Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Quando o sentimento te ajuda a ignorar as consequências de seus atos


Recentemente conheci uma pessoa que me disse o seguinte: “os verdadeiros amigos eu sei quem são”. Esse tipo de resistência é muito comum em situações de dificuldade. Nesse caso essa justificativa dos ‘amigos verdadeiros’ é baseada em uma traição. Tanto ela quanto o homem perderam tudo, e com ela ficou apenas uma amiga. Todos os outros amigos acham errado o que ela fez e ela simplesmente disse: “Foda-se eles”.

Quando sabemos que o que fizemos é errado, e estamos passando por grande dificuldade, temos dificuldade em nos colocar no lugar da outra pessoa e tentar sentir o que a pessoa está sentindo. 

Passamos a nos sentir vítimas e não somos capazes de entender que amizades são frágeis, principalmente quando afetamos nossos amigos negativamente. Eles também possuem sentimentos, eles também são afetados por nossas ações e atitudes. É muito egoísta de nosso parte levar o nosso lado em consideração, levar nossa dificuldade em consideração e esquecer que fomos nós que causamos o problema que os fez se afastar de nós. Não quer dizer que eles não eram verdadeiros amigos, quer dizer que você ultrapassou o limite da amizade e naturalmente tem consequências. Amigos de verdade não são aqueles que ficam do seu lado te apoiando quando tudo da errado, pode até ser, mas também os amigos ‘verdadeiros’ também são aqueles que se afastam, pois quando eles se afastam eles estão te dizendo que, eles eram seus amigos, mas você pisou na bola. Como consequência não espere que eles te entreguem presentes por você ter pisado na bola. Você esperava o que? Esperava que eles fossem legais com você e ignorassem o que você fez? Não é assim que o mundo funciona.

É normal que quando alguém está sobre forte influência emocional seja incapaz de ter empatia pelo próximo, principalmente se o próximo interfere naquilo que a pessoa sente. Então é normal que a pessoa passe a se afastar e atacar quem ataca ou ameaça o sentimento, em outros casos a pessoa se afasta por vergonha. É normal e comum a pessoa criar resistência em relação as pessoas, pois para ela o sentimento é o que importa, o mundo e as pessoas não importam tanto. E acredite ou não, o mundo e essas pessoas são descartáveis.

O bom é que, conforme o tempo passa alguns desses amigos voltam, pois sabem que você cometeu um erro e que pode querer corrigir. Do outro lado os danos podem ser tão prejudiciais que muitos amigos nunca mais vão querer entrar em contato com você. A melhor forma de lidar com isso é entender os danos causados, dar um tempo, e depois começar a consertar ou recompensar o dano causado. Ao cometer algum erro é possível tirar uma excelente lição: “nossas ações possuem consequência de igual ou maior intensidade”. Isso quer dizer que se você não aprender a calcular o dano que causou, procurará alguém para culpar e normalmente poderá dizer “os verdadeiros eu sei quem são”.


Muitas vezes não é que você perdeu os amigos, é que eles precisaram se afastar para lidar com a situação, pois lidar a situação com você, não os faria bem. 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Quando o sentimento te ajuda a ignorar as consequências de seus atos Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli