Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Controle gera equilíbrio, que gera maturidade, que gera boas relações

        O que é controle? 

       Controle é o mecanismo pelo qual é medido o resultado de um processo comparando com um valor desejado e atuando no mesmo de forma a alterar o resultado, medindo novamente o resultado e assim sucessivamente. No controle estão presentes o processo, a medição (feedback), o valor desejado (setpoint) a comparação e a ação de controle.

        O que é Equilibrar?

        V.t. Pôr em equilíbrio
        Fig. Harmonizar, compensar, contrabalançar.
        S.m. Estado de repouso de um corpo solicitado por várias forças que se anulam.

 > Ponderação, calma, prudência: equilíbrio de espírito.
 > Justa combinação de forças, de elementos
 > Equilíbrio orçamentário, Equilíbrio Emocional, etc. 

     O controle sem equilíbrio é falho, e o equilíbrio pode se 'sustentar' sem um controle. Não é possível controlar tudo, principalmente quando falamos de emoções, o que podemos fazer, é controlar o que está ao nosso alcance, e isso gerará um 'equilíbrio'.

    Como nosso foco é voltado para o desenvolvimento e equilíbrio familiar, iremos abordar dois pontos importantes: Liderar e Dominar.

     Tanto a liderança e a dominação, não podem ser 'justas' sem um equilíbrio, e muito menos sem o controle. Quando falamos de relacionamentos, muitos tem a tendência de tentar dominar a outra parte de alguma forma, o que chamamos de manipular a situação para obter os resultados esperados, com o intuito de bem próprio e não, para ambos ou mais pessoas, chamamos isso de jogos emocionais e manipuladores dentro de um relacionamento.

    O que é um líder? Líder é aquele que comanda, domina ou aquele que traz equilíbrio, mostra a direção e caminha nela?


      Quando falamos de relacionamentos, falamos de uma liderança que traga equilíbrio para ambas as partes, sabendo que ambos são líderes, ambos são o capitão do mesmo barco. Se algo ruim acontece, ambos são responsáveis. A verdade é que na realidade, não é bem assim.

     Muitos por não compreenderem as diferenças de maturidade e de níveis de 'Alfeza', acabam, por falta de conhecimento ou por não darem valor, indo na direção contrária ao controle e equilíbrio no relacionamento.

      Um líder, é decidido, sabe o que quer, não é influenciado por jogos emocionais, faz o possível para trazer equilíbrio e não o termino. Vamos a um exemplo clássico de líder que tem, é ou quer, utilizar algum jogo emocional para tentar controlar, dominar ou trazer equilíbrio. Essas opções são dadas juntas, quando temos um homem com suas características alfas com um nível 4 de maturidade (o mais elevado, ou perto disso, no 3). Níveis de maturidade abaixo de 3, implicam homens que querem dominar e liderar sem trazer equilpibrio, eis um exemplo clássico:

     'Se a mulher ficar com graça, termino'

      Essa é uma forma de manipulação, trazendo o equilíbrio para o homem e não para a relação. Demonstra também uma fragilidade do homem, em não conhecer e entender o porque acontecem os jogos emocionais e como eles funcionam. A falta de conhecimento, leva a falta de maturidade, que leva a fraqueza no controle e equilíbrio, que acaba levando o homem a querer dominar a relação da maneira dele, e não de uma maneira que traga equilíbrio.

      O primeiro ponto e o mais importante para uma boa relação, é o conhecimento. O que pode vir de diversas maneiras. Pessoas que utilizam a frase acima, a utilizam por medo da perda, para obter controle da outra pessoa, ou para evitar 'aborrecimentos e chateações'. O que acaba agravando mais o relacionamento a curto e médio prazo. 

     Essa falta de equilíbrio e conhecimento, é facilmente demonstrada, em milhares de casos de agressões físicas e verbais, milhares de mães e pais solteiros por motivo de divorcio, brigas, agressões. Todos em volta de um único tema, conhecimento.

      O conhecimento gera maturidade, que gera controle que traz equilíbrio.

      Um líder, não decide sozinho, principalmente as escolhas que afetam uma ou mais pessoas, mas ao mesmo tempo não fica, batendo na mesma tecla, acabando criando uma situação ruim ou chata.

      Outra frase que é muito utilizada:

      'A mulher que se adapte a mim, e não eu a ela'

      'O importante é que eu tenha prazer, se ela(e) chegou lá, não quero saber.'

       Aqui está mais do que claro, que o ego e a falta de maturidade da pessoa, demonstra uma pessoa com pouco controle, em consequência, pouco equilíbrio, manipulando a situação para que ela(e) obtenha o que quer, sem oferecer algo em troca.

      Na alquimia há um conselho que diz assim:

     'Se quer receber algo, deve dar algo de igual ou maior valor.'

     Se quer prazer, deve dar o mesmo ou mais, caso contrário irá pro saco a relação.

     Muitos preferem dominar, que é o mesmo que ter posse, ter autoridade ou poder, sobre algo ou alguém, que também é caracterizado como manipulação e um jogo emocional em relacionamentos.

     Vejo muito na real, esse tipo de pessoa. Por não entenderem o que é equilíbrio, falham em diversos níveis. Geralmente sempre estão aplicando algum tipo de injustiça, acreditando que estão fazendo algo bom. Sempre dando opiniões, mesmo que ruins, pensando que são positivas. A maioria desses homens da real, possuem a mente focada, raramente possuem olhos para ver além do que veem. Estes caras se consideram alfas, mas estão longe de ter todas as características em sua melhor forma, já que nem sabem argumentar e muito menos ter negociações ou discussões que levem a algo que os dois lado tendam a ganhar. Raramente conhecem as ferramentes de negociação e raramente sabem como lidar com conflitos e problemas. Sempre levam a conversa para o lado, ou eu estou certo, ou estou errado. 

      Estar certo ou estar errado, é em muito relativo. Pois de fato, somente no nível 4 é possível, compreender completamente que, estar certo, pode ser estar 51% certo e 49% errado. É por isso qeu digo, uma visão focada em algo, como acontece na real, eles não enxergam certo ou errado em porcentagens, enxergam apenas em duas opções: ou estão ou errados. 

       Em todos os casos analisados até agora isso não traz equilíbrio para uma relação, então o que trará equilíbrio para uma relação?

      Prefiro responder de forma simples a pergunta: Conhecimento, principalmente sobre a mulher, também sobre críticas, discussões, sem contar sobre finanças e família, e assim por diante. São cerca de 15 assuntos que o homem deve possuir uma maturidade, no mínimo na média, para ter bons relacionamentos, caso contrário as chances de um rompimento é maior que 70%.

      Poucos compreendem que 'dominar' se enquadra dentro de uma das armas do Equilíbrio. Digamos que você seja um macho alfa comum e está com uma mulher que aparenta ter características de fêmea alfa com características betas, neste caso, a dominação tende a funcionar, já que esse tipo de mulher gosta de ser dominada no geral. Provavelmente, vai encontrar diversas mulheres assim. Por outro lado, existem muitas mulheres que gostam de ser dominadas apenas em algumas áreas, por exemplo no sexo. Outras mulheres, preferem mesclar, gostar de ter espaço para dominar e ser submissa. Enquanto outras, apenas aceitam que o homem com quem está será assim, então ela se adapta a ele. Não irei comentar os problemas disso, o importante é que tu saiba que se o homem possuir conhecimento, será fácil conhecer e reconhecer essas situações. Ele saberá quando dominar, e quando liberar a dominação para  a mulher, saberá, quando é melhor ser mais duro e quando é melhor ouvir. 

     Por isso que eu digo, todo homem alfa procura uma mulher alfa, mas tanto o homem alfa como a mulher alfa, sabem lidar com qualquer pessoa em categorias abaixo da qual se encontram. Se observar, isso é trazer equilíbrio.

     Eu vejo de forma simples e eficiente. Este ponto e estas separações entre controle, equilíbrio, dominação e assim, por diante. 

    Aqueles que buscam ser um chefe ao invés de um líder, e não possuí conhecimento sobre as diferenças entre os dois, tentará dominar, chefiar a casa e isso prejudicará a própria família. Pois como dizem, quem faz o que quer e como quer, uma hora ou outra, irá colher o que não quer e o que não plantou.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Controle gera equilíbrio, que gera maturidade, que gera boas relações Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli