Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Erros Ateísta - Ser Ateu ou Néo Ateu

Erros Ateísta - Ser Ateu ou Néo Ateu

Em minha experiência ser Ateu ou Neo Ateu é uma posição incomoda, incorreta e que não deveria ser levada a sério. Perceba que eu não sou Ateu e sim um Ateu Agnóstico, e aqui irei tentar explicar o porque ser Ateu tem o mesmo valor que ser Teísta.

Um Ateu é uma pessoa que não acredita em nenhum forma de Deuses, tanto por parte de Teístas, deístas, politeístas, como por parte de Agnósticos.

O problema com está posição é que ela é uma afirmação baseada na definição de fé, ou seja, acreditar em algo fortemente (ateísmo forte) de que é verdade mesmo sem ter qualquer evidência ou conhecimento para isso.

O Teísta diz assim: Deus existe. O que é baseado na fé.
O Ateu diz assim: Deus não existe. O que é baseado na fé.

Ambas as posições não se baseiam em evidencias ou conhecimento. É um briga eterna entre Ateu e Teísta, jamais terá fim.

Como a pessoa que se diz ateu é obrigada a dar um passo de fé para afirmar que Deus não existe, é o mesmo que dizer que possuí todo o conhecimento do universo, o que é um absurdo, eles oferecem justificativas para os Teístas dizerem:

- Não tenho fé suficiente para ser Ateu.

E eles fazem isso com toda a razão. É aqui que a aposta de pascoal funciona tão bem.
Ser ateu não faz sentido algum, pois é necessário dar um passo de fé, ao qual não existirá nenhum evidencia para suportar essa ideia.

A resposta correta a se dizer para um teísta é que você não é simplesmente um Ateu ou NeoAteu, e sim dizer que, você é um Ateu Agnóstico. O que quer dizer que, você é ateu em relação a qualquer Deus ideológico ou Pessoal criado pelos povos antes da razão prevalecer, e que é obrigado a utilizar o termo agnóstico no sentido de que não sabe todas as coisas no universo. Perceba que a palavra agnóstico entra aqui não como a crença em qualquer forma de divindade, mas sim, na falta de conhecimento.

Aqui acabamos com o problema da fé. A partir deste momento, o teísta não pode mais dizer para um Ateu agnóstico:

- Não tenho fé suficiente para ser ateu.

O motivo disso é que um ateu agnóstico não é um ateu.

Esse em minha opinião, é o maior erro Ateísta da atualidade. Não confunda a palavra Ateu com Ateísmo. O Ateu agnóstico se encontra dentro do Ateísmo, mas não tem ligação com a palavra Ateu sozinha, mesmo que ambas as palavras (Ateu agnóstico e Ateu) pertençam a  mesma classe chamada ateísmo. Ser Ateu tem o mesmo valor que ser Teísta, ambos possuem o mesmo valor de Fé, ignorância e arrogância. Esse é o motivo dos ateus neo ateus não vencerem os teístas ou religiosos em Debates.


Obrigado por ler. Atenciosamente Gabriel Melo.




  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

2 comentários:

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Erros Ateísta - Ser Ateu ou Néo Ateu Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli