Elogios X Críticas: O que é aprendido com a vida justifica certas atitudes?
O que é uma crítica? Como o socialmente correto e o senso comum distorcem o que é dito sobre críticas? Essas são perguntas interessantes, e poucas vezes são explicadas. Aqui aprenderá tudo sobre críticas, desde como lidar com críticas, problemas e opiniões diferentes, de forma eficiente, depois desse artigo, sua visão sobre as críticas não será a mesma.
A ideia de crítica é algo bem comum na ciência, ao escrever um livro, um artigo, já que nestes casos, assim como muitos outros, a crítica é essencial para deixar da melhor forma o conteúdo a ser utilizado por talvez, milhares de pessoas. Por exemplo, a televisão em sua casa, o computador, a geladeira, seu fogão. Se a crítica não existisse poderíamos comprar produtos falhos. Eu não gosto de produtos falhos, por isso, um produto é testado, e se precisar de melhorias ou não estiver no ponto para ser entregue ao consumidor, certamente críticas devem ser feitas pelo bem do negociador e de sua clientela.
Se você observar, a crítica tem um papel importante em sua vida, e principalmente em sua educação, desde os anos iniciais até o momento em que está agora. Acrítica é fundamental para seu crescimento em relação a maturidade e de outras áreas tão impostantes quanto. Ok, vamos parar com esse bla bla bla, e vamos ao que interessa.
Acredito que tenha visto a definição e os significados de críticas e elogios, pois bem isso é ótimo.
Podemos perceber que tanto a crítica é um julgar determinada ação, independente de qual ação seja. E o elogio? Se analisar o elogio afundo verá que para algo ser elogiado ou aceito como bom e alguém lhe dar os parabéns, antes de tudo isso, o que você faz é julgar e analisar de alguma forma aquilo que foi feito. Sem isso é raro alguém elogiar outra pessoa, sem algum motivo em particular, tais como:
- Você está bonita! Dita quando a mulher está horrível para levantar a estima da pessoa em questão!
- Você está Linda! Também utilizada para dizer o quanto a mulher está espetacular.
Situações diferentes, mas com o mesmo propósito, mesmo quando a evidência é o contrário. Em outras áreas da vida, o elogio é precedido de uma ação, da qual o elogio somente pode existir, se houver algum julgamento de forma consciente ou inconsciente. Como ser atraído por algo mas não por outra coisa.
Bem, temos um problema, porque a crítica tem a mesma função de um elogio?
A resposta pra isso é que o elogio é uma crítica, o que podemos chamar de Crítica positiva, assim como a crítica construtiva, crítica negativa, crítica irrelevante, entre outras.
Crítica positiva = Aceita como Elogio ou alguma forma positiva de levantar a Auto Estima do individuo.
Crítica Negativa = Pode ser Duas, a crítica que ofende o individuo como algum palavrão ou algo do tipo, e a segunda, é a crítica não positiva, ou seja, a pessoa não conseguiu atingir o que deveria atingir e por isso ao invés do Elogio a crítica negativa aparece com a intenção de fazer a pessoa melhorar, fazendo assim, a pessoa prestar atenção no que está fazendo. Pode ser encontrada também em Discussões de Relacionais, ou em qualquer conflito ou problema, envolvendo diversas situações e causas diferentes, como trabalho ou vida sexual, e assim por diante.
Crítica Irrelevante = São as críticas que ouvimos mas não fazem diferença alguma, pois a crítica em questão está fora de um contexto, do qual a pessoa sendo criticada está acima da crítica, ou seja, está ciente e antes de ouvir a critica tomou as devidas atitudes necessárias, o que torna a critica irrelevante.
Crítica Construtiva = Clique Aqui ou Aqui. A crítica construtiva é a construção de uma crítica positiva (elogio de alguma forma) para assim poder utilizar uma crítica negativa. A crítica construtiva tem a intenção de Criticar sem ofender o individuo de alguma forma.
Quero deixar bem claro, a crítica é algo muito positivo, o problema é a visão que as pessoas possuem da crítica, o que faz ela ser negativa ao invés de positiva. Quando alguém me critica ou oferece uma opinião diferente, entendo isso como um elogio, o motivo disso é que, um elogio te manter no mesmo lugar, sem a necessidade de mudanças, já a crítica, faz o oposto aos elogios, ela te faz melhorar, compreender onde precisa melhorar e o que melhorar. Ela te abre os olhos e lhe permite ver além do que quer ver, isso sem contar que as críticas, nos faz, alcançar maturidade emocional e evoluirmos com maior facilidade do que negando e dizendo o quanto ela é ruim.
Mas como um elogio pode ser uma crítica?
Para isso, quero que imagine que você é um humorista e está se apresentando no Credicard Hall para quase 10 mil pessoas. Todo comediante sabe quando seu humor é bem aceito ou quando não é.
Se seu público bater palmas e dar risadas, você como humorista irá saber que seu humor foi bem aceito, ou seja, o público aplaudindo e rindo, significa uma crítica positiva ao que está fazendo, caso o público não goste de seu humor, será nítido, o que podemos chamar de crítica negativa.
Em ambos os casos a ação é a mesma e o julgar não muda independente se é algo positiva ou não, portanto o elogio é uma crítica.
Como o socialmente correto e o senso comum distorcem as críticas?
O socialmente correto que é baseado no que a sociedade chama de correto, independente se aquilo é correto ou não na realidade objetiva, através do senso comum, distorcem as reais intenções da crítica. Toda crítica é uma crítica que pode ser utilizada e não tem motivos para ficar nervoso ou chateado com elas. O problema é que, milhares de pessoas aceitam as críticas como algo negativo, que sabemos que ela somente será negativa dentro do socialmente correto, onde as pessoas tendem a não saberem lidar com as críticas de forma eficiente.
No socialmente correto as pessoas aceitam o julgar como algo negativo ao invés de positivo. O problema com essa linha de pensamento é que o individuo em questão que disse está frase faz julgamentos a todo momento, o que podemos perceber que neste caso, o problema é emocional e não racional.
Essa parte é a melhor. Pessoas que tendem a utilizar o argumento acima, essas tendem a buscar a felicidade e prazer com frequência, e uma crítica, independente do que seja, é como um inimigo que quer lhe tirar essa tal felicidade ou prazer, por isso muitos até utilizam frases como:
- Quem é você para julgar alguma coisa?
Em alguns casos até exageram:
- Essa pessoa pensa que é deus para julgar alguém, ou algo parecido.
Podemos observar que o gatilho para trazer emoções negativas, muitas vezes para essas pessoas basta ser uma simples opinião diferente. Isso é o suficiente para que o Sectarismo aconteça. Em outras palavras, a pessoa por pensar de forma diferente e ter uma opinião diferente é aceita como, não está no mesmo time, não bebe a mesma água. Neste caso a pessoa se utiliza desse argumento emocional para se afastar dessa pessoa em especial.
Outro fator que ajuda a fazer esse gatilho ser ativado é que no socialmente correto as pessoas não sabem ou não aprendem lidar com opiniões ou críticas de forma eficiente. É necessário para compreender que o socialmente corrompeu está ideia de crítica, de tal forma que para discordar de alguém ou para dizer algo que a pessoa possa não gostar, diversas ferramentas são utilizadas como o C&D (concorde para discordar: concordo com você, acho interessante seu ponto de vista, mas olhe por esse lado .... ) e o principal as pessoas são obrigadas a utilizar uma forma indireta para dar uma opinião que a pessoa talvez não goste, algo como:
- Olha gostei de seu artigo mesmo não concordando com você, respeito sua opinião.
Pra mim, esse é o cúmulo do cúmulo do cúmulo. E irei explicar o por que.
Pelo fato do Socialmente correto ter dominância perante a maioria da população mundial, esses tipos de frases são utilizadas com frequência, o motivo disso pode ser facilmente explicado pela evolução da sociedade. Com o tempo, as pessoas perceberam que para conseguirem o que elas queriam sem ofender ou ao menos minimizar o problema emocional que poderia vir de uma crítica, essas pessoas descobriram ferramentas importantes para lidar com pessoas no socialmente correto, e para isso, como uma forma de deixar mais tranquila a conversa, utilizam frases como que mencionei acima. Essa foi a forma que as pessoas no socialmente correto encontraram de criticar alguém se ofender o mesmo. No passado pessoas morriam apenas por dar uma opinião diferente, a Idade das Trevas é uma evidência do que foi dito acima. O problema com isso é que, somente funciona com pessoas no socialmente correto e com pessoas que possuem o pavio curto, se me entende.
Mas porque?
Se compreendermos que é um DIREITO do individuo discordar, concordar, aceitar ou não aceitar, criticar ou não criticar, perceberemos que é algo comum e totalmente normal, ter uma postura diferente da pessoa e ainda sim, possuir amizade com esse individuo em particular. O que não é o caso do socialmente correto, principalmente se a pessoa dentro do socialmente correto for teísta ou ateísta, isso é o suficiente para um se afastar do outro, como se fosse uma doença maligna sua oposição. Tudo isso porque¿ Pois a pessoa em questão não possuiu as características necessárias para se livrar das garras do socialmente correto.
Se o individuo não sabe lidar com as críticas de forma eficiente, este pode passar sua vida inteira cometendo injustiças ou cometendo erros em nem perceber. Como ofender alguém simplesmente por discordar ou fazer uma crítica sem utilizar as ferramentas adequadas, entrar em brigas ou discussões porque alguém falou algo contra o que o individuo acredita, entre outras.
Se o individuo demonstra dificuldade em relação a críticas, pode ter certeza, que esse problema não é concedido apenas nessa área da vida, mas no geral.
Não estou defendendo aquela pessoa que se utiliza da crítica acima do limite esperado, mas sim, estou defendendo a posição perante o socialmente correto de que a maneira como se utilizam dessa ferramenta que é positiva, a maneira como veem a crítica no socialmente correto e no senso comum é errada e está longe da realidade.
Quando o ser humano atinge um determinado patamar de conhecimento, compreende que, os elogios servem para manter o individuo onde está, sem necessidade de melhora ou evolução. Um exemplo disso, é quando seu chefe lhe diz bom trabalho, quando seu filho lhe diz obrigado por algo que você fez, quando alguém elogia o quanto está bonita. Os elogios servem para manter o individuo onde ele está, desta forma não necessitando que o individuo melhore quem ele é ou seu comportamento.
Esse é o problema dos elogios e ao mesmo tempo é bom. O problema é que, milhares de pessoas utilizam a frase:
- Você não precisa mudar quem você é.
- Você pode ser o que quiser.
De fato é, você pode ser quem você quiser ser, o problema é que, quem lhe diz isso, lhe diz para criar uma conexão contigo e além de agradar a pessoa, serve para dizer que, onde tu está no momento não precisa mudar em nada, pois é o suficiente. O problema com o socialmente correto é justamente esse, obrigar as pessoas a continuar a viverem suas vidas mesmo que a vida seja cheia de problemas e dificuldades por falta de evolução do individuo.
Você pode ser o que quiser, pode dizer o que quiser, o problema é que o socialmente correto não lhe diz as consequências de seus atos, e por causa disso falham.
O que é o oposto a qualquer tipo de crítica.
Vamos supor que tu és uma pessoa que saiba lidar com as críticas, se sabe lidar com as críticas, compreende que a maioria das críticas tem o intuito de:
Melhorar seus relacionamentos e as DRs;
Ter maior e melhor controle sobre o lado emocional e conseguir Maturidade;
Saber diferenciar se precisa mudar em algo ou aceitar a crítica como irrelevante;
Conseguir os melhores negócios;
Se dar melhor com as pessoas;
Aprender e evoluir com os erros;
Entre diversas outras.
Se seu problema com as críticas é algo emocional ou algo que aprendeu baseado em uma sociedade que diz ser correta, neste caso, sua maturidade emocional será menor que a desejável.
Muitas pessoas como defesa, se utilizam de frases como:
- Não dou a mínima para a opinião das pessoas, sou quem sou e se não gostarem que eles se fodam.
O que demonstra o que venho falando, pois, se a pessoa não sabe lidar com as críticas ou opiniões diferentes, esse individuo deixa de crescer e também colocará essa filosofia para seus filhos e família, fazendo assim, brigas desnecessárias e por pouca coisa, como acontece com muitos casais, problemas no trabalho, com os amigos, e etc. Isso sem contar que essas pessoas se tornam difíceis de lidar, pois o que acreditam aceitam como uma verdade absoluta e aí de você se ousarem dar uma opinião diferente ou critica-los, eles se zangam, cortam até amizades, podendo chegar a agressão.
Por falar em bater, quantos pais não cometem esse erro ao dizer para seus filhos:
- O que? Você vai me responder?
Eu mesmo me cansei das vezes que apanhei quando oferecia uma opinião diferente e era punido por isso, ou seja, dentro do socialmente correto, em relação aos pais e seus filhos, boa parte das vezes, os pais cometem erros de punir seus filhos por darem uma opinião diferente, pois como os pais neste caso, não sabem lidar de forma eficiente com uma crítica, tende a aceitar as palavras do filho como ofensa e por isso os punem. Em outros casos, os filhos exageram e pelos exageros devem ser punidos. Uma observação aqui é que, descer o cacete no filho, com pedra, cinta, pedaço de madeira ou borracha, é uma punição muito grande para uma opinião ou crítica. Se for pai ou mãe cuidado com os exageros para não serem injustos e incentivarem seus filhos a serem submissos.
Acredite ou não, milhares de pessoas são vítimas todos os dias do socialmente correto, e poucas dessas pessoas, se tornam pessoas que vale apena ouvir conselhos e muito menos abrir negócios com elas. Pessoas dentro do socialmente correto tendem a dar trabalho a médio e longo prazo. O motivo de não darem trabalho no curto prazo é que, como buscam felicidade e prazer com maior frequência, é isso que conseguem a curto prazo, pois pessoas no socialmente correto, tendem a :
Utilizar uma mascara que pode ser facilmente compreendida se observar os detalhes, tais como: Fala sobre felicidade e demonstra alegria, tranquilidade, com frequência ao invés do que realmente está acontecendo. Muitos utilizam frases como, ‘as coisas não estão bem, mas não irie perder minha alegria’, ou ‘coloco um sorriso no rosto e ...’;
Essas pessoas tendem a serem muito negativas com as perdas. Se for uma perda romântica por não terem conseguido aquilo que queriam, geralmente dizem ‘se você não gostou tem quem goste’, o mais comum é se fazerem de vítimas, ao invés de aceitarem o que realmente aconteceu.
Os conselhos que oferecem para situações emocionais são do tipo, ‘é assim mesmo’, ‘enterra no passado’, ‘coloca uma pedra’, ‘ele ou ela que saiu perdendo’, ‘os homens ou mulheres são todos iguais’, todas essas justificativas servem apenas de consolo e não ajudam de forma eficiente a pessoa a lidar com a situação. O socialmente correto não se agrada ao ver lágrimas ou tristeza, o socialmente correto se pudesse gostaria de ver apenas sorrisos e alegrias, não importando se forem falsos. O que importa é o prazer que virá. Um exemplo fácil, são as pessoas que falam como é bom o começo de um relacionamento e o quanto odeiam o termino, o que é normal, exceto se a pessoa tem a ilusão da pessoa certa, do príncipe encantando, se acredita em destino, ou se acredita que alguém colocou alguém em seu caminho, neste caso, o termino se torna um problema, já que essas pessoas possuem dificuldades em críticas, resolução de conflitos e problemas.
Gostam de demonstrar o quanto são fortes, o quanto suportam a dor, mas o que se passa com essas pessoas é que, elas não possuem nada para manter essa força, o que acaba rapidamente e a mascara cai, acabando com as expectativas de quem pensava que a pessoa era de outra forma. Em outras palavras, a própria pessoa se torna duas caras mesmo quando não queria.
Muitas pessoas mentem para seduzir ou conquistar alguém ou alguma coisa, tanto homens quanto mulheres, o motivo disso é que por desejarem algo, tentam impressionar, para que aquilo que desejam possa ser conquistado. Este é o exemplo do qual que se a pessoa não conhecer as artimanhas utilizadas, a pessoa em questão é facilmente enganada. Eu sei muito bem como é isso, já que passei por isso; Sedutores , cafajestes, canalhas e pilantras são mestres nessa arte, mas não é difícil desmascara-los se é claro, possuir o conhecimento necessário.
Essas pessoas demonstram insegurança com sua força.
Tendem a lhe dizer o quanto o caráter é importante, quando de fato, quem fala sobre caráter dessa forma, tende a ter poucas características que fazem o caráter dessa pessoa ser tão bom quanto ela diz. Caso ela tivesse bom caráter, não estaria tentando impressionar dizendo o quanto o caráter é importante. Neste caso, as pessoas veriam o caráter da pessoa como bom e daí as pessoas e não ela mesma, tiraria as conclusões sobre o caráter desta pessoa em questão; Quem muito fala, pouco demonstra. Por isso, observe o comportamento e atitudes.
Se gabam e se acham boas pessoas, ou boas mães ou pais, eles gostam da imagem que as palavras passam, mas observe o comportamento. Se uma pessoa diz o quanto é uma boa mãe, observe os filhos e veja o quão confortáveis estão perto dessa pessoa, se são respondões, briguentos, marrentos, desobedientes, se por exemplo, mijam na escada, na área, na rua, e poucas vezes no banheiro que está a menos de 5 metros, este é um ótimo sinal de que a mãe ou o pai não são bons como dizem.
Observe como essa pessoa lida com sua família. Se essa pessoa diz o quanto quer sair de casa por motivos de insatisfação ao invés de liberdade, por não aceitar a mãe como mãe não por razões esperadas como vítima de violência, independência, vontade de estar só, se a pessoa tender para as outras razões, provavelmente essa pessoa em questão não é uma boa filha, o que pode ser observado por outros motivos e outras razões, como vergonha;
Observe como essa pessoa trata as pessoas ao seu redor e o que ela tenta manter.
Pessoas que dizem que o impossível é questão de opinião se esquecem de que se algo que era dito impossível aconteceu, isso implica que aquilo não era impossível e sim improvável. O impossível não é uma questão de opinião, pena que esqueceram de avisar Charlie Brow Junior e também esqueceram de Avisar o socialmente correto.
Não é difícil reconhecer pessoas assim, e de fato é muito fácil, conseguir moral e amizade com elas, desde que, saiba utilizar o socialmente correto com elas, caso contrário, tu será mais um inimigo por estar na realidade objetiva enquanto elas estão em uma realidade subjetiva.
Todo o cuidado é pouco.
Dito isto, espero que me critiquem, pois vejo a crítica e a discordância como algo positivo. Se querem me deixar puto, digam o quanto respeitam a minha opinião ou utilizem ferramentas para criticar como o C&D.
A crítica é algo comum, e está em todos os lugares de todas as formas. Um Outdoor, Um olhar, Um sorriso, expressões faciais de desprezo, ódio, raiva, etc. Entre diversas outras coisas. Muitas pessoas para evitar problemas, tentam fingir para evitar um problema maior.
Existem algumas frases que são conhecidas como frases armadilhas. Elas tem esse nome, porque se não responder de forma direta e em menos de 2 segundo, você perde. Perguntas como:
- Estou gorda amor?
- Estou bonita?
- O que achou de minha família?
Entre diversas outras perguntas como essa. As melhores respostas, para essas perguntas, é inverter a situação para que a pessoa responda por si a pergunta, ficar em silêncio e se a pessoa continuar, a melhor resposta é:
- ‘Se eu estivesse preocupado com isso, teria ido embora a muito tempo’; (humor rs)
Outro fator importante é que, você não tem que ter medo de dizer sua opinião, de dizer o que pensa, mas como observação final, existe o famoso, momento. Nem todo momento é o adequado para oferecer uma opinião diferente.
Se uma pessoa estiver nervosa, fora de seu estado de equilíbrio, não estiver afim de conversar, esse é um ótimo momento para evitar opiniões diferentes e críticas, pois para o gatilho do nervosismo funcionar, basta que aconteça pouca coisa e será o suficiente.
Elogio é bom, crítica é ruim?
Por Josiane Souza
Elogio é bom? Crítica é ruim? Quando que uma ou outra é favorável ou não? Qual deles é o melhor para o desenvolvimento da carreira de um profissional? Na realidade, tanto um quanto o outro são importantes. O segredo é reconhecer e reagir de maneira correta diante de um elogio ou de uma crítica, pois eles são facas de dois gumes.
Tanto o elogio quanto a crítica são aprendizados árduos, visto que para chegar ao equilíbrio é necessário deixar a razão falar mais alto que a emoção.
Juntos, vamos avaliar as duas situações sob os aspectos negativos e positivos. Logo após, deixarei algumas dicas para serem praticadas diariamente, como um treinamento numa academia!
Os aspectos negativos do elogio são o aumento, em demasia, do ego do elogiado com conseqüências em seu relacionamento interpessoal e o risco de acomodação técnica, pois ele pode pensar já saber tudo. Por outro lado ele é positivo no sentido de ter havido o reconhecimento dos colegas, superiores ou subordinados pelo trabalho realizado.
Os aspectos negativos da crítica são os seguintes:
Falta de desenvolvimento profissional em decorrência da resistência ao feedback recebido.
Ser facilmente manipulado pelos outros por reagir sempre a provocações, caindo em descredibilidade.
Abatimento, desmotivação por causa das opiniões ou censuras que os outros fizeram.
Doenças psicossomáticas.
Desligamento da empresa por problemas de relacionamento interpessoal.
As vantagens de se aceitar e ouvir as críticas recebidas são o desenvolvimento profissional e o atingimento do equilíbrio emocional. Ouvir é uma das habilidades dos profissionais na era do conhecimento.
Vamos então as dicas:
Como receber um elogio?
Em primeiro lugar, para que recusá-lo? Aceite o elogio mesmo que tenha havido sorte ou apoio de várias pessoas. Você esteve envolvido e é visto por quem te cumprimenta como sendo merecedor do comentário.
Seja grato, o elogio é como um presente. Você não recusaria o presente dado por um amigo!
Não seja pessimista, se você recebeu elogios pelo andamento de um determinado projeto não responda dizendo que falhas podem acontecer. Na oportunidade, esclareça os desafios do projeto e tome cuidado para não causar a impressão que quem elogiou está mal informado.
Reconheça sua contribuição, mesmo que de forma parcial. Aliás, faça o reconhecimento dos méritos dos membros da equipe! Mas não diga que eles merecem “todo” o crédito.
Retribua. Torne visível que você aprecia o ato. Ofereça de volta um cumprimento a quem o elogiou, desde que não pareça falso.
Como receber uma crítica?
A primeira reação do criticado, geralmente, é emocional e não racional. Então não tenha medo de receber uma crítica.
Perceba se de fato está sendo alvo de uma crítica ou de uma afirmação meramente opinativa de alguém. Se constatar ser, realmente, uma crítica verifique se ela tem ou não razão de existir.
Veja a crítica negativa como um ponto a desenvolver. É a melhor forma de receber um feedback, mesmo que seja feito de forma inadequada ou no momento não oportuno.
Agradeça, mesmo que a intenção do outro seja ofender e magoar. O agradecimento pode ser uma boa resposta inicial. A longo prazo, você será cada vez mais bem-sucedido no aspecto em que está sendo criticado.
Aproveite ao máximo cada relato, cada afirmação, cada declaração favorável ou depreciativa para se desenvolver e triunfar na próxima vez.
Como fazer uma critica positiva?
Dê uma sugestão. Ela pode ser encarada como algo positivo, deixando o criticado mais receptivo às suas ponderações a respeito do desempenho dele.
Seja positivo. Na maioria dos casos, críticas são negativas. Partindo disso, você acaba prejudicando a conversa, pois já ataca a pessoa e ela não vai considerar o que você está falando. Por exemplo: o seu material gráfico ficou ótimo, limpo e objetivo! Que tal uma cor um pouco mais forte?!
Seja específico. É fácil fazer uma crítica vaga, como “você escreve mal”, em vez de dizer à pessoa que ela precisa trabalhar concordância verbal.
Seja gentil. É muito importante que você seja gentil em suas sugestões. Já é difícil aceitar críticas, ainda mais se elas forem expostas de maneira grosseira.
Relacione com as ações. Nunca critique a pessoa, critique as ações realizadas por ela. E quando você estiver fazendo uma sugestão, faça sobre ação e não sobre pessoa.
Não deixe esse dever de casa para depois, comece a treinar agora mesmo e sucesso!
Josiane Souza é consultora em Gestão Estratégica com Pessoas, palestrante, professora de Marketing Pessoal e Oratória. Diretora Executiva da Assessoria Organizacional.
Caso queira conhecer a página homens e mulheres alfas: Clique Aqui
0 comentários:
Postar um comentário
As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.