Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sábado, 22 de agosto de 2015

10 Coisas que aprendi com Caroline H. – Uma paixão perdida



    Todos passamos por perdas em nossas vidas e sem dúvidas muitas lições ficam. Separei 10 lições que aprendi com uma de minhas ex paixões, confira:


1.    Mulheres raramente tomam a atitude em relação a conquista

É interessante quando avaliamos a biologia, a cultura, o meio social, e como isso nos afeta. Em grande parte dos casos, as mulheres evitam tomar a iniciativa em relação a conquista, ou seja, esperam que o homem seja o responsável por ter a atitude. Essa lição, demorei anos para compreender, porém depois que compreendemos, também somos capazes de ver tanto nossos erros, quanto os erros das pessoas próximas a nós.

Quando gostamos de alguém e não temos a atitude e nem a iniciativa necessária para conquistar aquilo que queremos, tenderemos a perder a pessoa que gostamos. Como regra geral, aquele que tem interesse em algo deve conquistar este algo.

Lembro-me que na época estava a fim dessa garota e sabia que ela estava a fim de mim, porém na época, não conhecia nada sobre a conquista e do que as mulheres esperam de um homem. Também acredito que mesmo ela que foi casada por 5 anos, também tem dificuldades em tomar a iniciativa e conquista o homem que deseja. Neste sentido, quando duas pessoas possuem pouco conhecimento e atitude para conquistar, poucas vezes vão conseguir ficar juntos. É necessário que algo aconteça para que ambos fiquem juntos.

Com essa lição através da experiência, aprendi o quanto é importante estudar sobre conquista e o quanto é importante ter a iniciativa com as mulheres. Muitas mulheres tomam a iniciativa e vão atrás do homem que querem, porém as outras mulheres pensam que sabem seduzir, mas não se apercebem que para quem sabe observar, raramente uma mulher consegue passar por debaixo do radar. Elas pensam que estão escondendo bem o jogo, quando de fato estão sendo bem óbvias. Para quem compreende o método indireto da conquista, sabe bem do que estou falando.

2.   Decepções fazem parte da vida, aprenda a aceita-las

Acredito que todos nós temos alguma decepção. Decepções fazem parte da vida. A principal questão é como lidamos com elas. Algumas pessoas sofrem por meses, como eu sofri em relação a esse amor perdido, enquanto outras pessoas superam a dor da paixão em pouco tempo (como acontece comigo nos dias atuais). A principal diferença daquela época para o momento de hoje, é que minha maturidade e mentalidade estão em níveis bem acima daquela que eu possuía em meu passado.

Hoje, tenho uma maior compreensão de que temos somente duas opções, ou aceitamos a decepção ou não aceitamos. Fato é que, naturalmente passaremos por momentos difíceis, porém não podemos mudar o que passou. Uma vez que não podemos mudar o que passou, então temos que aceitar o que passou. Desta forma nos concentramos em como curar nossas feridas ou quem sabe colocar um curativo, para que possamos lidar com a dor adequadamente. Por mais que muitas pessoas digam que conseguem colocar uma pedra no passado, aconselho a não fazer isso. Isso acaba aumentando a dor. O melhor a se fazer é aceitar o que passou ou tentar aceitar e logo em seguida, avaliar os erros cometidos e o que pode fazer de diferente no futuro para não cometer novamente os mesmos erros.

3.      Lidar com Conflitos, problemas, e situações complicadas

Muitas pessoas, possuem enorme dificuldade em lidar com conflitos, problemas e situações complicadas. Acredito que naturalmente, acabam recebendo da cultura e do ambiente a qual se encontram, o conhecimento simples e básico de como lidar com conflitos. Naturalmente essas pessoas acabam possuindo uma mentalidade não ideal ao lidar com essas situações. Assim utilizam o silêncio de forma desequilibrada. Utilizam a ‘resposta através do tempo’ de forma inadequada. Ou seja, um problema que poderia ser resolvido adequadamente se o individuo compreendesse as ferramentas ideais para lidar com conflitos, problemas e situações complicadas, acaba sendo resolvido de forma inadequada.

Ao conhecer essa garota, pude ver como a mesma lidava com os problemas, conflitos e situações complicadas. Tenho que admitir que também não era uma pessoa fácil, e posso garantir que não sabia praticamente nada sobre resoluções de problemas e conflitos, como seu hoje. É incrível como a mentalidade e maturidade tende a amadurecer e aumentar seu limite, quando de fato temos interesse em aprender e compreender nossas falhas. Com Caroline H. aprendi o quão importante é saber lidar com conflitos, problemas e situações complicadas, caso contrário a situação pode sair do controle e se tornar algo indesejável.

4.  Aprenda a arte de Decifrar as pessoas

Comprei um livro a um tempo atrás que se chama ‘Decifrar pessoas’. Tenho outros livros interessantes quanto esse, porém nenhum desses livros é tão bom assim. Levando em consideração que tanto eu quanto ela, éramos pessoas que ainda não possuíam uma maturidade e mentalidade adequada, éramos pessoas fáceis de decifrar. Porém, é importante compreender que não é lendo o livro que a pessoa se tornará expert em ler pessoas. É necessário muito mais do que isso. Eu mesmo, demorei 4 anos de estudos sobre o comportamento humano, assim como biologia, adaptação ao ambiente, cultura, background, estrutura primária, entre outros, para chegar aonde cheguei.

Se eu pudesse voltar no tempo, com a maturidade que tenho hoje, conseguiria decifrar Caroline H. (Ex paixão) de forma surpreendente. Hoje, meu cérebro trabalha de forma espetacular que nem preciso me concentrar no que devo observar, as informações saltam em frente aos meus olhos. Sem duvidas ainda falho, porém através dessas falhas aumento a quantidade de informação que tenho em meu banco de dados, o que me permite avaliar as pessoas melhor. O interessante é que está é um aprendizado constante, ou seja, se parar no tempo irá perder muito daquilo que lutou para aumentar seu conhecimento. Aprender a decifrar as pessoas é muito importante, principalmente se trabalhar em áreas sociais.

5.  O Vitimismo raramente te levará a algum lugar

Em relação a Caroline H., lembro-me que me apaixonei por ela, sem nunca ter dado um beijo nela. Sim, eu era muito fraco simples. Essa não é a parte interessante. No final, quando deu tudo errado, lembro-me que me coloquei na posição de vítima. Posso garantir que ela também se colocou na posição de vítima, porém quero falar de como se colocar na posição de vítima raramente trará algum beneficio.

Lembro-me que a culpava pela dor emocional que estava sentido. Lembro-me de ficar mandando mensagens, cartas, tentando ligar (sem sucesso), dizendo o quanto a queria, e em outros casos, em quanto a achava uma hipócrita. De qualquer forma, meu posicionamento através do vitimismo trouxe maiores malefícios que benefícios.

Por mais que tenha sido uma experiência horrível, foi ali o começo de uma enorme mudança. Pelo fato de eu ter sofrido muito por gostar de alguém, eu disse para mim mesmo, ingenuamente, que nunca mais iria sofrer por amor ou por gostar de alguém. Perdoem este rapaz simples, ele não existe mais. Hoje, olhando para tudo que passou, vejo o quanto foi importante para estar aonde estou, porém se eu pudesse voltar no passado com a maturidade que tenho hoje, poderia mudar e melhorar a situação de tal forma a jamais se repetir.

É muito importante aceitar o término. É muito importante aceitar e compreender o ‘não’. Se a pessoa disse ‘não’, não adianta correr atrás, se humilhar, entre outras coisas. O melhor que podemos fazer é nos concentrar na dor que estamos sentido e no que podemos fazer em relação a ela. Isso é seguir em frente.

6.    Pessoas possuem mundos diferentes

Por mais que muitos tenham afinidade e conheçam muito bem as pessoas ao redor, mesmo vivendo no mesmo país, cada pessoa tem seu background. Podemos dizer que ‘vivem em mundos diferentes’. Isso quer dizer que a forma como elas lidam com os problemas, com os conflitos, com as criticas, a forma como apreciam determinada cultura ou ambiente, as experiências e o conhecimento que a pessoa teve em vida, tudo isso influencia em quem a pessoa é. Naturalmente, pelas diferenças entre os backgrounds é comum vermos diversas posições difíceis e complicadas de lidar, sendo resolvidas de formas bem diferentes.

Mesmo que a mentalidade e maturidade em níveis ideais ou maiores, diminuam os conflitos e problemas gerados pelas diferenças culturas, entre outras, pessoas com uma maturidade e mentalidade abaixo do nível ideal, tendem lidarem com problemas e conflitos de forma que, em muitos casos, tende a ser pouco eficiente. O que acaba trazendo consequências nada agradáveis.

Quando estiver se envolvendo com alguém, é muito importante coletar o máximo de informação sobre o mundo em que a pessoa vive. Principalmente se quiser entrar neste mundo. Aprendi com Caroline H. que quando dois mundos são diferentes e a mentalidade e maturidade de ambos, não são ideais, as consequências podem ser desastrosas.

7.   Algumas pessoas exageram naquilo que acreditam

Não é de hoje que milhares de pessoas acreditam em alguma coisa. Eu mesmo já acreditei em Deus por muito tempo. Porém algumas pessoas exageram em suas crenças e outras exageram em tentar mostrar que a crença pessoal está equivocada ou errada. Junte uma pessoa que não abre mão do que acredita e outra que não abre mão de dizer que a crença pessoal de alguém está errada, então teremos a terceira guerra mundial.

Hoje, alguns anos depois, compreendo que crenças pessoais são valores de cada individuo que moldam sua personalidade, caráter e comportamento. Além de oferecer um sentido de vida, ao mesmo. Uma convicção de que algo é real. Neste sentido, cada individuo tem suas crenças pessoas, ideologias e filosofias de vida. De forma pessoal não existe debates ou argumentações, o que muda completamente ao avaliarmos uma crença, ideologia ou filosofia de vida racionalmente.

Algumas pessoas, principalmente aquelas com uma maturidade e mentalidade em níveis ideais ou acima, sabem lidar com qualquer tipo de pessoa. Em outras palavras, conseguem lidar com um individuo que mesmo estando errado no que acredita, não larga o que acredita, e também sabe lidar adequadamente com pessoas que tendem a querer convencer outras pessoas de que elas estão erradas no que acreditam. Algumas pessoas exageram no que acreditam e se tornam pessoas difíceis de lidar.

8.  Se não guardar um dinheiro, pagará por isso

Muitas pessoas já leram livros como ‘Pai Rico, Pai Pobre’, ‘O Homem mais rico da Babilônia’, ‘O Monge e o Executivo’ e descobriram a importância que existe ao poupar algum dinheiro. Assim como eu era, Caroline H. também tinha dificuldades em ter um plano B. Essa dificuldade a levava a reclamar de sua vida, de que ainda morava com os pais e de que queria sair de lá, para ter sua própria vida. Mesmo que a primeira vista possa não parecer, um trabalho de poupar algum dinheiro poderia ter ajudado e muito que ela conquistasse esse sonho. Neste sentido, pagamos por não termos uma mentalidade e maturidade voltada para questões financeiras.

Por mais que seja chato ficar guardando um pouco de dinheiro, o mesmo pode fazer enorme diferença a médio e longo prazo. Essa poupança pode facilitar e muito na aquisição de uma casa, de um carro, de uma moto, ou a pagar a faculdade dos filhos. Aprendi com meu próprio passado e com o passado de Caroline H. que poupar dinheiro é muito importante e se não fazemos isso, pagaremos por esse erro.

9.     Algumas pessoas com o passar do tempo mudam

Por mais que muitas pessoas vivam em suas bolhas, outras pessoas tem a audácia de estourar sua própria bolha e mudar para melhor. O problema é que, muitas pessoas somente mudam quando algo negativo ou ruim acontece. É como se fosse um motivador que obriga a pessoa a sair de sua zona de conforto e fazer o que deve ser feito. Algumas pessoas param no tempo, enquanto outras continuam a melhorar enquanto estão vivas.

Por mais que muitas pessoas continuem as mesmas e demorem muito para evoluir e melhorar, outras pessoas se questionam e se preocupam em serem pessoas melhores do que já foram um dia. Fato é que algumas pessoas mudam com o passar do tempo e outras demoram demais para mudar algo pequeno em si mesmas.

10.  Ninguém é obrigado a aceitar ninguém como é

Em nossa cultura, está propagada como um vírus, a ideia de que as pessoas devem te aceitar como é. Essa ideia, humanista, obriga as pessoas a mesmo que não gostem de alguém, a aceitarem essa pessoa. Porém ninguém é obrigado a gostar de alguém. Essa é a razão de existirem Leis.


Por mais que muitas pessoas gostem de dar a oportunidade, prefiro que me provem o porque merecem fazer parte de meu mundo. Ninguém é obrigado a aceitar ninguém, então por favor, não me obrigue a te aceitar. 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: 10 Coisas que aprendi com Caroline H. – Uma paixão perdida Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli