Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Ateísmo consciente 008: Justiça? C.S Lewis - Equívoco de um pensamento Ateísta - Injustiça

JUSTIÇA e ATEÍSMO


Pontos CEGOS de CS LEWIS:

1. Acreditar que o ateísmo existe por causa do teísmo!

2.  Ter acreditado como ateu que o universo é injusto!

CS Lewis se perde em sua argumentação ao observar a justiça, equívocos desse tipo de pensamento:

Olhando para o universo seria injusto ou justo um meteoro cair na terra e aniquilar a vida?

Justiça ou injustiça, apenas existe para os seres humanos, em nossas mentes. É injusto para um animal ser devorado por outro?

         Deus possuí justiça?

         Deus somente pode possuir justiça a partir de nossa concepção de justiça e do que seria justo. Como poderíamos dizer que deus é justo ou não, se não existe possibilidades de saber o que seria a 'moralidade' para este ser?



     Isso somente poderia acontecer, se existir uma necessidade do ser humano achar que seria justo existir alguém capaz de fazer justiça por ele (já que este não poderia fazê-lo). Neste caso deus é uma necessidade humana, está é uma das razões para a existência de tantos deuses.

     Por não compreendermos nossa existência ou porque estamos aqui, crenças em deuses terrenos , criados a imagem do homem, se torna uma necessidade e uma forma de fazer nossa mente acreditar que existe uma justiça universal esperando para ser concretizada.

      O problema: Porque existiria?


      Se existir algo como deus, tudo que este ser possuiria seria totalmente complexo perante o que conhecemos ou que supostamente dizemos conhecer sobre este ser.

      O tempo funciona perfeitamente em uma perspectiva humana. O tempo de um ser como deus, seria totalmente diferente, pois neste caso, este ser não utilizaria o tempo como utilizamos, nosso tempo para este ser seria irrelevante (um dia seria como milhares de anos e milhares de anos seriam como um dia: não existe o conceito de tempo para qualquer tipo de deus, a não ser deuses terrenos)

     O espaço é outra definição humana e não divina. 

     Portanto tempo e espaço, tem características bem diferentes para deuses ou simplesmente espaço e tempo para deus não existe!

     Justiça divina é outra definição humana e não divina. Qualquer deus baseado em um livro é fácil perceber, um senso de justiça pelo que seria moralmente correto e errado referente ao que nós queremos, o que é uma ótima maneira de controlar pessoas. Pegue a bíblia (deus do cs lewis) e perceberá que antes de Adão e Eva comerem do fruto com o conhecimento do bem e do mal (BEM e do MAL) não fazim ideia do que algo poderia ser moralmente correto ou não, perceba que isso implica que Deus não faz diferença entre o que é moralmente correto ou errado. 

      Não sabemos nada sobre justiça divina e na verdade essa justiça divina, pode ser algo inventado por mentes que necessitam de justiça e da bondade (que por coincidência é o que justamente procuramos). Mas deus tanto quanto o universo, não fazem essa separação. Está separação apenas ocorre, em relação, ao que decidimos ser bom, ruim, certo, errado, o que decidimos que seria moralmente certo. 

     Mas para deus nem a definição de moralidade Existe, muito menos sobre Injustiça ou justiça. O homem precisa de justiça, o restante do universo não precisa e nem diferencia justiça de injustiça!

     Nós decidimos o que é confortável ou não acreditar e viver por algo

      Saímos de nossas vidas irracionais, para conviver em uma vida de conhecimento e inteligência. Uma vida de uma maneira que nossa existência nos faça bem de forma emocional e racional. Muitas vezes Procuramos sentido em coisas que não possuem sentido, somente para fazer sentido ao que queremos que faça sentido. Buscamos respostas para o que acreditamos e sentimos. 

     De forma emocional podemos encontrar deus em qualquer religião ou crença, e todos seriam verdadeiros, pois o lado emocional (id segundo freud) não faz separação, referente ao que é acreditado. O lado emocional não diferencia a crença em deus ou contos de fada. 

     Sem o lado emocional, tudo que fazemos seria sem sentido. Imagine Amar alguém e não sentir amor!

      CS LEWIS está muito equivocado em sua posição, principalmente sobre justiça e injustiça.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Ateísmo consciente 008: Justiça? C.S Lewis - Equívoco de um pensamento Ateísta - Injustiça Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli