Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 14 de março de 2014

O espaço e Tempo: Uma análise sobre a existência de Deus

O espaço e Tempo: Uma análise sobre a existência de Deus

Ok, isso vai ser meio insano mas vamos ao que interessa!

Quero que dê uma olhada na imagem abaixo e análise ela por um instante.



Ok. Quando dizem a palavra o universo surgiu do nada, temos um grande problema com a definição de nada, então vamos acabar com esse problema do nada de uma , eis o lilnk: http://bloggabrielmelo.blogspot.com.br/2014/03/o-nada-existe-o-erro-ateista-teista-e.html

Temos também que definir o que é o espaço e o tempo:

O que é o espaço?: https://www.youtube.com/watch?v=MAB29b76xPk
O que é o tempo?: https://www.youtube.com/watch?v=tHY-zeBL084

Partiremos dessas bases para formular nossa argumentação.

Os teístas dizem que o argumento de Kalam aponta para a existência de algum deus, como apontei anteriormente, o argumento de Kalam não nos oferece dicas de que tipo de deus ou entidade estamos falando, portanto segundo o argumento de Kalam pode ser qualquer coisa com capacidade de criar.

Alguns fatores importante sobre essa entidade baseada em deduções lógicas sobre o argumento de Kalam é que, se o universo foi criado, o ser que supostamente criou o universo  tem que ser atemporal (ou seja, fora de nosso tempo,  o que não interfere no tempo em relação ao espaço), Super poderoso, Infinito em poder, eterno, entre diversas outras qualidades que os teístas tendem a dar para está entidade em especial.
O argumento Ontológico afirma que é necessário apenas um, e não mais de um.

Baseados nesses dois fatores, chegamos a um grande problema para os teístas.

Se os argumentos mencionados acima, deduzem a necessidade de apenas uma entidade capaz de criar o universo, o que fazemos com o espaço/tempo antes da grande explosão?

Perceba que o espaço tem todas as características mencionadas acima, sempre existiu, é eterno, é atemporal, é onipresente (Está em todos os lugares), é onipotente, em resumo tudo o que essa Entidade dos teístas é, o espaço tende a ter as mesmas características.

O que implica que:

OS dois sempre existiram ou
o Espaço e tempo existe sem a necessidade de um dEUS;

Neste ponto quero colocar uma argumentação que utilizo, que basicamente nega a necessidade de Deus para a criação do universo em um ponto zero. Essa é complicada:

Tudo que nós vemos, segundo o argumento de Kalam tem uma causa. Seu carro para existir é necessário que alguém ou algo interaja com um determinado objeto para que se torne seu carro. Existe todo um processo, demorado para que seu carro fique pronto. Assim como sua casa, sua mesa, seus filhos, tudo a seu redor, teria que ser influenciado por algo para gerar outra coisa.

Quando os teístas dizem que uma entidade criou o universo, em um estalar de dedos, isso gera uma situação muito embaraçosa. Tudo o que conhecemos no universo, demorou bilhares de anos para estar do jeito que vemos atualmente, o que podemos deduzir logicamente que tudo que há no universo demorou para chegar ao ponto que está.

Isso se aplicaria ao universo?O universo foi criado em um estalar de dedos e pronto?

O que podemos dizer sobre a criação do universo é que, a explosão ocorreu, mas para algo acontecer como uma explosão, é necessário que algo reaja a ela antes de explodir e gerar a expansão do universo. O que implica que certas forças estavam reagindo antes da explosão ocorrer e ela não ocorreu em um estalar de dedos.

Muitos aqui estão pensando que a conclusão é Deus, mas não seria esse o caso.

Observando a imagem, temos uma brecha no tempo antes de gerar a explosão chamada de Tempo gasto = N. Segundo a Mecânica Quântica partículas podem surgir do nada e segundo o Dr. Peter Millican em sua tentativa de Refutar o argumento de Kalam, ouvimos a mesma afirmação novamente.

Se partículas são capazes de aparecer e desaparecer no ‘nada’, isso implica que essas partículas interagem com o tempo e espaço quando elas ‘aparecem’. Isso implica que toda vez que uma partícula aparece no tecido espaço tempo, ela reage ao espaço e tempo e também interfere no espaço e tempo.

Observando a imagem novamente, temos a parte escrita outras prováveis tentativas falhas, o que implica que, diversas interações podem ter acontecido no espaço e tempo, analisando o Passado infinito, dos quais das Trilhares de Trilhares de Tentativas, uma deu certo.

Podemos observar que a ideia de Multiverso prega justamente o que foi dito acima. Me baseando nesta ideia e segundo Steven Howpkins nos explica como um buraco negro desaparece. Gostaria que por um instante imagina-se, o inverso que acontece com a situação do buraco negro. Se conseguir imaginar por um instante, cada parte, cada partícula, cada energia se compondo novamente, posso garantir que no caso do universo, não veríamos um buraco negro, veríamos uma grande explosão.

Eu sei, que essa ideia é insana e muito difícil de engolir.

Aqui entra um questionamento muito importante do Teísta:

Porque um universo não surge dentro de nosso universo?

Minha resposta seria simples e eficaz. O motivo disso não acontecer é que, a grande explosão, interferiu nas bases primárias para se criar um universo, como em nosso universo, essas bases primárias não existem mais, isso implica que nenhuma outra explosão seria possível acontecer dentro de nosso espaço e tempo.

Outra pergunta interessante que o teísta poderia fazer é:

O tempo somente vale dentro de nosso universo e não fora dele, porque diz isso?

Essa ideia de que a contagem de tempo somente pertence ao nosso universo, em minha opinião, é uma furada. Somente porque temos uma forma de tempo isso não quer dizer que fora de nosso universo o tempo não exista.

Se analisar a partir do momento que temos a explosão e o momento antes da explosão, facilmente notamos que passou uma contagem infinita de tempo e que está nos empurrando para o tempo infinito no futuro.
Outro ponto importante é que o próprio teísta tem a forma dele de dizer que o tempo de deus é diferente do nosso tempo. Se analisar o espaço e tempo, perceberá que a mesma lógica é aplicada aqui, quando o teísta afirma que o tempo de deus é diferente do nosso. O teísta afirma a existência de tempo fora de nosso universo, ao afirmar que o tempo de Deus é diferente. E novamente temos outra igualdade entre Deus e o espaço e tempo.

Em minha opinião, a conclusão lógica ao observar o universo é que, não vejo um momento se quer, do qual torne deus necessário para criar o universo, manter o universo, esse é o trabalho que o espaço e tempo fazem, logo neste requisito deus não é necessário.

Alguns afirmam que as Leis do universo se Deus tirar as mãos o universo entra em colapso, pena que essa afirmação é furada. Pois as Leis do universo existem independente se existe um deus ali ou não. O que implica que O espaço e tempo, não necessita de um deus que fique cuidando das Leis para que não entrem em colapso. Penso comigo, se Deus criou algo a partir do nada, isso implica que Leis no Espaço e tempo, permitiram que este ser criasse algo a partir do ‘nada’, logo as Leis do espaço e tempo, existem, caso contrário este ser não poderia se utilizar delas.

Outra afirmação é quando dizem que sem deus o mundo não tem sentido, minha pergunta pra eles é:

Porque o mundo ou o universo tem que fazer sentido para sua vida?
A resposta aqui é sempre emocional e pessoal, e não interfere em nada no universo! Eis o link sobre o meu artigo sobre o sentido da vida:

Outra afirmação por parte do teísta é a existência de um deus pessoal, o problema é que tudo o que é pessoal tem auxilio de nossas emoções e sem nossas emoções nada que é pessoal existiria, podemos perceber por essa simples colocação evidência a não existência de nenhum deus que aceitamos de foram emocional que traz sentido para a vida do individuo.

Em meu blog você pode encontrar sobre isto e muito mais. Agora é só deixar a bomba explodir e as críticas chegarem.

Essa é minha análise maluca sobre o universo e a não necessidade de Deus em relação ao espaço/tempo. Todo o resto, como a necessidade da existência de um deus pessoal, é algo emocional e até hoje, eu não vi, nenhum emoção evidenciar que algo que seja pessoal, se torne uma realidade objetiva.

Os tolos tendem a procurar felicidade, mas como eles podem encontrar a felicidade se nem sabem como a felicidade surge?

ESsa é uma resposta que entreguei para um teísta defendendo sua posição, da uma olhada:

Quero fazer uma observação em relação a frase, pois concordo com você em relação a praticamente tudo o que diz:

Ou seja que o espaço-tempo existe porque Deus existe (ou não existe).

a correção a ser feita aqui é, o espaço e tempo, existem com Deus ou não existindo, mas o espaço e tempo não existe porque um Deus Existe. Isso é um absurdo!

Sua frase:

Mas não se chega à conclusão que um existe antes ou depois do outro.

Sabemos que o espaço-tempo é eterno, sempre existiu, está em todos os lugares, não há nada que escape a seus 'olhos', é infinito em poder, super poderoso. As Leis neste espaço tempo são independentes de um Deus e não há qualquer necessidade de Deus estar no controle das Leis do espaço e tempo.

A questão é: Pode o espaço tempo existir sem deus?

Não existe outra questão mais importante que está.

Quando falo sobre o espaço e tempo, não me refiro ao espaço e tempo, em nosso universo, sabemos que o espaço é mutável, se adapta aos objetos dentro dele, pode ser dobrável e assim por diante. Sim existiu a ideia de espaço como algo absoluto no passado mas essa ideia foi rapidamente descartada, mas existe um espaço e tempo fora do universo?

E a resposta que deve ser dada é sim. Tanto porque independente se nosso universo fosse criado ou não, o espaço continuaria onde está. O espaço também é contido na teoria do multiverso, já que neste caso, o espaço é o mesmo em qualquer universo, o que demonstra que o espaço cabe perfeitamente no argumento ontológico e no argumento de Kalam. E o tempo? Será que existe alguma forma de 'tempo' fora e antes de nosso universo?

Segundo o argumento de Kalam é possível. Se tudo tem uma causa, isso implica que essa causa leva um tempo para acontecer. Podemos dizer que o BigBang (a grande explosão) pode ter acontecido em um instante, mas o que gerou essa explosão ou seja, aquilo que estava causando as condições para a explosão acontecer, necessariamente estava sobre o efeito de alguma forma de tempo e principalmente do espaço. E isso podemos afirmar que possuí N em relação ao tempo gasto para causar a grande explosão. O que não é novidade.

Outro ponto importante é que, quando diz que somente deus é atemporal, cometemos um erro de interpretação, tanto porque o espaço / tempo também é atemporal. Pense por um momento, para o espaço não ser atemporal ele deve existir somente em nosso universo, mas podemos perceber facilmente que o espaço existiu antes do Big Bang e existiu por um tempo infinito no passado. Portanto o Espaço está em nosso universo (temporal) e está fora de nosso universo, o que torna o espaço atemporal. Complicado não? E o tempo? Se tudo tem uma causa, uma determinada causa demora X anos para que aquilo que está sendo feito possa ter o efeito que se espera por essa causa, o que vai levar um tempo para acontecer, o que podemos chamar de N, portanto entre o momento que algo começou a causar o universo até o momento em que o universo tem seu inicio, alguma foram de tempo, está envolvida nessa situação, pois tudo que tem uma causa, está influenciada pelo tempo e espaço.

Sua frase: Não faz sentido sequer (pelo menos para mim) o espaço e o tempo serem independentes (absolutos) da matéria e energia, pois pelo que se vê, estas 4 (ou 3 se considerar-mos espaço-tempo e não espaço e tempo) estão intimamente relacionadas umas com as outras, sendo estruturais ao Universo. Por isso quando Deus trouxe o universo à existência, tudo isso passou a existir.

Em sua frase, posso ver que já declarou como não faz sentido, o que dificulta a continuação da conversa, pois estou com a mente aberta, independente se gosto ou não de sua postura ou filosofia, ou palavras, porque eu quero testar meu argumento e ver o quanto ele se mantém e onde ele falha.

Dito isto, para refutar rapidamente essa ideia de não faz sentido o espaço e tempo sem algo ou alguma coisa, deixo te perguntar algo:

> Onde estava deus se o espaço ao redor dele não existia?

Imagine por um segundo que tu é deus antes de causar o Big bang, não existe luz ao seu redor, apenas a escuridão a sua volta. Explique para mim o que é está escuridão ao redor de deus?

A resposta Lógica, é o espaço. E se em algum momento deus decidiu que iria criar o universo, ou seja fazer o universo ter inicio, isso implica que este ser estava sobre o efeito de alguma forma de tempo, o que faz o tempo e o espaço existirem com deus existindo ou não.

Os teístas mesmo concordam que o tempo de deus é diferente do nosso, e um dia para nós pode ser milhares de anos para deus, o que muitos não sabem é que este é o papel do tempo/espaço. Os teístas mesmo adiantam a ideia de que existe um tempo diferente do nosso, atuando no universo ou fora de nosso universo. O argumetno ontológico nos da base para isso e o argumento de Kalam afirma o que digo ao dizer que tudo que tem uma causa tem um causador e se tudo tem uma causa, essa causa tem que estar de alguma forma sobre o efeito do espaço e de alguma foram de tempo!

Obrigado por ler.

Atenciosamente Gabriel Melo.

  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: O espaço e Tempo: Uma análise sobre a existência de Deus Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli