Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

10 Rotinas e hábitos para superar o termino, a depressão, para tomar decisões difíceis e passar pelo pedido de tempo e espaço de forma correta


           Uma das coisas mais difíceis que temos que fazer é lidar com o termino ou com o pedido de tempo. Alguns homens falham miseravelmente nessas situações. Nos piores casos entram em depressão e precisam de ajuda de um profissional. Alguns homens são péssimos em lidar com essas situações, tanto porque a maioria deles só se preocupam com essas situações quando estão no meio dela. Eu mesmo me ferrei muito por não saber lidar com essas situações e hoje, aprendi que é muito melhor aprender o que você não sabe antes de acontecer alguma coisa, do que esperar acontecer alguma coisa e somente depois preocupar-se com o que fazer.



           Tem uma regra que diz assim: “se sua mente está ruim, e seu corpo está ruim, sua mente ficará ainda pior, mas se sua mente está ruim e seu corpo está bom, então sofrerá menos”.

           Para termos sucesso em lidar com essas situações temos que entender como aliviar a dor da mente e manter o corpo saudável. Um corpo saudável ajuda a mente a voltar a seu estado anterior. Então, resolvi criar uma lista de coisas que você pode fazer após termino ou pedido de tempo que pode te ajudar a passar por essa situação da melhor maneira possível:

                1.       Evite tomar decisões importantes que envolvam questões pessoais

           Uma regra bem simples mas muito importante. A maioria das decisões que tomamos de cabeça cheia geralmente não são as melhores decisões. Como estamos passando por uma situação difícil, é comum que o cérebro queira aliviar essa pressão emocional, e a forma natural para isso é que você tome decisões importantes. O melhor a se fazer é dar essa decisão importante para outra pessoa que esteja mais qualifica no momento que você, e depois de um bom tempo, você poderá voltar a sua rotina normal e ter o poder de tomar decisões de volta.

                 2.       Manter o corpo em seu peso ideal

           Uma das consequência naturais da pressão emocional é que te faz ficar sem apetite. Por mais que seja difícil você precisa entender que seu corpo precisa estar bem, caso contrário sua situação ficará ainda pior. Então para evitar que a situação piore, mantenha seu corpo saudável e coma melhor. Mesmo que seu corpo diga não pra você, você diga que sim. A alimentação é muito importante.

                 3.       Durma corretamente e faça exercícios

           Sei que é difícil mas tente dormir dentro de um prazo de aproximadamente oito horas. É normal que por causa da dor emocional fique com preguiça e sem vontade de fazer muitas coisas, mas mesmo assim você tem que fazer. Se não fizer sua mente pode ficar ainda pior e será muito mais difícil superar a situação. Faça exercícios simples como fazer uma caminhada de minutos, e acima de tudo, durma no mínimo oito horas. Caso não consiga dormir, peça ajuda a um profissional. Caso não seja capaz de fazer nenhum dos dois, peça ajuda a alguém para te motivar, fazer você se mover.

                 4.       Tenha tempo para refletir e ler livros que te ajudem nesse momento

           Uma das soluções eficientes para essas situações é refletir sobre ela. A melhor forma de refletir é entendendo o que está acontecendo com você.  Eu mesmo quando estou em situações assim gosto de ler o livro ‘Decifrar pessoas’ pois esse livro fala bastante sobre a importância da tomada de decisão, de reconhecer as informações para tomar boas decisões, entre outras cosias que me ajudam entender melhor as pessoas e melhor sobre meu comportamento. Outro livro que gosto de ler nesses momentos de forte pressão emocional é o livro ‘A linguagem das emoções’ de Paul Ekman. Esse livro fala bastante sobre emoções e a parte mais interessante é que tem diversas dicas de como lidar com a pressão emocional da melhor maneira possível. O interessante é que se você está passando por um problema emocional, o melhor que pode fazer é ler livros sobre emoções e sentimentos. Evite aqueles conselhos de amigos que dizem para sair, beber, conhecer novas pessoas, isso geralmente tira o foco da solução do problema e te faz se concentrar em coisas fúteis de pouco valor para a situação que está enfrentando.

                  5.       Trabalhe e tenha Hobbys

           Em momentos de pressão, de termino ou de pedido de tempo, é comum que não tenhamos vontade para continuar o que fazíamos antes. Se estamos cuidado de nosso corpo, força teremos, mas não podemos entender ao certo o tamanho de nossa vontade. Como em muitos casos o melhor é manter a mente ocupada, então ter um trabalho e ter algum hobby é de vital importância. O que você tem que fazer em relação ao trabalho é conversar com as pessoas em seu trabalho e explicar sua situação. Então você diga que não está em seu melhor mas precisa trabalhar. Quando sua mente se distraí, você está guardando espaço para os momentos de reflexão, onde conseguirá pensar de forma clara e objetiva.

                6.       Motive-se, procure ajuda e tente se alegrar de alguma forma (ao menos um pouco)

           Para muitas pessoas é muito difícil passar por momentos difíceis. Isso é normal e esperado. Eu gosto de dar o meu melhor para essas pessoas quando me procuram e ao mesmo tempo entregar as melhores soluções para lidar com a situação. Uma vez que encontramos a ajuda adequada, nos motivamos e nos sentimos melhores para lidar com a situação.

           Em relação a motivação cada pessoa é diferente. Algumas pelo simples fato de terem alguém apoiando elas e dizendo que passará pela situação com ela, é extremamente motivador, para outras é necessário o apoio de pessoas importantes pra ela como filho, amigo irmão, ou quem sabe filmes vídeos e etc. Em relação a alegre-se não estamos falando da alegria falsa ou da felicidade falsa. Rir é muito importante, porém desde que seja verdadeiro. Quanto rimos ou quando nos sentimos felizes, a pressão emocional passa a diminuir mesmo que momentaneamente. O que te ajuda a tirar um pouco a cabeça da situação da qual se encontra.

                 7.       Assista Filmes e séries que irão te ajudar a passar pela situação

           Se você está com raiva assistir algum filme violento pode te ajudar a aliviar sua raiva. Se estiver triste por causa da perda de um amor, então assistir filmes de romance ou de comédia romântica podem ajudar a aliviar a pressão. Se tem que tomar uma decisão difícil então assistir filmes onde os líderes tem que tomar decisões difíceis pode ajudar a aliviar a pressão e até mesmo pode te ajudar a tomar uma boa decisão.

                 8.       Ouça músicas que de alguma forma represente o que está sentindo ou para distrair

           Assim como os filmes, ouvir música também ajuda a aliviar a pressão. Se está passando por um termino provavelmente ouvir músicas românticas pode te ajudar a aliviar a pressão, caso esteja de cabeça quente provavelmente músicas mais alegres podem te ajudar. No caso do termino é muito importante aliviar a dor e uma das formas é chorando. Isso mesmo. Chorar é um remédio natural para a dor. Crie seu próprio ritual. Utilizar fotos, lembrar dos momentos que teve com a pessoa, pode te ajudar a chorar. Chorar alivia a pressão pois é um remédio natural.

                 9.       Fortalecer a mente

           Nesses momentos difíceis nossa resistência tende a cair muito. Imagine que quando você está bem, sua resistência está em 10, no nível mais elevado, porém quando estamos mal, sofrendo com muita pressão, nossa resistência está próxima a 0, que é o valor mais baixo. Primeiro devemos compreender que não estamos mais tão resistentes e em segundo lugar, devemos nos concentrar em aumentar essa resistência. A melhor forma de trabalhar em sua resistência é justamente quando ela está baixa. Quando a resistência está alta não nos preocupamos com ela, mas quando a dor aparece então percebemos a importância que tem se preocupar com a resistência. Nesse caso podemos avaliar a nós mesmos e entender como lidamos com a dor, com o sofrimento, com as pessoas, entre outras coisas. É nesse momento que encontramos nossas fraquezas e assim podemos trabalhar em cima delas, para que aconteça duas coisas (1) para que nossa resistência no futuro não caia facilmente e (2) para que possamos ter as melhores ferramentas e técnicas para lidar com a situação que é difícil e desagradável.

                 10.   Tomar no mínimo dois litros de água por dia

           O corpo precisa estar hidratado, porém quando estamos passando pelo termino, por algum pedido de tempo, por depressão é comum que não tenhamos tanta vontade de nos alimentar e muito menos tomar água. Uma dica bacana que eu uso sempre quando estou em uma situação complicada é me obrigar a tomar um copo de água a cada hora. Eu coloco meu despertador pra funcionar e a cada uma hora, tomo um copo de água.

           Conclusão

           Nosso lema é: “um corpo saudável, ajuda a mente a passar por um momento difícil, porém um corpo não saudável, ajuda a piorar o estado de nossa mente”.


           Fica essas dicas e espero que tenham gostado. Caso o problema persista indico que procure um profissional qualificado. Por mais que acreditemos que somos capazes de lidar com a situação em muitos casos o que sentimos é tão intenso que tentar superar sozinho é quase impossível. Procure ajuda,não tem nada de errado com isso. 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: 10 Rotinas e hábitos para superar o termino, a depressão, para tomar decisões difíceis e passar pelo pedido de tempo e espaço de forma correta Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli