As pessoas tendem a prestar mais atenção em más notícias – e não é só porque somos mórbidos. Os cientistas sociais acreditam que seja devido à nossa atenção seletiva e que, dada a escolha, nós percebemos notícias negativas como sendo mais importantes ou profundas. Nós também tendemos a dar mais credibilidade à má notícia, talvez porque estamos suspeitos (ou entediados) de proclamações em contrário. Evolutivamente, lidar com a má notícia pode ser mais adaptavelmente vantajoso do que ignorar uma boa notícia (por exemplo, “tigres-dente-de-sabre são perigosos” contra “esta fruta tem um gosto bom”). Hoje, corremos o risco de nos determos sobre a negatividade à custa de uma boa notícia. Steven Pinker, em seu livro “The Better Angels of Our Nature: Why Violence Has Declined“, argumenta que o crime, violência, guerra e outras injustiças estão em constante declínio, mas a maioria das pessoas diria que as coisas estão piorando – o que é um exemplo perfeito da tendência à negatividade no trabalho.
domingo, 27 de setembro de 2015
- Comentários do Blogger
- Comentários do Facebook
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.