Análise sobre o Documentário sobre a mente inconsciente
No documentário (Clique Aqui) tem um trecho que diz
‘Ninguém sabe o porque fazemos o que fazemos, quer os nossos cérebros revivam memórias de infância ou reproduzam anúncios de amaciadores de roupa, e embora já devêssemos ter saído para trabalhar há algum tempo.’
De fato, não podemos saber o porque desses ‘pensamentos’ aparecerem, mas acredito que temos uma dica do porque.
O que poucos fazem é separar o inconsciente da parte de suas emoções. Algo para se tornar uma emoção, tem que receber uma ordem do inconsciente para se tornar uma emoção. Isso é muito importante, pois o inconsciente, é a parte que está no controle, inclusive no controle do lado emocional.
Nosso cérebro é bem intrigante, na criação de pensamentos, mas acredito que esses pensamentos que tem de forma consciente, podem ser o resultado de outros pensamentos interligados a eles, e conforme a emoção voltadas para eles.
Para diferenciarmos um anúncio que vemos de uma lembrança de criança, temos que recorrer ao lado emocional. Se você me pudesse dizer, quais foram as 3 melhores lembranças que teve em sua vida até e as 3 piores lembranças, você me daria as melhores e as piores lembranças, o que implica que, para essas lembranças poderem ser lembradas é necessário que o lado emocional tenha intensado essas emoções a tal ponto, de você se lembrar do que aconteceu em sua infância, do que lembrar de um anúncio em um jornal ontem. Agora se para esse anúncio, o lado emocional intensificou emoções, é bem provável que o lembre dele, e por causa dessa lembrança, será trazida outras lembranças a tona, tais como onde você o viu, em que lugar, com quem, e inclusive, irá dizer até que horas eram.
Isso que é intrigante, já que podemos também mudar nossos pensamentos de forma consciente, não completamente, mas podemos obriga-lo a pensar em outra coisa. Aqui temos um ponto muito importante, o lado emocional pode influenciar em qualquer pensamento que ter no momento, estará ligado com outros pensamentos que relembrem essa mesma emoção, ou pensamentos que te lembrem como é não estar com este estado emocional, principalmente se for emoções negativas.
Esses pensamentos por mais que tu queira que eles vão embora, eles continuam lhe martelando, tanto porque, esses pensamentos são regidos por emoções, e quanto mais fortes(intensificadas), maior será a duração deste pensamento. De tal forma, que se realmente o que passou teve uma intensificação significante, daqui a 15 anos poderá lembrar mais deve evento do que está lendo agora.
Uma forma de explicar muitas EQMs, é analisando o poder da intensificação do lado emocional, que transforma essa experiência em algo real, mas somente aconteceu em seu cérebro.
Sim, nosso cérebro além de poder criar situações realistas das quais a pessoa envolvida pode aceitar como verdade, por exemplo, lembrar do filme de uma mente brilhante, mesmo sendo irreal (um ilusão crida pelo cérebro), essa pessoa tomaria como uma verdade, até é claro, algo acontecer e a pessoa ver que aquilo não é real, mas a emoção referente aquilo não vai embora, o que faz a pessoa continuar acreditando naquela experiência que teve a oportunidade de sentir.
Nosso cérebro quando está perto da morte, em muitos casos, oferece ilusões realistas a ponto de tirar o foco da verdadeira realidade, desta forma, como se fosse uma última tentatia do cérebro dizer, ok, este é o limite, de forma consciente não posso continuar, então o cérebro te oferece algo que amenizará sua morte.
É claro que, aqueles que passaram por essas experiências e sobreviveram podem nos contar, mas existem milhares de outros, que passaram por essa experiência mas morreram, mas é certo que muitos deles antes de morrer tiveram essa experiência. Por sorte, alguns conseguem esse escape, enquanto outros, não. O que deve ser uma mote horrível.
Sobre EQMs, o que me intriga é as emoções e como elas são intensificadas a ponto de oferecer para a pessoa, uma experiência como ela nunca teve, de tal forma, que se ela voltar a vida, esse individuo irá acreditar que o que viu era a mais pura realidade, pois essa pessoa, vivenciou aquela experiência em sua mente, de tal forma, que foi tão intensificado o lado emocional, que aquilo passou a ser uma verdade absoluta, mais poderosa que qualquer outra lembrança que a pessoa tenha, não importa se foi negativa ou positiva. Esse tipo de Lembrança será mais poderosa, do que quando a mulher tem um filho, ou a dor de perder um filho. Essa experiência passa por cima de todas as outras experiências juntas, em relações as emoções.
Outro fator muito intrigante, é o fato dessas pessoas que passam por algumas dessas experiências, é o fato de seus relatos, se passarem dentro de um único cenário. Por exemplo, em um sonho raramente tu consegue ver dois cenários ao mesmo tempo, podemos perceber que, podemos perceber que a visão de nosso sonho, é praticamente baseada na visão que temos no decorrer do dia a dia, raramente aparece algo além do que aquilo que podemos ver.
Por exemplo, as pessoas que passam por certos tipos de EQMs, quando elas relatam suas histórias podemos ver que o que elas viram, era justamente, um único cenário, do qual aconteceu ela não conseguia sair, podendo ser algo bom ou algo ruim.
O intrigante disso tudo é que o lado emocional foi intensificado a ponto de tornar algo que o cérebro proporcionou, em algo real. O que vale lembrar que, geralmente nessas experiências, as lembranças e o que essa pessoa viveu, se remete a nossa realidade e do ambiente onde essa pessoa está inserida.
Por exemplo, no Brasil, podemos ver diversos relatos de EQMs em relação a Deus, Jesus, Jardim, Paraíso, uma figura paterna, o que podemos verificar o poder de nosso ambiente sobre nosso inconsciente, já que tudo o que essas pessoas viram, foram criações ou pedaços da realidade, tanto de crenças limitantes ou da realidade objetiva, da qual tornou a EQM uma verdade inquestionável.
De certo a pessoa jamais irá esquecer, e mesmo que queiramos, essa experiência que foi mais intensificada do que o comum de uma memória ou lembrança, será tido como algo real, mesmo não sendo.
Tudo que fazemos no dia a dia, é necessário as emoções, sem as emoções, nossos pensamentos não fariam sentido, não teriam uma ordem ‘especifica’ para aparecerem, do anda poderíamos pensar em elefantes, e futebol, o que é possível já que induzi pensamentos em sua mente, mas quando sua mente não tem interferências, eles tendem a seguir algo, que podemos dizer que poderia estar dentro de um padrão, do qual seus pensamentos podem ser ligados e levados a pensamentos semelhantes. Se pensar em banana vai pensar em diversas coisas que poderia fazer com ela:
Ø Comê-la;
Ø Lembrar do gosto e dizer o quão seria bom devorar uma;
Ø Lembrar da vez que comeu uma banana verde e não gostou;
Ø Lembrar quando bateu em alguém com uma banana;
Ø Lembrar de cenas picantes;
Ø Lembrar de algum receita ou de várias receitas;
Ø Lembrar de sua infância ou de sua casa que era próxima a um local com bananas;
Ø Lembrar de outras frutas;
Ø Lembrar de um lugar onde tinham outras frutas;
Ø Lembrar de enfeites de frutas;
Ø Lembrar de enfeites que não tem nada a ver com frutas;
Ø Lembrar de um evento com frutas;
Ø Lembrar de um evento de legumes por causa das frutas;
Ø Lembrar dos animais e da natureza e como vivem;
Ø Lembrar de seu filho comendo banana;
Ø Lembrar de algum passeio que envolva algo parecido;
Como pode ver milhares de pensamentos podem ser gerados a partir de um simples. E conforme o estado emocional, ou das experiências vividas que te trazem uma emoção acima do normal, essa lembrança terá maior chance de ser lembrada.
Por exemplo.
É mais fácil lembrar do bolo de banana de sua mãe, do que o de sua tia, por alguns fatores:
Ø Sua tia faz um bolo horrível;
Ø Sua mãe faz um bolo muito bom ou horrível;
Ø Se acostumou com a quantidade de vezes que sua mãe fez o bolo;
Ø Se acostumou com sua mãe não fazendo esse tipo de bolo;
A repetição de uma determinada ação, também interferirá em seus pensamentos, fazendo assim, você pensar em duas coisas diferentes ao mesmo tempo, ou lembrar de algo que não tem nada a ver com o pensamento anterior.
Isso é para perceber que nosso ambiente, interfere em como lembraremos dele. Muitas das EQMs podem ser facilmente explicadas, muitas da situações cotidianas também, tais como:
Ø Porque alguém acredita em deus ou não;
Ø Porque alguém é um assassino ou algo de bem;
Tudo em sua vida interfere em como irá se sentir e o padrão que seu inconsciente irá seguir ou programar como verdadeiro. É por isso que gosto de dizer, que os pais não devem enfiar em suas crianças alguma crença ou nenhuma, pois pela falta de conhecimento de seus pais, eles estão ensinando algo do quão não possuem conhecimento algum, principalmente quando falamos de inconsciente e consciente.
Em resposta a frase acima, bem é possível, ter uma dica de que, podemos saber ou descobrir o que fazemos e o porque fazemos, incluindo, o porque enrolamos na cama (na maioria das vezes por causa de nosso lado emocional), ou porque somos sempre pontuais(controle do lado emocional).
Observação 2
‘Os circuitos chave: As amidalas, os nossos centros de medo e pânico, e seus opositores, os centro de prazer e recompensa, definem ambos o controle do consciente.’
O que eu quero observar aqui, é que aqui temos a evidência do que eu disse acima, sobre o ambiente influenciar em nossa mente.
Se nosso inconsciente é programado por nosso ambiente, e também por outros meios de informação externos, tais como DNA e a influência de nossas mães quando estávamos na barriga dela, todas essas informações, juntas, fazem esses sistema central ter um sentido voltado a nosso ambiente, nossa realidade.
Por exemplo, o que gera a recompensa. Se o ambiente lhe diz que ser o primeiro teremos as melhores recompensas, isso vai ser programado em seu inconsciente, que será dada a ordem para o lado emocional, gerar a sensação de prazer em relação a recompensa através dos circuitos chaves mencionados acima.
Agora, se nosso inconsciente fosse programado para que o segundo lugar é melhor que o primeiro, em relação ao primeiro lugar, não teríamos emoções voltadas a ele.
E podemos ir mais longe, o ambiente interfere, na mente da pessoa, de diversas formas. Podendo fazer alguém se tornar um racista, homo fóbico, nazista, ou algo do gênero, já que o inconsciente é programado pelo ambiente. Essa é a importância dos pais na criação dos filhos, por isso não se deve permitir que as crenças pessoais do ambiente onde os pais vivem, isso não deveria ser utilizado para influenciar na criação dos filhos, o que podemos ver que aa interferência é em todas as áreas. Por isso a necessidade das características alfas (ideais) nos pais e também no ensino nas escolas.
O ambiente do individuo influenciará em quem ele será no futuro. Por exemplo, se alguém nasce em um ambiente de violência, como nas favelas, a chance de ser um deles, é muito alta, já que toda a realidade, todo o ambiente do individuo será voltado para que seu inconsciente seja programado de tal forma que aquele ambiente faça sentido para esse individuo.
O problema, não é em apenas dar suporte e ajuda a essas pessoas, pois se não abrir a mente desse pessoa, para a realidade, ela continuará naquele ambiente, independente de quanta ajuda tu dê a esse individuo.
É necessário mudar a programação no inconsciente dessa pessoa, ou melhor reprogramar, fazer o lado emocional ser direcionado em outra direção, menos maléfica e que trará maiores benefícios. Por exemplo, essas ongs que ajudam milhares de pessoas, se baseia justamente nisso, mudar o pensamento.
Por exemplo, não é Capoeira que salva a criança do mundo crime, é e mentalidade que é implantada ao ensinar a capoeira que reprograma na mente da criança, desta forma, possibilitando a saída do mundo crime. De fato, não importa do que se trata a ong, luta, xadrez, pintura, dança, música, teatro, não importa qual, é a mentalidade que será trabalhada, e é por isso que todas podem dar certo.
Se reprogramar o inconsciente, o lado emocional segue, dando sentido, e intensificando emoções para que a nova direção, traga as mesmas emoções do mundo do crime. É claro que as emoções e lembranças não irão sumir, tanto porque, o nosso inconsciente ele não faz, um deletar em nossas programação, e ela tende a ser lembrada principalmente por causa das emoções. Isso explica também o porque de muitas pessoas perdoarem algum cafajestes, geralmente por causa das emoções ou da maneira como o cafajeste, consegui a pessoa a se livrar daquele estado destrutivo de forma emocional, fazendo a pessoa a ter emoções positivas ou conseguir persuadir a pessoa, o que gerará o perdão. Por outro lado, o emocional pode ser uma fraqueza, que mesmo quando o racional diz é melhor não, muitos tendem a fazer assim mesmo.
Em relação a frase acima dita, podemos observar que prova justamente, o que disse na observação 1.
Observação 3
‘O fotógrafo de Surf Mickey Smith também deve o seu gosto pela natureza à sua mente inconsciente. Mas ninguém sabe ao certo o porque aumentar as endorfinas, ao observamos golfinhos. Nem porque os surfistas tem um pico de adrenalina, ao surfarem num tubo. Nas grandes vagas da costa irlandesa tudo se encaixa.
A luz do pensamento consciente é apenas um túnel estreito, entre as vagas ‘infinitas’ de nossa mente. E o nosso raciocínio tem pouca influência naquilo que somos, ou fazemos’
O que quero analisar aqui, é a adrenalina gerada.
Com que frequência alguém surfa dentro de um tubo? Quanto menos fazemos algo ou quanto menos conhecemos algo, a adrenalina é liberada. Por isso um surfista, sente a adrenalina em um tubo, pois além de ser algo que muitos surfistas sonham em fazer, pegar um tubo é um prêmio excelente por aquilo que tu faz, não importa sua área. A frequência com que tu quer algo, ou vai alcançar algo que você esperou alcançar ou deseja conseguir, vai gerar adrenalina, que podem ser elevadas, se você vivenciar a situação como a primeira vez, ou pouca, dependendo da experiência que o individuo tenha com aquilo que busca alcançar.
Como Pilotos experientes de caças, e pilotos inexperientes, a adrenalina nos novatos, estarem em alta, somente de ver um caça, enquanto aqueles que tem a experiência e conhecimento, conforme passou o tempo, essa adrenalina tende a ser menor, somente de ver o caça.
0 comentários:
Postar um comentário
As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.