Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

domingo, 8 de junho de 2014

Evidencias contra o argumento dos Deveres Morais Objetivos - A Moralidade, erro teísta, e o Sistema Límbico

Evidencias contra o argumento dos Deveres Morais Objetivos - A Moralidade, erro teísta,  e o Sistema Límbico 


“Quando as conclusões forem desagradáveis, ou que vá contra o as pessoas acreditam, não importa o quão boa seja a explicação ou os fatos: as pessoas irão recusá-las” - Dobzhansky

A moralidade sempre foi um assunto importante em nossas vidas. Sempre esteve conosco, mas muitos ainda insistem em dizer que sem seguir determinada crença nós não possuímos moralidade.

Através deste artigo venho oferecer uma nova posição sobre moralidade, e tentarei demonstrar que a moralidade sem o sistema límbico de nada serve.

Este tem sido um dos assuntos que me intrigam ultimamente. Principalmente quando dizem que os Ateus não possuem autoridade para falar sobre moralismo. A verdade é que eles estão enganados e a maioria das pessoas que falam sobre moralidade buscam defender sua posição ao invés de buscarem evidencias no mundo a seu redor.

Iremos Falar Sobre

1. O Mundo a nossa volta e o Ser Humano
2. Evidencias no Mundo Animal
3. Evidencia contra a moralidade provida através de Deus
4. Porque não existe valores morais objetivos?
5. Então como tudo surgiu?
6. A Felicidade, o Sentido e o Significado com a Moralidade
7. Como trocar e MODIFICAR a moralidade em um individuo adulto?


Em textos anteriores (Texto I e Texto II) descobrimos que a moralidade é algo que independe de Deus, neste texto, traremos evidencias de que a moralidade independe de Deus.

O mundo a nossa volta e o Ser Humano

Não é de hoje, mas basta olhar a sua volta e perceberá que não estamos sozinhos. Animais estão ao nosso redor, será que os animais ou nós, podemos evidenciar que a moralidade existe por causa de uma parte do nosso cérebro chamada sistema Límbico ( sistema em seu cérebro responsável pelas emoções)?

Evidencias no Mundo animal

‘A Orca, também conhecida como Baleia Assassina, com o tempo aprendemos é que estes animais são incrivelmente simpáticos, compreensivos, e por intuição ‘quero ser seu companheiro’ e até hoje, não há registro de uma orca causando qualquer dano para qualquer ser humano na natureza.

Eles vivem nessas grandes famílias, possuem expectativas muito semelhante ao tempo de vida humana. As fêmeas podem viver cerca de 100 anos, talvez mais, mas o mais intrigante e interessante é que a prole, mesmo quando adultos, nunca deixam de lado sua mãe. Durante toda a vida, eles estarão ao lado de sua mãe.

Cada comunidade ou famílias, possuem um conjunto de diferentes comportamentos. Possuem repertório completo de vocalizações, sem sobreposição ao qual você poderia chamar de idiomas.’ – Assim diz Howard Garrett – Orca Researcher.

Lori Marino, Neurocientista diz assim: ‘Diziam que o cérebro da orca só grita, mas e a inteligência, a consciência? Pegamos esse incrível cérebro  e colocamos num scanner de ressonância magnética e o que descobrimos foi simplesmente fantástico.

Eles possuem uma parte do cérebro que os seres humanos não têm. Uma parte de seu cérebro estendeu-se ‘pra fora’ do lado direito adjacente para o sistema límbico (O sistema que processa as emoções). A conclusão mais segura sobre esses animais é que eles possuem uma vida emocional extremamente avançada comparada com a nossa.

Está se tornando evidente que os golfinhos e as baleias tem um SENSO DE SI MESMO, e um SENTIMENTO DE VÍNCULO SOCIAL que eles levaram para um outro nível, muitos mais forte, muito mais complexo do que outros mamíferos, incluindo os seres humanos.

Nós olhamos para aqueles encalhes em massa, o fato de eles estarem ali uns pelos outros, mesmo que isso leve a morte, é algo incrível que um ser humano raramente faria isso por outro ser humano. Tudo sobre esses animais é social, tudo.

Tem-se sugerido que todo o senso de si mesmo é distribuído e compreendido entre os indivíduos em seu grupo.’

Para os teístas que acreditam que Deus é o responsável pela moralidade, eles diriam que é Deus que fazem os animais terem um senso de si, mas percebemos que a evidencia apontada acima, demonstra que o Sistema límbico e o vínculo social, são responsáveis pela convivência em grupos ou sociedade.

Os animais possuem um sistema límbico e os das orcas são mais desenvolvidos que o do ser humano. Mesmo que as Orcas não possuem a inteligência para dizer o que é moralmente correto ou não, elas tendem a fazer o que é moralmente correto para as Famílias que elas vivem. São seres inconscientes sobre moralidade, mas que seguem diversas pontos que consideramos morais, mas elas fazem isso em comunidade ou em famílias, assim como o ser humano fazia no passado. Porque as orcas não matam umas as outras já que não possuem moralidade ou não seguem qualquer tipo de moralidade? Por causa de seu desenvolvimento social e o Sistema Límbico. 

           Eu nenhum momento no artigo eu digo que os animais são 'moralmente corretos', eles seguem algo 'moral' sem estarem conscientes sobre o que é moralidade ou ética, tanto porque os animais não possuem inteligência para avaliar o que é moral ou não é moral.


Os animais São amorais?


           Uma pessoa "amoral" é aquela que não tem o senso de moral de uma determinada comunidade (moral é sempre ligado aos costumes de um povo específico - ex: o que é dentro da moral para o índio, como andar nú, não o é para os "civilizados").

           Animais possuem costumes? Animais seguem costumes, incluindo viverem em grandes famílias, como as Orcas. Os animais podem não ser inteligentes para não saberem a definição de moral ou seguirem algo moral, eles seguem de forma natural a certos aspectos da moralidade sem se utilizar da moralidade que nós achamos adequadas. Os animais seguem regras, regulamentos de podem ser diferentes de grandes famílias ou comunidades. Mesmo que eles não saibam que Matar não é moralmente correto, para eles pelo fato de não saberem o que é moralmente correto, matar é algo subjetivo, mas perceba os animais, porque raramente um animal como a Orca, raramente mata um membro de sua própria família?


           Para dizer que animais são amorais, é necessário olhar o quadro inteiro. Se nos basearmos no que consideramos moralidade os animais são imorais, mas se analisarmos os animais e não os seres humanos, procurando evidencias de sua convivência e o porque vivem de tal forma, veríamos famílias, conjuntos de famílias, sociedade, comunidades, que mesmo sem poder decidir o que é moralmente correto ou não, vivem em sociedade. Isso implica que eles seguem certos comportamentos que consideramos morais, sem eles saberem disso. A Orca é um dos melhores exemplos no reino animal, mas existem muitos outros. Porque um elefante raramente mata outro de sua espécie se eles não possuem nada de moralidade ou qualquer conhecimento sobre isso? Como as Orcas raramente matam alguém de seu grupo? E os golfinhos, também não possuem qualquer senso moral inconsciente (ou seja, seguem sem estarem conscientes disso)?

Evidencia contra a moralidade provida através de Deus

O argumento sobre os deveres morais implicam qualquer ser o obtém assim que passa a existir. Este argumento implica que, a moralidade não muda e que assim que o ser nasce, eles nasce com está moralidade em si.

Então neste caso, ficaria muito simples, ao observarmos ao nosso redor e analisássemos se isso é verdade ou não.

O problema é que, uma criança não nasce sabendo o que é certo ou errado, ela aprende em seu meio social e ambiente, o que é correto e o que não é correto.

Este é um ponto muito importante, se uma criança não nasce sabendo que matar é errado, isso implica que não existe valores morais objetivos.

Porque não existe valores morais objetivos?

Se uma criança não sabe o que é certo ou errado e ela aprende através de seu ambiente e meio social o que é certo ou errado, isso implica que, o que é certo ou errado, irá mudar de Sociedade para Sociedade, de Família para Família, e de Comunidade para Comunidade.

Em outras palavras, para os muçulmanos é correto as mulheres andarem com uma roupa que cobre todo o seu corpo, e este costume é visto como correto, assim como muitos deles possuem o costume de que a mulher deve ser SUBMISSA ao homem ou a vontade do homem. Em contrapartida em outros lugares do mundo, incluindo o Brasil, a SUBMISSÃO feminina é visto como algo negativo, algo que não é certo ou correto fazer.

Os canibais por exemplo, é correto matar e comer alguém de fora de sua sociedade comunidade ou família, mas é moralmente errado fazer o mesmo com pessoas de sua própria tribo.

Então, porque em diversas comunidades possuem Deveres Morais Parecidos como o não matar ou o não roubar?

Este argumento surgiu em principio por William Lane Craig, do qual ele afirma que é uma indicação para a existência de Deus.

O sistema límbico e o vínculo social ou familiar, é algo que influência na decisão de Leis e Regras para a sociedade. Ou seja, para que algo se torne uma Lei ou Regra para muitos indivíduos, é necessário que tenha um peso emocional por trás de tal decisão.

Sem esse sistema e a criação do vínculo, nós não sentiríamos nada ao matar nosso filho ou parente. Uma Orca mãe não teria problemas em matar seus filhotes, mas fazemos isso? Não.

Então como tudo surgiu?

Nos estados unidos, dois alunos entraram na escola com Bombas e armas. Entraram atirando em alunos e professores e fizeram uma chacina, este fato é conhecido como (). O intrigante desta história é que, ao entrarem na Biblioteca e começarem a atirar em todos, um amigo dele que considerava os dois, estava na Biblioteca. Esse rapaz perguntou se eles iriam matar ele, e os dois disseram não, e pediram para ele sair dali. Por incrível que pareça este rapaz não sabe o porque dele estar vivo, mas a resposta é muito simples:

- É muito mais fácil matar um desconhecido do que alguém que você tenha vínculo.

Se você entrar em um Bar e começar a atirar em todos, será muito mais fácil se não tiver ninguém que você conheça, mas se sua mãe que você tanto ama estiver ali, sem dúvidas é algo que fará você frear em sua ação.

Isso porque quando estamos ligados a uma pessoa através de um vínculo, esse vínculo impede que matemos alguém que amamos ou que queiramos bem, a não ser que aconteça algo que nos obrigue a tomar uma decisão tão negativa e moralmente errada.

A Felicidade, o Sentido e o Significado com a Moralidade

Nada é moralmente correto se não possuir um significado, um sentido ou que traga prazer e felicidade.

Não matamos nossos filhos porque este vínculo que temos com ele traz um sentido, um significado, traz prazer e felicidade. O oposto disso, trará infelicidade, desprazer, quebra do vínculo, e como consequência dessa quebra de vínculo, a dor, a raiva, a frustração, a infelicidade a perda do Sentido de Vida, será altamente visível.

Isso não acontece apenas com os seres humanos, mas com muitos animais.

Desde os tempos das cavernas, eles sentiam o vínculo, sentiam essa felicidade que vinha de ter sua família unida ou tribo unida. E isso foi se tornando cada vez mais importante para o desenvolvimento social do ser humano.

Regras começaram a ser Criadas, tais como o não matar pessoas da mesma tribo sem motivo. A preservação da vida em tribo passou a ser mais importante do que o convívio com outras tribos.

Cada Tribo criou seus Costumes, Leis e Regras, e isso em cada tribo ou comunidade, foi aceito como Moralmente Correto. Para os Canibais, matar pessoas de outras tribos passou a ser Moralmente correto. 

Defender sua Tribo nem que tenha que exterminar ou escravizar ou tribo, passou a ser moralmente correto.

Entrar em guerras, em nome de um Deus ou crença, mesmo que fosse para matar crianças e mulheres grávidas, passou a ser moralmente correto.

Conforme o tempo foi passando, as pessoa começaram a perceber que as guerras, que matar filhos por desobedecer os pais, por matar pessoas por simplesmente serem Ateus, Negros, Índios ou homossexuais, traria apenas ódio e desgraça perante a sociedade. E também perceberam que o ser humano se tornou o animal dominante no planta terra, ou seja, dominamos o Ar, a Terra e o Mar para o nosso bem e para o nosso evoluir. As ameaças deixaram de existir, ao menos ameaças da natureza deixaram de nos preocupar.

Com essa nova percepção e consciência, o mundo passou a ter muitas revoluções por liberdade. A escravidão passou a ser moralmente errado, Matar pessoas por motivos estúpidos como os religiosos faziam no passado, principalmente na inquisição, que na época era tido como moralmente correto, hoje passou a ser moralmente errado de se fazer.

O Desenvolvimento social e a Inteligência social, evoluíram e alcançaram uma consciência a Nível Mundial. O Ser humano percebeu, finalmente depois de tanto tempo, que não era necessário impor poder para controlar outros seres. Constituições foram impostas, em muitos casos através da guerra e do derramamento de sangue, para que o ser humano tenho o direito de ser livre independente de cor, credo, classe social ou religião.

Em todo o mundo se tornou errado tirar a vida de outro ser humano, exceto em casos onde algum ser humano queira tirar a vida de outros seres humanos. O intrigante é que, se tornou com o passar do tempo moralmente errado fazer isso, mas ainda continua sendo moralmente aceito matar outros animais como fazemos.

Como trocar e MODIFICAR a moralidade em um individuo adulto?

Existe um perigo em nossa sociedade que vem dos tempos antigos, que continua a matar milhares de pessoas. Que continua a condenar milhares de pessoas. Algumas pessoas são facilmente influenciadas e baseada em diversos aspectos de crença ou de lavagem cerebral, é possível mudar moralmente uma pessoa, mas para isso está pessoa terá que acreditar e ter suas emoções, e também vínculos, sentido de vida e felicidade, voltados para aquilo que ela acredita.

Por exemplo, matar alguém por ser Ateu, homossexual ou por ser de outra denominação religiosa.

Quando nossas emoções, nosso sentido de vida, nossa felicidade está voltada para uma determinada ideologia, principalmente se formos fundamentalistas ou fanáticos, viveremos apenas por essa crença e pelos laços que ela oferece.

Após isso acontecer, a moralidade da pessoa será trocada ou modificada. Por exemplo, no catolicismo, um costume se tornou algo moralmente correto de ser feito, que é lavar a cabeça de um bebe.

Para os muçulmanos a Submissão e o bater na mulher por causa de sua crença, se tornou moralmente correto de ser feito.

Guardar o sábado para os Adventistas se tornou moralmente correto.

Não guardar um dia especifico se tornou moralmente correto para muitos evangélicos.

Perceba como a crença é um grande problema para a moralidade. Eles transformam o que eles querem em moralmente correto, porque eles decidiram seguir uma ideologia que eles aceitam como moralmente correta. Então é fácil trocar ou modificar a moralidade para o seu bel prazer. O que demonstra que a crença tem o poder de trocar a moralidade da pessoa, como no caso de países que matam pessoas pelo fato de serem de outra religião ou de um determinado partido.

A máfia (Clique Aqui) e o crime organizado estão buscando cada vez mais crianças e adolescentes para entrar em suas organizações. Segundo eles as crianças e adolescentes são mais fáceis de manipular e por causa da facilidade de influencia-los, eles se tornam excelentes guerreiros. Isso podemos notar ao redor do mundo, na África e em outros diversos países, diversas tribos eram atacadas e tinham as crianças levadas, tais crianças eram obrigadas a utilizar arma e assim como na máfia, eles eram obrigados a matar alguém logo quando entra nestas organizações.

Podemos observar em nossa sociedade que os crimes tem sido cada vez mais piores, relatos como um recado da máfia para o governo americano para deixa-los em paz, eles pararam um ônibus e mataram 21 pessoas.

Perceba que, como é fácil moldar pessoas com pouco conhecimento e com uma maturidade principalmente em relação a moralidade, sem uma estrutura sólida, faz pessoas comuns mudarem o que acreditam ser moralmente correto. A Crença muda completamente o que é moralmente correto ou não.
Na Bíblia e nas religiões podemos ver um comportamento parecido, quando eles dizem:

‘Deixai vir a  mim os pequeninos’

Que é uma forma de dizer o mesmo que a máfia diz. Um adulto pelo fato de ter experiência e conhecimento (somente os que possuem o conhecimento e experiência) possuem proteção e torna mais difícil aceitar uma crença, mas com uma criança é outra história, se a lavagem cerebral for bem feita ou bem sucedida, essa criança jamais deixará a religião, a máfia ou qualquer outra coisa que faça a cabeça deste individuo.

A maneira mais fácil de conquistar essas pessoas é atingindo a fraqueza delas, tais como:

Ø     Medo da morte;
Ø     Doença;
Ø     Curiosidade;
Ø     Dizer que algo é bom, mesmo que seja ruim, como utilizar drogas;
Ø     A saída ser com pena de morte. Se sair da máfia, sairá morto, irá para a cadeia ou irá para o hospital. Na religião, eles se afastam de você, e dizem que você irá morrer (segunda a crena de salvação de cada religião) caso não volte para a ‘verdade’ ou o que eles chamam de verdade.

Ø     Dificuldades financeiras e sociais;
Ø     Oferecendo Milagres;
Ø     O que é oferecido é de fácil acesso;
Ø     Não é necessário esforço para seguir, tudo o que tem que fazer é estar lá e nada mais;
Ø     Pessoas que tendem a serem mas emocionais (ou seja, o que sentem é mais importante), tendem a seguir alguma religião ou acreditarem em alguma forma de divindade, pessoas que tendem a serem mais racionais (ou seja, evitam tomar decisões baseado naquilo que sentem) tendem a não seguirem qualquer religião ou a serem agnósticos;

Ø     Normalmente não oferecem uma maturidade adequada para o momento que vivemos, ou seja, sempre ficam lembrando e fazendo o que faziam no passado.

Muitas pessoas não sabem disso e a maioria das pessoas que são aceitas na máfia ou na religião, possuem muito mais em comum do que imaginam. Pessoas comuns e crianças, necessitam de proteção contra essas organizações que impedem o evoluir social da humanidade e a consciência mundial.

É muito fácil influenciar quem possuí pouco conhecimento ou que tende a ser mais emocional, quero ver eles conseguirem fazer a cabeça de pessoas que possuem conhecimento, maturidade, controle emocional, conhecimento bíblico, o conhecimento e sabedoria sobre os danos que pode causar através da crença ou da máfia. Essas pessoas eles não fazem a cabeça, mas em pessoas mais desprovidas e que tendem a serem deixadas de lado, aí eles fazem a festa. Fazem pessoas humildes, honestas, trabalhadoras, fazem elas de tolas e assim, através de promessas de sucesso, de dinheiro, de salvação, de milagres, de recompensa emocional, de fé, fazem essas pessoas manterem o império dos gigantes. Como a Máfia, o Crime organizado e a religião.

Eles trocam o que é moralmente correto de lugar e assim sobrevivem conforme passa-se o tempo. Nossas crianças e milhares de pessoas necessitam de proteção intelectual.

Conclusão

A moralidade ela vem evoluindo com o tempo. A consciência humana alcançou patamares nunca alcançados antes e mudanças, com revoluções atrás de revolução, com ideologias melhores  e o conhecimento aumentando a cada dia.

Evidencias:

1.                      Crianças não nascem sabendo o que é moralmente correto ou não, ela irá aprender o que determinado ambiente diz ser moralmente correto ou não. Se ela nascesse no tempo das cavernas aprenderia o que é considerado correto ou moralmente correto naquele tempo. Se ela nascesse a 2 mil anos atrás ou a 200 anos atrás, o argumento continuaria o mesmo. A Criança aprende através de seu ambiente, e meio social.

2.                      Muitos animais também possuem um desenvolvimento social e um senso de si mesmo, e isso propicia o convívio social.

3.                      Sem o sistema Límbico, não teríamos emoções e em consequência não teríamos vínculos emocionais com nossos filhos.

4.                      A Mudança Social que ocorreu desde o tempo das cavernas até a mudança Social em nossos dias demonstram que a Moralidade muda com o passar do tempo.

Os deveres morais objetivos somente servem para qualificar os deveres morais que temos em comum, como o não matar e assim por diante. Em consequência, os deveres morais subjetivos, são aqueles que demonstram as diferenças morais de comunidade para comunidade.

Em minha opinião, todo dever moral objetivo um dia já foi um dever moral subjetivo, como por exemplo, matar iria depender de tribo para tribo, podendo em alguns casos no passado,  como os canibais, alguns matavam e comiam pessoas de sua própria tribo e outros apenas de tribos inimigas ou de grandes guerreiros.

Até hoje não vi uma evidencia de que os deveres morais são providos de deus, muito pelo contrario, temos evidencias atrás de evidencias de que a moralidade é algo Social.

O argumento sobre os deveres morais está muito bem refutado e de fato:

- Temos evidencias no reino animal de que o sistema límbico é o responsável pela convivência em sociedade e que os animais possuem um senso de Si mesmo caso contrário não viveriam em sociedade e grandes famílias

- Temos evidencias de que o ser humano também possuí um sistema límbico

- Segundo a Navalha de Occam deus não é necessário como resposta pois deveres morais e moralidade não dependem dele.

- A moralidade é algo fora de deus e não está em 'deus', caso contrário ele diria para matar uma criança e automaticamente matar crianças se tornaria moralmente correto, portanto a moralidade é algo exterior a Deus como a Matemática e filosofia.

- Os Ateus possuem um Senso de Si mesmos e possuem um sistema Límbico, sem contar que possuem Inteligência para discernir o que é moralmente correto ou não, e nós nos baseamos em evidencias e não em afirmações vazias sem qualquer embasamento que as sustente.

- A humanidade com o tempo, vem mudando sua moralidade, o que a torna subjetiva e não objetiva.

- Se utilizarmos que o que a humanidade tem em comum sobre os aspectos morais objetivos, portanto a oposição, aspectos morais subjetivos é superior, de forma que algo para se tornar um dever moral objetivo teve que ser primeiramente subjetivo. A bíblia ao matar e expulsar os cananeus da terra prometida e gerar uma guerra até hoje entre Palestina e ISrael, deus disse para matar crianças, grávidas e idosos, e isso se tornou MORALMENTE CORRETO A SE FAZER. Nos 10 mandamentos é dito, não matarás e isso deveria ser um dever moral objetivo, mas em seguida com deus matando cerca de 25 milhões de pessoas podemos ver que se tornou algo totalmente Subjetivo

Portanto está refutado o argumento sobre os deveres morais objetivos.

Os Ateus possuem moralidade. 

Me mostre suas evidencias, caso contrário, não queira debater sobre o assunto.

Obrigado por ler. Atenciosamente Gabriel Melo.




  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Evidencias contra o argumento dos Deveres Morais Objetivos - A Moralidade, erro teísta, e o Sistema Límbico Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli