Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Parte IV– Objeções a Teoria do Big Bang – A Radiação Cósmica de Fundo

Parte IV– Objeções a Teoria do Big Bang – A Radiação Cósmica de Fundo + A história dos 3º Kelvin

        A maneira como o Big Bang lidou com a radiação cósmica de fundo é um exemplo muito bom de como funciona esse processo.
        
        O fundo de Microondas cósmico foi descoberto em 1964, uma radiação de rádio homogênea vinda de todas as direções. A regularidade da radiação de micro-ondas de fundo, foi considerado uma prova da existência do Big Bang. Apenas uma explosão universal argumentaram, podia criar esta radiação de fundo homogênea e regular.

        Mas isto não precisa necessariamente ter ocorrido assim! De fato a radiação de 3º, para mim não tem valor cosmológico. Ela acontece em qualquer cosmologia. Em qualquer cosmologia você pode prever a radiação de 3 graus. Assim não é uma prova de qualquer cosmologia específica, já que pertente a todas as cosmologias.

        Não há explicação da radiação de micro-ondas de fundo na teoria do Big Bang! Tudo que se pode dizer sobre a teoria é que ela permite que você inclua a radiação, se você quiser incluí-la. Assim você observa e ela está lá, logo você inclui na teoria. Isto não é uma explicação.

        Em primeiro lugar vamos analisar a temperatura do fundo de micro-ondas. Basicamente sua quantidade de energia não é a quantidade  que os defensores do Big Bang haviam previsto. Eles haviam previsto uma temperatura muito maior.

        Era de 50 graus Kelvin. Este valor tinha de ser comparado com  o valor de 2ª 5 graus Kelvin obtido do universo em estado estacionário . Isto pode não parecer ser um valor muito grande, mas em densidade de energia onde medimos as diferenças absolutas , a diferença é de quatro ordens de grandeza. Um diferença de 10 x 10 x 10 x 10.

        Quando você lê os livros didáticos eles não informam toda a história, eles não apresentam esses números. É muito estranho a maneira como os livros didáticos escondem uma parte da história.

        A temperatura oferecida pelos defensores do Big Bang foi rapidamente ajustada de 50 graus para 3 graus. O interessante é que a teria podia ser ajustada, de tal maneira que a temperatura torna-se um parâmetro livre. Que é feito simplesmente coincidir com o que é observado.

        Temos um universo observável que é feito de estrelas , galáxias que não estão muitos distantes e isto é tudo. Em relação a radiação de 3 graus poderia até mesmo pensar que ela é de origem local. E ir além disso, penso eu, é uma extrapolação selvagem  qualquer que seja ela. A física que poderíamos imaginar  como existindo lá é baseada sobre o vazio, pois não temos testes a disposição para verifica-la.

A história dos 3 graus de Kelvin

        Embora os defensores do Big Bang, afirmem que a descoberta da radiação cósmica de micro-ondas de fundo seja uma prova conclusiva de sua teoria, a hisrória mostra de fato que há uma linha longa de previsões bem escondidas, anteriores as previsões feitas pelos teóricos do Big Bang, e foi descoberta por diversos cientistas.

        Vamos a alguns exemplos, tais como Gulluame 1896 com a descoberta de 6,1 graus Kelvin, Eddington 1926 3,2 graus Kelvin, Regener 1933 2,8  graus Kelvin, NErnst Born 1937 2,8 graus Kelvin e diversos outros cientistas que fizeram a mesma descoberta, antes dos teóricos do Big Bang.

        Isto nos mostra que observações como a da temperatura de fundo do espaço não tem preferência por um ou por outra teoria. Portanto não podem ser utilizadas  como prova definitiva de qualquer modelo ou teoria.

        O fato de que uma teoria seja capaz de descrever uma observação não significa que a observação prove a teoria.

        Esta radiação vem de todas as direções e tem um espectro térmico. Ela emite um som, portanto que é muito singular ao ruído que você ouviria num aparelho de FM ou numa televisão que esteja sintonizada em um canal vazio. Infelizmente apenas 10% do ruído que você ouve está vindo da radiação cósmica de micro-ondas de fundo.

        O instrumento está contribuindo com cerca de 22 grais ao ruído. A atmosfera da terra está contribuindo com outros 4 graus. Nossa via láctea está contribuindo com 1 grau e finalmente a radiação cósmica de micro-ondas de fundo  com outros 3 graus.

        Quando se diz que o fundo de microondas é uma radiação de corpo negro perfeita, isso significa que ela está completamente termalizada. A teoria da radiação de corpo negro informa que este é o estado final da radiação, ou seja, quando toda a informação das fontes de onde veio a radiação , já desapareceu. Pois a termalização significa que o sinal está completamente, regularizado, cancelou as características originais das fontes.




  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Parte IV– Objeções a Teoria do Big Bang – A Radiação Cósmica de Fundo Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli