Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

domingo, 2 de março de 2014

O poder das emoções

O poder das emoções

Não é novidade que quando nossas emoções passam um determinado limite, tendemos a deixar de tomar decisões racionais e partimos a tomar decisões mais emocionais, ou seja, desta forma, mantendo o que sentimos.

Controle sua emoções Clique Aqui

Um exemplo simples é a música e a necessidade de renovação.

O problema das emoções é que elas tem o poder de transformar ou dar a impressão de transformar algo que não existe em algo real. Existem diversas áreas de psicologia que tratam isso. O que importa nesta analise é que, o lado emocional tanto para alguém que tem amigos imaginários, é o mesmo lado emocional para alguém que não tem amigos imaginários. Ou seja, a emoção é a mesma.

Indo um pouco mais a fundo, imagine que um desastre aconteça e uma mãe perca seu filho. Por causa das emoções, mesmo o filho não estando mais entre nós, a mãe ainda iria sentir como se o filho estivesse com ela de forma emocional. Emoções não trabalham de forma racional.

Veja que interessante,  emoção não torna algo real. Mesmo que o filho esteja morto, o que a pessoa sente em relação a isso, não fará seu filho estar ao seu lado ou existir. E a partir disso eu faço um paralelo com a fé religiosa, pois assim como no exemplo acima, a fé tem bases emocionais parecidas, isso se não forem as mesmas.

A primeira coisa que deve compreender é que existem diferentes tipos de religiosos e crenças, mas todas dizem a mesma coisa:

- O que elas sentem é real, como não podem explicar o que sentem, chamam essas emoções de fé.

Todas as pessoas possuem fé, a religiosa é um intensificação da fé comum, tornando o que sentem em uma verdade absoluta.

Existem, deixo dar um chute aproximado, cerca de 2 Bilhões de deuses, deuses pra tudo é quanto é coisa. Um deus pessoal, um deus de barro, de madeira, que deseja boas coisa, ou que não se preocupa com você. Se perguntar para qualquer pessoa a resposta será a mesma, ela vai dizer que o que sentem é real e tornam a crença pessoal em uma verdade absoluta.

Perceba que, o que sentem não torna nenhum dos 2 bilhões de deuses, reais, o que a pessoa está afirmando é que precisa e tem a necessidade que um ser exista, para que sua vida tenha sentido e deleite emocional. 

Isso não nos dá indicação nenhuma de que um determinado deus exista, principalmente sendo um ser pessoal. Assim como no exemplo da mãe que perdeu seu filho, uma pessoa que acredita em algum deus de forma pessoal, possuí a mesma base emocional, exceto que ali era uma reação a algo que aconteceu na vida real, e para o outro o lado emocional foi direcionado para algo irreal, assim como como o medo ou prazer é direcionado para lobisomens, bicho papão, entre milhares de outros como papai noel.

O sistema emocional é o mesmo.

O que esse sistema prova?

Prova que o ser humano tem uma ferramenta que lhe serve para trazer sentido para sua vida, algo que valha a pena morrer ou viver. Esse sistema todas as pessoas possuem, podendo acreditar em qualquer coisa ou ter medo de qualquer coisa, independente de onde ou quando seja.

Essa ferramenta faz com que não importa para que seja direcionado, isso fará com que a vida do individuo tenha sentido emocional, dessa forma, oferecendo emoções como prazer, satisfação, felicidade, gozo, jubilo, conforto, esperança, confiança, entre outros, e esse sistema também funciona de forma oposta, fazendo com o que seja oposto ou diferente, sair com emoções negativas, opostas as emoções de prazer. Ou seja, se você tem algo a se evitar, tem algo a acreditar.

Este é o famoso ditado que diz que todo bem tem um pouco de mal e todo mal tem um pouco de bem.
Esse sistema que nós temos, é direcionado para trazer sentido em nossa vida, direcionando para alguma coisa como, o teísmo, o ateísmo, agnosticismo, realismo, conservadorismo, nazismo, racismo, e etc, do qual fará qualquer posição que discorde ou critique como ruim, pois afasta as sensações de prazer e satisfação.
Essa é a prova que o que você sente não torna algo real, o que você sente, serve para lhe dar sentido.
Obrigado por ler.

Quem não tem um certo controle sobre suas emoções, não tem controle algum. Um Seriado Famoso Chamado Lie To Me, as expressões facias ou micro expressões faciais, demonstram e muito as emoções ou o que uma pessoa está sentido.


Ser inteligente e feliz, é muito mais compensador que ser apenas Feliz.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

1 comentários:

  1. Pra você se livrar disso tudo um passo importante é você seja metacognitivo, que significa: pensar sobre os seus pensamentos, observar o que te passa na sua própria cabeça. Ser observador de si mesmo e aprender sobre si mesmo, se conhecer.
    Observador de si mesmo é aquele que conscientemente, decide se afastar do seu comportamento habitual e passa a se conhecer.

    ResponderExcluir

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: O poder das emoções Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli