Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 2 de abril de 2014

A Irrelevância da fé e do argumento pessoal - Parte IX

A Irrelevância da fé e do argumento pessoal - Parte IX

A religião e as ameças, trocas equivalentes e as Recompensas

          Outro fator muito importante em relação a religião e a crença em deus é que, este tipo de crença, não quebra expectativas.

          Uma das artimanhas religiosas é afirmar que Jesus irá voltar, enquanto outras religiões afirmar que um profeta libertador irá voltar e outras afirmar que ele já veio e outras o negam totalmente.

          Em todos os casos, podemos observar que não houve quebra de expectativas, e isso é muito importante. O motivo disso é que, quando nossas expectativas são quebradas nos sentimos ruins, emocionalmente falando. Perdemos a confiança, ficamos espertos, buscamos saber mais, quando uma ideologia oferece uma expectativa impossível de ser quebrada em vida, as pessoas aceitam, já que suas expectativas não serão violadas.

          Quando se cria a esperança, em algo como a vinda de cristo, isso gera expectativas de como vai ser lindo, maravilhoso, ver o mestre voltando nas nuvens, punindo milhares de pessoas, quando ele poderia simplesmente piscar o olhos e fazer todos mudarem de ideia.

          As expectativas religiosas não são violadas de forma alguma, mas quando oferecemos alternativas eles tendem a negar, já que o que é oferecido tende a violar essas primeiras expectativas iniciais, da qual a violação gerará dor e dor gerara o descontrole sobre a vida da pessoa, e a pessoa não está a fim de passar por isso novamente.

          Deus não pode quebrar expectativas, logo as expectativas não podem ser violadas. Quanto maior for a intensidade em relação as expectativas, maior as chances da pessoa se manter na religião que se encontra.
Muitas vezes a mudança para outra religião é baseada na quebra de expectativa em relação para com aquela instituição religiosa e não com deus. Quando a expectativa religiosa é quebrada em relação a deus a pessoa se torna agnóstica ou ateia. E uma das formas que isso acontece é quando a pessoa diz para ela mesma a besteira que era estar em uma religião e de que a religião não era necessária para a vida dela como ela imaginou que era.

          A necessidade gera a oportunidade, que gera a troca equivalente da qual existe um preço a ser pago. Ação e reação. Causa e efeito.

          A necessidade emocional tende a ser o principal fator das pessoas entrarem em uma religião, principalmente as evangélicas.

          AS religiões evangélicas batem recordes e tendem a serem as mais fáceis de demonstrar a falsidade da qual ela é baseada, como os dízimos por exemplo ou a maneira que cobram as ofertas, através da troca equivalente (quem tem 100$ reais para comprar o cuspe de jesus, esse em especial é da igreja universal, da qual para atingir a meta por mês, é obrigada a inventar diversos produtos dos quais ela vendi, ou melhor, troca por ofertas), ameaças (em um vídeo marco Feliciano cobra descaradamente, dizendo que deus não abençoa quem não doa, diversas pessoas olharam ruim para ele, e ele na cara de pal dele, diz que não adianta fazer cara feia que deus não liga) e por fim em recompensas (tais como promessas de que as coisas vão melhorar, se a pessoa doar deus irá abençoar 7 vezes mais, de que quem planta colhe, todas essas artimanhas para conseguirem aquilo que querem, enganando as pessoas se baseando naquilo que elas acreditam).

          As igrejas evangélicas chegam a dar medo só de analisa-las. Normalmente são as que mais manipulam seus seguidores, utilizando aquilo que eles acreditam contra eles mesmos. Uma marca registradas das igrejas evangélicas no geral, tende a ser os gritos no microfone e a atitude de falar alto.

          Para pessoas que não compreendem o que o falar alto e o gritar tem em comum, é que, normalmente as pessoas que as utilizam, as utilizam de forma que aquilo que elas dizem seja ouvido e aceito com maior facilidade. As pessoas tendem a não confiar em quem não demonstra confiança, ou seja, a não demonstração de confiança gera a desconfiança, mas se você demonstra confiança, as pessoas tendem a comprar o pato, mesmo que elas não queiram. Pois essas pessoas não possuem a habilidade suficiente ou conhecimento para saber o que é isso ou o que significa.

          Essa artimanha é muito utilizado em igrejas evangélicas até os dias de hoje. 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: A Irrelevância da fé e do argumento pessoal - Parte IX Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli