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domingo, 6 de janeiro de 2019

Organização #2 Por que entrar nessa Jornada de organização?



É muito importante entender a razão de estar entrando nessa jornada de organização. Quer entrar nessa jornada porque quer ter uma vida melhor? Quer organizar porque seu filho irá nascer em breve? Quer organizar para causar boas impressões e se sentir melhor? Quer organizar para ter mais poder e controle sobre sua vida? Quer organizar porque quer ser uma nova pessoa?

Não adianta querer organizar sem ter uma razão. Essa razão será sua motivação. Dessa forma mesmo em momentos onde ficar pra baixo, encontrará forças para deixar tudo organizado.

Entenda que você terá uma melhor organização e não uma organização perfeita. Existem dois tipos de desorganização:

     1.     A desorganização prejudicial
     2.     A desorganização temporária

A desorganização prejudicial é aquela que vem em consequência da acomodação. Por exemplo, a acomodação faz com que você pense que como amanhã ficará desorganizado, então porque não deixar as coisas desorganizadas hoje?

A acomodação é o pior inimigo da organização. Geralmente a acomodação que gera a desorganização prejudicial começa de forma simples, deixando uma coisa desorganizada. Esse é o ponto inicial. Depois começamos a ficar cada vez mais acomodados e em consequência, começamos a deixar tudo para depois. Começamos a deixar os problemas acumularem. Quando percebemos o problema é gigantesco e além da frustração e ansiedade, não temos forças para começar e em muitos casos não fazemos ideia de como começar.

Eu mesmo enfrentei a acomodação dizendo que de nada adianta organizar porque depois ficará desorganizada e ninguém ajudará a manter organizado.

A desorganização temporária é aquela que não dura muito tempo. Por exemplo, os filhos brincando e espalhando os brinquedos pela casa. Essa é uma desorganização temporária. O mesmo ocorre quando você chega cansado do trabalho e deixa suas coisas jogadas. Seu primeiro objetivo é descansar um pouco, tomar um banho e somente depois organizar o que desorganizou.

O primeiro passo

Antes de começarmos a arrumar a casa precisamos conversar com todos para descobrir o que cada um pensa e o que cada um está disposto a fazer. Dessa forma descobrimos onde estamos pisando. Muitas pessoas nessa hora percebem que estão sozinhas, mas não devem desanimar. Por mais que seja difícil, você não pode desanimar só porque alguém não quer fazer o que você gostaria. A realidade é assim mesmo.

Caso toda a família ou apenas um ou dois queiram ajudar, isso é excelente porque agora, juntos conseguem a motivação para organizar e quem sabe com a influência de um ou dois, todos os outros sintam-se motivados a cuidarem melhor de suas coisas e da casa. 

Depois disso é hora de dar o primeiro passo. O primeiro passo é o que chamo de gratidão através da meditação. Você pode fazer isso durante a reunião em família ou sozinho(a).

O objetivo é que pense nos momentos bons que a casa proporcionou pra vocês. Pense em tudo de bom que a casa ofereceu pra você e que muitas vezes não deu o devido valor . Pense em suas roupas, na geladeira, na cama, no teto que protege da chuva, entre outros.

A verdade é que você tem muita coisa para agradecer e eu gostaria que tirasse alguns minutos para agradecer. Basta fechar seus olhos.

O método
O método consiste em 5 Etapas:

     1.     Roupas
     2.     Livros
     3.     Papeis
     4.     Itens Variados
     5.     Itens sentimentais

Em cada uma dessas etapas você irá aprender tudo que precisa para conseguir ter uma organização ideal. Para finalizar a aula de hoje, quero falar rapidamente sobre a acomodação e como a acomodação afeta sua vida.

Como funciona a acomodação?

A acomodação tem como base a programação humana. A programação humana tem as seguintes prioridades:

Prioridade 1: Gastar o mínimo de energia

Prioridade 2: Buscar o máximo de prazer e conforto em um curto espaço de tempo

Prioridade 3: é necessário motivação e recompensas para manter hábitos e comportamentos positivos

Prioridade 4: Sempre buscar aquilo que é mais fácil e cômodo.

Sabe quando você tem que fazer alguma coisa mas fica pensando no quanto de energia que terá gastar e no quão ruim será gastar tanta energia?

Sabe quando você não sente motivação para fazer alguma coisa que deveria fazer?

Sabe quando você sabe que irá fazer alguma coisa mas não terá nenhuma recompensa positiva?

Quem está falando não é essencial você, mas sim algo que faz parte de você e que todo ser humano tem. Eu chamo isso de voz da acomodação.

Perceba que em nenhum momento as prioridades focam-se no que é certo ou errado. Por isso é muito difícil fazer as coisas, principalmente quando não temos o conhecimento para fazer. Quando não temos o conhecimento, a acomodação é ainda mais forte.

Nós seres humanos temos muita dificuldade para fazer alguma coisa quando não estamos motivado. Temos muitas expectativas e queremos que as pessoas atendam nossas expectativas. A primeira regra é:

“Não dependa das pessoas para fazer o que precisa ser feito”

Existem muitas pessoas que podemos contar com a ajuda delas. E elas irão estar de acordo com nossas expectativas. Mas nem sempre será assim. Por isso temos que ter 100% de responsabilidade sobre o que podemos controlar e fazer.

A segunda regra para vencer a acomodação é:

“Não adianta cobrar das pessoas algo que elas não podem oferecer ou fazer”

Essa regra ao mesmo tempo que diz que devemos aprender a motivar as pessoas a fazerem o que nós queremos, também é necessário não cobrar alguém além daquilo que ela pode oferecer.

A terceira regra para vencer a acomodação é:

“Cada um tem seu espaço”

Para que a organização seja mantida é preciso respeitar o espaço de cada pessoa. Por exemplo, a maneira como alguém organiza o guarda-roupa é do jeito que ela acha melhor. Logo a minha opinião tem que ser a de respeito mesmo que a maneira da pessoa organizar o guarda-roupa seja diferente da que é melhor pra mim.

Cada pessoa precisa ser responsável pelo seu próprio espaço.

A Quarta regra para vencer a acomodação é:

“Não faça o trabalho do outro”

Existem situações onde perceberá que terá que fazer o trabalho por alguém por exemplo, caso a pessoa fique doente ou quando a pessoa tem muitas responsabilidades. Nesse caso é necessário encontrar equilíbrio.

Por mais que tenha vontade de organizar as coisas de alguém, é melhor não. Caso contrário, irá gerar o que chamo de “folga”:

  Ø A pessoa sempre irá perguntar pra você onde estão as coisas porque nunca sabe onde estão. O que causa estresse.
  Ø A pessoa sempre irá jogar mais e mais responsabilidades pra você e irá cobrar cada vez mais 
  Ø Você terá muito peso em seus ombros e irá se frustrar cada vez mais por ter que fazer tudo sem que ninguém queira ajudar. O que aumentará a frustração.
  Ø Não será recompensada(o) por todo o trabalho e sacrifício que tem feito para manter tudo organizado e funcionando.
  Ø Além disso, irá se sentir mal porque não consegue oferecer uma boa experiência para o seu lar, para seus filhos e para si mesmo.

Existem muitas outras consequências. Esse problema não acontece porque os filhos ou o parceiro(a) é folgado. Ocorre pelo simples fato de você fazer o trabalho de outra pessoa. Se você tem uma casa onde moram 5 pessoas e você faz o trabalho de todos, o que irá acontecer é que terá 4 pessoas desorganizando, enquanto tem 1 pessoa organizando.

Sei que terá muita vontade mas não faça o trabalho de outra pessoa.

A quinta regra é a seguinte:

“Motivar e Recompensar”

Para que bons hábitos e bons comportamentos sejam mantidos, é necessário existir motivações e recompensas. Quanto a família inteira é organizada, significa que temos uma recompensa positiva porque todos estão fazendo sua parte. Como a maioria das pessoas deixam tudo organizado, o ser humano funciona muito pelo exemplo ou seja, irá começar a se sentir incomodado e irá querer fazer igual para não ficar pra trás ou perder valor.

Agora, quando temos uma grande quantidade de pessoas desorganizadas, então ocorre o oposto. As pessoas irão ter pouca motivação para organizar. Isso porque a maioria influencia a minoria.

Se você é um pai ou mãe desorganizado, seus filhos irão crescer com hábitos e comportamentos de desorganização. É isso que seus filhos irão aprender com você. Encontre maneiras de motivar e recompensar porém é importante que os envolvidos entendam que a organização é para ser mantida com ou sem recompensa. Isso porque é muito comum que algumas pessoas desistam de organizar por não ter recompensa. Isso porque a acomodação fala mais alto quando não existe motivação ou recompensa.

Uma dica muito boa é aprender a fazer o que precisa ser feito com ou sem motivação.

A sexta regra é a seguinte:

“Transformar a organização em algo divertido”

Como a organização gasta energia, não gera prazer ou conforto imediato e também não é fácil de fazer, nosso corpo e nossa mente irá se esforçar para nos sabotar. Sendo assim, podemos transformar a organização em algo divertido. Por exemplo, podemos colocar músicas que gostamos enquanto limpamos e organizamos a casa.

Ao se focar nos benefícios que a organização irá oferecer no médio e longo prazo, está se motivando e transformando a organização em algo divertido.

Quando você demonstra que está gostando se seus filhos são pequenos, eles também irão gostar.

A penúltima regra diz o seguinte:

“Faça o que tem que fazer independente do que estiver sentindo”

Essa é a regra mais difícil mas também uma das mais importantes. Você precisa aprender a fazer as coisas mesmo que não se sinta bem fazendo. Eu sei que é difícil mas essa é a vida.

A roupa não irá se lavar sozinha e muitos acham que é difícil lavar roupa. Todos nós temos responsabilidades e devemos cumprir essas responsabilidades.

A última regra é a seguinte:

“Somente tenha alguém para fazer a organização por você quando você não tiver condições de fazer”

Somente devemos contratar alguém quando fazemos um levantamento de tudo que precisa ser feito e chegamos a conclusão de que não damos conta sozinhos. Por exemplo, se todos em casa trabalham o dia inteiro, é muito difícil organizar a casa. Nesse caso, faz sentido contratar alguém.

Em minha visão contratar alguém porque você não consegue fazer ou não sabe fazer, não é o melhor caminho. Com essa série espero que consiga a organização que tanto deseja. 

Está pronto para sua primeira missão de organização?

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