Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Eles tem o direito de te julgar



Quando estava cursando matemática no unasp, meu pais durante três anos fizeram muitos sacrifícios para ver o filho deles formato. Durante dois anos estava indo tudo bem, porém no terceiro ano percebi que não era aquilo que eu queria e entrei em depressão. Por meses essa depressão pesou muito em mim e me obrigou a ver a mesma história várias e várias vezes. Eu via o quanto iria decepcionar meus pais, os amigos, e principalmente a família. Lembro que chorei várias vezes.

Quando eu chego em casa sem estar formado foi uma grande decepção. Porém como eu estava mal e sofrendo não conseguia entender ou ter empatia pela dor que causei. A única coisa que eu conseguia ver era minha própria dor. Achava injusto que eles me julgassem pelo erro que cometi. Não me sentia bem e fui piorando cada vez mais.

Um tempo depois, para ser exato, 4 anos depois, estava estudando sobre vitimismo. Honestamente fiquei impressionado e entendi meu caso. Lembro que após entender meu caso fui pedir desculpas para meus pais, não com o intuito de me perdoarem, mas com o intuito de aliviar a dor que causei. Eu não tinha percebido que a dor deles era muito maior que a minha pois eles investiram muito mais do que três anos, eles fizeram sacrifícios, não podiam comprar as roupas que gostariam pois precisavam mandar dinheiro para o filho na faculdade. Eles evitavam comprar muita comida pois precisavam mandar dinheiro para o filho na faculdade. Eles evitavam sair com os amigos ou viajar pois precisavam mandar dinheiro para o filho na faculdade. Eu não via dessa forma e por isso falhei miseravelmente.

Com o passar do tempo eu percebi duas coisas:

1.                      Quando cometemos algum erro, as pessoas tem o direito de nos julgar e nos atingir com esse julgamento. Nós causamos imensa dor neles e acreditamos que nossa dor importa muito mais do que a dor que causamos. As pessoas tem o direito de nos cobrar e devemos incentivar a cobrança.

2.                      Não devemos esperar que as pessoas nos perdoem ou nos desculpem pela dor que causamos, de fato, tudo o que temos que fazer é amenizar a dor deles e provar todos os dias que merecemos o perdão e a confiança deles – mesmo que eles nunca nos perdoem.

Essa lição foi uma lição muito difícil de compreender. Foi muito além do que eu estava acostumado. Nós falhamos pois acreditamos que nossa dor importa muito mais do que a dor que causamos. Nos colocamos na posição de vítima e atacamos qualquer um que nos julgue ou nos condene. Nos esquecemos da dor que causamos e nos importamos apenas com a dor que sofremos. Dizemos coisas como:

Ø     Todo mundo erra;
Ø     Os verdadeiros eu sei quem são;
Ø     Você não pode me julgar pois você é humano e também comete erros;
Ø     Você nunca errou na vida¿;
Ø     Foi apenas uma experiências ruim;
Ø     Ninguém me compreende ou ninguém gosta de mim;


A verdade é que se conseguirmos ver além de nossa dor e pararmos para pensar na dor que causamos, estaremos no caminho certo para superar o erro da melhor maneira possível 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Eles tem o direito de te julgar Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli