Você já comprou algo que pensava ser totalmente desnecessário, com defeito ou excessivamente caro, e então você racionalizou a compra de tal forma que você se convenceu de que era uma ótima ideia o tempo todo? Sim, isso é a racionalização pós-compra em ação – uma espécie de mecanismo interno que nos faz sentir melhor depois de tomar decisões ruins, especialmente no registro de dinheiro. Também conhecida como Síndrome de Estocolmo do comprador, é uma forma de subconscientemente justificar nossas compras – especialmente as mais caras. Os psicólogos sociais dizem que decorre do princípio do compromisso, o nosso desejo psicológico em ficar consistente e evitar um estado de dissonância cognitiva.
domingo, 27 de setembro de 2015
- Comentários do Blogger
- Comentários do Facebook
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.