A palavra Satanás é latinizada mas no hebraico pronuncia-se Shatã; que se traduz como adversário. Diversas vezes na bíblia, onde lemos na bíblia adversário, no hebraico está escrito Satã. Todo o folclore feito em cima do Diabo delete. Esqueça aquele ser vermelho de rabinho e chifre com garfo espetando as pessoas. O Diabo é um ser inteligente e belo. Neste estudo vamos analisar a manipulação dos tradutores da bíblia, sua origem, características e funções.
Todo o mal existente no planeta e no universo vem de Jeová e não de Satã, isto está em Amós 3:6. Os projetos de todos os terríveis males que assolaram Israel partiram da mente de Jeová; Jr 18:11. Sempre que o mau vinha da parte de Jeová, os tradutores colocaram a palavraadversário, por exemplo: Balaque, pediu ao profeta Balaão que amaldiçoasse Israel. Este consultou a Jeová, e não atendeu a solicitação de Balaque, que tentou persuadi-lo com dinheiro. Novamente Balaão consultou Jeová, que lhe deu ordem de seguir com os emissários de Balaque, então Balaão se foi, e no caminho, o anjo de YHWH se colocou como adversário, porém no hebraico está escrito Satã; Nm 22:22. O anjo de Jeová é Satanás.
Quem viu o Diabo foi a jumenta de Balaão. Depois Jeová abriu os olhos de Balaão e ele viu o Diabo que lhe disse: Porque já 3 vezes espancaste tua jumenta? Eis que eu sai para ser o teu Satanás; Nm 22:32. Satanás é o anjo de Jeová. Se os tradutores deixassem a palavra Satã, que é o correto, os leitores da bíblia iriam descobrir a amizade de Satanás com Jeová. No caso de Davi, em II Sm 24:1 lemos que Jeová o incitou a praticar o mal. Em I Cr 21:1 a história se repete, mas é Satanás quem cutuca Davi. A pergunta é: Foi Satã ou Jeová? Foi Jeová da parte de Satã, ou foi Satã da parte de Jeová? Ou foi os dois? Incitar é tentar, como resolver este problema criado pelos tradutores? Só há uma maneira: Analisando as obras de Jeová e de Satanás e comparando-as, e ver a há alguma co-relação: Segue abaixo 10 características e obras da pessoa de Satanás relatadas no novo testamento:
Príncipe dos demônios - Mc 1:23-26 / Lc 11:24-26;
Devorador, e é comparado com um leão – I Pd 5:8;
Pratica o mal - Lc 4:1-8 / 22:31 / I Jo 5:19;
Destruidor – I Cor 10:10;
Pai da mentira - Jo 8:44;
Tentador - Mt 4:1 / I Co 7:5;
Atira setas inflamadas - Ef 6:16;
Atormentador - At 5:16 / Mt 25:41;
Coloca enfermidades - Lc 13:11-16 / Jó 2:7
Príncipe das trevas - At 26:18 / Ef 6:12.
No velho testamento as obras de Jeová são exatamente iguais as de Satanás, vamos conferir?
Jeová tenta, pois tentou Abraão em Gn 22:1-2, pedindo a morte de seu filho e tentou o seu povo no deserto; Dt 8.
Jeová atira setas inflamadas; Sl. 7:12-13.
Jeová atormenta; Lv 26:16.
Jeová coloca enfermidades; Dt 28:27 / 28:61.
Jeová envia demônios; I Sm 16:14 / 18:10 / 19:9-10.
Satanás é comparado com o leão, mas Jeová se autodenomina leão devorador; Os 13:7-8.
Jeová é o autor do mal; Am 3:6.
Jeová é destruidor; Gn 6:7 / Dt 28:48, 61.
Jeová é mentiroso, fala uma coisa e faz outra; Jr 18:11 / 21:10 / 29:11/ Dt 24:16 /Is 14:21 / Ex 29:36 / Jr 7:22 / Ez 5:9-10 / 15-17/ II Rs 6:24-33.
Jeová se manifestou e mora nas trevas; Ex 20:21 / II Cr 6:1 / Sl 18:11.
A conclusão que chegamos com esta analise é: As obras de Jeová e Satanás são as mesmas, Satã obedece e executa as ordens vindas de Jeová, como o filho imitando o pai, Jesus disse: Na verdade, na verdade vos digo que o filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o pai; porque tudo quanto ele faz, o filho o faz igualmente; Jo 5:19. Jesus faz as mesmas obras de seu Pai, e Satã faz as mesmas obras de YHWH. Segue abaixo uma lista de nomes e termos atribuídos a esse ser tenebroso, criado a imagem de YHWH:
Diabo;
Satanás;
Antiga serpente;
Pai da mentira;
Destruidor;
Dragão;
Adversário;
Ladrão;
Demônio;
Acusador;
Leão;
Devorador e etc.
O príncipe do mundo e o príncipe das potestades do ar. Jesus disse: Aproxima-se o príncipe deste mundo, e nada tem em mim; Jo 14:30. Se o Diabo nada tem de Jesus, quem o criou não foi o Deus, mas um principado maior o criou, que um dia esteve na luz, mas escolheu viver na escuridão; II Cr 6:1. Satanás é o príncipe do mundo, e é responsável pelos demônios; Mt 12:24 / Jo 12:31 / 14:30 / 16:10. Satanás é submisso a Jeová, mas também toma decisões sozinho. Satanás disse a Jesus no monte: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória do mundo; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero; Lc 4:6.
Alguém superior deu ao Diabo o controle do planeta, Jeová declara em Ex 19:5 / Sl 24:1 / Ez 18:4; que toda terra e sua plenitude lhe pertence e que todas as almas e tudo o que há no planeta lhe pertence. Jesus disse que o mundo e nada do que nele está, vem da parte Pai; Jo 17:16 / 17:25. Jesus declarou que o mundo não conhecia o Pai antes dele vir, então quem o mundo conhecia antes de Jesus? O rei poderoso do mundo carnal é Jeová, deus de toda a carne e príncipe das potestades do ar, que constituiu Satanás um principado, Satanás é um anjo, um príncipe.
Jeová entrega os reinos do mundo nas mãos de Satanás bem aqui, Jeová declarou: Eu fiz a terra, o homem, e os animais que estão sobre a face da terra, com o meu grande poder, e com o meu braço estendido, e a dou a quem é reto aos meus olhos; Jr 27:5 (pra Jeová Satanás é reto). E agora eu entreguei todas estas terras na mão de Nabucodonosor, rei de babilônia, meu servo; (Pra Jeová o tirano Nabucodonosor também era reto), e ainda até os animais do campo lhe dei, para que o sirvam. E todas as nações servirão a ele. E acontecerá que, se alguma naçãoe reino não servirem o mesmo Nabucodonosor, rei de babilônia, e não puserem o seu pescoço debaixo de seu jugo, a essa nação castigarei com espada, e com fome, e com peste, diz Jeová, até que a consuma pela sua mão; Dn 5:18-19.
Desde então os reinos e todas as nações estão debaixo da autoridade de Satanás. Jeová levou Israel e todas as nações debaixo da autoridade de Nabucodonosor que é figura de Satanás, e figura do Dragão; I Cr 6:15 / Jr 25:9 / 27:5-8 / 28:14 / 29:21 / 32:28. Jeová declarou que Nabucodonosor é seu servo, um rei opressor que matava e escravizava os povos. Era Satanás que estava por detrás das obras de Nabucodonosor logo, Satanás estava obedecendo as ordens, vindas de Jeová o Senhor da terra. Até mesmo Faraó que também é figura do Diabo, foi entregue nas mãos de Nabucodonosor, ou seja, tudo ficou centralizado. O Diabo então domina até hoje todos os reinos da terra. Satanás tentou passar o bastão a Cristo, mas Cristo não reina no meio da carniça, e nem na podridão do mundo material, o reino de Cristo é do alto.
Nascimento do Diabo, função e queda
Jeová assumiu ser o criador, aquele que abriu a madre para dar a luz ao mau. O texto está em Isaías 54:16; Jeová disse: Eis que eu criei o ferreiro, que assopra o fogo de brasas, e que produz a ferramenta para a sua obra; também criei o assolador, para destruir. Em João 10:10 Jesus declara: O ladrão (Satã) não vem senão para roubar, matar e destruir. O destruidor é o Diabo e Jeová o criou. Satanás é um ser mais inteligente que o homem, e quando Adão foi expulso do paraíso, ficou lá com Jeová, em Gn 3:1 encontramos: Ora, a serpente (Satã) era o mais astuto (mais inteligente) de todos os animais do campo, que o senhor YHWH Elohim tinha feito. Jesus falou que o Diabo já nasceu, foi criado ruim e nunca foi perfeito. Jesus disse: Ele (diabo) foi homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; Jo 8:44.
Diferente do querubim de Ezequiel 28, que foi gerado perfeito e pecou depois, Satanás nunca foi perfeito, temos então 2 tipos de anjos, um que era perfeito e caiu depois, e outro que foi gerado ruim. Na história de Jó vemos Satanás tendo livre acesso ao céus, até a presença de Jeová, e lhe deu conselhos. Jeová assumiu que foi tentado, incitado pelo Diabo, a consumir Jó sem razão, de graça. Em Zc 3:1 o anjo do Senhor que nesse caso, é o próprio Jeová, Satanás esta na sua mão direita, ou melhor ao seu serviço. É de cair o queixo, à direita de Jeová esta um anjo mau. Como pode ser Jeová o pai de Jesus, e andando de mãos dadas com o mau? A palavra de Deus diz que Cristo esta a direita do Pai, e não um demônio; Rm 8:34.
Jesus disse que a função de Satanás é roubar, matar e destruir, mas ele rouba o que, se o mundo é dele? Tudo foi dado a ele! Jesus nos revela o que ele rouba: E, os que estão junto do caminho são aqueles (homens) em quem a palavra (evangelho) é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás (ave) e tira (rouba) a palavra que foi semeada nos seus corações; Mc 4:15. O Diabo rouba o entendimento, ele rouba a semente do evangelho semeada pelo pai no mundo, é a única coisa que ele rouba, o resto, coisas materiais são lixo, nós não temos nada, tudo que temos é emprestado; Mc 4:15 / Jo 10:10.
Jesus profetizou a queda de Satanás, quando estava aqui na terra como homem, isso mostra claramente que Satanás ainda estava no céus. Jesus disse: Via, verbo futuro, ainda ia acontecer, o Diabo não caiu em gêneses como dizem os teólogos; Lc 10:18. Jesus declarou: Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo; Jo 12:31.
Porque agora? Porque enquanto Jesus não subiu ressurreto todos os anjos corruptos estavam dominado o mundo lá do 3º céu, quando Jesus inaugurou a nova Jerusalém, fez a limpeza e tombou no abismo todos os anjos que não guardaram seu estado original, só ficou no céu e foi reconciliado com Jesus Cristo, quem guardou seu estado original. Paulo disse: E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro (demônio) de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar; II Cor 12:7. Paulo interpretou o seu espinho como sendo demônio, mas Paulo poderia estar falando metaforicamente.
Lúcifer e o Diabo são a mesma pessoa?
Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. esteve no éden, jardim de Deus; perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti, e nunca mais serás eterno; Ez 28:11-19. Esse ser citado acima foi criado pelo Pai, e é Jeová, o Pai o criou perfeito, diferente do Diabo que foi gerado mau; I Jo 3:8. O Diabo peca desde o principio, o Diabo não é Jeová. O Diabo foi um ser projetado para ser mau e Jeová o gerou. Deus criou o universo espiritual e os principados Elohins, autoridades, poderes, e os estabeleceram.
Na verdade eram deuses, príncipes criados perfeitos pelo Pai, e um deles era Jeová, o mais belo em formosura. Nesse tempo o Diabo não existia. Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os 12? E um de vós (Judas) é um diabo; Jo 6:70. Um de vós é um acusador, quem acusa os outros, é um diabo. Jesus chamou Moisés de diabo em Jo 5:45, mas o problema não esta em Moisés, esta na lei, a lei acusa, a lei foi dada por Jeová, logo, Jeová acusa; Ef 6:11. Paulo disse que a lei é ministério de morte e condenação; II Cor 3:9. O Diabo condena pela lei de Jeová.
Reino inferior, debaixo da terra
O Pai habita e esta no 4º céu, o mau foi criado no reino espiritual, por Jeová e contaminou do 3º céu pra baixo, tudo foi contaminado. O único lugar que Jeová não contaminou foi à morada da luz, onde mora Cristo e o Pai. A terra é o abismo, e no mais profundo do abismo existe um reino criado, fundamentado a um principado. Foi dado a esse príncipe poder e autoridade, então abaixo da terra existe um reino inferior; Jo 12:31. Existe o príncipe desse mundo, e existe o príncipe das potestades do ar, o reino inferior é um lugar espiritual interligado a terra, e esse lugar é o inferno.
O inferno esta aqui, o reino do inferno esta estabelecido junto ao mundo material. Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo espírito. No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; I Pd 3:18-19. Do 3º céu até o reino inferior, tudo o que acontece de mortes, pragas, sentenças, maldições, toda injustiça não tem a participação do Pai. O criador do reino inferior é o criador do príncipe desse reino, e a sua ira arde até o mais profundo do inferno; Jeová declarou: Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até ao mais profundo do inferno; Dt 32:22.
Isaías trouxe uma revelação tenebrosa sobre este lugar: Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! (Jeová) como foste lançada por terra, tu que debilitava as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, (4º céu, pois no 3º ele já estava), acima das estrelas (anjos) de deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, das bandas dos lados do norte. Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo; Is 14:12-15. A terra é o abismo, e o mais profundo do abismo é o inferno. A terra é o inferno material, e o reino inferior é o inferno espiritual, é um lugar onde encontramos: Jeová, anjos caídos, Satanás e milhares de demônios. Em Ez 30:15-18, Jeová declara que lança reinos e milhares de pessoas no inferno, todos eram jogados nesse lugar antes de Cristo vir, esse lugar é deposito de lixo.
Resumo
Tem gente que nem sabe quem é o Diabo, e fica dormindo na conversa da teologia e das religiões. O Diabo foi criado com um propósito: Roubar, matar e destruir, mas Jeová realiza as mesmas obras, logo trabalham juntos. Satanás é o príncipe do inferno e do planeta terra, mas Jeová é o príncipe das potestades do ar, que deu ao Diabo poder e autoridade para executar todas as suas ordens e propósitos. Um jeito simples de compreender isso: O Diabo é o gerente geral do inferno, e Jeová é o presidente. Jesus morreu para nos salvar do deus Jeová, o acordo que Cristo fez, de nos comprar para Deus como filhos, o fez com Jeová. Por amor Cristo morreu e padeceu, simplesmente por amor, grande é o amor do Pai, não dá pra viver sem esse amor.
0 comentários:
Postar um comentário
As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.