Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

‘Você deve ignorar as criticas’., SERÁ?


Essa eu ouvi de Eduardo Santorini em um vídeo ao qual ele explicava a forma como lidava com as criticas. Lembro-me que quando era mais jovem, tinha dificuldades em lidar com as criticas e julgamentos. Nasci em um família simples e que acreditava que não devemos ficar julgando e criticando as pessoas. Desta forma eu fui criado e cresci acreditando nisso. Por anos ignorava as pessoas que me criticavam acreditando que tinha algo de errado com elas e não comigo.

Por causa dessa minha posição de ignorar as criticas, perdia as criticas e julgamentos que me permitiriam alcançar a melhor versão de mim mesmo. Por anos sabotei meu desenvolvimento intelectual, emocional e masculino. Por anos acreditei na frase ‘você deve ser você mesmo’. Não vou negar que existem muitas criticas que devemos ignorar. Não irei negar isso. Porém existem muitas criticas que podem oferecer algo ao qual possa te ajudar e melhorar em alguma coisa.

Perceba que não falo de criticas construtivas, já que a ideia de criticas construtivas é utilizada em pessoas que possuem dificuldades com as criticas. Desta forma, inicia-se dizendo o que a pessoa tem de bom ou fez de bom, e depois diz o que a pessoa fez ou tem de negativo. Isso porque milhares de pessoas tem dificuldades em receber uma critica sem estarem preparadas para elas. Por isso o elogio. Por isso é utilizado o que a pessoa tem de bom e positivo. Isso cria uma conexão com a pessoa, da qual permite que a mesma seja criticada, porém sem se ofender tanto. As criticas construtivas foram criadas para  serem usadas com pessoas que não possuem uma maturidade em um nível ideal.

Por anos ignorei as criticas e aceitava que elas eram negativas. De fato, em minha vida já perdi as contas de quantas criticas ignorei das quais poderia ter me ajudado a chegar aonde estou hoje de forma mais rápida. Assim teria ganhando tempo, ao invés de perder anos ficando atolado no mesmo lugar.

Muitas vezes ficamos atolados no mesmo lugar e não compreendemos o porque as coisas não mudam e continuam a serem sempre as mesmas, sem duvidas pode ter interferência de como a pessoa lida com as criticas. Se ela sempre evita se auto criticar e evita as criticas de outras pessoas, raramente essa pessoa chegará a algum lugar no desenvolvimento emocional. O que pode obrigar a pessoa a raramente atingir suas metas e objetivos. Muitas pessoas não sabem mas a forma como lidamos com as criticas, influencia em nossos sonhos e objetivos. Existe maiores chances de pessoas que avaliam as criticas de forma adequada chegarem a algum lugar, do que pessoas que não lidam com as criticas adequadamente.


Sem duvidas iremos ignorar muitas criticas, principalmente as que tem pouco sentido e que não mudaram nada em nossas vidas. Da mesma forma que se ignorarmos todas as criticas não seremos capazes de ver que algumas criticas poderiam ter nos ajudado a atingir nossos objetivos e metas de forma mais rápida e eficaz. Quanto mais a sociedade nega as criticas,  se afasta das criticas, mais se afasta de atingir uma maturidade em um nível ideal. 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: ‘Você deve ignorar as criticas’., SERÁ? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli