Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Erro: diferença entre quem comete e quem sofre




Todos cometemos erros, porém os erros afetam as pessoas de diferentes maneiras. Se o erro é pequeno significa que a dor causada é menor, o que significa que menos pessoas serão envolvidas. Quando o erro é grande significa que a dor causada é enorme e que muitas pessoas serão envolvidas. Cada erro tem sua medida, tem um peso. Dizer coisas “todos cometem erros” é uma besteira e só piora a situação.

Algo muito interessante é que para a maioria das pessoas que cometem um grande erro, para eles é como se não fosse grande coisa. Percebi que essas pessoas tem uma grande dificuldade em entender o sofrimento que causaram ou que causam a alguém. Pode não parecer, mas eles fogem da responsabilidade de seus atos. Eu, como homem, quebrei a confiança de uma pessoa a muito tempo atrás, como consequência essa pessoa me cobrava confiança. Diferentemente de muitas pessoas eu segui dois caminhos:

Ø     Pedi perdão e passei a provar todos os dias que sou uma pessoa que pode ser confiável.
Ø     Cobrei que a pessoa me cobrasse por confiança sempre que ela precisasse cobrar.

Essa é uma resposta adequada, pois quem quebrou a confiança da pessoa foi eu, logo sou o responsável por consertar meu erro. Um amigo meu traiu a mulher dele e ele achava ruim que a esposa jogasse isso na cara dele, e ele dizia coisas como “esquece isso mulher, está no passado”. Sem dúvidas temos aqui uma situação de que quem traiu não tem uma empatia adequada com a pessoa traída. Esse é o ponto da questão:

Ø     Aquele que comete o erro, na maioria das vezes não conseguirá lidar com a situação adequadamente e para piorar, terá dificuldades em entender a dor que causou. Para eles é um erro e nada mais. Algo que eles colocaram no passado e seguiram em frente.

É muito fácil seguir em frente quando a dor que sentimos não é tão forte. Do outro lado da moeda temos as pessoas que foram afetadas pelo erro causado. A dor dessas pessoas tende a ser de 4x maior a 10x maior que a dor daquele que cometeu o erro. Vamos pegar o exemplo de meu amigo que traiu a mulher. No caso ele superou a situação rapidamente pois a dor dele não era tão grande, porém a dor da esposa era tão grande que ela passou por um inferno até decidir perdoa-lo e para piorar ela jamais irá esquecer a traição. Sempre que ela lembrar desse momento a dor novamente irá aparecer.

Meu amigo não podia entender isso pois a dor que quem trai é menor de quem foi traído.

Quando a pessoa não entende a dor que causou utiliza algumas frases que podemos identificar das quais demonstram que a pessoa escolheu o pior caminho em relação ao erro que cometeu:

Ø     Os verdadeiros eu sei quem são;
Ø     Todo mundo comete erros;
Ø     Ninguém pode me julgar ou só deus pode me julgar;
Ø     Levo o que aconteceu como experiência;
Ø     Eu me perdoei e segui em frente;
Ø     Pra mim, tudo está enterrado no passado e pra lá não volto mais;
Ø     Passei por muitas tempestades mas sobrevivi;
Ø     Sou feliz bem longe daqueles que fingiram ser meus amigos;
Ø     Hoje estou diferente e mais experiente;

Como gosto de dizer gosto de trocar gente chata ou que não consegue ver o mal que causou por vinho. Ao menos o vinho esquenta, dá vontade de fazer sexo e a melhor parte não fica te enchendo o saco com as frases mencionadas acima. Para quem ainda não sabe as frases mencionadas acima são utilizadas por pessoas que:

Ø     Não possuem um desenvolvimento emocional adequado;
Ø     Pessoas que preferem agir primeiro e pensar depois;
Ø     Pessoas que cometem erros e que acreditam que todos cometem erros ou que os erros possuem o mesmo peso.
Ø     Não se preocupam tanto com a dor que causaram;

Ø     Acreditam que as pessoas ‘falsas’ são aqueles que se afastam, enquanto as ‘verdadeiras’ são as trouxas que suportam toda dor com a pessoa. Se a pessoa precisa do apoio de outras pessoas e não se importa em machucar e ferir essas pessoas, pode ter certeza que essa pessoa não é uma boa pessoa como imagina ser. 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Erro: diferença entre quem comete e quem sofre Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli