A Escala da Maturidade
Começarei dizendo, algo que é muito intrigante:
‘Existem apenas dois tipos de pessoas no mundo: As com tendências racionais e aquelas com tendências emocionais.’
É claro que a frase, a principio parece ser uma falácia e possuí diversas implicações. De fato não existem apenas duas pessoas no mundo e de fato, nem todas elas são completamente racionais ou emocionais.
Vamos desvendar essa frase mencionada acima, e vermos onde isto nos leva.
Quero que imagine uma reta. Esta reta terá o inicio em O, que significará uma pessoa que somente toma decisões através de suas emoções. Se ela não se sente bem ou se ela gosta de algo, isso tende a se tornar algo moralmente correto. A frase para estas pessoas seriam:
- Entre o certo ou errado prefiro aquilo que me faz feliz ou entre estar certo e ser feliz, prefiro ser feliz, ou ainda, nada é tão errado se te faz feliz.
Podemos observar esse comportamento emocional em crianças, que tendem a tomar suas decisões não em relação ao que é certo ou errado, mas com o que as faz feliz principalmente a curto prazo. No aqui e no Agora. Algumas até choram para obter aquilo que elas querem, e enquanto não obtém o que querem se prepare.
No final da real, imagine que ali seja o número 100, que significa uma pessoa totalmente madura, das quais suas emoções não influenciam tanto nas tomadas de decisões.
Todos nós nascemos com 0 e com o tempo vamos subindo nesta escala. Dentro desta escala podemos adicionar todas as pessoas do mundo. Vamos separar esta escala em 10, agora tu pode ver que além dos números 0 e 100, outros números acompanham como 10, 20 , 30 e assim por diante.
Em cada um desses pontos são pessoas com crenças e visões de mundo diferentes, sem dúvida existem diversas crenças, mas todas se encaixam em alguma dessas 10 partes em relação a maturidade.
Conforme mais próximo de 0 estiver, mais tenderá a ignorar a verdade e seguir aquilo que tu sente ser verdadeiro, mesmo que não tenha nada de verdadeiro ou evidencias nisso. A cegueira tende a atingir as pessoas próximas a 0 e as pessoas próximas a 100, tendem a buscar a verdade não se baseando no que sentem ou não apenas no que sentem.
Isso implica que nós seres humanos possuímos diversas características e cada uma dessas características ou ferramentas possuem um valor de qualidade de 0 a 10.
O que difere um cara comum do Brad Pitt por exemplo, são a qualidade dessas características e não a pessoa em si.
Isso quer dizer que muitas pessoas não fazem ideia das ferramentas que possuem, o problema não é a ferramenta ou a características em si, mas a qualidade dessa ferramenta.
Todos possuímos as ferramentas, mas diversas delas possuem uma qualidade não muito boa, o que, acaba interferindo em nossa maturidade.
Essa escala de Maturidade, tem o dever de dizer em que estágio de emocional a pessoa se encontra em sua vida através do teste de maturidade que ofereceremos em breve.
O que torna uma pessoa ‘melhor’ que outra pessoa não são as oportunidades ou o dinheiro, o que as torna diferentes uma das outras é a utilização dessas ferramentas. As pessoas que utilizarem melhor essas ferramentas se saíram melhor na vida.
O intrigante dessa escala é que, ela afirma que, quanto menor a maturidade de uma pessoa, além de tomar que não são muito boas e racionais, é que ela afirma que quanto menor a maturidade, menos importante se torna a verdade e a busca pela verdade. Quanto menor a maturidade maior a cegueira e a crença cega.
Acredite ou não, a maturidade é muito importante e lhe garanto, pessoas maduras que possuem as ferramentas ou características com uma boa qualidade, possuem melhores relacionamentos, são mais felizes e possuem menos problemas.
A quantidade de problemas que uma pessoa possuí e como ela lida com eles, está totalmente ligada a maturidade. Pessoas maduras sabem lidar com as adversidades muito bem, pessoas que preferem tomar decisões pelo que sentem, tendem a lidar de forma negativa com problemas e conflitos, e em consequência possuem mais problemas em sua vida.
A maturidade pode lhe ajudar e muito, basta você querer.
Obrigado por ler, atenciosamente Gabriel Melo.
0 comentários:
Postar um comentário
As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.