Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 2 de abril de 2014

A Irrelevância da fé e do argumento pessoal - Parte VII

A Irrelevância da fé e do argumento pessoal - Parte VII

A arte de Enganar e Manipular através da Religião

          Nas ideologias religiosas, não existe meio termo, ou você faz ou você faz. Normalmente para que vocês faça o que eles querem, eles correm a ameaças e a troca equivalente, ou seja, eles se baseiam em ameaças e recompensas.

          Funciona assim, desde a antiguidade, principalmente nas histórias relatadas na bíblia, podemos observar que, essas ameaças e as recompensas funcionam como excelentes formas de manipular e obter o controle das pessoas através do medo daquilo que elas acreditam. Essa é a melhor forma de você manter as pessoas fazendo aquilo que você quer, através do medo ou recompensas.

          Na máfia existem regras, das quais são bem parecidas com as leis religiosas, como por exemplo, não fez o que os chefões querem, normalmente a pessoa era morta, na religião principalmente em êxodo 20, podemos ver que as pessoas que não obedeciam os 10 mandamentos seguiam o mesmo caminho e principio (no próximo tópico falarei dessa mudança da qual poucas religiões continuam a matar pessoas nos dias de hoje). Neste caso podemos ver que através do medo, é possível dominar e gerar o pânico nas pessoas, fazendo-as fazer aquilo que queremos.

          Por exemplo, no antigo testamento bíblico, podemos ver diversas vezes que deus se arrepende daquilo que fez, o que é bem estranho, deus se arrepender de algo, já que ele é deus. No caso muitas pessoas principalmente religiosas, tendem a aceitar que realmente deus se arrependeu de algo que tinha feito, o problema não é o arrependimento e sim o que se esconde no meio dessas histórias.

          Em diversos relatos bíblicos notamos como os profetas controlavam as pessoas a fazerem aquilo que aqueça nação de Israel deveria fazer baseada naquilo que acreditavam. Podemos ver moisés quando desceu do monte trazendo os 10 mandamentos, podemos ver em outros pontos bíblicos dos quais as guerras eram incentivadas baseadas naquilo que as pessoas acreditavam , no medo ou por meio de recompensas. Em muitos casos é tão notada a manipulação que eles guerreavam em nome do deus que acreditam. Em outros casos, podemos ver como a manipulação era bem aplicada por profetas ao falarem sobre maldições e que se o povo não se arrepende-se do caminho em que estavam deus iria mandar pragas ou destruir aquele povo e depois que o povo voltou a fazer aquilo que o profeta queria, deus não castigava o povo, ou seja voltava atrás em sua palavra.

          Para pessoas que não compreendem sobre a arte de manipular, não compreende que para quem quer manipular, saber sobre ameaças e recompensas é o caminho mais simples. O que facilita muito para um manipulador é utilizar o que as pessoas acreditam contra elas mesmas. Quem conhece sobre isso, possuí grandes chances de receber aquilo que quer sem fazer muito esforço.

          Não se engane a arte de manipular e enganar, não acontece apenas dentro de instituições religiosas, acontecem em todos os lugares. A mídia que quer ser a líder, se utilizará das mais variadas formas para conseguir conquistar sua atenção, ou seja, oferecem aquilo que você quer, para que eles recebam aquilo que eles querem. Para quem ainda não assistiu o filme o lobo de Wall Street, eu convido vocês a assistirem. Este filme demonstra perfeitamente como bons manipuladores se utilizam da fraqueza das pessoas para que consigam aquilo que querem. Em uma parte do filme que eu aprecio muito é quando, o jornal após fazer uma entrevista diz em seu jornal, que o lobo de wall street é como Robin wood, ao invés de dar o dinheiro aos pobres, ele dava o dinheiro para si mesma.


          Existem centenas de outros exemplos, como os psicopatas e sociaopatas, um deles ficou muito famoso, tem filme sobre ele, o Pânico até mesmo fez entrevistas com eles. Essas pessoas fazem de tudo para conseguirem a felicidade que querem e não se importam de passar por cima de outras pessoas para isso. Eu mesmo me lembro de uma vez um pastor da igreja universal do reino de deus, se utilizar de diversas artimanhas de um bom manipulador para conseguirem aquilo que a igreja queria, como esta denúncia sobre edir Macedo: Clique Aqui.

          Na bíblia, ameaças e recompensas acontecem a todo momento, tudo para que a ideia principal da religião se mantenha. Essa é a base religiosa, isso vem deste o momento de seu surgimento.

          Nos dias atuais, a morte foi trocada, pela filosofia de Jesus, que mesmo sendo uma filosofia incompleta, muitas pessoas realmente acreditam que a filosofia que jesus pregava era e é a filosofia Ideal.

          Recapitulando está parte antes de continuarmos.

          Notamos que, as pessoas trocam uma verdade objetiva, pela verdade que querem, normalmente a base para isso, é uma base emocional e não racional, da qual a decisão é tomada baseada no descontrole dessas emoções que faz a pessoa pensar que tem algo de errado com ela, quando tudo o que ela precisa é de conhecimento.

          Notamos também que a religião utiliza diversas formas das quais forem bem adaptadas, assim conseguindo uma manipulação genial da qual, pouquíssimas pessoas escapam. E a principal arma religiosa é utilizar aquilo que a pessoa acredita para que as instituições religiosas consigam o poder que desejam. Lembrar da Igreja católica nos tempos antigos é um ótimo exemplo, do qual seu poder na politica e mundial se estende até hoje.

          Observamos também que a bíblia é um livro perfeito para dar exemplos simples de manipulação, baseados em ameaças e recompensas. Se quer começar a manipular as pessoas ameaças e recompensas é um ótimo lugar para começar. Vamos para o próximo tópico.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: A Irrelevância da fé e do argumento pessoal - Parte VII Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli