Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

domingo, 6 de julho de 2014

A Dor, O Sofrimento e a Sensação de Perda


Como falei um pouco sobre EQMs no tópico anterior, aqui falarei de como o equilíbrio emocional é baseado.

O Equilíbrio emocional é proporcional ao Vazio emocional. Quanto maior for seu amor por uma pessoa, maior será seu sofrimento por essa pessoa. Quanto menor for seu amor pela pessoa, menos valor dará a está pessoa.


Um exemplo do ponto mencionado acima, pode ser encontrado entre o amor de mãe para com seus filho ou filhos. O amor de mãe é tão intenso que ela trocaria de lugar com seu filho em qualquer situação negativa, só para não vê-lo sofrer ou vê-lo morto. A proporção deste amor também é afetada na perda do filho ou filhos. Qualquer um que viu uma mãe sofrendo pela perda de um filho, sabe do que estou falando.

Esse amor, faz as mães se tornarem como muitos filhos dizem ‘boazinhas’, fazem de tudo para verem seus filhos bem e felizes.

O sofrimento, a dor, a perda, é proporcional ao valor de prazer, satisfação e felicidade em relação a um determinado objeto. Quanto maior o valor deste objeto, maior será o sofrimento, quanto menor o valor de um objeto menor será o sofrimento.

Por isso que as pessoas falam sobre a necessidade do desapego ou de controlar o que faz a pessoa se apegar demais. O sofrimento será proporcional ao quão apegada a pessoa é.

Vale lembrar que, quanto menor a maturidade de uma pessoa, maiores tendem a ser a intensificação emocional, em consequência a isso, a dor e o sofrimento tende a serem mais intensificados e durarem por mais tempo do que pessoas que se encontram no nível mais elevado de maturidade.

Perder algo faz as pessoas lutarem para conquistarem algo.

Como exemplo, deixo as religiões. Se a pessoa acredita em alguma forma de ideologia, essa ideologia tem um história. Como toda história dentro de uma ideologia, aqueles que a seguem devem respeitar e utilizar essas histórias em suas vidas. Em consequências essas histórias passam a ter valor pessoal (lembrar do objeto e do vinculo com o individuo) e se tornam verdadeiras.

Quando isso acontece, a pessoa agora tem algo a perder. No Cristianismo se a pessoa não agir de tal forma, não entrará no reino dos céus, no islã a pessoa se não seguir as doutrinas impostas não terá  a recompensa no paraíso.

Essa ideia de perda, faz o individuo lutar para manter ou conquistar o que deseja. Isso se torna um objeto para o tempo que essa crença durar.

Perder algo em é igual ao Vazio emocional e a não satisfação da Base Primária, em consequência deste não prazer, o ‘perder’ será algo que o individuo não aceitará e buscará vencer a todo custo, não importa se ele tenha que matar outras pessoas para isso. Não importa se tenha que humilhar outras pessoas para isso. Não importa se eles forem obrigados a darem as costas para a Razão, Sabedoria e conhecimento.

Se tudo isso significar perder aquilo que eles acreditam, ou seja, perder aquilo que traz sentido de vida, prazer, satisfação, felicidade, conforto, esperança e etc, eles vão lutar como podem para manter o que sentem em relação ao que seguem.

Por causa disso, essas pessoas  (assim como eu) tendem a sofrer muito quando descobrem que aquilo que seguem não é uma verdade. O sofrimento será proporcional a como a pessoa defendia seu ponto de vista.


A sensação de que você pode perder algo, te faz buscar esse algo ainda mais. Fica a dica.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: A Dor, O Sofrimento e a Sensação de Perda Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli