Nosso cérebro e as Linhas de
Programação
Toda vez que a maturidade não for
oferecida com sua maior qualidade, gerará as crenças limitantes. Quanto menor a
maturidade de um individuo, maior o valor emocional das crenças.
A ‘reprogramação’ das ‘Linhas de
Programação’ funciona da seguinte forma:
- Toda vez que o individuo
melhorar, evoluir, compreender e etc, em alguma área, a programação será
reformulada para se adaptar a nova linha. O conteúdo anterior não deixará de
existir, mas não influenciará tanto por causa da nova linha adicionada a
programação que tem como estrutura primária, as experiências anteriores.
AS influencias nessas linhas de
programação nos leva direto para a maturidade.
As principais mudanças na vida de
um ser humano são as mudanças emocionais. Essas mudanças emocionais obrigam o
individuo a se adaptar a essa nova mudança.
Neste caso, podemos ver que a
idade de um individuo não reflete a idade emocional do mesmo.
As mudanças obrigam a criança a se
tornam Adolescente, transforma um adolescente em jovem e por fim o jovem em
adulto.
Quando as mudanças ocorrem,
principalmente mudanças emocionais , essa mudança é visível no comportamento do
individuo. Neste aspecto, um teste de maturidade adequado, pode demonstrar que
o individuo não se encontra no patamar emocional anterior e por isso a mudança.
Essa mudança emocional pode ser
provida por uma mudança hormonal, pela descoberta do prazer ou da dor, como a
perda de alguém como namorado ou familiar. Pode ocorrer em relação ao
conhecimento e a prática do mesmo, e também das experiências de vida da importância do sexo e das consequências do
mesmo.
Na maioria das vezes, todas essas
mudanças ocorrem de uma vez, com cada uma delas tendo seu valor, da qual
influenciará em que direção emocional o individuo tenderá a seguir. Da qual o
fará possuir maior maturidade ou menor maturidade do que outros indivíduos em
seu ambiente.
Estás influencias podem acarretar
um atraso na maturidade, que a principio (enquanto criança ou adolescente) não
parece possuir grande importância, mas com o passar do tempo, pode ser
observado que muitas pessoas das quais sofreram as influencias dos pontos
mencionados acima, acabam ficando para trás no desenvolvimento emocional, do
qual pode ser observado a maturidade do individuo.
Esse atraso, pode ser observado,
em pessoas com idade adulta, mas com a idade emocional de um jovem.
Toda essa diferença no ensino, na
maturidade provida dos pais, amigos e sociedade, sem contar as influencias da
Mídia, Governo e Religião, acabam
afetando a maturidade do individuo.
A maturidade ideal será trocada
para uma maturidade não ideal baseada nas influencias mencionadas acima. É por
isso que existem tantas pessoas na mesma idade com maturidade tão diferentes.
Para que o individuo conquiste a
maturidade que fugiu de seus olhos, novas linhas de programação devem ser adicionadas.
O Corretor de Erros (que no caso acontece quando o individuo descobre algo que
é mais valioso do que o que ele conhecia anteriormente) corrigirá as linhas,
sem permitir que o individue perca sua estrutura Primária se adaptando a nova
linha.
Quando esse sistema de correção
chega ao fim, isso implica que o individuo chegou a uma nova fase emocional.
Enquanto o individuo não alcançar o patamar de maturidade mais elevado, o
processo de correção jamais terá um fim.
Este processo ao qual envolve a aprendizagem de um individuo.
Quanto mais o tempo passa, maiores
dificuldades o corretor de erros terá para funcionar adequadamente (ou seja,
conforme o tempo passa, ele sofre ‘atrasos’ e pressão emocional do que era
aceito como verdade, anteriormente). O motivo disso é que diversas posições que
envolvem o comportamento humano, possuem valores emocionais. Esses valores
emocionais tendem a serem intensificados. Quanto maior a intensificação de um
determinado comportamento ou postura, maiores problemas o corretor de erros
terá para corrigir o erro. Pelo fato de não poder corrigir o erro por causa da
intensificação emocional (isso é o que fará o individuo ficar estagnado em uma
etapa de sua vida por mais tempo que as outras).
Isso implica que a maturidade do
individuo estará ligada diretamente com a ideologia, filosofia ou estilo de
vida, ao qual foi obrigado a seguir ou foi exposto desde sua nascença.
É por isso que dizemos que crianças
possuem maior facilidade de aprendizagem que os adultos.
Mesmo quando o corretor de erros
tenha reescrito os erros nas linhas de programação, o valor emocional em
relação a algum objeto, pode fazer o individuo a agir como a programação
anterior ou básica era. Mesmo que o corretor de erros reescreva e conserte os
erros, a estrutura Básica não pode ser mudada, o que fará o individua
(dependendo da intensificação emocional) a agir como uma criança ou adolescente
(emocionalmente falando, devido a essa intensificação).
Conforme o individuo aprende a
lidar com suas emoções de forma a trazer pouco prejuízo ao próximo e a si
mesmo, este individuo, mesmo estando sobre o efeito da intensificação
emocional, tenderá a possuir melhores ferramentas para lidar com as influencias
inconscientes.
O ‘saber’ lidar com as emoções
desta forma, é também chamado de maturidade emocional. A maturidade emocional
permanece no individuo, não forçando a voltar ao degrau anterior pelo valor
emocional que a nova posição recebe. Se o valor emocional for superior ao valor
emocional da posição da maturidade emocional anterior, o individuo tenderá a
agir de acordo com a nova maturidade ao qual se encontra. Caso a resposta seja
negativa, o individuo tenderá a agir (mesmo possuindo novos conhecimentos) baseando-se
no degrau anterior, a agir conforme o degrau anterior de maturidade (ou degraus
anteriores).
Obrigado por ler.
0 comentários:
Postar um comentário
As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.