Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sábado, 31 de maio de 2014

Jesus, Religião e a Bíblia: A Falta de Contextualização religiosa

Jesus, Religião e a Bíblia: A Falta de Contextualização religiosa

Não é de hoje, que os religiosos dizem o quanto é importante, utilizar um texto dentro de seu contexto. Eles tendem a dizer que muitos que não acreditam é porque entendem errado a Bíblia, como se isso fosse o suficiente para manter a ignorância e a falta de conhecimento deste individuo. Muitas Igrejas, assim como neste vídeo (clique Aqui – Pastor Josué yurion) não respeitam esse tipo de regra, e muito menos respeitam:

Ø     Exegese;
Ø     Hermenêutica;
Ø     Interpretação de texto que se aprende na sexta séria;
Ø     Entre outros;

E assim eles enganam milhares de pessoas. O pastor no link do vídeo que deixei acima, ele tira totalmente do contexto histórico e se utiliza deste versículo para tirar totalmente do contexto, não respeitando as regras de contexto e de interpretação que se aprende na sexta série. E assim ele engana milhares de milhões de pessoas. Eu cheguei a conhecer uma pessoa que dizia que o filho dela estava ficando rebelde por causa de assistir o Rei leão, quando na vdd ela não era uma boa mãe. Amigos e familiares também acreditavam no que este pastor dizia, neste caso, por causa de seu ambiente acreditar, ela acabou acreditando também e por isso vai falhar como mãe.

Por outro lado eu admiro os religiosos que não tiram o texto de seu contexto, mas eles falham justamente naquilo que eles dizem ser o forte deles.

Em primeiro lugar, eles acreditam que o que foi dito para pessoas a mais de 2 milênios atrás ainda pode ser utilizado nos dias de hoje, ou seja, o contexto que é bom eles ignoram dizendo que a bíblia é um livro muito bom para os dais atuais. Doce ilusão.

Meu argumento sobre isso é simples:

Ø     Pessoas que não possuem uma maturidade desejada e inferior ao que a bíblia oferece, elas são atraídas como um imã e por causa de mudarem certas posturas e comportamentos passam a acreditar que a bíblia ou a religião possuem aquilo que é ideal, mas isso somente funciona através do argumento da ignorância. Ou seja, a pessoa não conhece nada superior a bíblia então ela diz que a bíblia é ideal;
Ø     Pessoas que possuem Maturidade desejada ou acima disso, que possuem conhecimento, e assim por diante, raramente aceitam a bíblia como válida. Pois eles sabem que o que a bíblia oferece falha em diversos pontos;

As falhas da bíblia

A bíblia contém muitas falhas e injustiças que quando mal direcionadas acabam iludindo milhares de pessoas, principalmente vindo de pastores que possuem pouco conhecimento.

Ø     A bíblia não lhe diz como melhorar suas habilidades sociais e habilidades de sedução;
Ø     A bíblia não lhe ensina a como manter um bom relacionamento e muito menos a fazer ou ter um bom sexo;
Ø     A bíblia ensina que matar em nome de deus é bom e é ok.
Ø     A Bíblia não ensina que virar a outra face é o mesmo que permitir que o agressor continue a lhe fazer maldade e lhe agredir. O sistema bíblico de justiça é muito inferior ao sistema judicial que possuímos hoje em dia;
Ø     A bíblia te ensina a viver pela fé e a ignorar a razão, ignorar a ciência, ignorar o conhecimento, mas em contrapartida ela se utiliza da razão, da ciência todos os dias.
Ø     A frase de Jesus ame a seu próximo como a si mesmo, é um ótimo exemplo de falha. O correto é dizer, ame a seu próximo como ele gostaria de ser amado. Utilize a frase de jesus em seu relacionamento e verá como ele tenderá ao fracasso, enquanto a segunda frase, fará seu relacionamento dar certo por muito tempo;

Outros pontos que gosto de mencionar na falha da contextualização são:

1.                      Alguns religiosos reforçam a ideia de fé e sua importância

Estes religiosos se esquecem que o mestre e deus deles, chamado Jesus, não se utiliza tanto da fé como os religiosos costumam dizer. E de fato, Jesus não misturava fé e razão. Desde muito cedo, Jesus aprendeu a debater, a argumentar de forma eficiente, a ler as escrituras e não as tirar de seu contexto, aprendeu sobre filosofia, buscou conhecimento e buscou principalmente a razão, de tal forma que mesmo quando adolescentes, espantava os sacerdotes com seu conhecimento e dedicação.

Talvez você devesse seguir o exemplo de seu mestre que, ao obter conhecimento, se afastou do templo e do trabalho que ele deveria fazer como membro da tribo de Levi. Não apenas isso, na bíblia tem diversos relatos de Jesus partindo de lugar para lugar, e não se hospedando em qualquer forma de igreja ou sinagoga.

Se Jesus que é deus, considerava tanto o conhecimento, a filosofia, a maturidade, e o conhecimento, quem você pensa que é para negar isso?

2.                      A filosofia de Jesus X a Filosofia Cristã de Jesus

Hoje em dia, religioso ou não, sabemos separar essas duas filosofias de Jesus. Jesus se preocupou com as pessoas, e através dessa preocupação ele se utilizou da filosofia da qual ele acreditava como verdadeira baseada no deus que ele acreditava, para unificar as duas em uma.

O problema é que assim como muitas religiões nos dias de hoje, Jesus também cometeu o erro de unir o que pertence a qualquer ser humano (ajudar o próximo, ser bom, praticar e ajudar os necessitados) com a filosofia divina, e assim, ele se utilizou das unificação dessas duas visões para criar apenas uma, ou seja, ele tirou daquilo que sempre existiu no ser humano para se utilizar como base em sua  filosofia divina.

Assim como William Lane Craig diz que não podemos ser Morais sem Deus, Jesus também cometeu este erro.

Caráter não é uma questão de religião, caráter é algo que pertence ao ser humano, ao qual muitas religiões tomam para si e dizem como seu caráter deve ser. Eles te roubaram e depois te venderam aquilo que roubaram.

3.                      A Bíblia está muito ultrapassada

Para que serve a bíblia nos dias atuais? Seguir conselhos e lições de moral para um povo no passado e que nos dias de hoje pessoas ao tirarem o contexto pensam que a bíblia é direcionada para elas?Porque a bíblia fala de salvação?

De fato, a bíblia só serve para pessoas que não possuem o suficiente para transcender o ensino que a própria bíblia dispõe.

A bíblia é importante nos dias de hoje?

Se você quiser voltar e viver com o pensamento de pessoas que viviam a 2000 mil anos atrás, fique a vontade. Se é neste nível que sua maturidade se encontra, então é isso que deve seguir. Mas se temos melhores respostas, das quais basta você criar coragem e procurar, a bíblia se torna irrelevante.

Conclusão

Religiosos no geral se gabam pela bíblia, mas são poucos religiosos que vale apena parar e gastar um tempo ouvindo o que ele tem a dizer. Da mesma forma para ateus.

Obrigado por ler. Atenciosamente Gabriel Melo.





  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Jesus, Religião e a Bíblia: A Falta de Contextualização religiosa Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli