Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Transições – O Segredo para Boas conversas

Transições – O Segredo para Boas conversas

Olá a todos, hoje venho por meio deste artigo falar sobre transições. Para quem não sabe, transições em interações sociais e conversas, é o momento em que utiliza um ‘jumper’ para entrar em outro assunto e manter uma boa conversa. Isso pode ser feito da forma que se espera ou ser feito de mal jeito ou qualquer jeito.

Se entrar em sites de relacionamentos ou sedução, não vai encontrar algo assim como neste artigo, na verdade, o que vai encontrar são listas de assuntos, o problema é que, NÃO TE ENSINAM NADA SOBRE TRANSIÇÃO DE ASSUNTOS.

O primeiro exemplo de transição de assunto é bem simples. Digamos que abordou duas garotas ou dois amigos que a um tempo não via. Você começa bem a conversa, mas de repente o silêncio invade. Se isso aconteceu é um momento muito ruim, por dois motivos:

1.       Você não conhece as ferramentas de Comunicação utilizadas pelas sedução tão bem quanto imagina;
2.       As pessoas que estão conversando com você, também não possuem essas ferramentas, o que torna uma situação que poderia ser produtiva em não produtiva;

Para que isso não aconteça, e o branco não incomodar tanto, uma transição excelente, em relação a amigos, é dizer:

- De onde vocês se conhecem?

Essa frase é excelente, pois obriga as pessoas a dizerem de onde se conhecem, fazendo assim, a transição funcionar maravilhosamente de assunto para assunto, permitindo que você utilize um gancho para entrar em outro assunto.

Transição > Combinação de Palavras e frases para entrar em um assunto específico

Vamos a um exemplo. Você abordou uma pessoa e está conversando com ela sobre o trabalho. O trabalho não é um assunto tão bom para uma conversa mais íntima, mas é um excelente jumper para outro assunto que leve a conversa a ficar mais íntima. Vamos supor que não tem ideia de como prosseguir, como você prosseguiria mesmo sem ter ideia do que dizer?

A resposta não é tão difícil e para irmos para outro assunto, usaremos a primeira ferramenta que se chama:

Associação de Palavras

 Você sabe e sente que o assunto está acabando mas com quais assuntos a palavra trabalho combina?

Bem, se conseguir lembrar que a palavra ‘trabalho’ combina com as palavras ‘sonhos’, ‘objetivos’, ‘metas’, ‘desejos’, ‘vontades’, bem sua conversa irá continuar por um bom tempo e será muito mais produtiva. Mas como faço a transição?

Primeiramente o que deve fazer é escolher qual assunto que deixa a conversa mais confortável e faz a pessoa se abrir melhor com você. Neste caso são as palavras ‘objetivos’ e ‘sonhos’, utilizando essas palavras conseguirá entrar em assuntos que levam ao ‘desejo’ e ‘vontades’, que é seu objetivo para deixar a conversa mais íntima e sobre emoções (como a pessoa se sente em relação a algo, alguém, ou alguma coisa, diz muito sobre ela, se foque, naquilo que ela goste ou tenha emoções boas ou positivas, e isso deixará tudo mais prático). Quando entrar no assunto trabalho, procure seguir a conversa para um patamar mais íntimo que são objetivos e sonhos, ambos estão interligados. Mas como fazer a transição de trabalho para sonhos ou objetivos?

Vamos lá a primeira transição:

‘olha que bacana, não imaginava que trabalhava como ‘x’, você parece ser uma pessoa q tem objetivos em sua vida, se você puder dizer, qual é seu grande sonho o que diria?’

Aqui entramos na segunda ferramenta que quero deixar com vocês, que são duas:

1.       Criar um contexto para uma determinada pergunta parecer natural;
2.       Utilizar perguntas abertas;

Criar um contexto é muito melhor do que perguntar:

- Quantos anos você tem?
- De onde você é? e assim por diante;

Criar um contexto faz, uma pergunta deixar de parecer como se a pessoa estivesse em um interrogatório. Ao utilizar um contexto antes de fazer uma determinada pergunta, fará a pessoa se sentir melhor e mais a vontade para dizer o que ela pensa e se abrir com você. Aprenda a utilizar o contexto antes de alguma frase.
Utilizar perguntas abertas é simples, você terá preferência por perguntas que faça a pessoa ter que argumentar e utilizar frases ao invés de utilizar palavras como sim ou não, talvez, nada. As perguntas abertas que terá preferência são quatro:

Ø  Qual?
Ø  O que você acha?
Ø  Como você fez?
Ø  Em sua opinião o que acha de ....?

Se utilizar o contexto antes de uma pergunta e saber utilizar corretamente as perguntas abertas, terá um maior sucesso em suas interações e conversas, e isso não é voltado para sedução. Com seus amigos, com a família de sua namorada e assim por diante. Esse tipo de ferramenta ajuda e muito para criar um ambiente agradável. Não se esqueça disso.

Essa linha de transição é bem interessante.  Vamos utilizar a frase anterior, que diz:

‘olha que bacana, não imaginava que trabalhava como ‘x’, você parece ser uma pessoa q tem objetivos em sua vida, se você puder dizer, qual é seu grande sonho o que diria?

Primeiro você faz a pessoa ficar mais confortável, quando você aceita sem questionar ou julgar o que a pessoa faz ou está fazendo, no caso a frase ‘olha que bacana, não imaginava que trabalhava como ‘x’’. Em seguida, confirmamos a frase anterior com algo que todas as pessoas possuem na vida delas objetivos, ‘você parece ser uma pessoa que tem objetivos em sua vida’, depois nos conectamos com a pessoa a fazendo se sentir a vontade em nos dizer qual seria esse objetivo ao dizermos ‘se você puder dizer’, esse tipo de frase mostra que você somente quer conversar sem forçar a barra, por isso as palavras ‘se você puder’ está ali, e para finalizar, a pessoa já está se sentindo confortável com um estranho para dizer algo que raramente diz, nossa pergunta não irá sair como um ‘interrogatório’ já que colocamos um contexto pra isso.
Essa é a diferença entre perguntar de cara, e criar um contexto para a pergunta. Esse criar o contexto, deixa a pessoa confortável para responder e ao mesmo tempo ela acredita que está tendo uma conversa normal e comum, quando na verdade, estamos tentando entrar em assuntos que tenham e tragam maiores emoções. Esse tipo de transição é poderosa, pois sempre da continuidade ao assunto, impedindo de maneira consciente que não tenha o que falar ou dizer.

Outro exemplo:

‘estou curioso sobre você ...’

Esse tipo de transição é simples. Sabe quando a conversa vai acabando e você fica perdido sem saber o que fazer ou dizer? Bem, essa frase ‘estou curioso sobre você’ faz a mulher continuar a conversa e ao mesmo tempo ter interesse em saber o que você achou curioso nela. É uma ótima forma de entrar em outro assunto, como sonhos e objetivos ou até mesmo deixar o ar de mistério.

Outra forma de transição é o tão famoso gancho, a mulher diz algo do tipo:

- Adoro sorvete, principalmente quando estou perto de minha família é tão bom.

Aqui temos diversos ganchos e podemos utilizar várias palavras para isso tais como:

- ‘coisas que a pessoa adora’;
- Sorvetes;
- Falar sobre a família;
- Outras coisas que a faz se sentir como ela disse ‘tão bom’

Não se esqueça, você não precisa concordar com uma pessoa no que ela diz, apenas saiba levar a conversa para onde quer e o concordar com a pessoa tende a se tornar irrelevante.

Outras ferramentas para serem utilizadas na transição, podem ser:

Ø  Demonstração de Maturidade;
Ø  Adivinhações;
Ø  Laços;
Ø  Rotinas;
E Etc...

Como pode ver transições não tem nada a ver com demonstração de valor, o único objetivo da transição é te fazer entrar em outro assunto, independente se demonstrou valor ou não.

Muitas vezes, não é necessário transições, ou melhor, a transição é neutra, desta forma, você não necessita de uma transição para mudar de assunto. Isso acontece muito em suas conversas, que seria a mudança súbita de um assunto para outro.

Por exemplo, você está falando sobre um assunto chato, e muda a conversa para algo mais interessante, como as unhas da mulher ou o cabelo.

Lembrando que, quando alguém muda de assunto desta forma é porque não está gostando do assunto em questão ou não tem interesse sobre o assunto, por isso as pessoas tendem a mudarem de assunto do nada (muitas vezes).

Outro fator importante é que, pessoas comuns, possuem preferência por conversarem sobre assunto que tragam energia e emoções positivas, que é o que chamamos de socialmente correto (ou melhor, uma parte dele). Essas pessoas tendem a se afastarem de qualquer coisa que seja negativa, se afastam de opiniões diferentes e até mesmo críticas, pois elas preferem a felicidade imediata. O que indica que elas possuem grandes dificuldades em sua vida.

Por causa disso é necessário você conhecer outras ferramentas eficientes para esses momentos que deixarei abaixo:

Ø  C&A: Concorde e amplifique, Clique Aqui 
Ø  C&D: Concorde para discordar,Clique Aqui
Ø  Como utilizar o discurso de maturidade? CliqueAqui; e aqui
Ø  Como lidar com as críticas? Clique Aqui e Aqui;
Ø  Como lidar com problemas e conflitos? CliqueAqui;
Ø  Como lidar com jogos emocionais? Clique Aqui;
Ø  Como conversar e argumentar de forma eficiente? Clique Aqui

Pensou que seria fácil? Vai sonhando.

Se quer ser eficiente em transições, terá que aprender a lidar com a adversidade. Não se preocupe com o porque algo acontece, se preocupe em como lidar com a situação para que algo ocorra da maneira que deseja ou parecido com isso. Caso a situação não aconteça como esperou, isso quer dizer que errou em algum lugar. Saiba admitir o erro e aprender com ele, caso contrário ficará repetindo esse erro até cair a ficha, e com frequência, essa forma de obter conhecimento, é a que traz maior sofrimento e dor. Por isso, aprenda conosco, que temos muito a oferecer, mas somente se você quiser.


Obrigado por ler e ótimas conversas.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Transições – O Segredo para Boas conversas Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli