Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Porque muitas pessoas lidam tão mal com as criticas?


Lidar com as criticas não é algo fácil. Requer tempo de prática, de correção e de auto analise. Aos poucos vamos nos adaptando e adquirindo tanto uma maturidade ideal e também vamos melhorando no desenvolvimento intelectual. Essas duas ferramentas poderosas juntas, permite que a pessoa lide melhor com as criticas. Porém para lidar mal com as criticas, basta ignorar o que acabamos de falar.

Existem muitos motivos e razões que levam as pessoas a lidarem mal com as criticas. Posso resumir a duas principais:

1.                      Necessidade de satisfazer o que sente (Validação);
2.                      Necessidade de se afastar de algo que é negativo, inferior ou que poderá trazer algum prejuízo.

No ponto (1) encontramos pessoas que ainda possuem grande dificuldade em lidar com as criticas. Ainda acreditam que um elogio é algo positivo e uma critica é algo negativo. Eles ainda não superaram as necessidades emocionais e por isso agem desta forma. Sem duvidas existem momentos bons para criticar alguém e momentos não tão bons assim para se fazer uma critica. Porém neste ponto é a capacidade de adaptação do individuo aos momentos que conta muito mais do que fazer a critica.

Demorei anos, mas hoje me encontro em um nível ao qual não me sinto tão ofendido com as criticas. Algumas posso levar até meu advogado que me dirá o que fazer. Outras posso simplesmente ignorar por não terem valor algum, outras criticas posso ouvir e diversas criticas podem me ajudar a melhorar em alguma área, em algum comportamento ou atitude. Mesmo que eu me sinta mal com alguma critica (o que mal acontece), volto rapidamente a meu estado anterior de equilíbrio, ou seja, não sou afetado por muito tempo.

No ponto (2) como não vejo mais as criticas como algo negativo, não tenho motivos ou razões para me afastar de pessoas que me criticam ou me julgam. Não me sinto inferior quando ouço uma critica e nem mesmo compreendo a critica como um prejuízo. O que não permito são as ofensas pessoais e agressões verbais. Algumas pessoas querem tanto mostrar que estão certas que partem para a agressão. É incrível como algumas pessoas, assim como eu no passado, possuem dificuldades em lidar com as criticas.

Criticas, julgamentos sempre vão existir. Algumas pessoas se fazem de vítimas, e utilizam o vitimismo como meio de escape ignorando suas próprias falhas, enquanto outras pessoas, compreendem que criticas e julgamentos sempre vão existir, e ao invés de se fazerem de vítimas, se posicionam de uma forma que lidem da melhor maneira possível com as criticas. Isso faz com que elas vivam melhor  e também sejam mais felizes.

Existem muitos benefícios ao lidarmos com as criticas de forma adequada:

Ø     Aprendemos a nos impor quando necessário e a ignorar quando necessário. Ou seja, não lidamos apenas de uma maneira com a critica. Lidamos com as criticas de uma forma que traga maior equilíbrio e respeito.

Ø     Aprendemos a lidar melhor com conflitos, problemas, debates, discussões e situações complicadas.

Ø     Aprendemos a lidar melhor com as pessoas ao nosso redor e também nos adaptamos melhor a elas.

Ø     Somos capazes de compreender o estado emocional da pessoa para saber se é uma boa critica-la ou não. O que implica que compreendemos quando criticar e quando não criticar.

Existem muitos outros benefícios, e sendo um deles, é que deixamos de nos fazer de vítimas das circunstâncias. Isso nos permite ver com maior claridade. No final quem vai decidir será o individuo, afinal de contas não são todos que estão prontos para lidar com as criticas adequadamente.


Quando for criticado procure compreender o ponto central da critica e no que a critica está sendo direcionada. O que vejo é muitas pessoas evitando as criticas, ao invés de lidar adequadamente com elas. Muitas vezes quem critica tem tanto conhecimento que valeria apena perguntar o porque a pessoa acha ou diz que algo está errado. Vale a pena perguntar no que ela se baseia para fazer a critica e quais as fontes. Isso ajuda e muito. 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Porque muitas pessoas lidam tão mal com as criticas? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli