Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

domingo, 10 de janeiro de 2016

Como lidar com ignorantes? - Verdade Vs O que as pessoas sentem / Acreditam


Nosso mundo, pode ser dividido basicamente em dois tipos de pessoas: as que procuram a verdade incansavelmente e as que buscam saciar aquilo que acreditam (existem aqueles no meio termo). É natural que o conflito entre intelectualidade, conhecimento contra crenças pessoais e ideológicas.



Pessoas que seguem o que sentem ou seguem suas crenças pessoais e ideológicas, tendem :

Ø     Dizem que Não é necessário evidencias para provar que estão certas.
Ø     Dizer que O que elas sentem é o que realmente importa.
Ø     Entre o certo ou errado, a pessoa prefere fazer ou seguir aquilo que acredita ou sente ser correto.
Ø     Dizem que os intelectuais, cientistas, pessoas de alto QI, que estão cegas e não conseguem ver o quão óbvio é aquilo que acreditam.
Ø     Estão dispostas a fazer com que o mundo siga aquilo que acreditam e estão dispostas a morrer pelo que acreditam.
Ø     Não se importam de humilhar pessoas, pois segundo o que acreditam não é uma humilhação, é uma verdade que deveria ser espalhada. Exemplo disso é o ataque a homossexuais e o ataque as pessoas que vivem seguindo a oposição.
Ø     Ignoram o conhecimento que não confirma o que acreditam e não gostam de entrar em assunto ou conviver com pessoas que tendem criar conflito com o que acreditam.

Não é de hoje que conhecemos o conflito entre a razão e o seguir o que sentimos. Perceba que quando dizemos razão, não excluímos aquilo que sentimos, porém aqueles que seguem o que sentem raramente conseguem utilizar a razão corretamente, principalmente quando a razão não está a favor deles.

É muito comum ouvir pessoas dizendo o quanto elas se sentem bem com o que seguem, porém tais pessoas não percebem o quanto é fácil engana-las baseado naquilo que seguem. É claro que muitas pessoas que seguem o que acreditam não são cegas, porém a quantidade de pessoas que são cegas é enorme. Então começam a surgir os problemas.

Chamo isso de ‘Os ignorantes a favor daquilo que acreditam ou sentem’. Pra mim, o mais interessante é a forma como a pessoa defende aquilo que acredita. Sai mais ou menos assim:

- As pessoas não acreditam no que acreditamos, pois não conseguem ver ou compreender o que vemos ou compreendemos.

Não é de hoje que a ciência busca compreender o porque as pessoas acreditam em algo cegamente. Hoje, temos as respostas porém para os mais ignorantes, tais respostas não são suficientes. Eles continuam a acreditar, então deduzem que tem que ser verdade o que acreditam. É como se a mente deles estivesse bloqueada contra qualquer tentativa da verdade entrar e influenciar o que sentem. Essa é a razão do porque muitas pessoas dizerem que a duvida é algo ruim. Acreditam que é obra do diabo o afastamento de Deus. Essas pessoas foram tão manipuladas por si mesmas e pelo que acreditam, que são incapazes de compreender o porque as pessoas se afastam daquilo que acreditam.

Não precisa chamar essas pessoas de ignorantes, o fato de você saber que elas são ignorantes é o suficiente. Seu foco jamais deve ser convence-las, afinal de contas se tentar fazer isso, mesmo do jeito correto, você será visto como alguém negativo e ruim. Então o melhor, é esperar até a pessoa ter o suficiente para entrar em nosso mundo, seguindo as regras que seguimos para afirmar ou não o que acreditamos. Somente quando o ignorante tem o interesse de conhecer e compreender tudo aquilo que está além de seu mundo, é quando temos uma chance de convencê-los.

Os ignorantes convencem pela força, pela influência social, por manipulações, dominação, jogos emocionais e chantagens. Enquanto aqueles que utilizam a razão vencem pelo exemplo, pela razão, pela lógica, pelo certo ou errado, pelo desenvolvimento e pelo conhecimento. Por essa razão não se debate com um ignorante quando o mesmo quer debater segundo as regras do mundo ao qual vive. Caso ele queira debater, certifique-se de que as regras que o ignorante irá seguir são regras lógicas motivadas e movidas pela razão e pelo privilégio do conhecimento. Se não for assim, é perda de tempo. Portanto evite debater com eles. Uma estratégia interessante é humilhar os mais ignorantes utilizando o humor. Isso faz com que eles se sintam mal, e quando eles se sentem mal acontece duas coisas (a) querem compreender o porque estão sendo humilhados através do humor – lembre-se, do humor correto, se for o humor exagerado, fora de equilíbrio, o ignorante nunca mais ira querer debater ou conversar contigo e (b) irá evitar debater contigo, pois sabe que as regras que utiliza não se aplica a você ou seja, sabe que o conhecimento e sabedoria que tem, tem pouco valor.


Cuidado com essas pessoas. É muito fácil lidar com elas, como é dito pelos pinguins de madagastar Sorria e acene, em outras palavras, ignore o que dizem e trate-os bem. Tudo tem seu tempo. Evite discordar do ignorante logo de cara. Pessoas que seguem o que sentem, gostam quando você concorda com o que dizem, e depois estão aptos a permitir que você diga  o que realmente pensa. Lembre-se, preparar o terreno para falar com um ignorante é muito importante. Prepare o ambiente. 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Como lidar com ignorantes? - Verdade Vs O que as pessoas sentem / Acreditam Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli