Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 2 de abril de 2014

A Irrelevância da fé e do argumento pessoal - Parte Final

A Irrelevância da fé e do argumento pessoal - Parte Final

A Fé e o argumento Pessoal

A fé e o argumento pessoal estão correlacionados, de tal forma que, a fé é uma das bases do argumento pessoal.

Vamos começar com a fé e sua definição:

Fé é acreditar em algo sem ter qualquer evidência para o que acredita.

Outra forma é acrescentar a palavra ‘fortemente’, o que ficaria assim:

Fé é acreditar fortemente em algo sem ter qualquer evidência para o que é acreditado.

Bem, eu tenho uma outra definição para a fé, que seria, enquanto algo é um mistério do qual não podemos responder o que é ou porque e como é, enquanto eu não compreendo, acredito em minha posição, sem ter conhecimento ou saber o suficiente para me manter nesta posição em minha vida.

Onde existe mistério, existe fé.

Vamos observar os problemas que podem surgir baseado neste tipo de definição, vamos analisar as consequências dessa definição da palavra fé, desta forma tentaremos evidenciar que todas as pessoas possuem fé e que isso torna irrelevante o argumento pessoal ou ao menos próximo a isso. Observe a palavra tentar, isso não quer dizer que o que digo aqui é uma verdade e que eu estou certo sobre o que está escrito aqui. Ok?

Utilizando a definição da palavra fé, rapidamente observamos que todas as pessoas possuem a fé. Tentarei demonstrar isso:

Ø  Se você acredita que amanhã vai ser melhor ou pior do que hoje, bem você não tem evidência alguma de que amanhã vai ser melhor do que hoje, independente de seu conhecimento e da projeção da qual se baseia, podemos apontar que vai ser melhor por algum motivo, mas não podemos evidenciar que amanhã  vai ser melhor ou pior do que hoje. Portanto temos que aceitar que aceitamos isso por alguma forma de Fé.
Ø  Se acreditamos que algum parente nosso ou pessoa que gostamos, irá sair de uma situação muito difícil, ou mesmo que a pessoa não consiga sair dessa situação difícil da qual, por exemplo a pessoa chegará a falecer querendo ou não, se mesmo assim, acreditamos que ela vai ficar melhor, que vai estar por perto, bem não temos evidência alguma de que realmente isso vai acontecer, portanto aceitamos isso pela fé.
Ø  Se eu amar alguém, esse é outro fator do qual eu não posso evidenciar, mesmo que eu demonstre isso todos os dias, eu não posso provar que eu amo a pessoa, por isso a cada dia demonstramos que amamos alguém pela maneira que tratamos as pessoas que dizemos que amamos, mas como eu não posso evidenciar o amor ou o sentimento do amor, isso deve ser aceito pela fé.
Ø  Se eu tenho um sonho e passo a acreditar neste sonho, a aceitar como uma verdade, como não tenho evidências, sou obrigado a aceita-lo pela fé.
Ø  Se eu acredito que deus criou o universo, isso é aceito pela fé.
Ø  Se eu acredito que o universo surgiu do nada,sem a necessidade de um deus, isso  é aceito pela fé.

Perceba que em todos os casos demonstrados, tudo que não pode ser evidenciado deve ser aceito ou definido como fé. A definição de fé, ela não se especifica em uma direção, pois a própria definição é clara, se qualquer individuo acredita em algo e não possuí qualquer evidência para isso, essa postura e atitude deve ser definida como uma aceitação pela fé.

Essa foi a primeira parte e se observamos a definição de fé, podemos dizer com segurança que todas as pessoas do mundo possuem fé. Não é segundo o que eu digo, mas segundo a definição de fé.

Em muitos casos, podemos observar uma intensificação em relação a fé, e é por isso que a fé também pode ser definida como acreditar em algo ou acreditar fortemente que algo é verdadeiro sem qualquer evidência para isso.

Não é novidade que os fanáticos e fundamentalistas, possuem sua fé com uma intensificação maior do que a de pessoas comuns. De tal forma que, afirmam que essa fé é uma verdade absoluta, libertadora do mundo e do universo. Como se nós, não fanáticos e não fundamentalistas necessitássemos do que oferecem, quando são eles que necessitam de ajuda. O problema é que assim como o amor, a fé também cega. Perceba que quando maior a intensificação do amor maior as chances de ignorarmos o que a pessoa que amamos faz. Ou seja, seguir aquilo que nós sentimos, independente se o que sentimos está correto ou não, e o mesmo vale para a fé.

O que se baseia na seguinte frase: Entre o certo e o errado prefiro aquilo que me faz feliz.

Grande parte das vezes, por algo nos trazer felicidade aceitamos isso como certo, independente se estão roubando nosso dinheiro, nossa dignidade, nossa humanidade e nos enganando através da bíblia ou outra fonte. Se o que importa é o que sentimos e o sentido que aquilo que acreditamos nos traz, bem estamos ferrados. Até hoje não vi a felicidade ou prazer, nos entregar uma teoria da relatividade ou explicar como o universo surgiu. Na religião e também fora dela, mas principalmente na religião, as pessoas tendem a estar ali dentro, por motivos de felicidade, prazer, satisfação e sentido de vida. Na maioria das vezes ignoram coisas básicas como o conhecimento de fora da religião.

Eu cresci na religião e fico triste de lembrar que em minha casa, tinha diversas bíblias, e cerca de 200 livros da Igreja que minha família seguia na época, e nenhum desses livros ensinava  ou nos guiava para o conhecimento ou para a verdade. O que nos ofereciam e vendiam, apenas nos mantinha dentro da realidade religiosa, da qual, quem não pertence a mesma igreja, vai seguir apenas um caminho. MORRER queimado quando Jesus voltar. Se isso não é uma maneira perfeita de manipular as pessoas e principalmente as que não possuem conhecimento, olha que está para nascer uma tão poderosa assim.

É incrível como a religião tem tanto poder com pessoas comuns e humildes e tem tão pouco poder sobre pessoas que possuem conhecimento, por exemplo, a comunidade científica possuí menos religiosos, o que é uma vantagem. Perceba quem tem conhecimento, se afasta da religião, pois, normalmente quem possuí conhecimento, possuí maturidade e controle de sua vida, pessoas com pouca maturidade possuem pouco controle sobre suas vidas e normalmente tendem a decidir baseando-se em como se sentem, enquanto o conhecimento oferece um caminho muito penoso para seguir. É como se a religião fosse o caminho largo a todo momento, do qual dizem trilhar o caminho estreito, enquanto a ciência, busca o conhecimento e a verdade e na maioria das vezes o caminho é tão estreito, mas tão estreito, que para encontrar o que se busca leva décadas e décadas e se não fosse a ciência, até hoje estaríamos acreditando que as estrelas podem cair do céu, do qual demonstra que quem escreveu isso na bíblia não possuía conhecimento nenhum sobre o universo. Que pena.

Caso duvide do que acabei de dizer, vamos fazer um teste simples:

Ø  I. Me diga, o que tem de bom e ruim naquilo que você acredita ou tem fé de ser uma verdade, como por exemplo, se for ateu ou teístas, se for budista, se for muçulmano ou judeu, e assim por diante. Eu sei que vai me dar uma lista enorme.
Ø  II. Me diga o que tem de bom e ruim, em relação aquilo que você acredita, faça uma lista;
Ø  III. Conclusão: Quero que observe as listas. Em relação a tarefa I, se aquilo que tu acredita possuir muita diferença em relação a quantidade de bom do que ruim, isso implica que aquilo que acredita tem efeito em você, ou seja, mesmo que não queria tenderá a defender aquilo que acredita. Se aquilo que acredita possuir uma quantidade maior de ruins do que bom, de tal forma que, a diferença seja notável, portanto você está sobre o efeito negativo desta posição. Em relação a aquilo que não acredita, o mesmo processo, se aquilo que não acredita possuir uma lista enorme de coisas ruins e uma lista bem menor de coisas boas, isso implica que, estará sobre efeito da maior quantidade de coisas listadas em sua lista.

Eu fiz esse teste para que perceba que, quando estamos sobre o efeito daquilo que acreditamos, tendemos a ignorar o oposto, mesmo que o oposto seja verdadeiro. Isso gera o sectarismo, normalmente vemos pessoas se separando em grupos e evitando outros grupos, e isso tende a ser baseado no que disse acima.
O oposto Repele e o igual atraí, independente se aquilo seja correto ou não. Pode ser conhecido também como Sectarismo. Bem isso existe em qualquer cultura, povo ou sociedade.

Em muitos casos, se não for a maioria, aquilo que sentimos, não evidencia de forma alguma, que aquilo que sentimos é real e verdadeiro.

Neste sentido, quando diz que, sua fé evidência que deus existe ou não existe, isso acaba tornando o argumento irrelevante, pois se você diz que deus existe baseado na fé, se alguém dizer que não acredita que deus exista, o oposto é tão válido como a afirmação primária, ou seja, PODEMOS NEGAR A FÉ COMO UM ARGUMENTO para a existência ou não existência de deus.

Irei contar alguns relatos, dos quais podem atrapalhar ao aceitarmos algo baseado na fé:

I Relato – Um rapaz saiu da casa de sua namorada tarde da noite, lá pelas 3 da manhã, e no caminho para sua casa encontrou um mendigo que o começou a acompanhar. É claro que o rapaz achou estranho e resolveu apertar o passo se afastando do mendigo. Ao fazer isso, foi abordado por alguns jovens do qual queiram seu dinheiro, como ele não tinha qualquer centavo em sua carteira, decidiram dar um fim na pessoa e então dispararam diversas vezes. Quando está pessoa abriu os olhos, percebeu que todas as balas estavam em seus pés, e percebeu que o mendigo que o acompanhava estava próximo a ele e depois resolveu correr e sumir. O rapaz nunca mais encontrou o homem para agradecer. O problema é que como está pessoa não conhecesse nada sobre o inconsciente e como o cérebro trabalha, essa pessoa diz que foi um anjo. Como nosso cérebro tende a fazer associações de forma brilhante, está pessoa por não ter esse conhecido, fez o que milhares de pessoas fazem, começou a acreditar em deus e seguir uma determinada religião. Se você estudar sobre o insciente, compreenderá o porque o cérebro dele associou o ocorrido a anjos, deus, paraíso, salvação, mesmo que ele não tenha visto um anjo, como não pode explicar o que ocorreu, seu cérebro tende a associar com algo em seu ambiente e cultura. Por exemplo, ele associou o ocorrido a anjos, pois na cultura da qual se encontra é baseada no cristianismo. Se ele fosse, budista ou acreditasse no Diabo, o cérebro dele iria fazer associações para que algo que não possuí uma explicação, possa ser explicado. Mesmo que ele me mostrasse as balas eu não acreditaria, e ainda poderia dizer que ele está mentido, o problema é que um mentiroso não acredita na mentira que conta, não posso simplesmente dizer que é um absurdo, pois ao que tudo indica a pessoa passou por essa experiência de alguma forma da qual não podemos evidenciar que ela não tenha passado.

II Relato Certas EQMs- Algumas EQMs possuem o mesmo efeito mencionado acima, e por causa da pessoa ter passado por essas experiências, elas tendem a acreditar fortemente que aquilo pelo qual passaram é real. Novamente não temos evidências de que aquilo pode ser verdadeiro ou não.

Em relação a fé, podemos facilmente aceitar como irrelevante, aquilo que se é acredito pois quem acredita no oposto (como teísmo X Ateísmo ou Teísmo X politeísmo) evidência que os dois lados são verdadeiros, quando está claro que a resposta é negativa.

Podemos ter invalidado a fé como um argumento seguro e viável para se acreditar em algo, mas refutamos o argumento pessoal?

Acredito que não.

O motivo disso, em minha opinião é que, existem certas coisas que acontecem que no momento é um mistério, e aquilo que é um mistério os cientistas tendem a não tomarem um partido até que possam provar ou evidenciar de alguma forma. Por isso existem, outros caminhos como:

Ø  Pseudociência;
Ø  Psicologia;
Ø  Cientistas que estudam o teísmo tentando observar o que as pessoas sentem e o porque sentem.

Eis um link evidenciando isso, do qual se chama, nós criamos Deus? Clique Aqui

O que pode ser dito no momento é que, certos relatos e experiências pessoais, podem ser facilmente explicadas, enquanto outros se tornam um grande desafio, pois se escondem em mistérios que não compreendemos.

Pelo fato de não compreendermos isso não quer dizer que algo é invalido somente porque não aceitamos ou porque não pode ser evidenciado.

Muitos desses mistérios acontecem dentro de nossa cabeça, e a existência de deus, pode ser uma delas.
A ciência não descarta possibilidades e deve testar cada uma para depois se chegar a uma conclusão. A ciência cada vez mais encontra evidências em nosso universo, mas ainda não pode nos dizer como algo pode surgir ou ser criado a partir do nada, através de uma entidade ou nenhuma entidade.

Por causa, deste mistério pessoas se separam em três grupos, aqueles que se dizem ateístas, teístas e aqueles que procuram a verdade não importa onde ela se encontre. E honestamente prefiro o terceiro grupo.
A fé de fato não evidência qualquer coisa, a própria definição de fé afirma isso, por outro lado não podemos simplesmente descartar o argumento pessoal, sem evidenciar todas as possibilidades como falsas ou criações de nossa mente. Até lá isso continuará uma mistério.

Por outro lado, o argumento pessoal se encontra em uma posição muito ruim e incomoda, já que através do argumento pessoal ou melhor das experiências pessoais, qualquer coisa pode passar a ser verdadeira, como delírios, visões, qualquer tipo de sonho do qual a pessoa acredite, experiências extra-sensoriais.

Neste caso, fica a pergunta:

- Porque devo acreditar que o que diz é verdadeiro, quando todos que acreditam em experiências pessoais dizem ser verdadeiro o que passaram, mesmo sendo tão diferentes e opostas as experiências que relatam?

É muito arriscado se colocar em um lado e dizer isso é verdade, e como disse antes, enquanto for um mistério pessoas se colocaram nesta posição, independente do que alguém disser ou evidenciar.

Um outro ponto que quero deixar claro para concluir é que, nossas emoções podem ser direcionadas para nossas lembranças, memórias, sonhos, delírios, desta forma os tornando tão reais quanto a realidade em nosso dia a dia.

Como evidencia disso, quero que lembre, os três melhores momentos de sua vida e os três piores momentos de sua vida. Se foi capaz de fazer isso, acabou de evidenciar o ponto acima, ou seja, pelo fato de ter emoções de prazer, satisfação, felicidade, aversão, infelicidade, insatisfação, voltadas para essas lembranças, demonstrou que nossas emoções podem ser intensificadas para que algo faça sentido ou não em nossas vidas.

Todas as experiências pessoais possuem essa fator emocional que as acompanham.

Por exemplo:

- Aquilo que trás sentido para a vida do teísta ou do ateísta, é baseado em emoções e sem elas, o que se é acreditado perde todo o sentido.

Se o que acreditamos não nos traz prazer, satisfação, felicidade, como e porque isso serai definido como sentido de vida?

Para demonstrar esse ponto de vista, perceba que, de tudo que tendemos a gostar, é porque odiamos ou não gostamos do oposto aquilo. Se eu acredito no teísmo ou no ateísmo, e isso traz sentido para minha vida, o oposto a isso me traz aversão.

Enquanto não pudermos controlar e perceber que nossas emoções são as responsáveis, continuaremos a dizer que preferimos funk do que Rock, ou que preferimos Rock do que Funk, ou seja, para que tanto o Funk como o Rock, tenham façam sentido e o outro não, é necessário que um traga prazer e o outro aversão. Assim como o teísmo x ateísmo.

Esse é outro ponto que deve ser levado em consideração, pois se a pessoa está sobre efeito de emoções, ela não se preocupara se o que faz é certo ou errado, ela tenderá a buscar aquilo que traz prazer e satisfação, não importa o qual errado aquilo seja.

Isso pode ser facilmente encontrado em adultos que dizem que ser feliz tem maior importância que estar certo, e por isso, tendem a tomar decisões nada sábias baseado naquilo que sentem ao invés de ouvir a razão.

Isso acontece tanto no ateísmo como no teísmo, e é fácil perceber, não é necessário muito pra isso. Principalmente quando utilizam palavras como verdade, verdade absoluta, só que direcionado aquilo que acreditam ou não acreditam, ou seja, essas pessoas por estarem sobre o efeito do que acreditam ou não acreditam, ignoram qualquer lógica, qualquer razão, para que aquilo que eu diga seja errado, enquanto o que ela diz seja verdadeiro.

Em minha opinião as pessoas tendem a fazer isso de forma consciente e de forma inconsciente.

De forma inconsciente é quando a pessoa segue o que sente, sem se preocupar em possuir conhecimento, maturidade em relação aquilo que acredita. Normalmente esse é o pior nível, já que posso garantir, que pelo fato de ser o oposto ao que a pessoa diz, ela tentará lhe convencer, debater e discutir, e no final, ela se afasta de você, por causa do Sectarismo, mas sabemos que o motivo real é a falta de conhecimento e maturidade.

De forma consciente, quando possuímos maturidade e conhecimento, neste caso, podemos perceber uma diferença absurda entre os inconsciente e os conscientes.

Raramente você alguém que possuí conhecimento e maturidade, dizendo o que você deve fazer ou não fazer, de fato, pessoas conscientes, tendem a não ligar para qualquer caminho que escolher. Normalmente as pessoas com menos conhecimento e com menos maturidade, tendem a achar importante, convencer o mundo a seguir o que acreditam.

Neste caso, saiba de uma coisa, existem duas maneiras de dominar o mundo, mantando todos e aniquilando culturas inteiras, neste caso a igreja tentou e podemos ver que essa foi a MAIOR FALHA RELIGIOSA ou  utilizar a segunda alternativa, possuir uma filosofia da qual abranja todas as pessoas sem as julgar, nem se importar com o que são, de que altura são ou de que segmento são, bem neste caso, A RELIGIÃO FALHOU NOVAMNETE ASSIM COMO O ATEÍSMO.

Caso queira convencer as pessoas baseado no que acredita tire seu cavalinho da chuva, mesmo que queira convencer o mundo inteiro, isso é absolutamente IMPOSSÍVEL e até o momento somente a ciência conseguiu essa proeza e se tornou a ferramenta mais confiável do mundo, e os resultados disto comprovamos todos os dias, desde a hora que acordamos até a hora que dormimos.

Pra mim a ciência tem uma ótima base e é sem dúvida alguma, merecedora de minha confiança. Já que eu não preciso adora-la, ter fé nela, não preciso ser alto, rico, feio, bonito, e sem contar que a Ciência trouxe enormes maravilhas para a sociedade, mesmo que em muitos momentos nós humanos usamos  a ciência para fazer o que consideramos mal e negativo.

Ou seja, é a forma com que usamos a ciência que a torna boa ou ruim, mas em nenhum dos casos, a ciência falha.

Acredito que a razão possuí melhor base que as emoções, e os propósitos são bem diferentes. A razão nos explica o mundo ao nosso redor e até mesmo como funciona o que sentimos, mas as emoções trás sentido a tudo em nossa volta. E por causa disso somos capazes de compor incríveis melodias e sentir prazer ao ouvi-la. Podemos ser ateus ou teístas, budistas, acreditar em milhares de deuses, em apenas um ou nenhum.

O problema é que assim como a ciência pode ser mal usada, as emoções tendem a ter piores resultados do que a razão, podendo assim, matar alguém por causa das emoções, se afastar de pessoas por causa daquilo que sentimos.

E assim baseado naquilo que sentimos tendemos a ignorar o mundo e a razão, somente para termos a satisfação de estarmos emocionalmente certos. Esse argumento somente é válido para pessoas icnosnciente e não conscientes.

Fiz esse artigo com a intenção de ter objeções, portanto sabem o que fazer.


Obrigado por ler. 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: A Irrelevância da fé e do argumento pessoal - Parte Final Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli