Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 2 de setembro de 2013



Quem não gostaria de sempre ser lucrativo no poker? Eu mesmo sempre gostaria, mas o lucro etá ligado diretamente com nossa habilidade sobre nossos adversários. E é sobre isso que quero falar um pouco hoje!

O que torna um torneio ou jogador lucrativo?

> Quantidade de mesas
> Respeitar a bankroll
> Habildiade sobre os adversários
> Estratégias bem afiadas
> Disciplina

Pois é, essa é alguma das características de jogadores vencedores. Mas a que gosto de me focar é jogar em torneios onde você acredita que possa bater o field. Jogar sem pressão na bankroll te dá maior liberdade. Veja que eu poderia colocar 5% de minha banca em um torneio, se eu tiver certeza que posso bater o field e que sou melhor que muitos naquele field, por outro lado posso usar uma estratégia de 0,5%  ou 0,25% assim posso abrir 30 ou mais mesas de uma vez, que mesmo assim não teria tantos riscos.
Vamos fazer algumas contas interessantes:
 Se você jogar 5 mesas no máximo, a vantagem é que terá um numero maior de oportunidades para fazer anotações e observações em seus adversários, em buscar melhores spots, por outro lado uma pessoa que joga 30 mesas de uma vez, tem a vantagem de conseguir um maior lucro. digamos que dos 5 STG que jogou, pegou um 1º lugar e três 3º lugar, o que foi bacana, tendo um lucro aí de quase 200% do dinheiro investido, enquanto que um jogador que abriu 30 mesas, digamos que tenha pegado 10 mesas finais, conseguindo 20% de ITM, este jogador pegando o último lugar em todas as ITM que chegou, já teria praticamente todo seu investimento devolvido. A beleza de jogar tantas mesas é que quando chega perto da ITM a quantidade de mesas diminui, logo este jogador começa a prestar atenção em seus oponentes, e isso torna jogar várias mesas simultaneamente lucrativa, já que agora tanto o jogador com 30 mesas alcançou o que o jogador de 5 mesas estava fazendo, agora o jogador de 30 mesas igualou o jogo de observação, a diferença é que o jogador de 30 mesas alcançou 10 fases finais, talvez com 3 mesas com possibildiades de pegar o primeiro lugar, enquanto o jogador com 5 mesas continua ralando para ir bem em todas as mesas. É dessa quantidade de fases finais que vem o lucro do jogador que abre uma quantidade de mesas que dizem ser 'absurda'. 
Caso o jogador que abriu 30 mesas consiga um retorno de 200% daquilo que ele investiu, essa pessoa aumentaria sua banca 6x mais que o jogador que abre apenas 5 mesas. Exemplo pratico:
30 mesas de 0,25 é um total de investimento de 7,50, com uma espera de 200% de retorno, este jogador teria um lucro de 15$. Enquanto o jogador que abriu 5 mesas investindo 1,25 nesses torneios de 0,25, teria uma lucratividade de 3$ (usando a mesma proporção que é para 30 mesas).
Digamos que cada jogador faça 3 sessões por dia, um com 30 mesas e o outro com 5. Isso quer dizer que o jogador A (que abre 30 mesas) jogou 90 mesas em uma sessão diária, enquanto o jogador B (jogador que abriu 5 mesas) jogou apenas 15 mesas em uma sessão diária.
Digamos que eles sempre tenham o mesmo lucro do exemplo anterior. Sendo bem positivo, sem ter variáçoes no lucro  (sabemos que isso não acontece, já que na realidade podemos ganhar ou ter prejuízo, mas vamos usar somente o lado de ganho para dar continuidade ao exemplo), isso quer dizer que o Jogador A conseguiu 45$ em um dia jogando 30 mesas, enquanto o jogador B conseguiu 9$ no final do dia.
Digamos que eles joguem todos os dias, 30 mesas por sessão, fazendo 3 sessões diárias. O jogador A teria 2700 jogos em um mês, como estamos usando um exemplo apenas de lucro, este jogador teria alcançado um total de 1350$. enquanto o jogador B teria jogado 450 jogos em um mês e conseguiu um lucro de 270$. Grande diferença não é?
Agora você sabe porque jogadores que tem um grande volume de jogos tendem a serem lucrativos.
Veja que se levarmos isso para um ano de jogo teríamos o jogador A com 32 400 jogos, com um lucro de 16200$, enquanto o jogador B teria 5400 jogos e um lucro de 3240$ (se levarmos que cada jogador jogou todos os dias do ano, com 3 sessões cada um, tendo um retorno de quase 200%)
Fiz esse exemplo 'louco' para você jogador ter uma ideia de importância que o volume traz ao jogo de qualquer jogador. 

Minha dica é melhore seu jogo, aumente a quantidade de mesas. Perder um pouco com a observação é justificada pelo quanto de retorno do investimento você conseguirá com muitas mesas abertas. 
Mas aí você me pergunta: Gabriel mas eu não consigo abrir tantas mesas? Então faça o seguinte:
> Estude mais do que joga, assim melhorando suas estratégias, principalmente a SS.
> Estude mais sobre fase inicial, média e final de torneio, principalmente a fase final
Quando essas duas informações forem bemt rabalhadas, ao invés de abrir 3 mesas como normalmente abre, abra nove mesas, e não se concentre tanto em seus adversários no inicio do torneio, se preocupe mais com eles na fase final. Já que na fase inicial a leitura de mãos é mais simples que na fase final de qualquer torneio.
É claro que não estou dizendo para você deixar de observar seus jogadores, longe disso. No inicio de qualquer torneio não é pedido muito de você, mas na fase final quando as stacks ficam menores que 40BB, o jogo começa de verdade, e quando você tem menos de 30BB se prepare que a habildiade do bom jogador de poker realmente aparece nestes momentos.

São simples minhas dicas, mas com uma base teórica bem trabalhada. VEja que lucratividade está direcionada em diversos fatores e características. É muito importante ter alguma vantagem sobre o field, pois é dessas vantagens que vem uma parte de seu lucro.

Ok
Abraço
Atenciosamente Gabriel Melo
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli