Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sábado, 7 de junho de 2014

Poker 09 - Leitura de Mãos parte II

Como jogar torneios de poker – Parte I – Leitura de Mãos

A muito tempo tenha me perguntado isso, e acredito que a cada dia que passa vou ficando melhor e melhor, mas ainda a muito que melhorar.

A primeira coisa que observo principalmente em torneios é que, muitos jogadores são péssimos no turn.

A primeira Regra de um torneio é que raramente alguém vai pagar no flop, sem ter algo para continuar, existem vários tipos de flop mas eles se enquadram em algumas categorias simples de trabalhar, tais como:

 Com todas as cartas desconectadas ou com duas cartas conectadas baixas ou médias, tal como K72, Q78, J54;
 Com duas cartas conectadas altas, tal como JTx, QJx, QTx, QKx, AKx, AQx, KJx, KTx;
 Com 3 cartas médias ou altas, conectadas, como JTQ, 89T, 79T, AKQ, KJT, e etc;
 Pareados;
 Com todos os naipes iguais;

São esses tipos de flops que irá encontrar com frequência;
Muitas pessoas jogando poker cometem erros no turn, principalmente contra  jogadores seguros ou bons.

A regra do Turn é Simples, um Second Barrel representa 3 coisas:

 Monstro;
 Draw;
 Blefe;

Quanto maior a aposta maior a tendência de ser apenas essas três alternativas, pois cá entre nós, porque um top pair com bom kicker iria querer apostar no turn¿ É claro que essa resposta vai depender exclusivamente de que seu adversário é capaz de pagar suas apostas com uma mão inferior a sua, o problema é que, diversas mãos de valor largam, e monstros, blefe ou pegadoras de blefe, continuam.

Vamos a um exemplo:

Ambos os jogadores com mais de 200BB. HJ abre com AK, e é pago pelo D com 77. Flop traz K25. HJ aposta, D paga. Em um flop como esse, tenho preferência pelo check, a razão disso é que, estarei representando dois tipos de mãos neste flop, ou eu tenho algo como o K ou algo de valor como QQ ou tenho mãos de blefe, como QJ ou t9s, se eu dou check quando tenho top pair, represento mãos de valor como QQ, AQ, ou seja mãos que não se dão bem com uma carta mais alta. A ideia dessa representação é ganhar duas apostas com meu top pair e também oferecer a chance do vilão blefar e tentar levar o pote. O vilão quando paga no flop com 77, o está dizendo que tem uma mão de valor, como AQ, QQ, Kx fraco, somente bons jogadores fazem o float (float é um blefe pelo qual você paga no flop para tentar roubar mais tarde), em micro limites poucos jogadores são capazes de fazer essa jogada o que deixa óbvia a mãos deles. Pelo fato do D não ter dado raise no flop, uma mão de blefe se torna improvável, o que torna a mão do vilão óbvia tendendo para valor.

Turn 8 – Aqui é muito importante pois este 8 não muda nada, AK vai estar na frente da maioria das mãos do vilão após ter pagado no flop. O que você faria nesta situação¿ Apostaria ou daria check?

A resposta adequada é o check.

Caso o HJ decida apostar novamente, se torna óbvio o que o HJ tem em mãos, ou tem um blefe ou uma mão de bom valor como Kx, o problema com essa segunda aposta é que o vilão largará qualquer coisa menor que 8, como 77-55, o que faz o vilão continuar apenas com mãos de grande valor como Kx (o mínimo) ou QQ pensando que você está blefando. Uma segunda aposta transforma a mão do agressor em blefe ou muito valor, e um segundo Call por parte do vilão, transforma a mão dele em uma mão de grande valor ou monstros. O que torna uma situação muito complicada para AK no river, pois na mão do vilão com um segundo call não tem blefes, ou o vilão tem um K mais fraco ou tem uma trinca, pois se tivesse AA poderia ter dado 3bet pré-flop. O que sobra a jogada mais óbvia e relevante o check.

Dando check no turn, acontece duas coisas, se o vilão dar check behind eu sei que estou na frente e farei uma aposta de valor no river de aproximadamente 40% ou menos no river, com a intenção do meu adversário pagar até com par de 8, por outro lado, como eu sei que ele dando check behind, possuí uma mão de valor, poderia fazer uma aposta alta de 70-100% do pote, como se eu estivesse blefando, levando meu adversário a fazer um call com KQ, ou até mesmo 77, pois represento um monstro ou blefe. Em micro limites essa aposta alta tem muito valor pois muitos jogadores não largam top pair e kicker médio, o que torna essa jogada muito plausível.

A segunda coisa que pode acontecer é o vilão apostar no turn. Este caso é interessante, pois representa o Float (blefe) ou uma mão de valor. Como no exemplo anterior de que se eu apostar estarei representando essas duas opções, quando permito que meu adversário faça isso, ele estará fazendo isso em meu lugar, o que demonstra se eu pagar a aposta, demonstra que tenho uma mão de Valor, pois qual o sentido de eu pagar com uma mão menor que K?
A melhor jogada pra mim nesse caso, seria o check raise (ao meu ver), pois não posso permitir que meu adversário tenho o poder de apostar no river. Tenho uma mão muito forte para duas apostas, uma terceira complicaria muito. Com o check-raise obrigo meu adversário largar os blefes, pois a tentativa de blefe de meu adversário falhou, por outro lado se ele der call, isso preocupa e muito, a não ser que ele não acredite que tenho uma mão de valor (ou seja, pensa que estou blefando) ou ele tem uma mão de grande valor, um K ou melhor. Não existindo outros opções pra mim após ele pagar o check-raise no turn.

Analisando essas duas opções (check ou apostar), dá pra perceber de longe que dar check tem uma grande vantagem de informação. Portanto dou check do HJ com AK e meu adversário também da check.

Agora não preciso fazer mais nada, pois sei que estou na frente. O importante aqui para determinar de que tamanho será minha aposta, será baseado no estilo do jogador e com que frequência ele paga no river. Se eu sei que enfrento um jogador que tem frequência de pagar apostas pequenas no river, irei fazer uma aposta pequena, se ele é um jogador que paga muito, e se atola com top pair kicker ruim, irei apostar muito, se sei que meu adversário é capaz de pagar com 77, pensando que estou blefando, então irei apostar forte.

Se eu sei que meu adversário é capaz de largar 77, top pair com kicker médio, minha aposta tentará para o valor mais baixo possível.

Alguns jogadores como eu também, já cometi diversos erros em relação a apostas no river. Se não conhece um jogador uma aposta comum de 40-55% do pote por valor é ok, mas se você conhece o jogador, é uma enorme vantagem saber que tipo de call ou fold ele faz no river.

Para finalizar aqui, vamos supor que tenho QK no flop KT2, ou que tenho JJ em um flop de T73, ou que tenho QT em um flop com T73. São todas situações parecidas, você apostou e seu adversário pagou, dizendo que possuí uma mão de valor ou que quer levar o pote com um float no futuro, e no Turn bate um A. O A não me amedronta, tanto porque poderia continuar apostando por valor, o problema é que se eu fizer isso, meu adversário tenderá a largar as mãos de valor como 88 ou 66 e não quero isso, por outro lado tiro a oportunidade de meu adversário tentar representar o A, o que me indicará com sua aposta que ou tem um A na mão ou não tem nada, ou seja, as mãos de valores como 99 em um board T73A, perde o sentido, porque iria querer transformar uma mão de valor em blefe¿ Por outro lado, se ele não estiver blefando, ele teria que ter um A especifico na mão, muitos jogadores pagam no flop com AK ou AQ, mesmo errando completamente o flop, pois pensam que seu adversário pode estar comprando o pote, ou eles podem ter chances do flush runner runner com duas overcards (jogadores pagam com AK ou AQ no flop com menor frequência do que pensa, diria que em 33% das vezes eles pagam), o vilão também poderia ter acertado o A de seu A3 ou A7, o que faz o vilão ter dois tipos de mão: Valor A3 ou A7, provavelmente AK e AQ, monstros como trincas, ou está representando o A. Tenho preferência por aumentar quando isso acontece, principalmente se sei que meu adversário é capaz de representar o A. Prefiro ir de check-raise, obtendo o controle da situação do que permitindo que meu adversário saiba que tenho uma mão de valor como QT, pois se eu pagar, represento justamente o T, que seria uma mão pegadora de blefe.

Existe uma terceira jogada, que pode ser chamada de ortodoxa, pois ele tem a intenção de demonstrar fraqueza, e honestamente é arriscada, mas obriga o vilão a apostar por você, o que gera até um bom valor.

Em micro limites já deve ter compreendido que dois check seguidos é fraqueza e que quando tem 3 ou mais pessoas no pote, quando todos dão check no flop é porque ninguém tenha top pair, o que é bom para um bom blefador de plantão.

A primeira linha ortodoxa, é dar check no flop sendo o agressor pré-flop, principalmente se tiver top pair. A ideia é adiantar o Turn para o Flop, o que obrigará seu adversário a pagar ao menos uma aposta sua ou a ter uma leitura errada de sua mão, e honestamente gosto disso.

Meu objetivo é que meu adversário aposte no flop, se isso não acontecer, ou seja, ele preferir o check no flop, já ganhei informação de que meu adversário tenha uma mão de valor. Neste caso posso optar por fazer uma aposta de 50% do pote, ou deixar meu adversário apostar por mim. Eu sair apostando é a jogada correta a se fazer, mas em alguns casos, principalmente contra jogadores que sabem jogar, gosto de dar dois checks seguidos, pois neste caso, meu adversário vai pensar que sua QQ em um board com K277 é boa contra meu top pair, ou seja eu ganho valor com a leitura errada de meu adversário.

Esse tipo de jogada é um perigo pois, se em minha leitura, eu estiver errado, o vilão não permitirá que eu ganhe duas apostas, o que me obrigará a sair apostando no river. Essa aposta no river é obrigatória e deve ser algo em torno de 40-55% do pote, fazendo assim meu adversário pagar até com 88.

Essa jogada ortodoxa com Top pair tem seus riscos, principalmente corre o risco de perder uma aposta de valor.

A segunda jogada ortodoxa, é dar dois checks seguidos mas depois de apostar no flop, ou seja, você faz a Cbet normal e aplica dois checks seguidos, torcendo para que seu adversário aposte no river por valor. Se o vilão apostar algo no valor de 2/3 do pote ou mais que isso, quando você aplica dois checks seguidos, é hora de acionar o alarme, pois ou ele tem uma mão sper forte, como acertou uma trinca no river, ou está blefando. Na maioria das vezes o adversário apostará algo em torno de 40-66% do pote, o que tu pagará praticamente sem pensar sobre o assunto.

Como o Flop é simples, não tem segredo, pois flops como K23, é parecido com T74, ou com Q85, ou com J72. Todos são parecidos e suas jogadas tenderam a ser iguais. Por isso compreendi que não faz sentido ficar separando os flops, basta procurar um padrão e trabalhar em cima desse padrão, que o jogo de poker, fica muito mais fácil de jogar.

Agora deve estar se perguntando e em flops com o A (A53, ou AK9)?

Os flops com Axx são bem diferentes de serem jogados e requerem uma avaliação de forma separada, por isso escrevi um artigo há um tempo sobre isso, contendo apenas flops com Axx, procure no meu blog q está por lá.

Obrigado por ler e Boa sorte nas mesas, apenas espero que não me encontre por lá, pois seria muito ruim pra mim, ter que mudar meu jogo, para tirar seu dinheiro nas mesas, quando você conhece meu estilo de jogo. Rsrs.

Para finalizar aqui vai um exemplo de uma jogada ortodoxa em uma mesa do WSOP com o campeão Carlos Mortensen.

Mortensen abre com KK de UTG+2 e é pago pelo HJ com par de 77, e são acompanhados pelo SB que completa com KQ.

O flop traz JJ8.

SB check, carlos Mortensen check (essa jogada é bem interessante, pois como falei antes é uma jogada ortodoxa, deixando de ser o agressor pré-flop, o que Mortensen está dizendo aqui é que possuí uma AK, par de 88 ou menor, ou qualquer coisa que tenha errado o flop, é essa jogada que seus adversário vão ler. Prefiro aplicar o check-raise aqui do que check-call, pois se aplico check-call, meu adversário vai saber exatamente onde estou, por outro lado represento uma mão muito forte, o que se meu adversário pagasse saberia que ele ou tem o J ou tem um par, ou seja, ganharia informação sobre meu adversário de uma forma ou de outra). HJ com 77 aposta (é uma aposta obrigatória, pois, se ele dá check, e alguém aposta no turn ele teria que largar, portanto no flop é a melhor chance e oportunidade que ele tem para levar o pote, pois no turn ou river, ele teria que transformar sua mão em blefe, agora é a hora) 40% do pote. Fold do SB e Mortensen paga. Se Mortensen aplica o check-raise o 77 teria que largar, portanto o check-call faz Mortensen não ter o J na mão e sim um par, o que diz exatamente que Mortensen tem em mãos (poucos jogadores fazem slowplay com um J, mas épossível), por outro lado Mortensen está tentando conseguir as duas ou três apostas com seu Overpair.

Turn 7 (que azar Mortensen)

Mortensen continua com o mesmo pensamento e demonstra ter uma mão de valor. O vilão aposta metade do pote. Aqui as coisas começam a se complicar. Duas apostas seguidas representam uma mão de valor a muito valor, ou um blefe total.  Na mão do adeverário se encontram mãos como T9, Jx, 99, TT (QQ ou AA teriam dado 3bet pré-flop, portanto são improváveis) ou o adversário está blefando. Como pode ver Mortensen está em apuros por não dar check-raise no flop, mas seu pensamento funcionou, pois o que ele queria era justamente duas apostas, por outro lado o vilão conseguiu tudo o que queria, descobriu que tipo de mão que carlos Mortensen possuí, que seria uma mão de valor ou uma mão muito forte como JJ, para jogar dessa forma, e ainda por cima, acertou seu full no turn. Por essas observações decidiu apostar, pois Mortensen se encontra justamente onde seu adversário deseja.

Mortensen deve observar nessa mão que, todas as mão de valor na mão do adversário (exceto 99-TT, 8x) não apostariam neste turn, portanto seu adversário tem que ter algo em mãos. O problema de Mortensen é colocar um range para um flop com 3 jogadores o que deixa o range de seu adversário mais Apertado que o comum, portanto seu adversário tem que ter algo em mãos, sendo de valor ou um blefe. Mortensen decide pagar e ir para o river, que em minha opinião, Mortensen deveria fazer uma aposta pequena de 35% do pote com KK, assim perdendo pouco, ou ir pra cima no turn, pois se pagar seu adversário saberá que Mortensen pode ter um J ou algo como TT, QQ, KK, já que todas as mãos de valor desapareceram com esse segundo call de Mortensen. Mortensen paga.

River 2 de copas – Mortensen check e o vilão aposta 40% do pote. Neste ponto com três apostas seguidas, e com uma aposta de 40% do pote (que na maioria das vezes que acontecer será por valor), indica uma mão muito forte, ou um blefe. Mortensen decidi largar. Acredito que Mortensen largaria para praticamente qualquer aposta deste adversário em particular, e neste caso, uma aposta de 66% do pote faria mais sentido. Como eu sei que Mortensen quer ir para o showdown, ele deveria fazer uma aposta pequena, de 30% do pote, se o vilão aumentar ele pode largar feliz da vida, se o vilão pagar, ele perde pouco, ou seja, não perde mais 10%, como no caso, o vilão apostou 40% do pote.

Até as grandes mentes podem cometer erros pequenos, antes erros pequenos do que aqueles que acabam com o torneio.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Poker 09 - Leitura de Mãos parte II Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli