Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

A verdadeira amizade vai muito além do que imaginamos



Vamos supor que você cometa um erro grave e seu erro afeta negativamente várias pessoas e acaba arrastando essas pessoas para um buraco que você criou. Vamos supor que todos os seus amigos se afastem de você, assim eu te pergunto: eles eram amigos falsos?

Temos essa mania de acreditar que os verdadeiros amigos estarão conosco em todos os momentos, nos dando apoio, nos dando força, porém acabamos nos esquecendo do mal que causamos. Nos colocamos no papel de vítima e vemos nossa situação como muito ruim, e assim passamos a culpar de alguma forma nossos amigos por não nos apoiarem.

Assim muitos acreditam que esses amigos são "falsos" ou "não merecedores de nossa amizade", pois não estavam ao nosso lado quando mais precisamos deles. Esse é o típico pensamento de uma pessoa que se faz de vítima, que ignora as consequências do próprio erro e que tem a visão da realidade distorcida.

Ao invés de lidar com a situação adequadamente colocando-se no papel de "culpado" pois cometeu um grave erro, prefere culpar outras pessoas como amigos, familiares, como meio de "culpa-los" pela "injustiça" de se afastar. Compreendemos isso como "culpar o inocente", que é quando a pessoa começa a culpar as pessoas por serem hipócritas ou mentirem dizendo que "eram amigos" mas de fato não eram pois não estão apoiando ou dando forças em um momento tão importante.

Quem são os "amigos verdadeiros" ou será que nossa visão distorcida da realidade por causa de nossa situação nos obriga a ver um "dever" de nossos amigos em nos apoiar independente de nosso erro?

Existem algumas regras sobre amizade que algumas pessoas não leram ao assinar o contrato de amizade:

1. Se vocÊ causar dor em seu amigo, seu amigo não tem culpa. Isso quer dizer que você é inteiramente responsável pela dor que causou e pelo afastamento de seu amigo.

2. Tudo tem limites, se um amigo está te afundando, você terá que cortar seu braço para não afundar juntamente com ele.
3. Amigos de "verdade" vão te dizer verdades em sua cara, vão colocar a amizade em risco pelo seu bem, mesmo que você o odeie para sempre ou nunca mais fale com seu amigo
4. Amigos de "verdade" podem quebrar o voto de confiança que fizeram com você, desde que você no final tome a melhor decisão ou fique bem. Seus amigos podem ficar com medo de  você cometer um grave erro e com isso colocam tudo em jogo para te salvar, mesmo que você nunca  mais fale com eles ou entre em contato.

5. Amigos de "verdade" te apoiam, porém sabem os limites, e por isso se afastam quando começam a serem afetados por sua situação ou negatividade

6. Amigos não possuem o dever de sempre estar ao seu lado.

7. Amigos não possuem o dever de sempre te apoiar.

8. Cada amigo é diferente, e como consequência cada um lida de maneira diferente com a dor. Alguns vão te abraçar e outros vão se afastar. Isso não significa que eles são falsos ou  verdadeiros significa que alguns não gostam de sentir dor e não querem ser afetados por sua situação, mas depois voltam a falar contigo quanto tudo passa e existem amigos que mesmo na dor, vão se manter perto por um tempo, mas se seu problema continuar a afetá-los, amigos e familiares vão se afastar. Existem os amigos que foram afetados demais por causa de seu erro ou situação, e como consequência nunca mais vão querer alguma coisa com você. Isso não quer dizer que eles são falsos, quer dizer que seu erro foi tão grande que afetou a vida deles negativamente e como consequência, se afastar de você, foi a melhor solução para que eles continuassem a viver bem sem você.

9. Bons amigos não usam o discurso de "levo isso como experiência".

10. Bons amigos, não aceitam ficar fazendo loucuras com você. Sim, muitas pessoas acreditam que a amizade serve para qualquer momento, isso não é verdade. Cada pessoa tem seu limite, e quando colocamos muito em risco, estamos também afetando nossa amizade.

11. Amigos podem se tornar seus piores inimigos, se você fizer algo muito errado e achar que não é nada de mais como "todo mundo erra", "ele também me feriu", talvez sua situação seja tão ruim que a única forma de resolvê-la ou te ajudar foi justamente te ferindo. Quem sabe seu erro era tão grave que você passou a acreditar que era algo simples, e isso afetou a amizade negativamente, chegando a destruí-la.

12. Amigos dão exemplo, e se você como amigo não é capaz de dar um bom exemplo, não adianta chorar. Se você está sozinho e praticamente ninguém está te apoiando, significa que sua situação ou erro é grande demais para seus amigos suportarem com você. é um fardo só seu, não os obrigue a carregar o fardo por você. Eles podem dividir por um tempo seu fardo, mas uma hora ou outra, você terá que carregar o fardo sozinho. É seu erro, e não de seus amigos. Ninguém é a obrigado a sofrer com você.

13. Amigos tem sentimentos, o que significa que assim como você, eles sentem dor e choram, principalmente quando são obrigados a cortar a amizade pelo bem de si mesmo, da amizade e do que acreditam, entre outros.

14. Assim como irá sorrir e se divertir com seus amigos, um erro grave, é o suficiente para destruir os laços e acabar com a amizade. Isso não quer dizer que a pessoa era um falso amigo. Seu erro foi tão grave que destruiu e acabou com a amizade. 

15. Bons amigos fazem sacrificíos por suas amizades, incluindo quebrar a confiança e ser odiado pelo amigo. Se o amigo não entende isso é porque de fato o amigo queria um colega e não uma amizade. Em uma situação complexa e difícil as vezes a única forma de ajudar alguém, é quebrando o voto mais sagrado baseado na confiança. Não espere que seu amigo entenda, pois de fato seu amigo vai ficar tão chateado com o que você fez, que nunca irá ver o que você fez como algo bom. Seu amigo foi ferido logo não espere que ele volte, Então, o melhor é deixar a pessoa no canto dela até que ela seja capaz de superar a própria dor e ver o que realmente aconteceu. Se ela realmente manter a palavra que te deu na amizade, ela vai voltar, porém se ela se sente muito mal, não espere que ela volte.
Esse é o fardo que somente os bons amigos que querem o bem de alguém, sabem como é.

Existe uma diferença entre "bons amigos" e apoio, temos que tomar cuidado pois nossa noção de amizade pode estar distorcida e em muitos casos podemos exagerar esperando demais de algo que não devemos esperar muita coisa. Se seu amigo aceita tudo o que você faz e se mantêm ao seu lado independente de seus erros e falhas, sinto lhe dizer que pra você ele será um bom amigo mas de fato não é bem assim. Muitas vezes a pessoa que vocÊ afasta era seu bom amigo, pois queria o seu melhor, porém como você não queria o seu melhor, esse bom amigo é afastado e assim a preferência é por amigos que apoiam e dão conforto.

Amizades são frágeis, e honestamente eu aprendi algo muito importante com minhas amizades:
As melhores amizades não vem daqueles que te apoiam, mas daqueles que querem ver o seu melhor e estão disposto a perder a amizade para ver o seu bem. Se vocÊ cometeu um erro que afastou seus amigos, a culpa não é de seus amigos, mas sim sua. Se não tivesse cometido o erro, teria todos seus amigos ao seu redor. Como consequência, terá que aprender a viver no outro lado da moeda, onde os bons amigos não gostam de estar.
Não adianta força-los a viver com você, é você que deve provar para seus amigos que se arrepende e que eles podem e devem confiar em você novamente. Porém, não espere muito de quem pode oferecer pouco. Algumas pessoas não acreditam nisso e  acreditam de alguma forma que os amigos devem aceitá-los sem julgar.

Eu fico triste quando um amigo comete um grave erro, principalmente quando diz que esse erro tem o mesmo valor que os meus erros, pois segundo esse amigo, todos os erros são iguais e todos cometem erros. Eu fico triste por eles, pois eles perderam a empatia pelo próximo e dificilmente pensam na dor que causaram. Eles pensam primeiro em si mesmos e depois passam a culpar e a atacar as pessoas através do próprio vitimismo. Nós passamos a ser os culpados pela 'injustiça' de se afastar, e assim somos tratados como "amigos falsos". Se a pessoa fosse uma boa amiga, não teria cometido o erro em primeiro lugar, e assim não teria perdido ou afastados os amigos.

Os amigos sempre estiveram lá, porém a pessoa se desviou do caminho e não gostou ou apreciou as consequências do próprio erro. Ao invés de culpar a si mesmo e se humilhar pedindo perdão para seus amigos, prefere culpa-los e acusa-los de falsos amigos.
Talvez a pessoa nunca chegue a um estado de aceitação e talvez nunca entenda que o erro que cometeu talvez nunca tenha perdão.

Depois de alguns anos, esse é o discurso que essas pessoas usam: Talvez para alguns eu seja tão pouco e pra outros eu seja mais do que suficiente. Ao longo do tempo passei por muitas tempestades mas eu sobrevivi. Hoje sou bem melhor do que antes e estou diferente, até mesmo mais experiente para não cometer os mesmos erros. Hoje eu te digo que sou feliz bem longe daqueles que um dia fingiram ser meus amigos.

Outro tipo de discurso: cuidado com as pessoas que você confia. Eu segui em frente, e se você ainda não seguiu em frente é porque não me perdoou e isso é problema seu. Não irei me desculpar ou pedir perdão pois todo mundo comete erros. Não lhe devo explicações de nada pois você também me feriu. Estou em paz pois Deus me perdoou! Da próxima vez pergunte.

O que podemos aprender com ambos os discursos?

Quando a pessoa é incapaz de compreender o próprio erro e incapaz de se colocar no lugar do próximo, é comum que a pessoa coloque-se como vítima da situação e ao invés de enfrentar o problema, prefere procurar culpados e assim os amigos que se afastaram ou que julgam, são os vilões da história. Algumas pessoas não gostam de serem julgadas por causa de seus erros, porém eis um fato interessante:
Vencedores não procuram culpados pelos próprios erros. Eles admitem e fazem o possível para corrigir e remediar o mal que causaram.

Frase final: certas amizades não tem salvação e algumas pessoas acreditam que as pessoas não devem se afastar ou julgar. Essas pessoas acabam pensando que são boas pessoas, são bons amigos, que não cometeram algo tão grande assim, é justamente isso que torna a amizade com essas pessoas perigosas, pois elas não percebem o quão falsas e hipócritas estão sendo. O que indica que se os amigos se afastaram dela, é porque ela não era uma boa amiga como ela acredita. Ela vê a amizade segundo os olhos dela ao invés de ver a amizade como um todo.

Tenho pena dessas pessoas, pois destroem a própria vida, acabando com as amizades das quais ainda poderiam ter se não fossem tão egoístas e cegas pelos próprios sentimentos e desejos. Tenho pena pois elas destroem tudo e nunca se colocam na posição de responsáveis pelo que fizeram. Alguém sempre é culpado pelo erro que elas cometeram e os amigos que se afastam ou julgam, os amigos que são as vítimas e que foram afetados, passam a ser "amigos falsos".
Algumas pessoas distorcem a realidade e honestamente merecem viver o restante de suas vidas em uma situação miserável, pois honestamente, elas mesmas criaram essa realidade. Se elas criaram uma realidade distorcida, Então que elas vivam na realidade que criaram, longe de mim e de meus amigos.
Somente pessoas que compreendem o erro que cometeram e que pedem perdão, provando que merecem nossa confiança, para essas pessoas meus braços estão abertos e o meu perdão é garantido. Sem provas, sem perdão. 



































  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: A verdadeira amizade vai muito além do que imaginamos Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli