Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

terça-feira, 22 de julho de 2014

Maturidade - O guia até então sem explicação

Por Gabriel Melo (Link Clique Aqui)

Olá Vanessa, quando comentei sobre 'conhecimento' (que acredito que é daí que surgiu a ideia de quem estuda), não me refiro a estudos ou se tornar PHd em uma determinada área, tanto porque a maturidade não atua assim.


O conhecimento que envolve a maturidade, procede de três áreas: O conhecimento (provido de estudos sobre determinadas características como 'argumentar de forma eficiente' ou de como diminuir as brigas dentro de um relacionamento ou família, entre milhares de outras características que são providas através do conhecimento, não em uma área de estudo, mas sim nas áreas que leva a maturidade- explicarei como a maturidade trabalha jaja), emocional (aqui entra a área de comportamento da qual ainda não foi aprofundada pela psicanálise ou pela psicologia cognitiva. Todo o comportamento do ser humano por instintos (prefiro dizer influencias inconscientes internas ou externas), a linguagem corporal, a música que gostamos de ouvir, as conversas que gostamos de ter, aquilo que seguimos, a ideologia que gostamos de seguir, são todas representações emocionais das quais chegam como influencias (sentimentos, emoções e sensações) ao consciente, fazendo o individuo agir segundo essas influências.) experiências da vida (está atua juntamente com o conhecimento, mas a diferença é que aqui (deixados levar pela vida) muitos erros são cometidos, arrependimentos aparecem, e a pior parte, nada é garantido através das experiências de vida. Milhares de pessoas morrem sem nunca chegar a 70% da capacidade de Maturidade.

                                    Explicação sobre a maturidade

A Maturidade nada mais é do que diversas características e suas qualidades trabalhando juntas para formar o individuo em um determinado nível. Estes níveis podem ser utilizados como porcentagem (%) ou notas (de 1 a 10), sedo a mais baixa delas a pior maturidade e a mais elevada a ideal.

Se parar para pensar um momento, todo ser humano possuí uma quantidade de características absurdas (não as características imutáveis, como cor dos olhos, cabelo, corpo - no caso falamos de características mutáveis como nível de argumentação, como lidar com os conflitos e problemas, como lidar com as críticas e etc). Todas as pessoas possuem essas características, o que difere uma da outra, é a qualidade nessas características.

Por exemplo, mesmo que você nunca tenha aprendido sobre a argumentação, isso não impede (através do seu meio de convívio e necessidade) do individuo de argumentar. E de fato, toda forma de comunicação é necessário que argumentamos para convencer alguém ou para mudar alguma situação (e etc), isso implica que o que faz uma pessoa ser superior a outra em uma determinada características é a qualidade nesta característica em questão.

Bem, não é difícil chegar a concluir que o individuo que possuir as melhores qualidades em um número maior de características possuirá uma melhor maturidade. Isso implica que a programação da maturidade pode ser mudado para se adaptar ao nosso convívio em sociedade.  Existem milhares de características, mas a parte mais intrigante é que ao compreender esses pontos fica fácil compreender o porque as ideologias de hoje não oferecem uma maturidade ideal. Deixe-me explicar o porque!

       Ideologias - Como saber se uma determinada ideologia é melhor do que a outra?

Toda Ideologia (assim como os seres humanos) possuem diversas características. A Filosofia de Buda, o Cristianismo, o conservadorismo, o realismo, o islamismo, o judaísmo, no geral, todas as Ideologias e Filosofias, possuem características e qualidades nestas características.

A melhor forma de compreender isso é que, se alguém segue uma determinada ideologia (tirando o lado emocional e o fator da crença e sua necessidade emocional) é porque está ideologia oferece características que o individuo acredita ser a mais adequada e melhor.

Mas isto é apenas um equivoco, pois até hoje, ninguém descobriu o que descobri, sobre essas características.

Para compreender melhor o que isso quer dizer. Quero que imagine que todas as ideologias são pessoas entrando em um mercado para fazer compras. O que é vendido neste mercado são as características com diversas qualidades diferentes.

Ghandi entrou neste mercado e colocou em seu carinho as características e suas qualidades que ele achou ideal para criar sua filosofia. Jesus, Buda, Bruce Lee, Sun Tzu, todos fizeram a mesma coisa. Toda Ideologia e filosofia que existe até hoje, possuí o mesmo processo de criação. O mesmo processo de escolher as características que acham ideais e utilizar em sua filosofia ou ideologia como ideais.

O problema é que, agora, com minha descoberta, fica fácil descobrir se uma Filosofia ou Ideologia é melhor do que a outra. Para que isso aconteça é necessário chegarmos a uma conclusão. Somente podemos saber se uma ideologia é melhor que a outra, se ambas as ideologias pertencerem a uma única ideologia. Isso implica em uma estrutura capaz de explicar qualquer ideologia ou filosofia.

Essa estrutura primária de criação de todas as ideologias eu chamo de Filosofia Alfa (pode ser entendido como Alfa, a primeira de todas ou a que mantém todas). Essa Filosofia seria o mercado do qual todas as outras ideologias e filosofias compraram suas características e qualidades nelas.
O que isso tem a ver com a maturidade do individuo?

Se parar para analisar, um individuo é a sombra de qualquer ideologia que siga ou não siga. Mesmo que um individuo queira, ele pertence a essa filosofia Alfa, não existe escapatória. Isso porque a filosofia Alfa retem todas as características que o individuo possa ter em toda sua vida. Ela continuará a existir mesmo quando todos nós partimos.

Está filosofia Alfa, trabalha com essas características em seu nível de qualidade mais elevado, ou seja, se o individuo quer alcançar uma maturidade ideal em menos tempo do que qualquer outra filosofia ofereça, é este caminho do qual deveria seguir.

A maturidade de um individuo possuí diversas qualidades em suas características. O que me faz ser melhor que você em alguma área e ser inferior a você em alguma área. Isso quer dizer que a maturidade de um individuo pode ser contada, analisada, observada.

Os testes de maturidade de hoje, são inocentes, a razão disso é que esses testes não se baseiam na estrutura principal, que seria a filosofia Alfa, por isso, oferecem muito pouco sobre a Idade de Maturidade do individuo (temos duas idades - anos e anos de maturidade).

É claro que para ser um profissional em um determinada área é necessária certa maturidade nesta área, que é provida do conhecimento teórico e pratico de um curso. Por outro lado, este conhecimento não diz respeito a maturidade individual de cada ser humano. Por isso, mesmo que alguém possua PHD poderia ter uma maturidade individual nada aceitável. Por isso, muitos profissionais bem sucedidos em suas vidas acadêmicas falham em sua vida particular. Isso porque ele amadureceu em sua área mas falhou em amadurecer nas áreas mais importantes da vida e que todos nós passamos. Está eu chamo de os 6 Pilares.

                Os 6 Pilares e a verdadeira maturidade do individuo

Analisando o comportamento humano desde pequeno. Pude observar como a maturidade troca de fases e quais fases tendem a serem as mais importantes, como no momento que a criança obtêm  a compreensão que as outras pessoas possuem consciência (a partir dos 6,7 ,8  anos), a mudança onde a criança começa a deixar de ser criança (a  mudança que transforma uma criança em adolescente), quando chegam a se tornarem jovens e finalmente adultos.

Segundo a psicologia, chegaram a dizer que o momento quando um jovem se torna em adulto, é a partir do 25 anos. Este é apenas um valor oferecido como resultado geral, que não se remete a análise de apenas uma pessoa. Com um teste de maturidade adequado, iriamos descobrir que muitos adultos, possuem uma maturidade de jovem e muitos jovens possuem maturidade de pessoas de 50 anos.

Essas mudanças na maturidade e na forma como o individuo lida com as influencias inconscientes, são fases que separam em que nível o individuo se encontra. Desta forma podemos contabilizar, se o mesmo, está em algumas dessas fases, o que não passam de um reflexo da maturidade do mesmo individuo.

OS 6 Pilares (a qual todo individuo tem que passar em sua vida, não importa cor, credo ou classe social), os chamei de :

1 Pilar : Desenvolvimento Pessoal;
2 Pilar : Maturidade
3 Pilar : Sedução;
4 Pilar : Hora H;
5 Pilar : Relacionamentos;
6 Pilar : Casamentos (envolvendo criação dos filhos, divórcios e tudo aquilo que envolve um relacionamento a dois e sua importância);

Perceba que a religião não se encontra em nenhum desses pilares, isso porque a religião não é necessária na vida de todos os seres humanos, pois a religião pega as características que acha adequadas e as utiliza como acham ser correto.

A razão de muitos relacionamentos falharem, é facilmente compreendido nos 6 pilares, assim como a razão de muitos relacionamentos darem certo. Isso porque os 6 pilares estão em todas as pessoas e faz parte de todos os momentos do individuo. Busquei compreender se existia algum outro pilar necessário para o individuo, e não encontrei nenhum, por isso são somente 6.

O verdadeiro sucesso ( o nível mais elevado de maturidade) é encontrado quando o individuo preenche todos os requisitos das características dos pilares mencionados acima.

Muitas pessoas quando analisam, podem acreditar que tem que ser bom e ter a melhor qualidade em todos os pilares, isso não é inteiramente verdade.

Se o individuo quer apenas ter uma família unida e equilibrada, ele não necessita possuir o nível mais elevado de maturidade (100%), este apenas necessita de 70% ou mais, para manter sua família unida sem separações.

Em qualquer família abaixo desses 70%, tendem a serem famílias problemáticas (de diversas formas). A razão disso é que, para se manter uma família unida e bem estruturada é necessário que o casal individualmente possuam em sua maturidade, um nível acima de 70%.

Isso implica que, quanto menor a maturidade de um individuo pior será a maneira como este lida com as situações do dia a dia, quanto maior a maturidade de um individuo maiores as chances deste ter maiores e melhores momentos do que aqueles que possuem uma maturidade menor que 70%.

Através da maturidade podemos observar que, agressões verbais e físicas, podendo levar a delegacia ou nos piores dos casos a morte, podemos observar que quanto menor a maturidade do individuo, maiores são as chances de algo negativo acontecer, como discussões bestas que levam a agressão ou que levam ao termino (o termino também está relacionado a maturidade do individuo, pois depois que o 'sentimento' diminui a maturidade é tudo o que resta, se o individuo não compreende o porque o sentimento acaba, este irá agir como se não amasse mais a pessoa e deseja o termino, aqueles que não conhecem as influências inconscientes são os mais próximos a serem comparados com animais, pois os animais agem por instinto (influencias inconscientes), se o ser humano agir da mesma maneira (uma maturidade abaixo do esperado), este individuo está afirmando que possuí a maturidade de um animal em relação a maneira como lida com os instintos.). Quanto menor a maturidade de um individuo maiores as chances de ter maiores problemas e situações complicadas.

Até mesmo a confiança de um individuo é proporcional a maturidade. Quanto maior a maturidade de um individuo, mais confiante ele tende a ser, quanto menor a maturidade de um individuo, maiores são os problemas do mesmo em relação a sua confiança.

Podemos observar que a maturidade de um individuo atua no trabalho, quando este está com a família, com os amigos, sozinho, em sua área de estudo, e etc.

A maturidade pode ser observada no comportamento do individuo, da qual é um reflexo de como este lida com as influencias inconscientes e com seu meio ambiente.


                                       As Religiões e a Maturidade

Como explicado anteriormente, as religiões escolhem as qualidades das características que possuem. Tanto que, a religião no geral, não busca o nível mais elevado de maturidade que o ser humano deve ter, a religião busca a maturidade da qual eles acreditam ser a melhor e a ideal.

Levando em consideração a bíblia. Podemos observar que no antigo testamente a maturidade do povo, era muito abaixo do esperado, poucas pessoas ali possuíam uma maturidade maior que 50%, tanto porque, a informação era restrita, as escolas eram precárias, e o povo tinha grandes dificuldades, então a maturidade que o antigo testamento oferece, é algo, que deve ser descartado nos dias de hoje, tanto porque a qualidade que eles tinham em diversas características nem chegavam a 70%.

O novo testamente chega, e com ele chega a filosofia de Jesus. Está filosofia deveria ser a melhor filosofia já criada, mas o problema é que a Filosofia de Jesus não ultrapassa os 70% em relação a maturidade, mesmo que Jesus era excelente em diversas características ele falhou miseravelmente em outras. Assim como Buda e Ghandi.

Mesmo que estas filosofias tenham sido excelentes para sua época e que muitos ainda acreditam que são muito boas, na maioria das vezes, estes indivíduos que seguem tais filosofias seguem o que as influências inconscientes dizem para seguirem. Não existe uma analise (até agora, pois agora existe a filosofia alfa) ou algo capaz de poder concluir se uma ideologia é ideal ou não.

A maioria das pessoas por 'gostarem' de uma determinada ideologia, ou seguirem as influencias inconscientes que dizem para seguirem tal caminho através de alguma crença para satisfazer alguma necessidade. Por causa desses três fatores (crença, influencias inconscientes e saciação da necessidade emocional) as pessoas defendem suas ideologias como 'corretas' e 'verdadeiras', o que é bem notável até mesmo em frases como:

- Entre o certo ou errado, prefiro aquilo que me faz feliz.

Se a pessoa se sente feliz com uma determinada ideologia, está crença cega o individuo, saciando sua busca incontrolável por prazer, satisfação, felicidade. Toda crença (como acreditar que meu carro é minha propriedade, acreditar que minha mãe é minha mãe, acreditar em Deus, acreditar e viver pelo ateísmo) gera a necessidade. Isso quer dizer que o individuo será obrigado a continuar indo e seguindo tal crença para satisfazer a necessidade da busca por prazer, satisfação, felicidade, sentido de vida. O individuo não está consciente dessas influencias e acredita que está no controle (o estudo em psicologia tem mostrado que a parte consciente apenas tem controle sobre 10% e as outras 90% pertencem ao inconsciente). Está ilusão é uma das ferramentas providas pelo inconsciente, fazer o consciente pensar que está no controle. Mas de fato, o consciente é apenas uma representação das influencias inconscientes e as influencias externas que são conscientes.

Uma pessoa não faz algo porque ela gosta, como seguir a Deus por exemplo. A pessoa conscientemente acredita que gosta (manipulação do inconsciente para o individuo pensar que está no controle), esse gostar é provido pelas influencias inconscientes da qual geram o prazer, satisfação e felicidade direcionado para aquilo que o individuo faz e gosta. Como o individuo se sente conectado com aquilo que faz ou segue, por receber a satisfação, felicidade e prazer, este continuará onde se encontra. Seguindo o que segue e fazendo o que faz.

Este tipo de postura (quanto menor a maturidade de um individuo) fez o mesmo criar diversas ideologias (basta olhar para o mundo). Essas ideologias surgiram da necessidade do individuo de passar o que sentia (manipulação do inconsciente fazendo o individuo sentir prazer, satisfação, felicidade, gerando uma necessidade de impor ou levar a outras pessoas aquilo que acredita - Por isso na Bíblia é escrito coisas como 'ide a todo mundo', 'pregai o evangelho a todos'). Caso queira fazer um teste, perceba que os assuntos que você tem maior prazer em falar, tendem a ser aqueles que satisfação essa base (no ID) que gera a satisfação e prazer em relação a um determinado assunto.

O que está escrito na Bíblia, foi a maneira como um individuo encontrou de propagar sua ideologia para o mundo todo. AS guerras, as olimpíadas, as disputas por espaço, todos eles possuem o mesmo aspecto em questão, a busca por prazer, satisfação e felicidade, da qual gerará o sentido de vida e guiará (inconscientemente) o individuo por toda sua vida.

Analisando que a maturidade pode ser analisada e computada, fica fácil demonstrar que o Cristianismo não oferece as características necessárias para se tornar uma Ideologia Ideal ou Alfa. Seus seguidores poucas vezes ultrapassam o nível de 70% em sua maturidade, e quanto menor a maturidade de um individuo maior a chance dele defender aquilo que ele acredita como uma verdade, acima de todas as coisas.

Essa foram as conclusões de meus estudos sobre o ID, Maturidade e como o comportamento humano, é um reflexo das influencias inconscientes e de como o consciente não passa de uma marionete que pensa que está no controle.

Estudos as quais me baseio em diversas análises de Freud a qual chego a descordar de diversos aspectos, sendo o principal deles o ID.

Toda a comunidade em Psicologia aceitou essa ideia de que o ID não possuí uma ordem, é uma aberração sem controles, como um caldeirão preste a explodir, minhas análises apontam que Freud Estava errado. O ID segue Leis e regras especificas da qual a mente de Freud não pode alcançar. Uma vez compreendida, todo  o comportamento do ser humano não tem mais qualquer segredo.

A parte bacana que antes mesmo de obter o conhecimento sobre os estudos de Freud, eu já analisava as emoções e o comportamento humano por conta própria. Até que comecei a me aprofundar nos estudos dentro da psicologia sobre o ID, e encontrei pouquíssimos estudos. Se Freud tivesse compreendido o ID como ele realmente é, ele teria compreendido que é uma perda de tempo em 90% dos casos, querer encontrar um significado para os sonhos, os sonhos não passam (em sua maioria) de representações emocionais. Uma forma do cérebro recriar a realidade para o individuo. O problema com está ilusão é que o cérebro é obrigado a recriar o tato, o paladar, o olfato a audição e o toque, e isso é um enorme problema, pois, a forma como o cérebro faz isso é através de representações emocionais de como algo seria no mundo real. Na grande maioria dos casos, podemos explicar exatamente o que uma pessoa está sentido, ou o porque teve tal sonho.

Podemos explicar o Vazio emocional e o Equilíbrio Emocional, de tal forma, que podemos explicar exatamente o porque alguém comete suicídio ou porque alguém reprova totalmente a ideia de suicídio.

E tudo isto, desde maturidade, até mesmo ideologias, podem ser compreendidas e explicadas ao compreender como o ID funciona e trabalha. Uma vez compreendida essa estrutura, fica fácil compreender em detalhes o comportamento humano.


É que eu ainda não tive a oportunidade de começar o curso de Psicologia, mas assim que eu começar, colocarei todas essas ideias a prova. Até lá, tem muito chão.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Maturidade - O guia até então sem explicação Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli