O problema Teísta!
Existe um grande problema em relação a argumentação teísta de que deus é um ser atemporal, super poderoso e assim por diante. Pois fica a pergunta quem criou o espaço e tempo?
A resposta a essa pergunta é meio um paradoxo para o teísta, já que este não pode afirmar que o espaço e tempo foi algo criado, já que o espaço e tempo possuem as mesmas características de um deus, atemporal superpoderoso, infinito e bla bla bla.
Isso implica algumas coisas preocupantes tais como:
Se deus é um ser infinito e está em todos os lugares, temos uma contradição entre duas entidades poderosas já que o argumento ontológico é claro na existência de apenas uma entidade com um poder tão massivo.
Temos que aceitar duas opções, que levam a inexistência ou ao menos apontam nesta direção:
> Se deus existe, o espaço e tempo não existem;
> O espaço e tempo existem;
> Portanto Deus não existe;
é claro que isso contradiz o argumento de kalam, mas o erro do argumento de Kalam é que ao tratar o universo como uma coisa criada, o argumento não oferece nenhuma pista do que teria feito ou criado o universo.
A brecha no argumento de Kalam é que não nos oferece nenhuma informação sobre quem criou o universo, desta forma o argumento de Kalam, oferece milhares de opções, tais como:
> Os aliens criaram o universo;
> O 'nada' criou o universo;
> Deus criou o universo;
> Zeus criou o universo;
> A Matéria escura criou o universo;
O argumento de Kalam não oferece nada em relação a alguma entidade, apenas afirma que o universo é uma coisa criada e a partir daí a lógica é óbvia, pode ser um ser inteligente, ou um ser indiferente, o universo pode ter surgido do nada (que foi de onde justamente ele veio com deus ou sem deus).
0 comentários:
Postar um comentário
As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.