Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

domingo, 20 de abril de 2014

Poker: Anotações de Jogadores - Como faço?

Anotações de Jogadores - Como faço?

Na intelipoker tem um artigo sobre isso e é muito bom. Eu gostaria de fazer algumas observações e demonstrar como utilizo a marcação nos jogadores no Poker Star.

Não é mais novidade que eu jogo muitas mesas ao mesmo tempo. Hoje eu baixei um pouco esse número para 36, antes estava jogando de 45 mesas a 50 mesas. Não estava abrindo mais porque o Pc travava.

Como eu faço marcações em meus adversário?

O primeiro ponto que quero comentar é em relação as anotações a longo e médio prazo. Sim elas são eficientes mas tenho enormes problemas com elas, já que esse tipo de anotação, não se refere a como o meu adversário está jogando hoje. Mesmo que meu adversário vá tenha um determinado estilo de jogo e seja conhecido por este estilo de jogo, isto não quer dizer que no dia que estou jogando contra ele, ele vai se utilizar justamente de seu estilo.

Eu preciso saber se meu adversário está bem, se está nervos, se está em tilt, se está fora de seu equilíbrio comum, desta forma eu aumento meus ganhos contra ele. Isso implica que mesmo meu adversário sendo um jogador seguro (por exemplo) a curto prazo, ele pode agir de forma diferente de seu estilo de jogo. E por causa deste motivo, minhas anotações tendem a ser a curto prazo, sempre relevando que tipo de adversário tenho e como é a imagem de meu adversário a médio e longo prazo. Desta forma eu não preciso colocar datas e nem mesmo, anotações como número de BBs aumentado pré-flop, jogador que tende a largar para o Float.

Eu criei um estilo de anotação que aborda todas essas anotações e assim, não me preocupo em fazer tantas anotações, tudo o que eu preciso fazer é colocar uma cor neles.

Em relação as cores, normalmente os iniciantes colocam algo do tipo, NIt é amarelo, CAlling Station é verde claro, e assim por diante. Minhas anotações tendem a ser relevantes ao estilo de jogo que meus adversários demonstram antes e depois do flop, até chegar ao river. É uma forma de anotar bem diferente e que já deixa claro pra mim que tipo de jogador estou enfrentando e do que ele é capaz de fazer pós – flop.
A forma de fazer anotações, pode ser a padronizada e comum, como fazendo anotações apenas nos jogadores, mas ao meu ver é muito mais lucrativo, para quem joga várias mesas ao mesmo tempo, compreender como seu adversário age ao invés de colocar uma imagem para ele do inicio ao fim de torneio.

O tipo de anotação padrão ele tem um enorme problema, pois ela não leva em consideração os diferentes níveis de um torneio ou MTT.

No inicio de torneio, boa parte dos jogadores são Nits ou TAG ou seguros e até mesmo passivos. O que muda muito na fase média e final de um torneio. Um jogador profissional tende a ser praticamente um Nit no inicio de torneio e a ser muito agressivo a partir da metade do torneio em diante, e neste caso, uma anotação padrão é sem sentido, pois a imagem do jogador é de NIT. Muitos jogadores para contornarem esse problema, colocam cores como vermelho para dizer que o jogador entende do jogo e que deve ser evitado. Isso é ok e resolve o problema.

O que eu gosto das anotações padrões é que tu pode formular elas para que se adaptem melhor ao que tu espera. Através de um padrão, criei formas de me adaptar melhor a meus adversários, facilitando ao jogar várias mesas ao mesmo tempo.

Então vamos lá a forma como faço anotações no Poker star (gostaria que existissem mais cores rs):

Cor Amarela – Antigamente utilizava está cor para dizer quem é Nit ou Seguro passivo, hoje utilizo essa cor para jogadores que tendem a largar no flop com frequência e somente continuar com alguma mão. Ou seja, eles erram a mão largam, acertam algo, continuam. Estes também são ótimos jogadores para aplicar o Float, já que eles tendem a apostarem no flop, e a não continuarem a apostar, a não ser que tenham algo bom em mãos. Minha anotação neste caso, é feita quando sou o agressor e quando eles são os agressores. Desta forma eu não precisa ficar me preocupando tanto com a imagem principal deles, que normalmente é de Nits ou seguros, que jogam poucas mãos, me preocupo com o estilo de jogo deles ao invés de ficar somente na imagem deles. Essa cor me obriga a diminuir o range de Resteal, já que esses jogadores jogam pouquíssimas mãos, mas por outro lado, aumento meu range de Steal para praticamente qualquer mão contra esses jogadores.

Cor Verde Claro – Essa cor eu raramente utilizo, mas quando a utilizo é contra jogadores que são bem ruins e de preferência que paguem muito, conhecidos também como calling Station. Contra esses jogadores, eu diminuo meu range de Steal e quando faço o Steal eu aumento a quantidade de Blinds de Open Raise, ou seja, se meu raise normal pré flop é de 2,22xBB, então farei 3xBB, 4xBB, forçando meu adversário a largar certas mãos e obrigando-o a jogar grandes potes pós-flop fora de posição. Meu range de Resteal e 3bet é muito amplo e largo contra esses jogadores. Quando tenho mãos fortes como AA, KK, QQ e AK quero colocar o máximo de dinheiro no pote, pois eu sei que ele não largam mãos como AQ, JJ, TT, 99, 88, AJ e talvez AT. Jogo muito em posição, persigo draws de forma passiva e quando os acerto tento tirar o máximo de valor possível, indo até mesmo allin no momento que acerto minhas mãos.

Cor Azul Claro – Está cor utilizo para marcar jogadas passivas, como por exemplo, esses jogadores tendem a fazerem apostas fracas e pequenas com muita frequência. As vezes o Pote está lá em 1500 e o cara vai lá e aposta 20, uma aposta sem sentido algum. Eu sei que isso tende a ser fraqueza em 90% dos casos, por isso tento dar um grande raise para levar o pote, normalmente quando eles pagam, podem significar um Draw, um par ou até mesmo um top pair com kicker ruim. Normalmente as apostas de 66% ou mais significam força na maioria dos casos, e que provavelmente um Top pair com Kicker médio pode ser problema. Alguns deles fazem trap apenas pagando um open raise. Entram muito de limp e gostar de ver muitos flop. Quando dão check significa fraqueza na maioria das vezes, e poucas vezes fazem slowplay. Quando apostam apenas o dobro de nossa aposta, tende a ser uma mão forte, pois jogadores passivos raramente dão raise sem ter uma mão forte. Um raise no river por parte destes jogadores, somente significa monstrons e que o River de alguma forma o ajudou. Se essa aposta apenas dobrar nossa aposta normalmente largo AA e bons Top pairs. Por outro lado eles tendem a se assemelhar um pouco na maneira como pagam aos Calling Station, mas não com a mesma intensidade. Eles com frequência fazem grandes call no flop, no turn ou river, simplesmente com Top pair. Quanto maior for sua aposta, maior a chance de pensarem que tu está tentando levar o pote, mas pode ser também porque não querem mais largar Top pair. O que é uma grande vantagem para nós. Esse jogador é fácil de lidar com eles, e em breve escreverei um artigo somente sobre esses jogadores.

Cor Rosa – A cor rosa utilizo muito pouco em meu jogo. Ela significa um jogador que tende a fazer trap de modo passivo. Por exemplo, entrar de Limp de UTG ou MP com mãos como AA, KK, QQ, AK, mãos super fortes. Fazem apostam pequenas pós-flop como apostar 20 em um pote com 1000 fichas, quando eles seguram a mão mais forte, em outras ocasiões fazem isso com cartas fracas e largam suas mãos. Esses tendem a fazer slowplay com frequência. O bom desse jogador é que nas demais áreas elas se assemelham muito com os jogadores marcados com a cor Azul claro, mas esses estilos são bem diferentes em diversos pontos.

Cor Azul Médio – Essa cor utilizo em relação a jogadas agressivas ruins e também em relação a jogadores que tomam a iniciativa com frequência, fazem check-raise com frequência. Esses jogadores podem tomar a iniciativa apostando muito pouco, apostando o pote ou fazendo uma grande overbet no flop. Tendem também a fazerem certas manobras estranhas pré-flop tal como ir allin com 500 BBs em um Blind de 10/20, e para piorar um pouco mais, em alguns casos, eles fazem isso em toda mão que entram, o que faz meu range de call, ser gigante. Normalmente dão um pouco de trabalho, mas se atolam com mãos ridículas, fazem blefes ruins em boards dos quais não representam absolutamente nada. Tendem a defender seus blinds com maior frequência, por isso tento evitar roubar muitos blinds desses jogadores, tanto porque eles tenderam a me dar trabalho. Gosto de Fazer Traps contra eles e grandes raisers tanto porque raramente largam. Esse cara também dá trabalho, mas basta ter paciência que na maioria das vezes que jogar contra ele terá vantagem. Tende a punir fraquezas e Checks, ou apostas pequenas, são ótimas vítimas de Slowplay.

Cor Azul Escuro – Essa cor eu utilizo contra jogadas que se repetem e são bem agressivas. Como aplicar o check-raise ou tomar a iniciativa com frequência. Lutar para levar o pote com muita frequência, fazendo grandes blefes. Esses jogadores tendem a ser difícil de enfrentar pois normalmente eles possuem leitura, conhecem o conceito de 3bet e aplicam com frequência. São caras difíceis de jogar, mas em micro limites tem poucos deles. Normalmente possuem 4 estrelas ou mais, e tendem a jogar em limites mais altos. Tende a punir fraquezas e Checks, ou apostas pequenas, são ótimas vítimas de Slowplay.

Cor Laranja – Utilizo para qualquer jogador que seja regular em um determinado, field ou limite. Está cor também representa um jogador que conhece o jogo e faz um ABC bom a razoável. São vencedores em seus limites e com frequência é possível vê-los indo longe no torneio ou STG. A fraqueza desses jogadores depende exclusivamente da imagem que tu demonstra, ou seja, se você mesclar seu jogo, esses jogadores possuem dificuldade em compreender o que tu está fazendo, então eles pensam por muito tempo que tua imagem é a mesma quando tu já a mudou a muito tempo. O bom desses jogadores é que é possível roubar os blinds deles não com tanta frequência quanto roubar de jogadores Nits e não defendem tanto quanto jogadores Agressivos e Calling Station. Este jogador fica em meio termo em relação ao que faz em seus Blinds. Por ser um jogador Equilibrado, tende a ser um vencedor em seu limite.

Cor Vermelha – Esses jogadores aparecem com pouca frequência em limites baixos e normalmente possuem 4 estrelas ou mais. Tendem a ser jogadores que compreendem o jogo, sabem o que estão fazendo e cometem poucos erros. É difícil encontrar erros em seu jogo, tanto porque, praticamente não erram. Tendem a ter bons resultados e estão bem próximos de serem prós ou se já não forem profissionais. São jogadores que procuro evitar, mas são raros em limites de 2,20 , 3,30 , 0,25 e assim por diante.

Bem essa é a forma que utilizo as cores para facilitar minhas observações. Não preciso saber tudo sobre meu adversário, tanto porque, raramente irá o encontrar com frequência, a não ser que não jogue MTT ou STG MTT. Normalmente começo a fazer anotação, quando estou próximo a mesas finais de MTT e STG MTT, entre 27  e 18 jogadores, tenho noção de quem são todos na fase final e assim como André AKKari, procuro eles em sites que possam oferecer informações sobre eles. Também faço algumas notações por escrito, mas são raras e os motivos de não fazer, mencionei nas Cores descritas acima.

Este tipo de marcação me auxilia e muito, pois não me preocupo com qual estilo meu adversário está jogando, e sim, me baseio em suas ações na mesa, que podem variar muito a curto prazo, mesmo que a longo prazo não tenha muita variação.

Obrigado por ler. Atenciosamente Gabriel Melo.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Poker: Anotações de Jogadores - Como faço? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli