Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Sob a Influência da Crença

Sob a Influência da Crença

Tudo em nossa volta é baseado em vínculos. O vínculo com algo, torna algo completamente incomum em algo real, com consciência.

A todo momento somos influenciados não apenas por aquilo que acreditamos, mas também por nossas emoções. Quantas vezes por causa do estresse, por causa de uma situação complicada, ou até mesmo pela junção de várias situações, tanto positivas quanto negativas, nos influenciam a todo momento. O Equilíbrio é quando essas emoções não nos influenciam de forma negativa ou positiva, quando o desiquilíbrio aparece, as pessoas tendem a pensarem que tem alguma coisa errada com ela, quando é apenas uma questão de compreender como as emoções afetam o individuo.

Neste casos, é muito comum, nos utilizarmos dessa influência e acabamos por agredir pessoas e descontar em pessoas que não tem nada a ver com o problema. Somos tão influenciados pelo que sentimos, que muitas vezes não conseguimos compreender o porque ficamos nervosos, chateados, tristes, ou alegres, do nada.

Essas influências acabam por serem positivas a longo prazo, pois elas se encontram dentro de um limite. Quando este limite é ultrapassado, as pessoas podem se sentir completamente vazias, de forma a pensar que ninguém se importa e que não vai fazer diferença o que essa pessoa faça. A depressão é um ótimo exemplo.
Como o ser humano (ateu ou não) está em busca de controle, ele criou diversas ferramentas das quais muitos deles nem compreendem, ferramentas das quais lhe trazem o equilíbrio.

O que é estar sob o efeito da crença? Sob o efeito daquilo que se acredita?

Não é novidade que quando estamos sobre o efeito da paixão, tendemos a não enxergarmos nosso parceiro ou parceira de forma clara. Tendemos a ver o que nossa parceira(o) tem de positivo ao invés de negativo, ou seja, sob a influência da paixão, para nos manter em um estado do qual nossa parceira(o) nos traga prazer e felicidade, tendemos a ignorar o que ela ou ele tem de ruim, para que nosso prazer e felicidade se mantenha.

Esse é o básico sobre emoções e como elas nos influenciam. E o mesmo vale para o oposto. Se tem ódio, desprezo, rancor de algo ou alguma coisa, o que irá fazer é evitar essas emoções negativas, o que te fará se afastar desse algo que não lhe traz felicidade e prazer, não importa se este algo é certo ou errado.
Perceba que não tomamos essa decisão de forma consciente, apenas lidamos com essas emoções de forma consciente. Uma pessoa que não tenha consciência da influência das emoções, acaba pensando que é certo seguir aquilo que ela sente. O que acaba levando esse individuo para lugares, do qual o individuo teve que ir, por causa daquilo que sente.

Isso é muito comum, pelo fato da pessoa não compreender que o problema não é com ela, e sim em relação as emoções, controle, sentido da vida, o individuo acaba se perdendo, ao invés de compreender que o problema está dentro e não será resolvido buscando resposta fora. Principalmente em relação as emoções.

Este é o ponto que queria chegar. Você está sob a influência daquilo que acredita?

Para saber disso, existem maneiras bem simples de descobrir. Tal como:

Ø  Você se afasta de pessoas que não acredita naquilo que tu acredita?

Essa é uma pergunta bem simples, das quais muitas pessoas, se afastam de outras pessoas por causa daquilo que acreditam. Vejo ateus e teístas se afastam um do outro, por causa de uma posição, e se esquecem que não é a posição que importa e sim a pessoa. Se estamos sobre a influência daquilo que acreditamos, tendemos a nos afastar de tudo aquilo que não nos traga prazer, satisfação e felicidade. Ou seja, o ateísmo para o teísta, neste caso, é sem sentido, já que é o oposto ao que acredita, ou seja, é o oposto aquilo que lhe traz satisfação, prazer e felicidade, e o mesmo vale para o ateu em relação aos teístas.
Perceba como nosso inconsciente é algo maravilhoso. Não importa aquilo que tu acredite, as sensação de prazer e desprazer, felicidade e infelicidade, sentido e sem sentido, são as mesmas para cada pessoa, apenas estão direcionadas em direções opostas.

Da pra perceber que toda essa guerra entre ateísmo e teísmo, tem como base as emoções?

Se você está sobre a influência daquilo que acredita, então é óbvio que o oposto será evitado. Assim como alguém que curte música gospel, não ouve funk, rock, pop e assim por diante.

Essas emoções podemos encontrar em todas as áreas de nossa vida de tal forma que as pessoas se afastam uma das outras, com o pretexto da pessoa não concordar com ela, que não respeita as opiniões. As emoções também fazem pessoas ao invés de buscarem a razão, a dizerem frases como:

- Entre o certo ou errado, prefiro aquilo que me faz feliz.
- Nada é tão errado se te faz feliz.
- Prefiro ser feliz do que estar certo.

É fácil perceber quem são essas pessoas somente pelo que elas dizem. As palavras dizem muito mais, do que elas realmente querem dizer.

Se algo lhe deixa feliz, traz sentido para sua vida, porque você iria deixar aquilo que te faz feliz, traz conforto, e sentido de vida?

Não importa qual posição seja, e não importa se sua posição estiver errada, se essa posição lhe trazer prazer, você ficará com ela, se não lhe trazer prazer tu irá se afastar dela. É bem simples e é incrível como as pessoas não compreendem como as emoções trabalham de forma óbvia.

Ø  Em relação a sua maturidade, você se defende com frequência e defende aquilo que acredita com frequência?

Esse é outro ponto importante, da qual podemos ver o quanto a pessoa é influenciada pelas emoções.
Normalmente tendemos a nos defender com frequência, e pode ser até mesmo pelas pequenas coisas. Muita defesa demonstra falhas em nossa maturidade, pouca defesa ou ignorar com frequência, também demonstra falhas em relação a maturidade.

Quanto mais a pessoa tende a ser influência pelo que sente, e menos maturidade essa pessoa possuí, isso implica que a decisão de se defender ou não, vai ser baseada em relação ao que a pessoa sente, em relação a algo ou alguma coisa.

Por exemplo, nos níveis mais baixos de maturidade é comum vermos pessoas que são influenciadas pelo que sentem com frequência, e não é de hoje que percebemos que diversos debates são estragados por agressões verbais ou até mesmo físicas dependendo da situação. Pessoas que se deixam levar pelo que sentem, acabam tomando as piores decisões a curto, médio e longo prazo.

A maneira como resolve se defender ou dizer sua opinião, demonstra que tipo de maturidade o individuo possuí. E em relação a isso podemos definir em uma escala de 1 a 10 o quanto a pessoa é influenciada por sua emoções.

Lembrando que quanto maior essa influência, mais complicado tende a ser lidar com essas pessoas. Elas sempre irão colocar na frente de qualquer debate aquilo que acreditam, não importa se estão certas ou erradas.

Ø  Em relação ao oposto daquilo que acredita, o quando o oposto lhe influência?

As influências em relação as emoções possuem dois caminhos, aquele que lhe da prazer e aquele que lhe oferece desprazer. O quanto o desprazer influência suas decisões?

Você acredita que o oposto daquilo que acredita é negativo, ruim, deve ser evitado a qualquer custo, não faz sentido, e assim por diante?

Se sua resposta for sim, então também é influenciado por causa do oposto do que acredita.

Ø  O que você faz por aquilo que acredita?

Essa em minha opinião é a pergunta mais importante.

Você mata pessoas como os nazistas faziam? Você crucifica alguém por causa daquilo que acredita, como os romanos fizeram com mais de 3000 mil pessoas? Você come grama como um pastor fez os membros da igreja comerem?

Você entregou-se corpo e alma para aquilo que acredita? Você aponta o dedo para as pessoas e sem pudor diz que estão em pecado? você diz que os teístas são loucos, sem noção? você entrega casa, carro, vida, moradia, filhos, para aquilo que acredita?

A melhor forma de se conseguir o que quer com alguém, não importa o que seja, a melhor forma é utilizar o que uma pessoa acredita contra ela mesma.

Já ouvi pastores dizendo que eles oferecem o que as pessoas querem e em troca recebem o que eles querem. Já vi pastores enganando as pessoas na cara dura, e as pessoas por não compreenderem do que se tratava, acabavam fazendo justamente o que seus pastores queriam. Eu vi pessoas desesperadas, que estavam dispostas a fazerem de tudo para conseguirem aquilo que queriam. Já vi pastores engando, roubando, matando, estuprando cegos, se aproveitando de crianças e adolescentes, tudo porque o povo é inocente o suficiente para se entregar de corpo e alma e a confiar em pessoas que se dizem confiáveis.

O que as religiões fazem¿ Como as religiões acreditam em uma punição divina, as pessoas assim como a liderança não se preocupa com o policiamento, em julgar como se deve, as vítimas sofrem e as religiões apenas afastam o que cometeu o crime. Afastar significa, ir pregar em outra igreja, ir fazer mais vítimas em outros lugares. O próprio Papa pediu paciência para os membros da Igreja em relação a quantidade absurda de ocorrências das quais padres estavam molestando crianças.

Mesmo com tanta barbaridade as pessoas desistem da religião? Claro que não, mas pelo fato daquilo que acreditam trazer prazer, satisfação e felicidade. Os membros estão dispostos a fechar os olhos para que deus seja maior. Eles são cúmplices das injustiças e erros que acontecem dentro das religiões, pois por causa de sua crença e cegueira, permitem que o injusto permaneça impune, e esperam que quando seu mestre voltar resolva tudo. É uma ótima forma de tirar a responsabilidade das mãos.

Hoje os membros das igrejas fazem, em minha opinião, como fizeram com jesus (se realmente essa história aconteceu) eles sabiam que o que estavam fazendo era errado, mas o fizeram mesmo assim. E isso se repete hoje em dia, em religião atrás de religião. Depois que a bíblia chegou até o povo, o povo a utilizou como queria, e hoje pagam o preço por sua ignorância.

> O que o Mestre Manda você faz?

Eu me lembro dessa brincadeira quando criança, e realmente acreditava que os adultos seriam capazes de evitá-la, mas o que percebo é algo bem diferente, principalmente em pessoas que não possuem tanto conhecimento assim.

Neste caso estou me referindo aos teístas que fazem tudo o que sua crença, seus pastores pedem. Assim como um pastor foi preso por causa de estrupo do qual sua igreja, impedia seus seguidores de assistirem televisão, ouvirem rádio, lerem jornais ou revistas,e o pior lerem qualquer livro que não fosse da religião dele. 

Os inocentes pagam por sua ignorância e por sua pobreza de espirito. Por isso que a filosofia de Jesus é tão bem aceita por esse meio, já que essas pessoas buscam uma chance de se igualar com o resto do mundo de alguma forma. Ter o que não possuem, e quando oferecem o céu, um lugar maravilhoso com tudo o que a pessoa quer, essa pessoa tem tudo para arriscar, já que ela não irá perder nada e por causa disso, em sua inocência, fazem tudo que o mestre manda. 

Comer mato, Passeatas irrelevantes, dizer que eles não pertencem ao mundo e se isolar do mundo assim como em Jonestownm com mais de 900 mortes por causa da inocência de seus seguidores. Entre milhares de outros exemplos pela história da qual inocentes sempre pagam por sua inocência. Assim como o documentário O Silêncio na casa de deus, onde mostra pessoas que são muda, cegas, ou possuem alguma deficiência, sendo abusadas por padres. Essas pessoas precisam de proteção e em nosso país não existe qualquer tipo de proteção. Normalmente a bomba explode quando a religião está fora de controle. Aí a noticia se espalha de forma espantosa, como por exemplo os mais de 3000 casos de abusos envolvendo padres, o garoto que foi morto por ter visto dois pastores transando, e assim por diante.

Os inocentes sempre pagam no final. Então você segue o que o mestre mandou?

Concluindo.

Em nosso cotidiano, tendemos a tomar muitas decisões baseadas em emoções, mesmo sabendo que não podemos gastar o dinheiro sofrido do mês, começamos a pensar em algo que queremos e o quanto aquilo nos fará bem, nos dará prazer e felicidade, em muitos casos, no qual a maturidade da pessoa, tende a ser baixa, a pessoa caba comprando aquilo que ela queria mesmo que não deveria comprar.

Esse é um exemplo do qual pessoas que tendem a tomar decisões através daquilo que sentem em relação a algo, tende a estarem erradas. Pelo fato delas acharem normal e comum, continuam a defender suas posições como as certas, pois essa defesa e o que a pessoa acredita lhe traz prazer e satisfação.
Isso é normal, e estamos acostumados.

O problema é quando passamos a tomar essas decisões de forma que influenciam a vida das pessoas a nosso redor, principalmente de forma negativa.

Muitas decisões que deveriam ser tomadas e que não foram tomadas, oferecem situações indesejáveis, como traição, termino de relacionamentos, brigas das quais nem deveria acontecer.

Como exemplo final, em muitos relacionamentos quando a maturidade de alguns dos membros na relação é abaixo do esperado, normalmente quando o termino acontece, um dos lados evita falar ou ouvir de qualquer forma o lado oposto. O motivo disso é que, essa pessoa no momento não ofereço sensações e emoções de prazer e felicidade. E pelo fato de normalmente as pessoas possuírem pouca maturidade, elas ignoram, se vingam com frequência, não querem conversar para resolver. Eu vejo mais este tipo de postura em relação as mulheres após um termino.

Muitas pessoas se enganam ao dizer que as pessoas são o que elas são, ou até mesmo se enganam ao dizer que todos somos iguais. A maturidade diz que somos muito, mas muito diferentes. E pelo fato da pessoa não possuir o conhecimento necessário sobre a maturidade, tende a seguir caminhos menos desejados, dos quais tendem a levar a conquistar a maturidade da maneira mais difícil, que é sofrendo.

As pessoas tendem a serem influenciadas pelas crenças, pois nas escolas não lhe ensinam nada sobre como lidar com suas emoções, seus pais normalmente não fazem ideia do que isso significa. O que sobra¿
As pessoas são obrigadas a se adaptarem a realidade das emoções da forma delas, e por isso milhares de crenças acabam existindo. Por isso que uma quantidade de deuses enorme existem.

Busque a maturidade e equilibre sua vida. Seja influenciado pelas emoções e crenças, e sofrerá mais do que devia.


Obrigado por ler. Atenciosamente Gabriel Melo.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Sob a Influência da Crença Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli