece a tirar esse ‘vazio’ nossas emoções de alegria, felicidade, são direcionadas e voltam dessa forma nos fazendo nos sentir preenchidos novamente (isso até esse preenchimento diminuir, assim o ciclo se repete). Em outras palavras, voltamos a sentir as mesmas sensações e emoções de antes.  Essa é a busca de todo ser humano, se sentir preenchido de boas emoções e sensações, mesmo que a pessoa não saiba sobre isso (de maneira inconsciente). Desta forma, seu mundo passa a ter sentido, ou qualquer coisa que a pessoa faça ou acredite passa a ter maior sentido, inclusive acreditar em deus.

O interessante de emoções é que elas são direcionadas aquilo que acreditamos. Isso nos da à sensação de preenchimento e de que aquilo é o correto a se seguir.

Vira e mexe vejo pessoas com o pensamento da seguinte frase: ‘entre o certo ou errado, prefiro aquilo que me faz feliz’. Essas pessoas estão declarando que são guiadas pela emoção e não pela razão. Que é justamente o que venho falando sobre emoções. Emoções não lidam com o certo ou errado, emoções lidam com o certo ou errado de uma maneira que traga felicidade, alegria, etc.

Minha dica é não troque um prazer de longo prazo, por um prazer de curto prazo. Pois prazeres de curto prazo tendem a destruírem prazeres de longo prazo. Por exemplo, trair a pessoa que luta pra dar certo o relacionamento de vocês.

Um pastor prega sobre algo não por aquilo ser uma verdade, mas por ele sentir que é verdade. Podemos ver um exemplo claro entre sentir e racionalizar. Racionalizar sobre algo não faz sentido no mundo emocional.

É por isso que quando você diz a verdade para pessoas que não são conscientes, inevitavelmente elas tomam essas palavras ou criticas como algo ruim. O problema não está com quem disse algo e sim com quem recebe. As pessoas sendo conscientes, inevitavelmente são alfas. Sabem o que querem, sabem o que precisam fazer, conhecem a si mesmas muito bem, tomam atitudes, não julgam pelo lado emocional (em como elas se sente em relação a algo) elas julgam pelo racional e pelas atitudes. 

É fácil perceber por aí, pessoas inseguras, com pouca confiança, com baixa autoestima. Essas pessoas raramente sabem lidar com criticas e com verdades, geralmente elas fazem silêncio, não dão a opinião, não ouvem ou em muitos casos jogam na mesma moeda. O interessante é no Facebook, as pessoas fazem um muro de lamentações contra criticas, só que o que essas pessoas estão demonstrando é uma falta de conhecimento de si mesmas, mostram ser pessoas inseguras e com pouca confiança, não conhecedoras sobre inteligência emocional ou com pouco conhecimento sobre como resolver conflitos e problemas. Como eu gosto de dizer o problema não está com quem diz as verdades ou criticas, está com quem recebe. Existem meios mais eficazes de lidar com criticas e duras verdades. Só que como para o lado emocional criticas e duras verdades para pessoas inconscientes são tidas como ruins, elas evitam pessoas que não tem medo de dize-las (algumas pessoas exageram, ninguém precisa de duras verdades a todo momento). Sendo que criticas e duras verdades são excelentes, fazem o ser humano evoluir e ser melhor. Quem não sabe lidar com essas duas coisinhas simples, fazem o mundo ser um lugar complicado de se entender e viver com as pessoas. Estás pessoas tendem a complicar a vida, já que dão ouvidos para o lado emocional. Como eu disse e digo, inteligência emocional deve ser algo ensinado nas escolas.

Acredito que quase tudo que fazemos está relacionado em como nos sentimos em relação a algo ou alguém. Exceto quando dominamos nossas emoções (ou ao menos tentamos). Isso quer dizer que ateus não usam a emoção para justificar a inexistência de deus, pra isso usamos argumentos e evidências. Uma pessoa deve julgar a outra pelas atitudes e não em relação ao que ela sente em relação com alguém (como no amor ou desavenças), muitas vezes julgamos errado alguém, não por está pessoa estar certa ou errada, mas a julgamos na maneira em como nos sentimos em relação ao que essa pessoa disse.

Tudo que eu expliquei sobre o lado emocional também está voltado para o religioso. Este é um dos motivos ou o motivo principal para se acreditar em deus. É claro existem situações que são bem interessantes e que ainda não possuímos respostas como as EQMs por exemplo. As pessoas gostam de se agarrar em coisas que não possuímos respostas, são guiadas pelo mistério, o mistério atrai e gera emoções. Traz mentiras e verdades, o mistério é bom, mas se torna ruim a partir do momento que acreditam em um mistério irreal.

Portanto religião tem tudo a ver com o lado emocional. Já que acreditar em qualquer coisa nos ajuda a ter motivos ou razões para lutar no dia a dia. Isso nos faz bem.

É um circulo vicioso que nunca acaba.

Emoções intensificam crenças, a tal ponto da pessoa trocar o pensamento racional por algo totalmente emocional. A partir desse momento o lado racional tentará de maneira emocional de uma forma a voltar a dominar, é a onde surge a dúvida. Quando um religioso diz para não se colocar em dúvida ou não ouvi-la, na verdade o que o religioso está fazendo é justamente colocando um tampão na voz da razão. Está é uma resposta emocional para não perder aquilo que traz satisfação e prazer. Logo um religioso não ouve a voz racional porque não quer, prefere continuar a ''sentir'' deus de uma forma emocional. O lado emocional é fácil de derrubar e com ele cai qualquer religioso.

Para finalizar aqui quero deixar bem claro, quando você se afasta de algo ou alguém, as emoções não se vão totalmente, ela se vai aos poucos, aos poucos a dor deixa de incomodar. Leva tempo.

Respostas emocionais que não derrubam nenhum argumento contra a bíblia ou o cristianismo. Quando alguém confrontado com evidências olha as respostas que sou obrigado a ler:

Rose Ame sempre em respostas a pergunta ‘porque deus mata tanta gente na bíblia’, diz assim: Infelizmente você equivocadamente defende Satanás um deus mal, perverso, cruel.
e julga a Deus que é um Deus amoroso e bondoso que cuida de você, todos os dias.
Todas essas pessoas que você mencionou procuraram a morte, elas provocaram a sua própria morte por desobedecer propositalmente a Deus e já saberem com antecedência os resultados dessa desobediência. elas sabiam que iam morrer por fazerem o que fizeram e a morte deles foi apenas consequência de seus atos. (por ex. não se pode tomar veneno e esperar ficar vivo)

Satanás o Diabo ao contrário mata pessoas aleatoriamente sendo boas ou más, pra ele é prazer matar. e o nº de pessoas que ele matou é simplesmente TODA A HUMANIDADE pois quando ele provocou que Adão e Eva pecassem ele mentiu a Eva e disse a ela que se ela comesse do fruto da arvore que estava no meio do jardim ela não ia morrer mas ela seria uma deusa e saberia tudo teria o conhecimento do que era bom e o que era mau.. nessa MENTIRA Eva acreditou comeu deu a Adão e ele também acreditou eles morreram e todos os filhos deles (nós) ficamos sujeitos a envelhecer e a morrer TODOS nós ficamos condenados como eles ficaram. Mas o que Jeová fez??? proveu um resagte!! enviou seu filho pra nos resgatar, pra morrer no nosso lugar e nos resgatar do pecado e da morte... toda a história relata pessoas que foram fieis e outras infieis a Deus e sempre Deus preservou os fieis sempre recompensou pessoas que realmente mostraram gratidão pelo que ele fez e os infieis simplesmemte procuraram sua própria morte. Deus dá vida!!! oferece a vida a todos que realmente querem.

Satanás ao contrario não poupa ninguém! quer ver a morte de todos, por isso engana muitos do mesmo jeito que enganou Eva... Ele diz assim: "Deus que é mau! ele que mata pessoas.. se vocês fizerem o que bem entenderem não vão morrer não, vão ser que nem deus e donos do próprio nariz.." Eva acreditou nisso e morreu e assim acontece com todos que preferem acreditar em Satanás e não em Deus.

os que ficam do lado de Jeová são sempre preservados: ex. Noé, Abrãao, Isaque Jacó, José, Davi, Rute, Noemi, Jeremias, Isaiais... etc etc etc. (morreram pela imperfeição ou foram assassinados pelos inimigos de Deus mas vão ser ressuscitados João 5:28,29 isso é certeza)

Os que escolhem a satanás como deus morrem pra sempre, porque escolheram isso. escolhem a morte. por que simplesmente querem.
Mateus 12:31,32 e nesse caso não tem ressurreição a morte é eterna pra eles.


Bom dia!
Ótima semana pra você


Olha está resposta que recebi sobre o caráter de deus:


Daniel em resposta a mesma pergunta diz: Vc esta completamente por fora, naquela época era no tempo da lei que foi criada por deus para que o povo tivesse noção de pecado, pois não tinham conhecimento, eram ignorantes, por isso mesmo sendo terrível essa lei foi criada, para que o povo não fosse extinto pelo pecado; as pessoas que eram mortas desobedeciam a deus sem arrependimento; no tempo de noé as pessoas não davam crédito a palavra de deus, não acreditavam em deus, noé cansou de alerta-los pregando a palavra de deus para que aquele povo fosse salvo do dilúvio, eles riam de noé, chamavam ele de louco, até que noé entrou na arca, e vendo que começará o dilúvio aquele povo incrédulo passou a acreditar no que noé pregou, e ficaram desesperadamente batendo na porta da arca para que noé abrisse, mas deus celou, fechou a porta da arca, e eles morreram no dilúvio; o mesmo acontece nos dias de hoje, debocham, dizem que deus não existe, que os evangélicos são tudo uns loucos, não dão crédito as pregações que são feitas, ao alertas para os perigo do pecado; hoje estamos como nos dias de noé, a palavra de deus é pregada, e ninguém da bola, mas agora ao invés de ser agua vai ser fogo, aterra será purificada com fogo por causa do pecado; deus é justo, deus é amor, mas é justiça, deus pune quem faz as coisas erradas sem arrependimento, quem o despreza, quem pratica iniquidade, quem adota comportamentos deturpados, quem mata, quem adultera; aquele que crer e for batizado será salvo, aquele que não cre será condenado; uma coisa é deus amar o ser humano, outra é ele aceitar as praticas pecaminosas, deus ama o ser humano, mas não ama o pecado; deus disse venha como estas, mas não permaneça como estas.

Honestamente, vocês religiosos está precisando de um chá de bíblia, pois está difícil vocês provarem que meus argumentos estão equivocados! Estou aberto para qualquer um a qualquer hora. Refutem meus argumentos!

Obrigado por ler

Atenciosamente Gabriel Melo derrubando a beleza da religião!


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

5 comentários:

  1. Bom dia Gabriel blz? Cara fico feliz de ver um blog a onde aborda idéias interessantes e até mesmas provocativas. lendo este texto percebo que alguns pontos vc mesmo não mostra certeza naquilo que acredita, e poem em cheque sua ideia Ex: "acho" "se" "sera". que me leva a crer que na verdade você só esta a procura de uma resposta que nunca vai encontra, pois a própria ciência, todas as vezes criam "tese" e sabemos que teses não são verdades absolutas. tentar explicar Deus voce nunca vai conseguir, pode explicar artimanhas que algumas pessoas usam pra ludibriar pessoas sinceras, mas eu acredito na bíblia e também na historia da humanidade afinal as duas andam juntas. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. derrubando a beleza da religião! kkk cômico!!!!

    ResponderExcluir
  3. Jefferson muito obrigado por suas respostas. Tudo que coloco aqui pode ser questionado e criticado. Tudo.

    Sua opinião é muito importante. Mas perceba que você não respondeu em nenhum momento o argumento. E nem mesmo o derrubou. Ao contrario, você praticamente me 'ataca' em seus cometários. O que eu acho ou acredito é totalmente irrelevante quando possuímos argumentos. Já que um argumento não vai deixar de existir por não nos sentirmos bem com ele.

    Irei pedir para revisar o conteúdo postado, e dar uma resposta adequada ao argumento e não resposta de como vc se 'sente' em relação ao que acredita, pois se vc acredita em deus ou não, se acredita na bíblia ou não é algo pessoal seu e de cada pessoa, mas mesmo assim o argumento continua válido.

    Pedirei para criticar ou argumento e não minha pessoa. Isso é um golpe baixo e prova justamente um dos meus argumentos que religião é emocional e não racional, é em relação a como você se sente e não se é moralmente 'correto' ou não. OK

    Abraço, obrigado por ler

    ResponderExcluir
  4. e ai Gabriel blz?
    cara vc não acha que apartir do momento que você abre um blog coloca sua ideias de frente, automaticamente coloca sua pessoa em cheque? cara não foi minha intenção atingir você mas mesmo que você não vejo de que ideia vc tirou o golpe baixo.

    essa estratégia de levar para o pessoal é velha... isso só serve para tirar o foco da questão. e me inibe em todas as minha tentativas e isso só me leva a ter mais certeza e essa sua convicção parte somente de ideias sem fundamentos. abrç

    ResponderExcluir
  5. Nem levei para o lado pessoal. Apenas achei estranho você não dizer nada sobre o argumento.

    Ok abraço

    ResponderExcluir

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Ateísmo Consciente 002 : Acreditar em Deus (religião e bíblia) é algo emocional e não Racional Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli