Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

terça-feira, 21 de julho de 2015

As falhas do sistema educacional e uma nova maneira de enxergar a educação


Quero começar dizendo algo muito importante. O nosso sistema educacional é falho, muito falho. Muitas pessoas são inocentes em sua visão sobre este sistema educacional. Concordo em sua importância e minha intenção aqui é melhorar e não piorar.

O sistema educacional não oferece o melhor para nossos filhos, oferece o necessário. Visto que oferece o necessário, logo não se foca no melhor que poderia ser feito. Hoje, a neurociência tem feito enorme diferença na vida de muitas pessoas e sem duvidas é de vital importância para a educação de nossos filhos. Além de trazer excelentes benefícios, permite que nossas crianças absorvem a informação e se adaptem a ela de forma adequada.

Além do mais com a Teoria das Inteligências Múltiplas, é possível trabalhar com nossos filhos nas áreas das quais acabam tendo maior interesse e facilidade. Isso quer dizer que aprenderiam o necessário sobre diversas matérias e se focariam naquelas que se sentem melhor e que se saem melhor. Isso permite que nossos filhos alcancem um potencial elevado em diversas áreas sem perder tanto tempo em áreas que possuem pouco ou nenhum interesse. 

Outro fator que influência no caminho da educação de nossos filhos, é a biologia dos mesmos. Utilizar o mesmo material para meninos e meninas, em muito pode atrapalhar. Visto que em um aspecto geral, homens e mulheres possuem preferências por coisas diferentes na grande maioria dos casos. Isso implica que o material escolar deve ser reavaliado, já que de alguma forma, em determinadas matérias, o material oferecido pode influenciar negativamente se não for cuidadosamente utilizado tendo em vista a biologia de nossas crianças.

Não é de hoje que precisamos de não apenas uma nova forma de enxergar nossa educação, mas sim a sociedade como um todo. A sociedade influência diretamente na educação, e a corrupção da qual impera em nossa sociedade, principalmente na política está dificultando e muito não apenas essa nova visão, mas também ações que poderiam ajudar milhares de pessoas.

A escola deve ser voltada, principalmente no ensino médio, a maturidade e a mentalidade de nossos filhos. Nossos filhos devem sair do ensino médio, sabendo como o mundo é e como se adaptar adequadamente a ele. Lidar com problemas, com conflitos, com situações complicadas e complexas, é algo que deveria ser uma obrigação em nossas escolas. Nossos jovens acabam tendo que aprender por si mesmos a lidar com essas situações, pois nem na escola e nem em casa, existem estímulos a ajudarem a lidar com essas situações. Naturalmente um desastre se alastra em toda a sociedade. Um mesmo erro é passado de geração a geração, quando poderia ser concertado iniciando um trabalho adequado e descente em nossas escolas.


É necessário uma reestruturação em todo o sistema educacional. Porém nada disso pode ser feito sem você. Existem muitas formas de contribuir com a melhora as sociedade e do ambiente, e podemos começar com a forma que votamos. Lembre-se que é na política que a reforma educacional terá inicio. 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: As falhas do sistema educacional e uma nova maneira de enxergar a educação Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli