Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

domingo, 23 de março de 2014

Como jogar contra jogadores Agressivos?

Como jogar contra jogadores Agressivos?

A vantagem dos jogadores agressivos é a vantagem de se usufruir da fraqueza que você demonstrar.
Demonstre fraqueza, jogadores muito agressivos tendem a se aproveitar muito da fraqueza de seus adversários, principalmente quando dão check no flop quando são os agressivos ou se aproveitam de você no turn. Tendem a aplicar muito o check-raise ou tomar a iniciativa.

A melhor forma de vencer esses jogadores é no estilo TAG. Contra jogadores agressivos usaremos algumas alternativas pré-flop.

Com 18-15 BBs evitaremos aumentar tendendo assim ou ir allin ou aumentar 3-6 Big blinds. Normalmente esses jogadores tendem a pagar no Big blind para ver o flop e tentar tirar alguma vantage de você no pós flop. Quando você deixa caro e com uma stack deste tamanho, ele perceberá que está colocando um valor alto em relação a sua stack, desta forma eles compreenderão que pagar não é uma boa ideia.

Com mãos como AT, AJ, 22-TT, tenda a ir allin se for o SS, mesmo com 18 BBs. Neste caso, ele não terá odds o suficiente para pagar com AJ – A9, e muitas vezes até TT eles largam, raramente.

Em alguns casos, com AA-JJ / AQ-AK, aplicar um raise comum de 2,5x BB. A neste caso é permitir que seu adversário entre no pote, já que ele gosta de ver potes e atacar fraquezas. Ao invés de demonstrar força, demonstre fraqueza. Por exemplo, o flop traz 782 com duas de espadas. Existe dois caminho a seguir, apostar menos de 40% do pote (demonstrar fraqueza) ou dar check (outra forma de demonstrar fraqueza).

Vamos analisar um pouco mais sobre isso, através de um exemplo. Fui jogar online e estive em problemas com jogadores agressivos, perdi cerca de 40 mil fichas demonstrando fraqueza para jogadores agressivo e percebi o poder que os jogadores agressivos possuem sobre seus adversários, por causa disso me empenhei para bolar estratégias contra esses jogadores.

Minha ideia é enganar o jogador agressivo utilizando seu conhecimento contra ele mesmo. Existem dois tipos de jogadores agressivos (existem outros , mas me refiro a outra coisa), os que conhecem seus adversário e os que não conhecem o nível de jogo de seus adversários.

Normalmente os jogadores agressivos se encontram na segunda categoria, e os da primeira categoria podemos enganar poucas vezes, já que esses compreendem do jogo e rapidamente utilizam uma contra estratégia contra você. Podendo ser 4 bet Light ou não jogar mais contigo por um tempo.

Jogadores agressivos veem fraqueza e gostam de a punir com raise, check-raise, allin gigantes e assim por diante. Quando demonstramos fraqueza, é como se o cérebro desses jogadores se acendessem, e dizer é hora do show. Baseado nisso, podemos ter grande vantagem ao demonstrar fraqueza quando estamos fortes e demonstrar força quando não temos nada.

Eis um exemplo de um erro que cometi contra um jogador agressivo, da qual a fatiada me deixou em maus lençóis.

Eu abro de LP (posição final), melhor do Botão com AT com o A de espadas, e meu adversário no Big Blind me paga. Aqui é óbvio que ele iria pagar, eu tenho 15 BBs, e abro 2,1xBB, o cara está recebendo quase 3-1 e sem dúvidas irá pagar com muitas mãos.

O flop traz 872 com duas de espadas.

O vilão da check, olho para o pote e faço uma aposta de 40% do pote, e meu adversário empurra um check-raise allin e eu largo.

A linha de fraqueza que demonstrei se refletiu na mão que eu possuía, mas se eu tivesse TT+, essa jogada seria maravilhosa contra este jogador, o problema é que minha mão em um board que acerta pouca coisa, a melhor jogada com AT-AK é o check behind. Pois com o check behind, poderia ir de allin no turn contra a aposta do jogador agressivo, o que seria uma jogada ideal e que demonstraria força quando eu estou fraco.
Eis o problema, quando um SS abre de LP ao invés de meter allin com 15 BBs em um blind de 4000 / 2000 com 500 de ante, significa que não possuo uma mão tão forte assim e quando ele paga, significa trap ou uma mão não tão forte assim. Imagino que AQ e AK ele iria allin, com KK e AA é possível dele ir allin ou apenas pagar (raramente) e com 99-QQ é provável ele ir allin.

Quando eu abro como SS com poucas fichas demonstro fraqueza, pois poderia ter ido de allin, e contra esses jogadores ir de allin com AT com 15 BBs é mais do que adequado. Como não fiz isso, cai para 9BBs, o que não demorou muito fiquei com 7BBs e cai com A6 de espadas contra TT.

Um erro contra um jogador agressivo do qual poderia ter evitado dando check behind em um flop ruim para apostar do qual demonstro em meu range uma quantidade maior de mãos que erraram do que mão que se conectarão com o flop. Lição aprendida.

Como combater esses jogadores agressivos?

Para combater um LAG, é melhor jogar no estilo TAG, tendo uma imagem tight. Você procurará spots onde seu range parece realmente ser forte e o range deles pareça ser fraco, e aí, adicionar blefes em seus moves.

Por exemplo, em situações onde você só poderia ter mãos fortes ou bons draws, adicione alguns blefes em seu range e abuse deles contra os LAGs. Estas mãos podem ser apenas overcards, overcards com backdoors ou overcards com gutshots.

Mesmo que eles percebam que você está fazendo um move, eles não poderão reagir, pois o range deles é muito fraco e o seu, muito forte.

Geralmente, quando você receber call no flop, pode continuar atirando mais barrels. As vezes isso pode parecer ruim, mas você deve apenas conhecer as tendências do quão light eles irão lhe pagar, para saber até onde deve ir atirando no pote.

Faça slowplay contra eles – (demonstrar fraqueza quando estamos fortes)

Geralmente fazer slowplay é ruim, mas é a melhor solução contra este tipo de oponente. Eles irão aplicar muitos barrels, e com muita frequencia, então você quer deixá-los cometer este erro quando tiver uma mão muito forte.

Geralmente fazer slowplay em um board drawy é ruim, mas, dependendo das tendências do vilão LAG, esta pode ser a melhor forma de extrair valor deles caso acerte um set. Eles assumiriam que você daria raise com uma mão deste tipo no flop ou no turn, então, se você der apenas call, eles podem até atirar o 3º barrel, ou fazer uma aposta por thin value no river, e você quer vê-los cometendo este erro.

Outro benefício de fazer isso é proteger seu range de call de força média. Quando ele ver você dar call em três streets com um set, ele ficará com medo de apostar novamente três barrels por blefe contra você, assumindo que este tipo de jogada faz parte de seu range de call.

Faça slowplay pré-flop e 4-BET por blefe

Fazer slowplay pré-flop é ótimo contra LAGs. Geralmente eles farão 3-BET com um range bem amplo, e para combater isso, podemos fazer slowplay com mãos muito fortes ou fazer 4-BETs por blefe.

Sempre que a frequencia de 3-BET de meu oponente for mais perto de 10% do que de 5%, podemos fazer slowplay de mãos como AA ou KK pré-flop. O range deles é tão amplo, que raramente darão call em uma 4-BET. Então, é melhor mantê-los na mão quando você tiver um monstro e expulsá-los com um blefe quando perceber que a mão será mais lucrativa desta forma.

Outra forma de demonstrar fraqueza quando estamos fortes, é o check behind allin no river, quando o board é a favor de blefes e nós temos a mão mais forte.

Por exemplo, o board traz Q24Q5 (com dois flush draws perdidos) e você tem uma Q qualquer. A ação foi que seu adversário aumentou de UTG e você pagou assim como o Big blin, ele aposta metade do pote no flop e você paga. Ele dá check no turn ao bater a segunda possiblidade para o flush draw e você dá cehck (fazendo slowplay, e demonstrando fraqueza). No river bate o 5, carta perfeita, e seu adversário faz uma aposta de valor 40% do pote. Qual a melhor jogada aqui?

Parabéns, não é apostar 40%, mas sim ir allin. Isso vai soar como um desespero de sua parte, e se ele tiver qualquer par de 77 ou maior ele tende a pagar, pois nosso range está cheio de blefes.

Já fiz diversos testes em situações idênticas contra jogadores agressivos e os resultados tem sido muito positivo, mas é necessário que seu adversário saiba ler o board e tenha a habilidade de leitura de mãos.
As maiores vantagens deste tipo de jogador são que eles conhecem a importância da iniciativa e apostam nestes momentos corretos para ganharem o pote, mesmo sem ter uma mão legítima. Geralmente estes jogadores estão sempre envolvidos nos potes, mas sabem manobrar bem todas as mãos, evitando problemas sempre que eles surgem.

Eles  também irão se aproveitar da imagem de LAG, ganhando mais action do que jogadores tight ou nit. O motivo para isso é simples, eles jogam muitas mãos, então teoricamente estarão jogando muitas mãos mais fracas. Isso também acaba facilitando o call de oponentes em apostas no river quando eles tiverem uma mão realmente forte, mas também facilita os “calls light” quando eles estiverem blefando.

Os bons LAGs geralmente terão um range balanceado e, com isso, terão certeza de que quando dispararem aquele second barrel, seu call raramente será lucrativo.

Como vencer um LAG

Para vencê-los temos que abusar de sua maior fraqueza – jogar muitas mãos e apostar muito.

Faça mais raises por blefe – Principalmente pré-flop.

A vantagem desses jogadores é serem os agressivos pré-flop, já que ganharam cerca de 66% dos potes dos quais darem Cbet, mas quando tomam uma 3 bet ou 4bet, o jogo muda, pois agora eles estão em uma posição ruim, ou ele largam ou aumentam, pois se irem para o flop perderam a maioria, na maioria das vezes.


Eis o exemplo de um torneio profissional jogados por profissionais do qual tiraremos a melhor forma de jogar contra jogadores agressivos:

No main event do Campeonato Italiano, que teve lugar em San Remo, em Maio de 2007, aconteceu-me jogar uma mão de um modo excepcionalmente corajos, fiando-me numa leitura de uma jogada do meu adversário que, colocada num contexto psicológico multinível, explica o efectivo sucesso da minha jogada.
Na mão em questão: com blinds a 150/300, encontro-me na BB com 44 e, depois de um fold geral, o jogador sentado no botão - um austríaco muito forte com o qual me cruzei outras vezes no circuito europeu - faz raise de 800 fichas e eu faço call. No flop sai KdQdJh e eu faço check com a intenção de dar fold - caso tivesse de enfrentar uma continuation bet do meu adversário; considerando que atacar logo, quer apostando à primeira quer um check-raise, é uma jogada que, fora de posição, considero demasiado arriscada - sobretudo nas fases preliminares dos torneios.

Inesperadamente, também o meu adversário faz check e no turn sai um 5 de copas, que oferece à board 2 flush draw possíveis. Eu aposto 1200 fichas porque, se o meu adversário - a quem doravante chamarei de Michael - se sentiu demasiado fraco para apostar no flop - fazendo o pot crescer - com uma mão do tipo 77, 88 ou A9; então terá igualmente receio de enfrentar uma aposta no turn com uma board que oferece 3 boas overcards ligadas a dois flush draws possíveis. Em breves palavras, numa situação parecida, um bom jogador como ele jamais sonharia fazer call com uma mão semelhante e tendo ainda de enfrentar outra ronda de apostas e uma série de cartas assustadoras possíveis no river em enorme quantidade.

Inesperadamente, perante a minha aposta, Michael faz raise no turn de 5 mil fichas. Provavelmente, julgando-me um jogador muito astuto e imprevisível e tendo uma mão não suficientemente forte para poder arriscar-se a enfrentar um check-raise no flop, terá planeado esperar por uma provável aposta minha no turn para poder fazer um raise substancial, que me pudesse fazer desistir da minha intenção de ganhar o pot sem uma mão digna.

O raise foi, de facto, fulminante - derivando obviamente de uma óptima leitura intuitiva acerca do facto de não ter uma mão suficientemente boa para ver o meu raise de 5 mil fichas, considerando também que a minha stack efectiva antes de eu jogar a mão era de apenas 12500 fichas!

Todos estes elementos me convenceram de que efectivamente, me encontrava numa daquelas mãos em que, entre 2 jogadores muito fortes, o "pensamento-psicologia" multínível é dono e senhor. Por conseguinte, um re-raise all in meu de mais de 6700 fichas, mesmo sendo uma quantia, digamos, bastante exígua, era suficiente para obrigar o meu adversário a fazer fold à sua mão marginal - coisa que pontualmente aconteceu, tranquilizando-me por ter escapado ao perigo de me encontrar all in contra uma sequência nuts.

por Dario Alioto



  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Como jogar contra jogadores Agressivos? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli