Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 10 de março de 2014

Uma Reflexão sobre Expectativas

Uma Reflexão sobre Expectativas

Olá, sejam bem vindos.

Hoje falaremos sobre expectativas. De inicio quero que compreenda que expectativas existem para serem desfeitas ou para acontecer o que deseja que aconteça.

A todo momento criamos expectativas. Imaginamos como vai ser a faculdade, a escola, o carro novo, imaginamos nosso time sendo campeão, que a pessoa que está ao nosso lado não ira nos trair ou nos decepcionar. Entre diversos outros exemplos que poderia colocar como expectativas.

Nós temos em nossa mente, algo programado desde pequenos, que era quando nossas expectativas raramente eram quebradas, por causa disso, tendemos a aceitar  a quebra de expectativas como algo ruim, ao invés de positivo.

E é sobre isso que quero falar, que é justamente o perigo das expectativas e como ter um controle maior para que não soframos tanto quando algo ou alguém nos decepcionar.

Nada melhor do que um exemplo pessoal que aconteceu comigo, em relação a isso.

Passei três meses conversando com uma garota, até que resolvemos nos encontrar. Como eu moro em são Paulo e ela em Caxias do sul, não era algo como poderíamos nos ver todos os dias, como queria conhecer o local fui mesmo assim.

No segundo dia, percebi que o que tínhamos  conversando no decorrer 3 meses era totalmente diferente do comportamento. Isso gera a quebra de expectativas, o que acaba deixando uma situação bem desconfortável. Pelo fato de eu ter decidido que não queria nada além de amizade, comecei a não dar tanta bola, o que gerou a quebra de expectativa para essa mulher.

Esse é um dos perigos que lidar com a quebra de expectativas, pois se a pessoa não tem conhecimento sobre isso (como eu na época), tendemos a complicar uma situação que não precisaria se complicar. Como eu e ela não sabíamos lidar de forma eficiente com a quebra de expectativas, a situação piorou ao invés de melhorar.

Então, como lidar com as expectativas de forma eficiente?

Existem diversos métodos e ferramentas, que irei citar aqui e poderá encontrar todas elas em meu blog.

Existe algumas ferramentas e métodos eficientes. Como desde criança raramente você foi ensinado sobre essas ferramentas e métodos, como consequência falhamos em diversas áreas de nossas vidas, o que não é nada bom.

Para lidar com as expectativas e não as levar tão a sério, a primeira regra é:

Evite confiar nas palavras, confie no comportamento.

Geralmente a quebra de expectativas são quebradas por confiarmos em palavras ao invés de analisarmos o comportamento e a vida da pessoa. É muito fácil a pessoa dizer o quanto é gente boa e que faz o bem, mas seu comportamento pode ser totalmente o oposto. Quando você observa o comportamento da pessoa e percebe que este comportamento segue as palavras que a pessoa diz, portanto podemos concluir que neste caso, podemos confiar na palavra desta pessoa, já que o caráter acompanha a língua.

A segunda regra, se baseia em diversas ferramentas para comunicação. Essas são deverás importantes pois, permitem que descubra o porque de suas expectativas foram quebradas, e aqui vão elas:

Ø  Como lidar com as críticas? Clique Aqui
Ø  Como lidar com Conflitos e problemas? CliqueAqui
Ø  Como lidar com pessoas difíceis? Clique Aqui
Ø  Como argumentar de forma eficiente? Clique Aqui

Muitas vezes por não sabermos como lidar com o que as pessoas dizem ou por não possuirmos conhecimento suficiente para lidar de forma eficiente, tendemos a complicar as coisas, baseadas em nossa ignorância e inocência. Você é culpado por saber de algo e não utilizar, mas é ‘inocente’ se não sabe o porque está fazendo, ou seja, você faz, porque foi assim que seu ambiente faz.

A terceira regra é buscar maturidade.

Está provavelmente das ferramentas listadas, pode ser a mais importante. Quando se busca maturidade, ou seja, busca-se controlar sua emoções, ou parte delas, para que sua vida fique mais fácil e mais objetiva de se viver, quando isso acontece, sua maturidade começa a aparecer. Muitas pessoas não sabem o que é e muito menos como lidar com as emoções, eis alguns links que vão lhe ajudar com isso:

Ø  O que é maturidade emocional? Clique Aqui
Ø  O que é Inteligência emocional? Clique Aqui
Ø  O poder da manipulação Clique Aqui
Ø  Jogos emocionais Clique Aqui
Ø  O que são argumentos emocionais e Racionais? CliqueAqui

A quarta Regra é saber se comunicar de forma eficiente para que consiga resolver o problema de expectativa quando forem quebradas. Meu amigo e amiga, isso acontece com mais frequência do que imagina, principalmente em relacionamentos e por isso a importância dos links abaixo:

Ø  A pessoa fica fria, distante, não quer papo? Como vencer esse problema? Clique Aqui
Ø  Porque acontecem os divórcios? Clique Aqui
Ø  Eu e minha namorada brigamos por pouca coisa e agora?
Ø  Brigas, Discussões, etc, Clique Aqui

E pra que serve todas esses regras e ferramentas?

Essas regras e ferramentas tem um propósito muito importante que é lhe oferecer LIBERDADE EMOCIONAL, desta forma evitará muitos problemas que nem deveriam acontecer e quando eles aconteceram, saberá como lidar com eles de forma eficiente. Desta forma estará mais preparado(a) para seus relacionamentos e saberá lidar de forma eficiente com a quebra de expectativa.

Como regra geral, evite levar as coisas para o lado pessoal. Um dos motivos de até mortes e brigas sem necessidade, é o fato de levarmos as coisas para o lado pessoal.

Meu time perdeu, levamos para o lado pessoal, e até choramos. O que demonstra pouca maturidade em relação as expectativas.

A pessoa disse algo que não gosto, me espere que ou ali em casa pegar minha 38 e resolver esse problema.
No transito então nem se fale. São muitos lugares e motivos para sair de seu estado emocional de equilíbrio e transformar a situação em um caos.

Como exemplo, eis a reportagem do homem que matou um pai de família, na frente da família, com os filhos e a mãe implorando para o homem não o matar.

Na vida real, você pode até não levar a sério o que disse, mas o que disse é de vital importância para um convívio melhor com as pessoas e principalmente com seus inimigos.

Tente controlar sua emoções, caso contrário, discutirá com seus filhos por pouca coisa, com sua mulher ou marido por pouca coisa, e isso com o tempo, vai criando aquela bola de neve gigante e quando ela explode, não adianta olhar para trás e não compreender o porque o que aconteceu, quando na verdade estava na cara.

Como exemplo final, para a quebra de expectativas, irei falar sobre, a quebra de expectativas baseado em pai e filho ou mãe e filho e assim por diante.

Muitas vezes, os pais, se metem em problemas e acabam construindo uma situação tão desconfortável que a única maneira de ambos viverem bem em sociedade é se um for para um lado e o outro para o outro lado. E isso tende a acontecer, com pessoas que não sabem lidar com as expectativas e principalmente com a quebra delas. Bem estou falando quando o filho, não será o que os pais querem que os filhos sejam. Como exemplo pessoal tenho dois.

Quando meus pais souberam que minha irmã era lésbica, ficaram putos e não aceitaram de forma alguma. Cheguei a ver agressões físicas e a pior eram as agressões verbais, que é justamente o que venho falando sobre a quebra de expectativas e a importância de saber lidar com elas. O segundo caso, foi o caso, no qual eu não concluí meu curso na faculdade por motivos pessoais, bem, o que foi muito ruim pra mim, terminou ainda pior, pois, meus pais com todo seu esforço não conseguiram que suas expectativas acontecessem, o que acabou piorado a situação.

Em nenhum destes momentos, foi demonstrado maturidade, em nenhum desses momentos houve uma conversa franca, em nenhum desses momentos nada do que eu disse até agora foi utilizado, o que acaba gerando uma situação desconfortável para todos. É assim que algumas pessoas lidam com as coisas e é assim enquanto o socialmente correto estiver contido na maior parte da sociedade moderna.

Dito isto, como podemos lidar de forma pessoal com as quebras de expectativas?

Primeiramente se aconteceu a quebra de alguma expectativa, está tendo um ótimo professor, que lhe ajudará a melhorar sua maturidade.

É aqui que muitas pessoas se perdem, pois ao invés de pensarem no que podem melhorar para evitar situações como essa, preferem fechar os olhos para isso, e resolverem como aprenderam ou acham que é a melhor maneira de lidar com a situação. Essas pessoas estão erradas e por isso, perdem oportunidades que poderiam terem sido resolvidas com uma simples conversa, ou seja, criam uma situação da qual, a resposta será um dos lados dominar e o outro ser submisso, ou ambos os lados se afastaram. Existe uma terceira opção que, mesmo com a chateação da quebra de expectativas, essas pessoas preferem continuar mesmo assim. Que como disse acima, isso cria uma bola de neve, e quando acontecer novamente, será muito pior, pois a bagagem de coisas mal resolvidas é muito maior.

Somente existe uma maneira eficaz de resolver esse tipo de problema quando acontece e se não souber, sofrerá as consequências desnecessariamente.

A melhor maneira quando acontecer a quebra de expectativa, é compreender que em algum momento, você fez a curva no lugar errado e foi parar na quebra de expectativas. Em algum momento algo te levou a analisar errado a situação da qual lhe causou um desconforto. Quando pensamos assim, começamos a analisar o real problema ao invés de lidarmos com nossas emoções no momento. As emoções de momento são passageiras portanto não ligue para elas no momento, como muitos dizem, mais vale gastar um tempo analisando a situação, do que tomar decisões que não trarão bons frutos ou benefícios.

Quando você faz essa analise, irá descobrir onde fez a curva errada e o porque aconteceu a quebra de expectativas. Provavelmente irá conversa com a pessoa, e terá um bom resultado da conversa já que estará utilizando o que demonstramos até agora.

Quando você lida dessa maneira com a quebra de expectativas, não cairá no mesmo problema novamente e a melhor parte, compreenderá o porque fez a curva errada, o que lhe ajudará a cometer menos erros no futuro.

Agora quero que imagine que, das duas uma, ou as pessoas aprendem com a vida a lidar com as expectativas ou elas não aprendem. Milhares de pessoas passam por isso a todo momento, e poucas sabem lidar de forma eficiente.

Agora você tem algo exclusivo, de primeira mão, que não irá encontrar em nenhum outro lugar, até é claro, eles plagiarem.

A partir de hoje, você não possuí desculpas, e pode melhorar muita coisa em sua vida com esse simples artigo se quiser.

Expectativas não é algo negativo, na verdade é muito positivo, imaginar como vai ser e como vai acontecer algo, mas devemos ter os pés firmes no chão, e não permitir que essa visão das expectativas, ultrapassem um determinado limite, desta forma pode trazer problemas ao invés de ser algo bom e bacana.

Por enquanto é só. Obrigado por ler.
Atenciosamente Gabriel Melo




  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Uma Reflexão sobre Expectativas Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli