Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Parte V – Objeções a teoria do Big Bang – Abundância de Elementos leves

Parte V – Objeções a teoria do Big Bang – Abundância de Elementos leves

         Um dos argumentos principais que as pessoas apontam como confirmação do Big Bang como uma teoria válida é sua previsão da abundância de elementos leves, isto confirmaria que a teoria é uma boa teoria. Mas de fato o oposto se mostra congruente com os fatos.

         As observações contradizem claramente esta previsão do Big Bang.

         O Big Bang prevê a abundância de três elementos: Hélio, lítio e o isótipo deutério. Que é o isótipo pesado do hidrogênio comum.

         Ora, uma das conclusões desta hipótese particular, que você pode obter deutério no Big Bang, era que a densidade da matéria no universo não deveria exceder um certo valor. Ao longo dos anos, nas décadas de 1960 e 1970, isto parecia valer, mas no inicio dos anos 80 tornou-se claro que o universo tem uma quantidade considerável de matéria escura, que não está incluída nestes cálculos.

         Agora se você incluir toda esta matéria escura, então ultrapassa o limite que a abundância de deutério havia colocado. Isso significa que se você assume que toda matéria escura está presente, então não podia ter obtido deutério na quantidade que é observada no universo. Assim, esta é uma maneira de dizer que a previsão do Big Bang estava errada.

         Para determinar a densidade do universo e ver se isto é consistente, se a teria está correta , a densidade do universo determinada pela abundância de deutério, a densidade determinada pela abundância de Lítio e a densidade determinada pelo hélio deveriam dar o mesmo número ou resultado, já que somente pode haver uma densidade do universo. De fato, não é isso que acontece. Novamente há grandes contradições e, contudo, novamente não ocasiona o abandono da teoria. Os teóricos do Big Bang dizem simplesmente que tem de haver alguma coisa que não compreendemos sobre a evolução do lítio, sobre a evolução do deutério embora estas previsões tenham divergido continuamente ao longo dos anos.

Mas o que fizeram os defensores do Big Bang?

        Queriam uma saída, assim disseram que está matéria extra, que está se mostrando muito difícil de ser ajustada ao esquema, tem que ser um tipo estranho de matéria, que é chamada de matéria não bariônica.
Matéria não Bariônica é basicamente matéria que não é feita de prótons, de nêutrons e do tipo de elementos de que são feitas as coisas aqui na terra ou que vemos nas estrelas ou no meio interstelar.



  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Parte V – Objeções a teoria do Big Bang – Abundância de Elementos leves Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli