Existem bilhares de pessoas no
mundo. Existem diversas ideologias e filosofias de vida ao redor do globo. Não
é de hoje que tentamos compreender as diferentes personalidades para que compreendamos
como o ser humano tende a se comportar. Compreendemos a biologia, compreendemos
o cérebro e suas funções e também compreendemos como as emoções afetam nosso
comportamento.
A muito tempo, venho tentando
compreender como cada ser humano tende a tomar suas decisões, a reagir em
diferentes situações, para que pudéssemos ter uma ideia melhor de como
poderíamos ajudar milhares de pessoas e se, poderíamos ensinar desde cedo para
nossos filhos, um caminho que não seja tão tortuoso e difícil como o nosso foi.
Acredito que a maioria das pessoas que são Pais e Mães, querem dar o melhor
para seus filhos.
Descobri com o passar do tempo que
muitos Pais, erram em querer que seus filhos sigam o mesmo caminho, sigam a
mesma ideologia ou filosofia de vida. Demorei a compreender que, ao invés de
ensinar uma filosofia de vida ou uma ideologia a ser seguida, é melhor ensinar
aos filhos como alcançarem uma maturidade, mentalidade e uma adaptação ideal.
Desta forma eles iriam sofrer menos no decorrer de suas vidas. Seriam capazes
de tomar melhores decisões e também resolveria muitos problemas que hoje são
resolvidos dentro de uma sala com algum psicólogo.
Como funciona o jogo da vida?
A vida em si pode ser comparada a
um jogo como a Mega Sena, da qual tem enorme influência de nossas necessidades
individuais, das necessidades da família, filosofia e ideologias, das
necessidades culturais e das necessidades da espécie como um todo. A
complexidade de cada individuo está baseada em seu background¹ e em como sua
estrutura primária foi programada. Essa é a razão do porque nossas necessidades
podem ser facilmente rastreadas até nossos pais, já que eles são as primeiras
conexões que fazemos com o mundo.
De forma simples, isso quer dizer
que cada pessoa, será influenciada pelo seu meio de forma diferente, o que
implica que cada pessoa no decorrer de suas vidas terá uma maturidade,
mentalidade e adaptação diferentes uns dos outros. Desta forma conseguimos
traçar níveis de maturidade sendo eles:
Ø
Abaixo do Ideal;
Ø
Ideal;
Ø
Acima de Ideal;
Por mais que as pessoas acreditem
que todos nós somos iguais, ao menos biologicamente falando, nossas
personalidades são modificadas pelo nível de maturidade, mentalidade e
adaptação que cada um de nós temos. Isso quer dizer que a maturidade,
mentalidade e adaptação pode ser trabalhada até se chegar a um nível ideal ou
acima de ideal.
Também, utilizando esses níveis, é
possível rastrear qualquer ideologia ou filosofia e verificar o nível de
maturidade, mentalidade e adaptação que a mesma oferece. O que implica que é
possível categorizar ideologias e filosofias como ‘nada ideais’, ‘ideais’ ou
‘acima de ideais’. Por mais que cada individuo acredite em algo, o que é
esperado dado a diversidade e complexidade de ambientes ao qual podemos viver,
isso não quer dizer que aquilo que o individuo acredita é verdadeiro, mas que
nosso cérebro tem a capacidade de gerar a crença que uma ideia, ideologia ou
filosofia é verdadeira, o que obrigatoriamente faz a pessoa acreditar que
aquilo que ela acredita é verdadeiro, mesmo que não seja.
Consequentemente, podemos
verificar as diferentes ideologias e filosofias afetando cada pessoa a todo
momento. Vamos analisar uma imagem para uma compreensão melhor de como a
maturidade, mentalidade e adaptação influenciam enormemente nossas vidas, nossa
educação e nosso convívio com outras pessoas:
A imagem acima é bem simples e
também fácil de entender. Eis algumas explicações necessárias:
1. As Linhas de vermelho na vertical, referem-se ao
decorrer do inicio da vida e fim da vida de qualquer pessoa. Desde aquele que
deixou de viver aos 15 anos, e aquele que deixou de viver aos 98 anos. As
linhas vermelhas na vertical simbolizam o tempo vivido por cada pessoa.
2. A Linha vermelha na horizontal refere-se ao
ponto em que separa o nível de maturidade, mentalidade e adaptação ideal de
acima de ideal.
3. Existem duas linhas brancas, uma delas acima da
linha vermelha na horizontal e outra linha branca abaixo da linha vermelha na
horizontal. A linha acima separa a maturidade, mentalidade e adaptação ideal,
da maturidade, mentalidade e adaptação abaixo do nível ideal. Pode perceber a
linha amarela acima desta linha e a linha verde, abaixo desta linha. Enquanto a
linha abaixo da linha vermelha na horizontal, significa o limite máximo de maturidade,
mentalidade e adaptação que alguém possa alcançar no decorrer de sua vida. DA
qual é representada pela linha azul clara.
4. As linhas amarela, verde claro e azul claro,
referem-se a como a maturidade, mentalidade e adaptação se modifica com o passar
do tempo. Perceba que cada linha inicia-se no mesmo lugar, o que é uma
indicação de que todos nós nascemos com o mesmo nível de maturidade,
mentalidade e adaptação, ou seja, nascemos com 0. Perceba que cada linha
termina em locais diferentes, o que implica que mesmo que as pessoas nasçam com
os mesmos níveis de maturidade, mentalidade e adaptação, quando chega o final
de vida de cada pessoa, elas podem deixar suas vidas em níveis completamente
diferentes de maturidade, mentalidade e adaptação.
Agora que foi explicado
adequadamente o que a imagem significa, podemos continuar com nossas análises.
É muito importante compreender que não é pelo fato de alguém ter nascido em uma
família com um nível de maturidade, mentalidade e adaptação abaixo do ideal,
que este individuo viverá assim pelo resto de sua vida. Está é uma concepção
equivocada, já que mesmo que em muitos casos isso seja verdade, em diversos
outros casos não temos o mesmo padrão. Em família aonde possuem níveis ideais
ou acima de ideais de maturidade, mentalidade e adaptação, é muito difícil que
os filhos adquiram uma maturidade, mentalidade e adaptação abaixo de um nível
ideal.
Como a maturidade, mentalidade e adaptação afeta nossas vidas?
De forma simples, em praticamente
todas as nossas experiências. Afeta a forma como lidamos com as pessoas, afeta
a forma como lidamos com nossos familiares, afeta a forma como criamos nossos
filhos, e também afetará na forma como nossos filhos criaram seus próprios
filhos. Afeta a educação, afeta a política, afeta a forma como lidamos com
criticas, opiniões e julgamentos, nos afeta em praticamente todas as áreas de
nossas vidas. Isso é para que compreendamos a importância da maturidade,
mentalidade e adaptação.
Existe alguma forma de categorizar as diferentes fases de nossas vidas?
De fato, existem diversas formas
de categorizar a vida, vai depender de como deseja avaliar a vida. Por exemplo,
podemos avaliar a vida de um ponto científico para compreender as diferentes
fases, como o cérebro muda e se adapta ao mundo ao redor, e como isso nos
afeta. Por mais simples que seja está analise, influencia a forma como educamos
as nossas crianças nas escolas, influencia a política, e principalmente
influencia a vida do próprio individuo como adulto.
É importante compreender que
diversas ideologias e filosofias fazem isso, por isso é importante avaliar o
nível de maturidade, mentalidade e adaptação que a ideologia e filosofia
oferecem, caso isso não seja feito, e uma ideologia ou filosofia prejudicial
invada a cultura, a ciência, a política, a medicina, pessoas podem morrer ou
sofrer por muito tempo sem saber que estão sofrendo. Isso porque acreditam
fielmente naquilo que seguem. Ou seja, nosso cérebro fará o mesmo trabalho ao
oferecer a convicção para essa ideologia ruim assim como faria para uma boa
ideologia. O ser humano não se pode dar ao luxo de permitir que ideologias e
filosofias de vida, influenciam na ciência, na educação de nossos filhos, e
muito menos influencie a política.
Existe algum meio ideal de categorizar a vida?
Mesmo que existam tantas formas de
categorizar a vida, existe um que supera todos. A vida em si pode ser resumida
em 6 fases, das quais podemos também chamar de ‘pilares obrigatórios da vida’,
em outras palavras, são as fases que qualquer ser humano é obrigado a passar,
independente da cultura a qual nasceu, da família a qual pertença, do credo ou
da ideologia que siga. Tanto pessoas civilizadas quanto pessoas que vivem em
tribos que nunca tiveram contato com outras tribos ou civilizações, são
obrigadas a passar por esses pilares obrigatórios da vida. Chamo eles de ‘6
Pilares’ e são eles:
Ø
Desenvolvimento;
Ø
Maturidade e inteligência emocional;
Ø
Conquista e questões sociais;
Ø
Relacionamentos e vida a dois;
Ø
Criação dos filhos;
Ø
Final de Vida;
Muitas pessoas tentaram
categorizar a vida de forma simples, como Buda, Jesus, Gandhi, porém com pouco
sucesso. Uma vez que compreendemos como adquirir o nível de maturidade,
mentalidade e adaptação ideais, somos capazes de viver mais felizes. Somos
capazes de viver melhor com a diversidade de pessoas, crenças, filosofias e
ideologias. Somos capazes de entender o porque um determinado comportamento é
inadequado e porque outro comportamento é adequado.
Cada pilar tem suas categorias,
cada categoria tem suas características e cada características tem suas
qualidades. Quando avaliamos todas as características, todas categorias e todos
os pilares, conseguimos com 99% de exatidão, dizer em que nível de maturidade,
mentalidade e adaptação a pessoa se encontra. Assim também somos capazes de
dizer se em cada características a pessoa possuí uma qualidade ideal de
maturidade, mentalidade e adaptação. Podemos ajudar a melhorar a questão de
selecionar pessoas para um determinado trabalho e também podemos ajudar as
pessoas que querem um trabalho, a se adaptar da melhor maneira ao trabalho que
tem interesse.
Você fala sobre características e qualidades em características, o que
quer dizer com isso?
Como dissemos acima, todos nós
somos obrigados a passar por esses 6 pilares obrigatórios. Para avaliar se um
individuo possuí ou não uma maturidade, mentalidade e adaptação ideal, temos
que chegar o mais longe possível. Isso nos levou diretamente a existência
dessas características necessárias, da qual se difere pela qualidade em cada
uma delas. Isso é o que determina o nível ideal, acima do ideal ou abaixo do
ideal. O que também nos permite diferenciar ideologias, filosofias de vida e
também saber separar adequadamente os níveis aos quais as pessoas se encontram.
Nós ainda não chegamos a
categorizar cada características, mas estamos bem perto disso. Como falamos de
pilares obrigatórios, então somos obrigados a falar de características
necessárias. Neste caso, a altura, a largura, o peso, a beleza de uma pessoa
não afeta nessas características. Mais a frente explicamos a diferença entre
‘afetar’ e ‘influenciar’.
Vamos pegar a área profissional.
Cada trabalho tem certas características necessárias das quais podemos
diferenciar um trabalho do outro. Não importa qual trabalho seja, as mesmas
características serão requeridas, a diferença está em que algumas dessas
características são mais requeridas que outras. Cada características em cada
individuo com o passar do tempo possuíra determinado nível de qualidade. Este
‘nível de qualidade’ determina se a pessoa tem uma maturidade, mentalidade e
adaptação ideal, abaixo do ideal ou acima do ideal.
É assim que os recursos humanos
tendem a fazer, quando precisam fazer uma seleção de candidatos para algumas
vagas. É importante compreender que não são os ‘melhores’ que passam para a
próxima etapa, mas sim aqueles que possuem as melhores qualidades em diversas
características que tornam essas pessoas ideais para o trabalho. A seleção de
pessoas, tem o intuito de oferecer ao empregador, as pessoas que possuem as
qualidades nas características que o empregador necessita. Já que, é muito
melhor trabalhar com alguém que compreende o trabalho ao qual deve fazer, do
que pegar alguém do zero.
Essa é a razão de pessoas mais
experientes, terem melhores chances de conquistar uma vaga do que aquelas
pessoas inexperientes. Agora, se o trabalho não necessita de experiência, então
outras características se tornam ainda mais importantes, como as
características que envolvem:
Ø
Disposição para trabalhar;
Ø
Vontade de aprender;
Ø
Níveis de socialização;
Ø
Capacidade de liderar (dependendo da necessidade
do empregador);
Entre outras. Aqui dei um exemplo
simples de como os níveis de maturidade, mentalidade e adaptação, influenciam
na escolha de alguém para um determinado emprego. Poderia ter dado exemplos
utilizando ideologias, a conquista, relacionamentos, sexo, criação dos filhos,
inteligência emocional ou desenvolvimento.
De forma simples, a pessoa que
possuí uma maturidade, mentalidade e adaptação ideal, tem melhores chances de
conquistar o trabalho que deseja, do que aquele que possuí uma maturidade,
mentalidade e adaptação abaixo de níveis ideais. Se na disputa por uma vaga de
emprego, existirem 10 candidatos e somente um deles possuir a maturidade,
mentalidade e adaptação nos níveis ideais, existe uma enorme chance desta
pessoa conquistar a vaga, enquanto os outros candidatos dependeram mais da
sorte para conquistarem a vaga.
Da mesma forma, quando encontramos
uma pessoa com um nível de maturidade, mentalidade e adaptação acima do ideal,
está pessoa terá muito mais chances de conquistar a vaga disponível, do que
qualquer outra pessoa em níveis ideais de maturidade.
Essa dinâmica em relação a
maturidade, mentalidade e adaptação, influenciam em praticamente toda nossa
vida. Pelo fato de não sermos capazes de ver isso, acabamos aceitando que essa
estrutura não exista e por isso a negamos.
Fiquei curioso, pode falar um pouco sobre as características que
envolvem a conquista?
O primeiro ponto importante é que
todos nós temos essa característica. Não importa em que lugar, não importa com
quais pessoas, todos nós possuímos a conquista em nós. Em segundo lugar, mesmo
que todas as pessoas possuem essa característica, nem todos possuem o mesmo
conhecimento, a mesma adaptação.
Algumas pessoas nascem em famílias
que se preocupam com o desenvolvimento social, o que facilita na entrada na
hora de conquistar um companheiro. Outras pessoas não possuem está sorte, e
assim são obrigadas através do fogo e ferro, a se tornarem bons na conquista.
Enquanto milhares de pessoas acabam ficando para trás e também são vistas como
‘ruins’ ou melhor, pessoas de segunda opção.
Muitas pessoas tentam categorizar
a conquista e assim criaram diversos métodos e fórmulas. De fato muitas delas
funcionam e outras não, porém todas elas possuem uma mesma estrutura, da qual
qualquer pessoa pode aprender e melhorar nessa área tão importante. Assim a
pessoa se torna mais confiante, e principalmente aprende como lidar
efetivamente, na conquista, em relação a pessoa que deseja conquistar. Para
algumas pessoas se torna um jogo, para outras uma questão de desenvolvimento.
Algumas pessoas se preocupam muito mais em serem conquistadores, e
naturalmente, falham com frequência em seus relacionamentos e na criação dos
filhos. E também é claro, falha no pilar de maturidade e no de desenvolvimento.
A conquista tem a participação de
diversas áreas das quais pode deixar alguém mais interessante, como ser
biologicamente ‘bela’ ou ‘belo’, possuir algum destaque como fama, dinheiro,
caráter, posição, ou simplesmente ter lábia. O interesse de homem e mulher,
tende a ser enormemente diferente, em outras palavras, o que os homens buscam
em uma mulher, raramente será o mesmo que uma mulher busca em um homem. Daí a
conquista tem papel fundamental e importante se utilizada nos níveis mais
elevados de maturidade, mentalidade e adaptação. O que permitirá que o individuo
se adeque da melhor forma em se relacionar com outras pessoas.
Por exemplo, o corpo da mulher tem
enorme influência sobre os homens, porém essa influência é visível e facilmente
detectável em homens com uma maturidade abaixo do ideal, porém não tão fácil de
ser detectada em homens com uma maturidade ideal ou acima de ideal. Em outras
palavras, pessoas que acreditam que devemos ter a mulher com o corpo ideal,
geralmente ignoram a questão da maturidade, mentalidade e adaptação. Para eles
o que importa é saciar o desejo. É claro dentro do que é casual, essa será a
preferência do ser humano, ou seja, seguir suas tendências biológicas. O que os
leva a escolher com maior frequência, no caso de homens escolhendo suas
mulheres, as que geralmente possuam um belo par de seios, uma bela bunda, uma
bela cintura, e uma beleza facial que poucas podem ter.
O terceiro ponto importante é que
nossa biologia, nossa cultura, nosso background, influencia em como homens e
mulheres se comportaram na conquista. Como por exemplo, mesmo que nós saibamos
que a pessoa que tem interesse é quem deve tomar a iniciativa, ainda sim, em
nossa nação, milhares de pessoas acreditam que é dever do homem tomar a
iniciativa e ter atitude em ir lá e conversar com a mulher. Podemos rastrear
por exemplo, na biologia como as mulheres e homens acabam tendo preferência por
certos comportamentos, como em grande parte dos casos, as mulheres gostam de
serem conquistadas e amam, muito mais que os homens (em um aspecto geral) do
jogo da conquista.
Algumas utilizam a estratégia de
‘espanta mosquito’, o que acaba criando barreiras e o que é chamado de testes.
Isso serve para espantar os homens mais fracos e manter os homens que são
capazes de lidar com ela e com o que ela deseja. O que acaba implicando que cafajestes,
canalhas e homens que são bons na conquista, tenha muitas mulheres e homens que
não são bons na conquista, possuam poucas mulheres e acabem sofrendo muito na
vida.
Algumas mulheres logicamente
aproveitam está vantagem, e utilizam o corpo como meio de alcançar seus
objetivos, porém se realmente queremos entrar em um relacionamento, teremos
duas escolhas:
(A) Ficar com alguma pessoa e ignorar a maturidade,
mentalidade e adaptação da mesma. Ou seja, aceitar a pessoa como é e lidar com
as consequências mais tarde. Ou,
(B)Procurar pessoas baseado em níveis de
maturidade, mentalidade e adaptação ideal, ao invés de olhar a beleza. Este é
um ponto muito complicado e somente pessoas que estão em níveis ideais ou acima
de ideais, de fato podem compreender este ponto adequadamente.
Muitas pessoas acreditam no amor,
em destino, em príncipes e princesas ideais, fugindo assim da realidade. O amor
também pode ser fácil de mapear, e também não é difícil de gerar essa sensação
ou sentimento em outras pessoas, basta saber quais botões apertar e a pessoa
pode tanto se apaixonar, ficar louca de tesão, ter um desejo e curiosidade bem
alto, entre outros. Em si, aqueles que aprendem a conquista, acabam possuindo
melhores chances de conquistar a pessoa que desejam, enquanto aqueles que não
se importam tanto com a conquista, acabam tendo que aceitar o que vier.
Se nas escolas ensinassem, a
partir do ensino médio as características da conquista e suas qualidades, tanto
homens e mulheres, sairiam da escola, com uma maturidade, mentalidade e nível
de adaptação ideal, o que permitira que nossos jovens sofressem menos com a
guerra da paixão.
Qual seria a importância da maturidade, mentalidade e adaptação em
níveis ideais, ser ensinadas para nossos filhos, nas escolas?
Se não me engano, a um tempo atrás existia nas
escolas algumas aulas sobre maturidade emocional. Porém, sou enormemente a favor deste ensino para nossos alunos. Hoje
a neurociência, tem demonstrado fatores importantes sobre a aprendizagem e ao
mesmo tempo, diversos professores e escolas, tem utilizado o que a Neurociência
oferece em salas de aula. Os resultados tem sido de surpreender e as crianças
tem demonstrado uma maior facilidade em aprender do que quando utilizávamos o
método antigo.
Compreendemos pela primeira que
existe diferença na aprendizagem de meninos e meninas, e que o método anterior,
acabava influenciando negativamente os meninos e positivamente as meninas.
Outro ponto que hoje compreendemos e levamos mais a sério, é a questão das
Inteligências Múltiplas, da qual afirma que cada pessoa tem alguma área em que
tem maior facilidade e maiores propensões de seguirem. O que implica que, se
mantermos o sistema educacional como se encontra, não seremos capazes de
oferecer e tirar o melhor de nossas crianças. Temos que modificar e não
reestruturar o sistema antigo. Desta forma permitiremos que nossos filhos,
tenham melhores chances de terem a educação da qual nós nunca tivemos a
oportunidade de ter.
Se desde cedo nossos filhos forem
aprendendo sobre maturidade, mentalidade e adaptação, conforme forem crescendo,
está aprendizagem será algo natural e normal para todos eles.
Como isso influenciaria no convívio social quando nossas crianças se
tornarem jovens ou adultos?
Essa é a duvida de muitos pais e é
totalmente compreensível. Temos descoberto que, uma vez que nossas crianças são
ensinadas desde pequenas sobre a maturidade, mentalidade e adaptação, a
estrutura primária delas, ou seja, a programação através do ambiente a qual
elas se encontra, permite que a criança quando se tornar jovem ou adulta, se
adapte melhor ao mundo ao qual se encontra. Aumentando a capacidade de lidar
com as criticas, com situações difíceis e completas. Aprende a lidar
adequadamente com conflitos e a se adaptar adequadamente as mudanças.
Quando uma criança é doutrinada em
alguma ideologia, ela perde a possibilidade de encontrar os níveis mais
elevados de maturidade, mentalidade e adaptação. Isso implica que a criança
terá sua estrutura primária programada através da ideologia, o que naturalmente
trará maior sofrimento, dificuldades e problemas. Para a pessoa conseguir
alcançar uma maturidade, mentalidade e adaptação ideal, a mesma deverá se
modificar de duas formas:
1. Deverá buscar fora da ideologia que segue,
conhecimento entre outros, para adaptar-se a ideologia sem modifica-la de forma
que desista da ideologia que segue.
2. Irá se afastar completamente da ideologia que
segue.
Porém o ponto (2) é muito mais
complicado e difícil que o ponto (1). No ponto (2) a pessoa é obrigada a
reprogramar diversos aspectos dentro desta estrutura, para que se readapte ao
mundo a seu redor novamente. Em muitos casos essa mudança traz enorme
sofrimento e principalmente um abrir de olhos, já que a pessoa irá olhar para a
ideologia que seguia e será capaz de ver o quanto era cega. O ponto (1) pede
pequenas modificações que não alteram a ideologia em si.
Se ensinássemos desde pequeno para
nossas crianças os níveis ideais ou acima de ideais, em relação a maturidade,
mentalidade e adaptação teríamos jovens mais preparados para a vida, do que a
confusão que temos hoje em dia, que é praticamente ‘cada um por si’.
Você fala sobre estrutura, poderia explicar o que seria essa estrutura?
Temos duas estruturas para
compreender:
1. Estrutura primária da qual é programada e
reprogramada conforma nossas necessidades e desenvolvimento.
2. A estrutura da qual toda e qualquer ideologia é
criada, mesmo que as pessoas geralmente não saibam que estão criando o que
acreditam, através desta estrutura.
No ponto (1) vamos nos adaptando a
nosso ambiente e das necessidades tanto do ambiente quanto através das nossas
necessidades. O que se colocamos em termos de programação, são linhas e linhas
de ‘se isso, então isso’, da qual nos obriga a agir de determinada maneira.
No ponto (2) falamos sobre uma
estrutura da qual pessoas como Jesus, Gandhi, Buda, utilizaram (mesmo sem
saber) para criarem suas ideologias e filosofias. Cada pessoa tem sua filosofia
ou ideologia, e não importa qual seja, todas possuem a mesma estrutura primária.
Para explicar isso de forma
simples, sei que você pode ser uma pessoa que goste de fazer compras.
Geralmente suas compras são limitadas por algum valor e também é limitada pela
qualidade. O que naturalmente torna aquilo que tem o preço mais caro, em desejável.
A estrutura da qual as ideologias são criadas, possuem o mesmo principio. Por
exemplo, Jesus quando criou sua ideologia, ele não conhecia essa estrutura
porém o mesmo tentou se adaptar da melhor forma a seu tempo criando uma
filosofia que hoje muitos seguem.
Se fossemos colocar em termos
utilizando a estrutura, Jesus teria entrado neste mercado e decidiu comprar
certos produtos, do qual em nosso caso chamaremos de características com
determinada qualidade. Como Jesus era limitado pelo tempo e pela época, o mesmo
não tinha como adquirir as características com níveis de maturidade,
mentalidade e adaptação ideais ou acima de ideais, então comprou somente alguns
deles. Buda, Gandhi, Dalai-lama, fizeram a mesma coisa.
Basicamente toda ideologia, possuí
características importantes das quais ignoram ou dão pouca importância. Em
outras possuem qualidades altas em diversas características, e em outras
possuem níveis abaixo do ideal. No final, quando avaliamos essas característica
e suas necessidades modernas, compreendemos
as falhas e erros comparando a mesma características com a necessidade
do tempo moderno.
O intrigante também é que, se a
pessoa possuir uma maturidade, mentalidade e adaptação, no nível da ideologia
ou abaixo deste nível, é muito provável que a pessoa acredite que a ideologia
ou filosofia que segue seja verdadeira e ideal. Isso porque a pessoa se
encontra no nível de maturidade, mentalidade e adaptação a qual a ideologia
necessita, o que implica que a pessoa tenderá a ignorar os níveis de maturidade,
mentalidade e adaptação ideais ou acima de ideais, ao qual a ideologia que
seguem não pode oferecer.
Por isso temos que tomar muito
cuidado com as ideologias que seguimos. Nosso cérebro, que é o mesmo para
todos, tem a capacidade de gerar a certeza e quanto menor a maturidade,
mentalidade e adaptação do individuo, maior será a conexão com a filosofia ou
ideologia. O que implica que nosso cérebro através de diversos processos,
gerará a convicção e a crença, da qual sem uma maturidade, mentalidade e
adaptação ideais, tende a trazer enorme prejuízo, tanto para a pessoa que segue
a ideologia, quanto para as pessoas que não seguem a ideologia.
Qual a diferença entre o nível ideal, abaixo do ideal e acima do ideal?
Vou utilizar um exemplo através
destes níveis em relação as criticas:
Ø
Para
pessoas abaixo do nível ideal de maturidade, mentalidade e adaptação em relação
as criticas: A critica é algo ruim que não deve ser utilizada. Acreditam
que as pessoas não devem ser julgadas por suas escolhas e que devemos aceitar
as pessoas como são. Desta forma criticar se torna um ‘ pecado’, um mal a ser
evitado, o que acaba gerando pessoas incapazes de lidar com as criticas
adequadamente.
Ø
Pessoas
com níveis ideias de maturidade, mentalidade e adaptação: essas pessoas
possuem uma claridade maior sobre a questão e lidam melhor com as criticas do
que as pessoas que estão abaixo do nível ideal. Os julgamentos e as criticas
não ativam gatilhos desnecessários , o que implica que a pessoa sabe lidar
melhor com seus impulsos e emoções, e a critica, em si não é vista mais como
algo ‘tão negativo’.
Ø
Pessoas
com níveis de maturidade, mentalidade e adaptação acima do ideal: essas
pessoas compreendem as criticas como fadeback, ou seja, algo necessário para
saber se precisam melhorar em algo ou não. São pessoas altamente capazes de
saber o que buscar e olhar em uma critica, já que para essas pessoas a critica,
tende a falar muito sobre si mesmos e principalmente as criticas falam muito
sobre quem critica. O que implica que, aos olhos de alguém que sabe o que olhar
e como olhar, é possível ver o que de fato está acontecendo e se adaptar da
melhor maneira possível. Podendo colocar a pessoa no lugar dela, se impor de
forma necessária, ou utilizar a critica para melhorar em alguma coisa que
necessite de melhoras.
Podemos utilizar este exemplo para
qualquer um dos pilares.
Todas as pessoas necessitam destes pilares?
Essa é uma pergunta muito
importante. Como cada pessoa tem necessidades, sonhos, vem de culturas
diferentes, possuem diferentes background, é muito difícil utilizar o que
falamos aqui, como uma verdade absoluta. Temos que modifica-la segundo a
necessidade de cada pessoa. Por exemplo, se a pessoa tiver um filho, ela pode
optar por ensinar desde pequeno a importância da maturidade, mentalidade e
adaptação em níveis ideais e não necessariamente acima de ideal.
Se pegarmos uma pessoa que cozinhe
para a família, a mesma não necessita saber cozinhar como um chefe de
restaurante. Temos aqui duas situações completamente diferentes, da qual uma
necessidade de um nível acima de ideal na área profissional que envolve a
alimentação de diversas pessoas, enquanto o outro, deve apenas cozinhar para
seus filhos. São duas situações diferentes, e que não necessariamente implica
que o nível acima de ideal será a base para ambos, mas sim somente para um
deles.
Outro exemplo, é baseado em
relacionamentos. Pessoas que possuem níveis ideais de maturidade ou níveis
acima de ideal, possuem melhores relacionamentos do que pessoas em níveis
abaixo do ideal. A grande maior parte das traições acontecem em níveis abaixo
do ideal de maturidade, mentalidade e adaptação, assim como brigas, conflitos,
agressões verbais, físicas e psicológicas. É justamente nesses níveis em que as
pessoas acreditam que o relacionamento é uma guerra do amor, ou seja, quem se
apaixonar se torna submisso e deve fazer o que o companheiro quer.
Podemos citar muitos exemplos, em
nosso dia a dia, de como não ter a maturidade, mentalidade e adaptação ideal,
pode ser negativo e prejudicial. O fato é que, quem possuí uma maturidade,
mentalidade e adaptação em níveis ideais, sofre menos e se adaptam melhor as
necessidades do ambiente. Enquanto os outros são obrigados a jogar um jogo
baseado na sorte e não no conhecimento. Podemos separar as pessoas por níveis e
ajuda-las a melhorarem se quiserem. Afinal de contas, ninguém é obrigado a
seguir algo que não tenha interesse.
Frase Final: A razão de milhares de pessoas sofrerem em suas vidas
sem necessidade, é por falta de uma maturidade, mentalidade e adaptação em um nível ideal.
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