Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 2 de abril de 2014

A Irrelevância da fé e do argumento pessoal - Parte V

A Irrelevância da fé e do argumento pessoal - Parte V

As Religiões e a Troca Equivalente

           Se observar as religiões, perceba que muitas delas pedem para amar a deus acima de qualquer coisa, não importa o que seja, filhos, marido, esposa, amigos, e assim por diante. Essa ideia de amar a deus acima de qualquer coisa, obriga a pessoa a deixar o descontrole de lado (ao menos no momento), desta forma dando uma nova direção que aos poucos irá diminuir e chegar próximo a anular o que a pessoa sentia antes, em relação as emoções. 

           Neste ponto, por causa do controle ser retomado pelo individuo, ele acredita que foi deus que o transformou em um novo ser, quando na verdade, deus é apenas uma das ferramentas para trazer o controle, principalmente emocional para a vida do individuo. O individuo com a ajuda das ferramentas adequadas, por si só conseguiu trazer o equilíbrio, mas ele acredita que quem fez essa mudança foi deus.

           As pessoas tendem a aceitar qualquer coisa que é imposta a elas, quando elas obtém aquilo que elas querem. Como toda escolha tem uma consequência, e toda ação tem uma reação, a frase abaixo que provém da alquimia demonstra justamente a ação dessas pessoas:

           Toda vez que quiser algo, terá que oferecer algo de igual ou maior valor.

           Se quero comprar um presente para dar a minha namorada, tenho que oferecer algo de igual ou maior valor. Antes de existir o dinheiro, as trocas funcionavam desta forma, se eu quero certos alimentos, tenho que oferecer algo de igual ou maior valor em troca. Dependendo da necessidade, muitas vezes, o valor oferecido tendia a ser muito maior por algo com um valor acima do que valia.

           Tiramos dois pontos em relação a ideologias religiosas que são:

1.       Se quer que a religião funcione, terá que oferecer algo de igual ou maior valor.

2.       Quanto maior a necessidade da pessoa, maior será o valor pago para que ela obtenha aquilo que deseja.

           Esses dois pontos são muito importantes para compreendermos o porque as pessoas seguem as religiões. A troca equivalente é o principal meio que faz a religião funcionar tão bem, mesmo que seja algo absurdo de algo desejar fazer, mas as pessoas normalmente o fazem sem o conhecimento necessário.

           A razão das pessoas aceitarem em loucuras oferecidas por muitas religiões, é justamente por causa da troca equivalente e da necessidade do individuo. Quanto maior a necessidade, maior o preço a se pagar. Em algumas instituições religiosas o preço realmente é alto, literalmente falando. Algumas instituições religiosas, se aproveitando da necessidade do individuo, cobra quantia enormes de dinheiro oferecendo o que o individuo deseja.

           Poucos compreendem o inconsciente e se o entendessem compreenderiam que, quando sabemos que seremos recompensados de forma a trazer prazer, satisfação e felicidade, tendemos a nos sentir muito bem em relação a isso, de tal forma a desejarmos essa recompensa. A religião se utiliza muito bem dessa situação e também da troca equivalente.

           Muitas religiões se aproveitam dessa fraqueza, por falta de conhecimento da pessoa em questão, ou seja, as instituições religiosas oferecem algo que você quer, em troca daquilo que elas querem, não importa o preço que você terá que pagar.

          Isso é muito comum, as pessoas podem matar outras pessoas, pelo simples fato de o individuo ser de outra religião, como acontece em alguns países nos dias de hoje. O corão, a bíblia e o Tanach, estão cheios de exemplos, dos quais pessoas são manipulados a fazerem algo ou alguma coisa, tendo em vista a recompensa por seus atos e fazem essas atrocidades, baseada na troca equivalente e na necessidade do individuo. Descontrole + Necessidade = Valor Alto a se pagar.

          Meu argumento em relação a este ponto é bem simples.

1.       As pessoas acreditam em deus.
2.       As instituições religiosas e os pastores falam de deus.
3.       Portanto o individuo acredita que deve fazer tudo pois deus quer que ele faça.

          Se essas instituições dizem que você deve se entregar de coração e alma, para que você faça essa troca é necessário oferecer algo de igual ou maior valor para que você venha a acreditar naquilo que eles estão dizendo.

          No caso religioso, para que você venha a acreditar no que eu digo, eu lhe ofereço algo de igual valor ou de maior valor. Se eu te ofereço que, seu vazio emocional, seu fardo, sua doença, digo que milagres aconteceram em sua vida, que não tem nada de errado contigo, estou oferecendo algo de igual valor a sua necessidade. Quando ofereço, vida eterna, salvação, morte nunca mais, um lugar perfeito, onde tudo seja paz, eu estou oferecendo algo de valor superior a sua necessidade. Como o individuo não está sobre o controle de sua vida de forma momentânea, a pessoa é fisgada justamente neste momento de fraqueza. Essa forma de manipular e conseguir que a pessoa faça exatamente aquilo que você quer, é utilizada a milhares de anos pela religião e pelas instituições religiosas, da qual a milhares de anos, abusa da fraqueza e da falta de conhecimento das pessoas, para que suas artimanhas possam ter êxito.

A pergunta que quero fazer agora é, quando obtemos o controle através da ferramenta chamada deus (através da fé), nós provamos que deus existe?

          Acredito que está é a beleza de quem possuí conhecimento sobre maturidade, sobre descontrole e controle emocional, e também sobre o que é o sentido da vida e como ele funciona.

          Quando analisamos essas questões a fundo, como até o momento, podemos ver que não existe nada de deus nisso tudo, notamos que é algo totalmente humano. O descontrole ou controle é algo humano, as emoções que sentimos é algo humano, o vazio emocional, a sensação de carregar um fardo, a sensação de acreditarmos que não somos quem éramos antes, a sensação de que não estamos no controle, isso é algo totalmente humano. Não tem nada de sobrenatural nisso tudo.

          Baseado em tudo o que vimos até o momento, a resposta a está pergunta é que deus é uma ferramenta, portanto ele não existe como dizem que existe. Mas vamos continuar temos muito mais para analisarmos.

  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: A Irrelevância da fé e do argumento pessoal - Parte V Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli